quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Chuva prometida



A meteorologia volta e meia promete chuva para o Algarve. Por algum erro de análise, ou incidente metafísico, continuamos privados dessa promessa. Na segunda-feira chegou hesitante e envergonhada. Borrifou a rama e salpicou o pó. Rapidamente deu meia volta, e foi cair para outra freguesia, sem data definida para um regresso mais duradoiro.

Como aquelas obras, em que os políticos com pompa e circunstância lançam a primeira pedra. Ficando por tempo indeterminável à espera que lhe dêem continuidade e visibilidade. Criando expectativas nas pessoas, e musgo na pedra.

Começa a ser frequente as previsões erradas, e as promessas não cumpridas dos analistas da meteorologia. Assim, esperançados, continuamos à espera que a chuva chegue rápido, senão, temos que recorrer ao ritual indígena da dança da chuva, ou invocar fervorosas preces a S. Pedro. Quanto aos meteorologistas, ou começam a acertar nas previsões e cumprir promessas, ou, brevemente estarão a ocupar cargos de cariz político.

24 comentários:

  1. ´Só vejo uma razão para isto acontecer!
    Provàvelmente foi a junta de freguesia, que se atrazou no pagamento da àgua, e o S. Pedro não perdôa! corta logo! o que uns têm de mais outros têm de menos, ainda à pouco, a Inglaterra, esteve a braços com chuva a mais, nós temos de menos, emfim cada um tem o que merece! (dizem!)

    ResponderEliminar
  2. a qustão da primeira pedra faz-me lembrar o projeto da zona ribeirinha

    ResponderEliminar
  3. Mas qual projecto da zona Ribeirinha? então a junta de freguesia ainda não foi capaz de limpar o terreno adjacente á urbanização do Lagar e de lá instalar 1 escorrega e dois baloiços para fazer o prometido parque infantil e agora ia se lançar na obra Faraonica que é a zona ribeirinha!

    ResponderEliminar
  4. Calminha ai pessoal a freguesia de Pechão não é só no sitio da igreja e a urbanização do lagar! ainda à sitios em pechão, onde não há esgotos, caminhos alcatroados,escolas, detribuições de correio, recolha de lixo e todas essas amênidades. Quando é para pagar, somos todos iguais(a taxa do IMI, IRS, e IVA) é igual para todos mas para usufrire, há uma grande diferença dependente do lugar onde se vive! Aproveite para lembrar ao Sr. Presidente,
    a urgencia em pavimentar alguns caminhos da freguesia. até porque a freguesia de quelfes, tem estado pavimentando os seus caminhos aqui na fronteira, acentuando ainda mais a nossa miséria, e mostrando a diferença entre as duas freguesias.

    ResponderEliminar
  5. Snr Lima

    Pela legislação em vigor quando se constroi uma urbanização tem que se prever espaços verdes.
    Quando a urbanização do lagar foi licenciada a CMO fez valer essa alinea e o promotor da obra teve que ceder o terreno para a dita zona verde só que os anos vão passando e parque infantil nicles.

    ResponderEliminar
  6. Meu caro marreco!
    Eu compreendo a sua frustação, ouve uma uma promessa que não foi ainda cumprida. Mas á que compreender as coisas no seu global. como é que podemos exigir à autarquia, que nos construa parques infantis, balouços e escorregas, quando há crianças, que ainda não têm caminhos pavimentados, ou escola para ir, não têm esgotos ou recolha de lixo? nem sequer entrega de correio? embora tenham direito a tudo isto, e já lhes tenha sido prometido?
    Eu acho que a autarquia em boa fé não deve gastar mais dinheiro(que é de todos nós),em coisa superfulas, enquanto os meninos da Arrochela não tiverem pelo menos os caminhos pavimentados para ir à escola!

    ResponderEliminar
  7. Caro Lima a minha frustração não é pela não construção do parque infantil a minha frustração é simplesmente por não haver respeito nenhum pela lei e por os eleitos não cumprirem o que prometem.
    Quanto as caminhos da Arrochela tenha lá um pouco de paciência que daqui a 3 anos talvez sejam contemplados com 1 tapete betuminoso.

    ResponderEliminar
  8. mais uma obra de Santa Engracia e a responsabilidade DESTA não tem nada a ver com a CMO ou a Junta de Freguesia de Pechão

    ResponderEliminar
  9. Óh amigo marreco! 3 anos é tempo de mais para mim!
    Eu já brinquei, quando criança, aqui por estas terras fora com o meu arco feito de roda de bicicleta, correndo a tudo quanto era àrvore, para ver os pássaros nos ninhos, e agora vejo os meus netos seguindo os meus passos, e pergunto: Será que a Arrochela um dia vai mudar? Só uma observação: nós porcá, não carenciam-mos de espaços verdes!

