domingo, 29 de março de 2009

C.O.Pechão : 60 anos - 24 Presidentes (2)

António Mercindes S. Guita
" O Temerário"

Fez parte do grupo de Fundadores, integrou a Comissão Instaladora, é o sócio nº 1, de mérito, foi atleta, e Presidente da Direcção durante três mandatos (1958/60/62). Foi o porta-voz de um sonho que se tornou realidade. Sem receio nem enleio, enfrentou burocracias e hipocrisias. Figurará para sempre com honras de primeira página na história do Clube.

11 comentários:

  1. Foi o nosso comandante

    O avô

    ResponderEliminar
  2. Pessoa que muito deu ao COP e que ainda continua a dar.
    Sempre pronto a ajudar e a colabar, é sem sombra de dúvidas, um dos sócios mais queridos do nosso Clube.
    Por ser o sócio numero um, e durante vários anos membro dos corpos dirigentes do clube, sempre soube estar ao lado do SEU CLUBE nos boms e nos maus momentos.
    Que a saude não lhe falte, para que possamos todos nós tê-lo na nossa presença.

    Um sócio do COP.

    ResponderEliminar
  3. Peço desculpa desde já por aquilo que eu venho aqui revelar não ter nada a ver com a pessoa homenageada no post nem tão pouco com o COP.
    Aquando do inicio das obras de um prédio situada na estrada Pechão-Brancanes, imediatamente antes da casa Do Jorge e Da Cristina, foi aberta um vala em toda a largura da estrada para fazer a ligação á rede publica de abastecimento de água, essa vala nunca foi devidamente tapada, e ultimamente transformou-se numa autentica armadilha para qualquer automobilista, pois a dita vala não esá sinalizada; no ultimo Sabado uma cidadã Inglesa teve o azar de por lá passar e destrui uma roda do seu carro.
    Ao tempo que a vala ali está não seria de exigir que o problema já estvisse sido resolvido?

    ResponderEliminar
  4. enfim ...

    ass:*** ^.^ ***

    ResponderEliminar
  5. oh lili onde andas tu? vem ca ver isto, outro buraco na estrada... deve passar por aqui o rally de portugal, uma etapa "cruzamento do zé arlindo-imediatamente antes da casa Do Jorge e Da Cristina"...

    ResponderEliminar
  6. Não se pode comparar o Clube antigamente como agora. antigamente não havia nada só havia o clube. agora a escolha é muita e malta dispersa-se. agora é muito mais dificil ser director.

    lucas

    ResponderEliminar
  7. Tenham respeito pelas pessoas que fizeram do Clube a sua segunda casa. Não venham para aqui destilar veneno, existem outros posts para isso. Se não sabem quem foram perguntem, se não vos interessa não comentem aqui. É como sujar uma parede depois de pintada.

    Avô

    ResponderEliminar
  8. Este foi um dos HOMENS que ajudou a construir o nosso CLUBE.
    Deve merecer da parte de todos o seu respeito, pela obra que fez pela ajuda que como Provedor da Misericórdia de Olhão dá ao Clube, evidenciando sempre disponibilidade para ajudar com qualquer evento que se faça em Pechão e que necessite da sua ajuda, enão só do Clube, também a Junta tem recorrido á suacolaboração .
    Além de fundador do Clube Oriental de Pechão, Mercindes Guita foi durante anos director do Sporting Clube Olhanense e é actualmente Provedor da Santa Casa da Misericordia de Olhão.
    Como filho de Pechão, merece-nos todo o respeito.

    O Observador

    ResponderEliminar
  9. Mercindes Guita

    Um homem a quem Pechão muito deve.

    Barrak Abana

    ResponderEliminar
  10. Caro amigo Guita,
    espero que te façam a devida homenagem na tua terra a quem tanto tens dado.
    lanço aqui o repto ao clube ou junta de freguesia, de te fazer uma homenagem publica atraves da edificação de uma estatua tua no centro da nossa aldeia, e que seja ainda em vida,pois acho que as homenagens devem ser feitas ainda conosco por ca.
    para aqueles que não sabem, posso dizer que Antonio Mercindo de Sousa Guita e sem sombra de duvidas o pechanense com maior curriculum alguma vez visto em Pechão e mesmo (talvez)no concelho de Olhao, se não vejam:
    Socio nº1 e fundador do COP, um dos fundadores do ELOS de Olhao, Presidente Da assembleia geral do Sporting Clube Olhanese durantes varios anos ,assumio tambem durante uns tempos o destino do olhanense durante uma crise directiva, pagando do seu bolso os ordenados de alguns futebolistas da altura, Presidente da Assembleia geral da Caixa De Credito Agricola De Olhão durante varios anos,Presidente da assembleia geral do Grupo naval De Olhão durante varios anos,presidente da assembleia geral do grupo desportivo "os Olhanenses",presidente do gremio do comercio durante varios anos,presidente da Cooperativa de produtores de leite de Olhão,vereador da Camara Municipal de Olhão e hoje ainda e Presidente do grupo de Bem Fazer o "Celeiro Do Amor" que e uma Instituição de solidariedade Social De Olhão, e o seu maior feito PROVEDOR DA SANTA CASA DA MISERICORDIA DE OLHÃO a mais de vinte anos, penso e não tenho a certeza de que tambem foi director de outros clubes de olhão tais como a Recreativa Progresso Olhanense e a conhecida recreativa Rica.
    Tenho a certeza que me estou a esquecer de mais algumas mas como são tantas, se esqueci alguma peço-te desculpa amigo Guita.
    Então caros Pechanenses acham que chega?
    conhecem alguel com este percurso de vida dedicado ao associativismo e a solidariedade social, se conhecem então ja serão mais as homenagens que nós pechanenses temos que fazer.
    UM GRANDE HOMEM, UM GRANDE PECHANENSE,UM GRANDE OLHANENSE, e claro UM GRANDE PORTUGUES,
    OBRIGADO AMIGO MERCINDO GUITA

    ResponderEliminar
  11. O nosso amigo e conterraneo Guita,concretamente ANTÓNIO MENCINDES DE SOUSA GUITA, ele e o Zé Sebastião jogavam á bola cpóm um lenço atado na cabeça par evitar os males provenientes das cabeçadas, foi e é um pequeno mas grande homem o qual merece todo o reconhecimento publico do quanto fez e faz em prol da sua terra, do concelho e de toda a comunidade onde se encontra inserido.O meu apreço e reconhecimento. SÓCIO VELHO

    ResponderEliminar