sábado, 27 de fevereiro de 2010

Elegantes

Apesar de ser um blog escrito no feminino, hoje temos os rapazes em grande maioria. Elegantes. Cresceram, hoje têm filhos, netos, mais barriga e menos cabelo. Envelheceram, e nós com eles. E para os que nos deixaram precocemente, depuramos a angústia e engolimos em seco.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Campeonato Nacional e Torneio Nacional de Marcha Atlética

Decorreu no passado domingo em Olhão numa manhã ventosa e com alguma chuva o Campeonato Nacional de Marcha, simultaneamente disputou-se também o Torneio Nacional Marchador Jovem, este ano tendo o nome da nossa atleta “Ana Cabecinha” uma referência da marcha nacional, o clube participou com 9 atletas nas duas competições.

O destaque maior vai para Ana Cabecinha que se sagrou Vice - Campeã Nacional na prova dos 20kms, a nossa atleta após 9 meses sem competir a este nível devido a várias lesões, completou a prova no tempo de 1h32.36, ficando a cerca de 1 minuto e 30 segundos da vencedora Vera Santos (JOMA), refira-se ainda que a nossa atleta com este registo cumpriu o 1º objectivo da presente época, fazer mínimos de participação no próximo Campeonato da Europa – Barcelona 2010, prova a ter lugar no final do mês de Julho.


Na prova de juvenis (5kms) participou a Daniela Guerreiro que com o novo recorde pessoal conseguiu um bom 11º lugar, melhorou em cerca de 2 minutos e 30 segundos o seu registo.

Outro realce vai para Carolina Costa que na prova de Infantis (Torneio Nacional – 3km) subiu ao 3º lugar do pódio, juntamente com Inês Estrela (11ª) e Ana Catarina Conceição (12ª) obtiveram um excelente 2º lugar por equipas a nível nacional.
 
Equipa de Infantis (Carolina Costa, Inês Estrela e Ana Catarina Conceição)

Na prova mais participada do Torneio Nacional “Ana Cabecinha”, conquistámos outro 2º lugar, os bons resultados individuais das atletas levaram a tão brilhante classificação colectiva na prova de Iniciadas (4km), Ouisal Khanfoudi (11ª), Edna Barros (16ª), Laura Leal (20ª) e Yasmine Mendes (25ª), todas elas com novos recordes pessoais.
 
Equipa de Iniciadas (Yasmine Mendes, Ouisal Khanfoudi, Edna Barros e Laura Leal)

Nos próximos fins-de-semana vamos participar num conjunto de provas, nomeadamente: dia 27 Fevereiro no Campeonato de Portugal - Pista Coberta (Espinho) com a Ana Cabecinha, ainda no dia 27 em Faro no Torneio Algarve Eclética em Pista vamos ter cerca de 15 atletas em competição, dia 28 Fevereiro no Cross de Lepe (Espanha) com cerca de 30 atletas, 7 de Março no Campeonato Nacional de Corta-Mato (Açoteias) e em simultâneo o 8º Cross Areias S. João para os escalões mais jovens, no dia 13 de Março participaremos no Troféu Clube Marchador “Cláudio Lino” em Pista – Quarteira e no dia 14 a nossa atleta Ana Cabecinha participará no GP de Marcha Atlética Cidade de Lugano - Memorial Mário Albisetti (Suíça)

Secção Atletismo C.O.Pechão

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

O bom governo

O Manuel Luzia era um homem bom. Ligado à família e ao trabalho. Desde o caminho do Afoga Burros até Bela Mandil. Com códigos de conduta insuspeitos, que o legado é sagrado, e o dinheiro não cai do céu. O “botelho” era o seu território, e a família o seu mundo. Perito no cultivo, e hábil na colheita. Mãos  calibradas no arremesso das sementes, semicerradas nas despesas, e bem fechadas a amealhar os rendimentos.
Conversador compulsivo, e entusiasmante, soltava instintivamente a expressão “eu tenho um bom governo” aludindo ao modo de gerir o seu universo. De tanto insistir nessa frase em regime de repetição, os amigos carinhosamente puseram-lhe a alcunha do “bom governo”. Ele respondia com um sorriso inocente, e um concordante abano de cabeça.
Em Pechão temos um governo de maioria. Mas não podemos esquecer que já tivemos um “ bom governo”, sem crises, nem férias. Que sem ter ido a votos, foi eleito por unanimidade.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Os meus larápios preferidos

Por comiseração, muitas vezes os amparámos. Conhecíamos-lhes a linguagem, e reconhecíamos-lhes os medos. Uns bons malandros, que sofreram na pele a injustiça do julgamento fácil.

