segunda-feira, 15 de março de 2010

Pechão ajuda a Limpar Portugal

Ribeira Bela - Mandil

A Freguesia de Pechão associou-se ao projecto “Limpar Portugal”, um movimento cívico que tem como objectivo promover a remoção de depósitos ilegais de lixo, sobretudo em zonas de mato e floresta.
No próximo dia 20 de Março, Pechão também vai dar o seu contributo a esta iniciativa de carácter nacional que promove a educação ambiental, envolvendo os cidadãos numa causa que a todos diz respeito - preservar e defender o Ambiente.
A Junta de Freguesia está a recolher inscrições de voluntários para este projecto.
Assim, todos os interessados devem dirigir-se à sede da Junta de Freguesia ou consultar o site http://www.limparportugal.org/
Informação daqui.

15 comentários:

  1. em vez de ir limpar, posso pagar o serviço de limpeza no fim do mês com a factura da água?

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que quem devia participar obrigatóriamente nesta iniciativa é quem recebe o rendimento mínimo, aqueles que recebem mais dinheiro que eu trabalhando o mês inteiro. Não fazem nenhum em especial « etenia cigana. São eles que mais sujam a nossa aldeia, tanto com os animais que fazem as suas necessidades, onde calha como mesmo eles. Vão ao acampamento azul e vejam com os vossos olhos. Eu ouvi dizer que na campanha das ultimas eleiçõe o presidente da junta entre muitas coisas que oferceu aos meninos ciganos estojos de lapis etc.tambem deu sacos grandes de lixo para eles recolherem o seu proprio lixo mas parece que conseguiu alguns votos na manita mas o lixo ficou lá e cada vez mais. Por D Arlapa não vou ser eu que vou apanhar lixo em Pechão isso vai ficar bem ao sr.presidente e á sua famosa equipa que dsecerto irão levar os seus familiares todos desde os bébés que irão as costas dos pais aos avós de bengala com um prego na ponta para apanhar papeis vai ser bonito. Eu fico descansada a ver a minha aldeia a ser limpa por quem menos suja. Observadora

    ResponderEliminar
  3. Isto são tudo manobras de control!
    é para ver se as pessoas respondem ou não, se as ovelhinhas obedecem à voz do pastor.
    Então vão dar o dinheiro dos nossos impostos ao "Olhanense", e aos artistas de diversão, e fogo de artificio, e agora não têm para pagar a quem limpe o concelho? Ponham as vossas prioridades em dia! Deus devia andar muito distraido quando povoou esta parte do glôbo!

    ResponderEliminar
  4. É só p'ra perguntar...
    Também vão limpar a ribeira? É que se vão é perdade tempo. Deveriam antes de mais tratar do saneamento para que não se despejasse mais esgoto para lá para que não deixasse mau cheiro, não contaminasse as terras e os poços, não fosse parar à Ria para ajudar ainda mais a contaminá-la... para não falar das "águas" paradas no Verão que se transformam em viveiros de mosquitos e melgas.

    Viva a aldeia (livre de esgotos), viva o Zéquinha

    ResponderEliminar
  5. Muita dessa gente que vai apanhar o lixo quando estão sozinhos, atiram a garrafa de agua vazia pela janela do carro, enterra o caroço da maçã na areia quando está na praia ou faz uma bolinha e dá um pontapé no papel da pastilha elastica para o chão.Hipocrisia é o que é.

    Ti João

    ResponderEliminar
  6. Olá meus amigos.
    Gostaria só de deixar a minha opinião sobre os comentários aqui realizados.
    Concordo com algumas opiniões aqui deixadas. Nomeadamente, sobre a participação de alguns grupos sociais.
    No entanto, entristece-me a falta de civismo demonstrada pelos opinadores, quando referem que uma campanha de limpeza do Ambiente serve para promover alguém.
    Participarei nesta campanha com muito gosto e civismo sem interesses. Sou um Voluntário.
    Desculpem-me os pechanenses, mas irei para uma freguesia vizinha.

    O Voluntário

    ResponderEliminar
  7. Olhe Sr. Voluntário!
    Se quer mesmo limpar o ambiante, sugiro-lhe que fale com o engº Leal, para ver se o convence a modernizar a ETAR do poente, porque os gazes que ela lança na atmosféra são intragáveis, há dias que não se pode parar em Olhão!

    ResponderEliminar
  8. Sr. Lima
    Eu apenos faço o que posso.
    Há coisas que não estão ao meu alcance.
    Pelo menos tento participar numa iniciativa que me dá algum prazer. Ajudar sem querer nada em troca! Isso é o verdadeiro espiríto do voluntariado. Com os meios que disponho. (as minhas mãos e a minha vontade).
    Um abraço e participe.
    Se está tão zangado com Olhão participe noutra cidade, noutro concelho, noutra região...

    (será que nunca deitou um papel para o chão?)
    Alguém o apanhou por si

    O Voluntário

    ResponderEliminar
  9. Sugiro que comecem pelo centro da aldeia, nomeadamente em frente da casa da D. Aldomira, quando o esgoto estiver a saír pela caixa.

    O Olho Vivo

    ResponderEliminar
  10. Não senhor voluntário!
    eu sou muito consciencioso com as coisas que deito p`ró chão, mas se fosse um papel pouco mal faria, porque é um produto biodegradàvel, seguiria o seu curso natural, em breve os atmos desse papelinho seriam absorvidos por qualquer panta ou arvore, ou animal, por aí não vinha algum mal ao mundo, o pior são os plasticos que não se degradam fàcilmente, são os poluentes persistentes.
    Mas o que eu queria mesmo dizer, é que essa tarefa de apanhar o lixo, pertence ao governo. são eles que me cobraram no recibo da agua, 6 euros este mês para coleta de residios sólidos
    . mas se o meu amigo e mais uns quantos o fazem por prazer, que seja, é um acto muito louvàvel!

    ResponderEliminar
  11. Então não dizem nada de como correu a limpeza?

    ResponderEliminar
  12. então os ciganitos ajudarem na limpeza ou pelo contrário gozarem convosco?

    ResponderEliminar
  13. os voluntarios limpavam e os ciganos riam. eles são mais de limpar amendoas e alfarrobas.obriga-los a limpar a merda que fazem talvez fosse boa ideia.

    ResponderEliminar