sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

O boato


Tem a certeza? Respondi eu. Depois da minha vizinha, meio tristonha meio desiludida, ter desabafado comigo o provável encerramento da Farmácia de Pechão. Mas depois de ler isto, e isto, fiquei com a pulga atrás da orelha.

Habituados a sermos tratados com afabilidade, e ter medicamentos a um passo do Centro de Saúde, nem quero pensar na apoquentação de voltar a Olhão. Serão dias de canseiras e arrelias, especialmente para os mais desgastados. Temo pela minha resistência, e falta de paciência. Prevejo assim, voltar a recorrer a uma modalidade que muito me agrada. Os “mandados”.

Espero que o desabafo fique abafado, e não passe disso mesmo. A ser verdade, será um passo atrás na qualidade de vida dos Pechanenses, e muitos à frente na procura da farmácia mais próxima.

64 comentários:

  1. é verdade que há essa possibilidade mas o presidente da junta já está a resolver a situação.

    ResponderEliminar
  2. Eu no lugar dos donos fazia o mesmo. Quem é que quer um negõcio que dá prejuizo?

    ResponderEliminar
  3. Ó meus amigos o negócio das farmácias nunca dá prejuízo.façam as contas bem feitas, e não é por acaso que as farmácias, ao contrário do outro comércio faz parte de um lobby,onde está limitada a abertura de novas farmácias.
    O que acontece é que o ria shoping está ás moscas,e o presidente da CMO, tá a ver, se mais uma vez consegue ludibriar a lei,pois ele foi dos que disse que o ria shoping ia mudar o comercio em olhão,e que as contrapartidas para o ria shoping abrir era a cobertura da rua do comérico em olhão.passado quase 1 ano o ria shoping está às moscas, a rua do comercio é mais uma aglomeração de lojas chinesas, que lojas de comércio trtadicional,olhão perdeu,também por causa do ria shoping,mais um recinto desportivo,tudo em nome da criação de 1200 novos empregos.eu hoje peregunto, quantos novos empregos ,na realidade criou o Ria shoping?seriam 1200 ou 120?
    Mas indo ao que interressa, era bom para os fregueses de Pechão,que o encerramento da farmácia de Pechão fosse só boato,e eu congratulo-me para isso seja a realidade.

    ResponderEliminar
  4. Posso candidatar-me à farmácia de Pechão,se esta mudar de sitio?

    Um pechanenese a tirar o curso de farmaceutico com a mãe na CMO.

    ResponderEliminar
  5. Não vamos dramatizar. Não é uma situação agradavel, mas tambem não é o fim do mundo.

    ResponderEliminar
  6. 2 empregados para medir a tensão e aviar meia duzia de receitas só podia dar nisto.

    ResponderEliminar
  7. Certamente não será o fim do mundo... para mim e para mais umas quantas pessoas que facilmente nos deslocamos com os nossos carros.

    Talvez venha a ser um grande problema para muitas pessoas que podiam comprar os seus medicamentos logo após as consultas sem ter que pedir a terceiros para os comprar em farmácias de Olhão, Faro ou Estoi, já que é difícil deslocarem-se em transportes públicos.

    Estou como a amiga Arlapa... espero que seja um boato porque "uma terra com futuro" não anda para trás.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. ó Catarina Alves, ainda bem que temos um salvador. valha-nos isso

    ResponderEliminar
  9. uma farmácia não é um negócio que dá prejuízo. é um negócio protegido pelo estado com o objectivo de servir a população. já vi farmácias mais pequenas e em aldeias mais pequenas.

    ResponderEliminar
  10. é verdade que o nosso presidente da junta está sempre em cima do acontecimento Dona Catarina Alves você defende-o com unhas e dentes pois como tal foi atras do médico tambem vai atras dos donos da farmácia espero que consiga ajudar a não ficarmos sem ela

    ResponderEliminar
  11. O que o B.E. quer é confusão,o que tem o Imfarmed a ver com o caso? O MORENO é que conseguio a farmacia para PECHÃO,e ele vai falar com o senhor Segundo que por acaso até é muito boa pessoa e do mesmo partido, e verão que o nosso presidente vai conseguir que continuemos a ter afarmacia na nossa terra. FORÇA MORENO... ÉS O MAIOR!!!!!!!