Sempre simpatizei com o ladrão de bagatelas, que a maioria das vezes pagava as favas pelo roubo de outros. Um dia mediram-lhe as costas com vergastadas, mas o verdugo esqueceu-se de medir-lhe o tamanho do coração, pois de certeza era maior que o seu. Tal como nutria uma especial admiração por um humorista, que se divertia a entrar em casa alheia para saborear folares. Deixando o seu autógrafo para autenticar a veracidade do acto. Com a justiça não se brincava, foi direitinho para a prisão. Para não falar da tristeza e compaixão que senti quando um eremita foi linchado, por ter sido apanhado em flagrante com a barriga vazia, e as mãos no grão-de-bico.

Ao invés do passado, em que éramos apenas surripiados por larápios de Pechão, hoje a coisa globalizou-se, e desde - residentes, nacionais a estrangeiros, é um fartote. Ganharam a frieza de uma bala, mas perderam o sentido de humor. Talvez por não conhecermos a linhagem, nem lhes entendermos a linguagem.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

"quem pensa muito na morte morre muitas vezes"

Um comentário do Lizard, digno de 1ª página.
Vocês vão mas é apavorar ainda mais as pessoas, incutindo-lhes desconfiança, pavor, e desconforto; "quem pensa muito na morte morre muitas vezes"!

A propósito vou-lhes contar uma história:
Havia um Alentejano que tinha de ir a Lisboa, para receber o dinheiro da cortiça, que tinha para lá vendido, mas antes de ir passou pela tasca da aldeia, e foi beber uns copos com os amigos. Ao vê-lo todo janota, os amigos perguntaram-lhe onde ia assim todo elegante. Vou a Lisboa receber o dinheiro da cortiça! Respondeu ele. Ó compadre leva cuidado que os gajos em Lisboa roubam tudo! Vem outro e diz-lhe: com quem vossemecê vai a Lisboa? Olhe que o meu cunhado esteve lá a semana passada, e até o colete lhe roubaram! Vem uma senhora e diz-lhe: A minha irmã esteve lá no mês passado e roubaram-lhe uma pulseira de ouro que tinha sido da minha mãe! O Pobre do homem depois de ouvir aquilo tudo seguiu viagem com o coração aos pulos. Ia no comboio a engendrar esquemas de defesa quando se aproxima o revisor e lhe diz: Cuidado com essa samarra que ainda há dias roubaram uma igual a um homenzinho que vinha de Serpa. Diz-se que foram uns gajos de Lisboa! Era já noite quando o comboio chegou, o homem saiu do comboio, e começa a olhar à volta, sentiu-se perdido, todas as caras que via lhe pareciam ladrões, foi andando por uma rua, e sentiu vontade de urinar, mas onde? Ali nem chaparros havia, continuou andando, mas a vontade de urinar ia aumentando, até ao ponto de não aguentar mais, viu ali um beco mais escondido, e não teve com mais meias medida, foi ali mesmo; quando se sentiu mais aliviado, fechou a braguilha à pressa, mas deixou um testículo de fora; Seguiu viagem, mas reparou que estavam todos a olhar para ele. O pobre do homem já estava em pânico quando se aproxima um polícia, e lhe diz: O senhor acha que está decente para estar em público? E apontou para a braguilha. Foi então que o Alentejano começou aos gritos, - Aí que lá me roubaram o outro!
Lizard

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

“Prevenção contra roubos e burlas”

Sessão de Esclarecimento
A Junta de Freguesia de Pechão, em parceria com a Guarda Nacional Republicana, promove uma sessão de esclarecimento sobre prevenção contra roubos e burlas, no próximo sábado, dia 20, pelas 15h30, no salão nobre da Junta de Freguesia.
O objectivo é explicar à população de Pechão, especialmente aos mais idosos ou às faixas etárias mais vulneráveis, um conjunto de procedimentos que possam habilitar ou de alguma maneira incutir hábitos de segurança, de forma a que se faça uma acção preventiva contra os “amigos do alheio”. Neste sentido, serão abordados temas como: conselhos sobre furtos, burlas a idosos, conto do vigário e, ainda, os principais procedimentos a tomar neste tipo de ocorrências, em prol de uma freguesia mais segura.
Esta é mais uma iniciativa da Junta de Freguesia e insere-se no projecto do Gabinete de Aconselhamento e Apoio à Família.
Nota de Imprensa nº2 Proc.11 15022010

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

A glória do último

Não sei o seu nome, nem donde veio. Apenas o vi enrolar junto ao armazém do José Norte, e esfumar-se na curva do José Neto. Mais parecia um menino saído de um quadro de Giovanni Bragolin. Suponho que o seu lugar estava reservado. O último. Isso nunca o perturbou, nem lhe interessou. Os seus opositores terminaram a prova rapidamente, e ofereceram-lhe a rua 25 de Abril.

