terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

A glória do último

Não sei o seu nome, nem donde veio. Apenas o vi enrolar junto ao armazém do José Norte, e esfumar-se na curva do José Neto. Mais parecia um menino saído de um quadro de Giovanni Bragolin. Suponho que o seu lugar estava reservado. O último. Isso nunca o perturbou, nem lhe interessou. Os seus opositores terminaram a prova rapidamente, e ofereceram-lhe a rua 25 de Abril.

Usou e abusou do semblante triste, a roçar o choroso, que apenas camuflava um enorme sorriso escondido no coração. Habituou-se aos elogios, e à glória da prova terminada, mas o tamanho da coragem via-se naquele olhar concentrado, e no controlo dos movimentos. Tinha tudo para passar invisível, mas mesmo sem intenção, e longe do pódio, foi a estrela que mais brilhou. Por breves instantes recebeu: olhares de admiração, aplausos, e uma rua. Só para si.

(Foto - Danilo da Quinta)

12 comentários:

  1. Achei este menino um doce e só me apetecia correr para ele e dar-lhe muitos beijinhos mas decerto que teria alguém da família ali ou do clube que representava e custou-me tanto que não e fossem abraçar e tirarem-no daquele sofrimento mas o povo deu-lhe coragem paea chegar ao fim e não é que o consegiu PARABENS

    ResponderEliminar
  2. Ó Murta quem é este doce?

    Rita

    ResponderEliminar
  3. parabens ao miudo e á d. arlapa.
    o garoto não ganhou nenhuma medalha?

    calvin

    ResponderEliminar
  4. O miudo parece que está em sofrimento.

    ResponderEliminar
  5. Olá Rita, será que és quem eu estou a pensar… (bem não importa agora)
    Mas vale uma explicação este excelente texto, o desporto é isto mesmo… a capacidade de superar as nossas capacidades, provavelmente foi a 1ª vez que ele competiu numa prova de Marcha, já no final do mês de Janeiro noutra competição ele nem chegou a partir, “chorou” por pensar que não era capaz, e nem foi para a estrada…
    é um jovem de pouco mais de 8 anos, 3 anos mais novos que os colegas de competição… mas por certo foi muito importante ele poder terminar, superou-se e valeu o reconhecimento do público presente, ao longo da sua vida não vai mais esquecer-se que a sua 1ª prova foi em Pechão, e tão importante como o 1º classificado foi o seu desempenho.
    Numa prova para existir o 1º tem que existir os outros lugares também, PARABÊS jovem Rafael Ferreira da ADEC Tunes, um clube sempre amigo do CO de Pechão.
    Obrigado D. Arlapa

    ResponderEliminar
  6. Obrigado Murta. Pelo teu comentário tão esclarecedor, como oportuno. Até eu com esta idade apetecia-me dar-lhe um beijinho. Um doce como alguém já referiu.

    ResponderEliminar
  7. Será justo o que este menino passou?

    ResponderEliminar
  8. ganda rafael! és o maior

    ex- atleta

    ResponderEliminar
  9. Parabens ao Murta à organização ao Rafael á tia Arlapa e ao Danilo que captou esta foto espetacular. Ao contrario do que muitos dizem temos em Pechão coisas muito boas.

    ResponderEliminar
  10. Olá Murta ! É verdade sou a Rita que estás a pensar. Um beijinho.

    Rita

    ResponderEliminar
  11. realmente esse menino é um doce seja como criança que é mas tbm por o filho que é era a sua 1º prova mas teve tanto valor como quem chegou ao 1º lugar porque se esforçou por acabar a prova e isso é que é de valor obrigado pelos comentarios porque ele realmente merece

    ResponderEliminar
  12. ha ganda popochicho.es mt especial. bjs pai

    ResponderEliminar