    ResponderEliminar
  12. As pessoas de Pechão só ficam sem a Farmácia se quiserem, e não souberem lutar pelos seus direitos.
    Não estamos a falar de uma loja dos chineses,que abrem as que querem ,onde querem e que durante 5 anos não pagam impostos, estamos a falar de uma farmácia que tem regras para abrir que estão limitadas,por conselho,por freguesias, por habitantes e por distância entre si.
    Ora a Farmácia de Pechão só conseguiu abrir por ser numa freguesia, que ainda não tinha farmácia,por isso se a farmácia acha que não tem lucro tem várias coisas a fazer é vender o negócio,pois não faltarão compradores.se isso não acontecer é encerrar as portas, e ir pregar a outra freguesia do concelho,agora transferir uma farmácia de uma freguesia, para outra(Quelfes) e ainda por cima não respeitando as distância entre elas,é caso para dizer afinal há leis ? Ou as leis só são para cumprir a quem não tem poder de decisão?

    ResponderEliminar
  13. Eu não acredito que a farmácia não tenha lucros
    em Pechão e vá ter em Quelfes.O Presidente da Junta da freguesia de Pechão, junto não sei de quêm conseguiu que a farmácia viesse para Pechão penso que agora também tem que se mexer com o nosso apoio para que ela fique. Eu sou sócia da Farmácia Montepio em Faro e desde que esta abriu deixei de ir a Faro comprar fosse o que fosse, tendo descontos em tudo o que lá se vende, por pensar, não! se se lutou para que a farmácia chegasse a Pechão, eu vou também ajudar, por isso sinto-me triste com esta notícia, não só por mim, mas como a maioria da população idosa como eu, sem transporte público com horário compatível para a idade para se deslocarem a Olhão ou Faro têm que levar uma manhã ou uma tarde para comprarem os seus medicamentos,e não só, ou então recorrer ao favor do vizinho e eu serei um deles que estarei ao dispôr de alguém que precisa e sem favor de boa vontade ajudarei espero que não seja preciso.Helena Quinta

    ResponderEliminar
  14. É só p'ra dizer que está tudo decidido.

    Dia 17 acaba o alvará de 5 anos e a Farmácia vai para o Ria Shopping. Vai abrir numa das lojas do Olhanense que estão às moscas. Esta é uma boa medida porque precisamos de salvar o Olhanense, precisamos de salvar o Ria Shopping, precisamos de salvar o senhor presidente da Câmamra Municipal de Olhão, o exmo. senhor engenheiro e claro que também que precisamos de salvar o negócio do nosso grande amigo e camarada Segundo porque o negócio aí em Pechão está muito mal. Está decidido.

    Quanto a Pechão. O senhor Presidente da Junta de Freguesia, o senhor professor Custódio Moreno, já pensou como fazer. Nos dias das consultas com o médico que ele conseguiu que não se fosse embora será disponibilisada uma das suas funcionárias, quero dizer, funcionárias da Junta de Freguesia para recolher as receitas dos doentes e ela deslocar-se-á ao Ria Shopping, à Farmácia de Pechão, Farmácia esta do nosso grande amigo e camarada Mendes Segundo, para aviar as receitas. Já está tudo combinado
    Viva Pechão, viva o Zéquinha!

    ResponderEliminar
  15. Vou esclarecer que não sou sócia da farmácia MONTEPIO, mas sim da Associação de Socorros Mútuos "Protectora dos Artistas" que foi fundada em 1856 e é isto que me dá direito a descontos na farmácia, não haja má interpretação mas minhas palavras. Espero que o problema da Farmácia de Pechão se resolva da melhor maneira.Bem Haja Helena Quinta

    ResponderEliminar
  16. Sr Anonimo, não sou só eu que defendo o Presidente, somos a maioria do povo de Pechão que de 4 em 4 anos o defende dos demagogos.
    E era só o que faltava culpa-lo do "desvio" da farmácia para Olhão.

    ResponderEliminar
  17. Sr. Zèquinha está a falar a sério? Isto sair um funcionário dentro do seu horário de trabalho com este fim , creio que não está bem , será que a Lei das autarquias têm esse artigo? Helena Quinta

    ResponderEliminar
  18. Óh Zéquinha! não sei porquê mas isso não me sôa bém. Parece-me um "circuito fechado",
    As pessoas têem de ter liberdade de acção,para comprar os seus medicamentos onde "bem lhes der na gana".
    Se o camarada Segundo, por sua conviniência se mudar para Olhão, Só tem é que deixar o lugar vago, para que outro ~cá se instá-le.