Usou e abusou do semblante triste, a roçar o choroso, que apenas camuflava um enorme sorriso escondido no coração. Habituou-se aos elogios, e à glória da prova terminada, mas o tamanho da coragem via-se naquele olhar concentrado, e no controlo dos movimentos. Tinha tudo para passar invisível, mas mesmo sem intenção, e longe do pódio, foi a estrela que mais brilhou. Por breves instantes recebeu: olhares de admiração, aplausos, e uma rua. Só para si.

(Foto - Danilo da Quinta)

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Classificações - 5º GP de Marcha Atlética de Pechão

Decorreu no passado Sábado, dia 13 de Fevereiro, a 5ª edição do Grande Prémio de Marcha Atlética de Pechão e o Jovem-Mil (1000mt de Corrida), organizado pelo Clube Oriental de Pechão, simultaneamente disputou-se o Campeonato Regional de Marcha (Estrada) da Assoc. Atletismo do Algarve.

Ana Cabecinha (CO Pechão) e Dionísio Ventura (FAMA – Ferreira do Alentejo) foram os vencedores das principais provas de marcha, participaram em todas as provas 75 atletas de 17 Clubes, entre os quais o SAL Lugano - Suíça e o Clube de Atletismo de Badajoz – Espanha.

Dionísio Ventura gastou 22.11 para percorrer os 5Km da sua prova, menos 1 segundo que Jorge Costa (CDCR CTT Faro) 2º classificado, na 3ª posição ficou Rui Correia (CO Pechão) com 22.53; o 4º classificado foi o 2º Veterano, Leonardo Toro (CA Badajoz) com 22.54; em 5º Fábio Ramos (Casa Benfica de Faro) com 24.30 é o novo Campeão Regional Sub-23.
Na prova feminina (5km) a vencedora foi a atleta Olímpica do Clube Oriental de Pechão, Ana Cabecinha que fez melhor tempo que os atletas masculinos, com 22.03 ficou bem á frente das internacionais Suíças, Laura Polli (24.37) e Marie Polli (25.06) 2ª e 3ª respectivamente, a 4ª atleta a cortar a meta foi Anabela Moreira (CD Quarteira) 29.41 em 5ª classificou-se Natacha Casanova (Praia da Falésia) com 30.25 é assim a nova Campeão Regional de Juvenis.

O CD de Quarteira (5 títulos), o CO Pechão (4 títulos), a Academia Praia da Falésia (3 títulos) e a ADC de Tunes (2 títulos), dominaram os vários títulos Regionais individuais e colectivos, ocupando assim as quatro primeiras posições da classificação geral por equipas do GP de Marcha Atlética de Pechão, com excepção dos Iniciados com Breno Real (Praia da Falésia) e nos Seniores Jorge Costa (CDCR CTT Faro) todos os vencedores foram também Campeões Regionais.

Na 5ª Edição do Jovem-Mil (1000 mt. de Corrida) o domínio foi total por parte da equipa da casa, o Clube Oriental de Pechão conquistou 4 vitórias individuais e venceu colectivamente, participaram em todas as provas 145 atletas de 15 Clubes, no escalão de Juvenis foram vencedores os atletas Flávio Oliveira (CD da Nave) e Tânia Chagas (CO Pechão).

As provas contaram com o apoio das seguintes entidades: Município de Olhão, Juntas de Freguesia do Concelho de Olhão (Pechão, Quelfes e Olhão), Bombeiros Municipais de Olhão, Conselho de Arbitragem da Associação de Atletismo do Algarve, e dos patrocinadores: Caixa Agrícola, Lusitania Seguros e ainda do comércio local.