    ResponderEliminar
  10. Pois infelizmente os timings eleitorais não se compadecem com os anseios da maioria da população, e tudo o que é ou deixe de ser feito tem sempre em vista o voto do cidadão; por isso pode acreditar na minha afirmação e só nos últimos seis meses antes das próximas eleições é que com alguma sorte á mistura é que poderá ver o seu caminho alcatroado.
    É triste mas estes são os políticos que o povo tem sistematicamente reconduzido para nos governar.

    ResponderEliminar
  11. As pessoas deram a maioria ao Zeca, confiam nele, portanto quem não votou no Zeca pode falar á vontade mas não risca nada

    ResponderEliminar
  12. Óh! amigo Zipirro! Eu confesso que não compriendi muito bem o seu comentário! Será que o amigo quiz dizer que quem não votou no zeca perdeu o seu direito de reclamar?
    Eu acho que é ao contrario quem votou no Zeca é que tem de aceitar a sorte, porque o pôs lá,

    ResponderEliminar
  13. A culpa do estado em que estão as ruas da nossa aldeia e os caminhos rurais da nossa freguesia não podem ser atribuídas ao Zéca, pois o poder da junta de Freguesia é bastante reduzido, as culpas são da CMO.

    ResponderEliminar
  14. Tem todo o direito de reclamar, agora fala é para os peixes pois ninguem lhe liga. O Zeca tasse nas tintas para o que voçê diz. A maioria do povo de Pechão acredita no rapaz e o resto é conversa

    ResponderEliminar
  15. em vez de terem inveja do sucesso do zeca deviam estar satisfeitos de ser um filho da terra a conseguir estar quase 20 anos na junta sempre com a maioria do povo pelo lado dele. é obra.

    ResponderEliminar
  16. Olha Zipirro "Falar para os peixes", até pode ser muito proveitoso!
    Sabes o que lhe vou dizer na proxima conversa? que há muito engraxador em Pechão!

    ResponderEliminar
  17. Os amigos parece que andamum bocado baralhados, ou então sou eu que já não dou conta do recado...
    Querem vocês dizer que quem não vota no Zeca não tem direito a reclamar quando as coisas não vão bem; e que quem vota no Zeca não pode reclamar porque se o pos lá tem que aceitar tudo o que ele faz sem reclamar - deu-lhe carta branca. É isso???
    Então e quem não vota no Zeca tem o dever de pagar impostos para esse dinheiro ser governado pelo Zeca???? Na vossa linha de pensamento deduso que se não votou nele, não lhe deu carta branca
    Esclareçam-me se puderem

    ResponderEliminar
  18. Atão e esses agricultores da foto andam a agricolar alguma coisa???? Alguem consegue deslindar isso?

    ResponderEliminar
  19. Bem a verdade é que essas coisas não estão interligadas! o Zeca foi eleito para governar os negocios da junta, e não deve descreminar sobre quem votou nele ou não! acho que ainda tem de ser mais atencioso para com os que não votaram nele, para os "ganhar" para a proxima. Mas infelizmente algumas mentes ainda não compreenderam como isto funciona!

    ResponderEliminar
  20. O agricultor da foto parece ser o Fernando Neves (agricultor de 80 anos, porque os nôvos já não querem) no seu "batatal dôce". se calhar estou enganado

    ResponderEliminar
  21. O Zeca tem grandes defensores,mas será que ele não lê a arlapa? Eu acho que ele, como autarca devia-se manifestar-se e responder, a quem o ataca com razão, ou não.Será que o faz? Fazendo-se passar por defensor, de si mesmo, mas quero-lhe dar os parabéns, porque tem uma grande equipa de engraxadores

    ResponderEliminar
  22. Óh! Carlona!
    também já se me passou o mesmo pela cabeça!
    Acho que este Zipirro é o Zéca!
    Bem! acho que nunca chegaremos a saber, mas lá que parece... Parece!

    ResponderEliminar
  23. Isto resume-me tudo ao seguinte: Quem votou no Zeca gosta da maneira como ele gere a Junta, e defende-o. Quem não votou nele tem dor de cotovelo e procura desacredita-lo.Isto é a democracia.

    ResponderEliminar
  24. Meus amigos!
    as eleições já vão longe agora há que arregaçar as mangas, e cada um fazer a parte que lhe compete na sociedade a vida é curta e ainda há muito para fazer, portanto não gastemos energias a atacarmo-nos mutuamente, até porque está aí o Natal a lembrar-nos a Fraternidade entre os homens.

    BOAS FESTAS!!!

    ResponderEliminar