    ResponderEliminar
  19. Ai Zequinha, como é que tu consegues dizer quase (quase) tudo o que me vai na alma. É óbvio que está decidido. Só com grande sorte é que a decisão poderia ter sido alterada. Uns tempos na aldeia para mudar para a cidade... faz sentido.
    Quando não for dia de consulta, não se podem comprar remédios.
    Sra D. Helena vai ter que fazer muitas viagens até ao Ria-shoping, ou tem quota??? Agora é que é - quantas lições????

    ResponderEliminar
  20. e esta heim? com que então boato?
    um bom exemplo da defesa dos Pechanenses, resta saber se a farmácia pode abrir no ria shoping?
    pois também há por aí "boatos" que legalmente , não pode abrir.
    Veremos!o pior é que os Pechaneneses vão ficar sem a farmácia,tudo pela ganância do lucro.

    ResponderEliminar
  21. viva o camarada segundo, que já tem 3 farmácias no concelho, e uma série de protocolos com as IPSS.há que ajudar os camaradas,não é?

    ResponderEliminar
  22. O Bloco de Esquerda diz que estranha o silêncio do Presidenta da Junta? queria que andasse com um magafone a dizer que está a tentar resolver as coisas? ninguém está mais chatiado com esta situação do que ele.Que me desculpe o Bloco mas mais parece que está a tentar aproveitar-se da situação para aparecer como o bom samaritano.

    ResponderEliminar
  23. então e não é até agora o unico partido a tomar posição sobre esta questão que afecta os Pechanenses?
    as eleições não se ganham nas vesperas das eleições, as populações tem de ser defendidas,fez muito bem D.Leonida,embora não seja votante do B.E, apoio essa posição,se há duvidas as populações que sejam esclarecidas.

    ResponderEliminar
  24. Fonte segura...
    esta tudo mais que certo e poderá fechar ainda este mês.
    Mas não vale a pena culpar ninguem, culpem todos aqueles que não fizeram da farmacia da terra, a sua farmacia, e continuaram a comprar em Olhao e Faro.Sera o mesmo quando fechar a Maria do Rosario ou a Caixa Agricola, vão dizer
    -então agora onde vou comprar uns preguinhos que tinha tanta falta ou então -queria levantar dinheiro e agora tenho que ir a Olhão.
    Vão todos tomar banho...
    Pechão ta a morrer, não se passa nada nesta terra, cada um puxa para si e os outros que se lixem...


    paparazzo

    ResponderEliminar
  25. sorte temos nós em pechão, dos camiãos passarem lá para dar cabo das estradas, senão os velhotes não tinham onde se entreter,até fazem apostas para ver quantos carros dão cabbo do chasi naquelas santas lombas.

    ResponderEliminar
  26. Concordo com a fonte segura...

    Agora toda a gente se queixa, mas enquanto o comércio está aberto preferem ir comprar a olhão por causa de 0.10€.

    Parece me que é uma grande jogada do dono da farmacia ir para o ria shoping.

    Qual será a posição da farmacia nobre sousa sobre este assunto?

    E a farmacia no Ria Shoping vai estar aberta até às 23h?

    Todos os dias da semana?

    E vai ser farmácia ou parafarmacia?

    Tennho estas dúvidas!

    Isto é uma terra com futuro?

    Melhor era abrir uma loja dos Chineses na ex farmacia de pechão, sempre tinha banha de cobra que tratava muita maleita.

    Florbela Espanta

    ResponderEliminar
  27. O Zéca nada pode fazer para impedir a Farmacia de sair de pechão pois os alvarás das farmacias são concelhios o que permite ao titular do alvará deslocar o seu negocio dentro do concelho.
    Mas o facto é que quando foi atribuído este alvará ele só foi concedido porque o núcleo habitacional de Pechão tinha mais de 3000 habitantes e a Farmácia mais próxima éra a Farmácia Olhanense que fica a mais de 4km de Pechão.