Vencedores no 5º Jovem-Mil (1000 mt. de Corrida)
Individuais

Benjamins A Femininos: Juliana Guerreiro (NS Faro)
Benjamins A Masculinos: Diogo Portugal (Santaluziense)

Benjamins B Femininos: Catarina Cunha (CO Pechão) 3.49
Benjamins B Masculinos: Bernardo Guita (CO Pechão) 3.41
Infantis Femininos: Aurora Prata (SC Lagoense) 3.33
Infantis Masculinos: André Eugénio (CO Pechão) 3.23
Iniciados Femininos: Isabel Lacatús (CA Olhão) 3.28
Iniciados Masculinos: João Pereira (N Sportinguista Faro) 2.56
Juvenis Femininos: Tânia Chagas (CO Pechão) 3.31
Juvenis Masculinos: Flávio Oliveira (CD Nave) 2.52
Juniores Femininos (EXTRA): Carla Mestre (JD Fontainhas) 3.29
Juniores Masculinos (EXTRA): Tiago Silva (SL Benfica) 2.49

Classificação Geral Equipas

1ª C.O. Pechão 76 Pontos
2ª N. Sportinguista Faro 52 Pontos
3ª Clube Rec. Luzense 28 Pontos
4ª S.C. Lagoense• 26 Pontos
5ª Assoc. Caboverdiana 18 Pontos
Vencedores no 5º Grande Prémio de Marcha Atlética de Pechão e Simultaneamente Campeões da AA Algarve:
Individuais:
Benjamins Femininos - 1Km: Daniela Chagas (CO Pechão) 6.09
Equipa: ADEC Tunes 19 Pontos
Benjamins Masculinos - 2Km: Nuno Barros (CD Quarteira) 12.00
Equipa: CD Quarteira 7 Pontos
Infantis Femininos - 2Km: Carolina Costa (CO Pechão) 12.37
Equipa: CO Pechão 11 Pontos
Infantis Masculinos - 3Km: Artur Domingos (CD Quarteira) 17.51
Equipa: Não pontuadas
Iniciados Femininos - 3Km: Catarina Marques (CD Quarteira) 17.16
Equipa: CD Quarteira 10 Pontos
Iniciados Masculinos - 4Km: Carlos Santos (ADEC Tunes) 24.22
Breno Real (Praia da Falésia) 28.58 (Campeão Regional)
Equipa: Não pontuadas
Juvenis Femininos - 5Km: Natacha Casanova (ADC Praia da Falésia) 30.25
Juvenis Masculinos - 5Km: Fábio Conceição (Assoc Onda Sólida) 25.28
Juniores Femininos - 5Km: Olívia Mealha (ADEC Tunes) 32.35
Juniores Masculinos - 5Km: Hélio Valente (Assoc Onda Sólida) 32.52
Seniores Femininos - 5Km: Ana Cabecinha (CO Pechão) 22.03
Seniores Masculinos - 5Km: Dionísio Ventura (FAMA) 22.11
Jorge Costa (CTT) 22.12 (Campeão Regional)
Geral Equipas:
1ª C.D. Quarteira 50 Pontos
2ª C.O. Pechão 36 Pontos
3ª A.D.C. Praia da Falésia 36 Pontos
4ª A.D.E.C. Tunes 30 Pontos
5ª Casa Benfica Faro 14 Pontos
A Organização.
Pechão, 14 de Fevereiro de 2010
(Fotos - Secção de Atletismo e Danilo da Quinta)

Futsal - 14ª Jornada

sábado, 13 de fevereiro de 2010

C.O.Pechão : 60 anos - 24 Presidentes (23)

Marco Guita
"O Ditoso"

O relógio da vida não pára, e a transição de gerações é inevitável. Depois do avô, e do pai, chegou a vez do neto. Uma chegada carregada de simbolismo envolta numa aura de esperança. Acrescida de uma motivação redobrada, que abanou a mansidão instalada, numa lufada de dinamismo tão profícua como essencial. Um mandato onde: o pragmatismo do presente criou intimidade com o romantismo do passado, e novas posturas conviveram com velhas crenças. Nesta dicotomia, entre quem tem os arquivos na memória, e as memórias no coração, e, quem chega com entusiasmo de principiante, de peito aberto e  sensores ligados, o beneficiado é, afinal quem deve ser sempre: O Clube Oriental Pechão.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

'Pechão': o último acto

...O ‘Pechão’ (ou deverei escrever ‘Pexão’?).
...Ali voltavam para matar a saudade mesmo após as idas para outras paragens, para outras aragens. Uma parte da sua memória estava inscrita nos toscos bancos e meras cadeiras do ‘Pechão’.


Para os Pechanenses, uma curiosidade. Aqui.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Carnaval


(...)Também em Pechão há comemoração do Carnaval, sendo que no dia 15, o Largo da Igreja enche-se de uma animação especial, ou não fossem os carros a desfilar os emblemáticos Citroen 2cv, Dyane e seus derivados, prevendo-se a participação de cerca de uma centena de viaturas nacionais e estrangeiras.

A participação dos 2 cavalos resulta de uma parceria com o Clube 2CV Algarve ‘Os Marafados’, que animam o concelho de Olhão de 12 a 16 de Fevereiro. Por exemplo, no dia 14 realiza-se uma caravana carnavalesca pelas freguesias de Fuseta, Quelfes e Olhão, para além dos já referidos desfiles em Moncarapacho e Pechão, no dia15.

Informação completa aqui.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

5º Grande Prémio de Marcha Atlética de Pechão

Benjamins Femininos - Equipa Campeã Regional
Daniela Chagas, Milene Santos e Inês Estrela


REGULAMENTO

1- O Clube Oriental de Pechão, vai organizar o 5º Grande Prémio de Marcha Atlética de Pechão e o 5º Jovem-Mil (1000 metros de corrida), em simultâneo realiza-se o Campeonato Regional de Marcha Atlética do Algarve – Estrada (AAAlgarve), as provas contam com o apoio da Câmara Municipal de Olhão, da Junta de Freguesia de Pechão, da Federação Portuguesa de Atletismo (Sector de Marcha) e da Associação de Atletismo do Algarve.

2- A competição realiza-se no dia 13 de Fevereiro de 2010, Sábado, com início marcado para as 14.30 horas, na Rua 25 de Abril em Pechão.

3- O percurso das provas, será feito em estrada plana num circuito de 500 metros, o mesmo será vedado ao trânsito.

4.1- Nas provas do GP de Marcha Atlética podem participar atletas federados/não federados de todos os escalões etários, de Benjamins B a Veteranos, masculinos e femininos, Portugueses e Estrangeiros.

4.2- Nas provas Jovem-Mil (Corrida) podem participar atletas federados/não federados e nos escalões etários, de Benjamins B a Juvenis, masculinos e femininos, Portugueses e Estrangeiros.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Ainda o sorriso

Neste serviço noticioso,* a seguir às trapalhadas entre empreiteiros e Estado, que de tanto visto já ninguém se espanta, temos uma elucidativa reportagem sobre a exposição de episódios de uma época, e figuras caricaturadas pelo sentido de humor, e pela pena do Francisco Zambujal. Consta que ninguém se cansou de apreciar, e independentemente do que trazia em mente, muita gente ficou espantada. Não com as trapalhadas, mas com o talento.

* uma cortesia do Presidente Vladimiro Carromba

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Um bom partido


Na minha mocidade, ter uma carinha laroca, pais com fazendas, “andar” na costura, e não ter passado amoroso, eram os elementos essenciais para ser um bom partido. Já que ser uma esmerada dona de casa, nem se questionava. Era uma regra. Os candidatos a secretário-geral perfilavam-se, mas a escolha dependia essencialmente da quantidade de propriedades, e do grau de amizade entre os chefes de família.

Sempre me faltaram atributos para ser um bom partido. Talhado a escopo e martelo o meu rosto sempre foi um elemento dissuasor para os pretendentes, para não falar da péssima relação com o espelho. Em vez de costura, mandaram-me para o campo. A única fazenda da família era o tecido das calças do meu pai, que apenas as usava para ir ao mercado de Estoi, e o primeiro caso amoroso que tive, foi uma paixão assolapada pelo Humphrey Bogart, quando chorei baba e ranho no final do Casablanca.

Hoje, tal como ontem, para nos acasalarmos a um bom partido, não é necessário estar apaixonado. Basta haver interesse, e ter um amigo que se mova bem nos meandros da família. O amor vem depois.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Momentos Fortes

Momentos fortes, foram os vividos na inauguração da Exposição de Caricaturas de Francisco Zambujal, no passado dia 30 de Janeiro.

Fortes momentos, sentidos nas palavras do irmão, o escritor Mário Zambujal que nos brindou com a sua presença e recordou com grande sentimento o artista e o homem que foi Francisco Zambujal.

Momentos de recordação para alguns dos presentes, momentos de adquirir conhecimentos para os mais novos e para aqueles que não tiveram oportunidade de privar ou conhecer em vida “Chico Zambujal” como era carinhosamente chamado pelos mais chegados.

Momento também importante foi o testemunho do jornalista João Leal, amigo desde infância de Francisco e de Mário Zambujal, que fez o favor de nos presentear, com algumas magníficas histórias vividas por ambos.

A direcção do Clube Oriental de Pechão, congratula-se assim por mais uma iniciativa realizada, trazendo ao nosso Clube um ícone da arte da caricatura e um conhecido escritor português.

A exposição continuará patente ao público até 12 de Fevereiro podendo ser visitada à 2ªs., 4ªs. e 6ªs. das 21h00 às 23h00 e para grupos com prévia marcação para o Telm. 918619895 fora deste horário.

A Direcção do Clube Oriental de Pechão