    ResponderEliminar
  28. Eu acho que existem uma série3 de condicionantes que impedem a transferência da Farmácia de Pechão para o ria shopping.
    Vejam o que diz o artigo 16º da portaria 136-A/99

    http://www.oasrn.org/pdf_upload/portaria_136_A_99.pdf

    ResponderEliminar
  29. Portaria n.º 936-A/99 de 22 de Outubro
    Estabelece as regras e condições de instalação de novas farmácias, bem como as
    aplicáveis à transferência de farmácias. Revoga as Portarias n.º 806/87, de 22 de
    Setembro, e n.º 325/97 de 13 de Maio.

    no 16º podemos ler as condições necessarias para que possa haver uma ransferencia de local

    16.º
    Transferência de farmácia
    1 - Sem prejuízo do estabelecido nos n.ºs 2.º e 3.º do presente diploma, poderá
    ser autorizada, por deliberação do conselho de administração do INFARMED, a
    transferência de farmácia, dentro do mesmo concelho, excepto quando estiver
    aberto concurso para instalação de nova farmácia no local para onde a
    transferência é requerida.
    2 - A farmácia não poderá transferir-se antes de decorrido o período de cinco
    anos, contado a partir da data de emissão do alvará.
    3 - Sem prejuízo do previsto no ponto anterior, sempre que seja formulado um
    pedido de transferência de farmácia, o INFARMED fará publicar um aviso na 2.ª
    série do Diário da República, podendo as farmácias do mesmo concelho requerer
    a sua transferência para o mesmo local, no prazo de 30 dias após aquela
    publicação.
    4 - A autorização de transferência de farmácia só pode ser concedida após
    parecer, a emitir no prazo de 15 dias, de uma comissão de avaliação constituída
    por três membros, dois nomeados pelo conselho de administração do INFARMED,
    um dos quais presidirá, e outro nomeado pela Ordem dos Farmacêuticos.
    5 - Quando tenham sido formulados dois ou mais pedidos de transferência, a
    prioridade será definida pelos seguintes critérios:
    a) Maior proximidade entre o local da farmácia a transferir e a área ou localidade
    para onde se efectua a transferência;
    b) Em caso de igual proximidade, terá preferência o requerente que for
    proprietário de farmácia há mais tempo.
    6 - O processo de transferência deve ser deliberado pelo conselho de
    administração do INFARMED no prazo máximo de 120 dias após a recepção do
    respectivo pedido.
    7 - A abertura de farmácia transferida ao abrigo deste número está sujeita a
    vistoria, nos termos do n.º 13.º, e ao averbamento no respectivo alvará.

    ResponderEliminar
  30. acham que desde que o leal queira as leis não são passadas a ferro e deitadas numa gaveta?
    neste país as leis só são para ser cumpridas pelos cidadãos comuns.ou seja pelo zé povinho

    ResponderEliminar
  31. Caros amigos,
    Tenho acompanhado este assunto com especial interesse, porque me interesso enquanto habitante de Pechão (ainda que ocasional), porque sou farmacêutico e também porque tenho estado em contacto com pessoas da nossa aldeia que estão preocupadas com a esta situação.
    Obviamente, a Arlapa é uma das minhas principais fontes para me ir mantendo informado.
    Atenção que a legislação que o comentador marreco refere já não está em vigor.
    O anterior governo (PS) na fobia pela liberalização da propriedade da farmácia, liberalizou também as transferências de farmácia no mesmo concelho.
    Quer isto dizer que, tal como está acontecer em muitas zonas rurais do nosso país, é totalmente legal a transferência da farmácia de Pechão para outra localização no concelho de Olhão. Claro que, se tivéssemos entidades reguladoras mais activas, esta situação deveria dar lugar à abertura de novo concurso para atribuição de uma alvará para uma farmácia na freguesia de Pechão.
    Mais uma nota, podem existir farmácias nos espaços comerciais, tipo RiaShopping, desde que a farmácia tenha uma entrada/acesso directa para o exterior para os serviços nocturnos. É a partir deste ponto que se calcula as distâncias que a legislação refere.
    Já me alonguei muito, mas se quiserem mais algum esclarecimento escrevam que tentarei responder.
    Saudações,
    João Norte

    ResponderEliminar
  32. Obrigada João pelo teu esclarecimento. Tão oportuno como necessário

    ResponderEliminar
  33. Será mesmo legal uma farmácia no Ria Shoping? então e as distâncias entre farmácias? e a distância entre farmácias e o centro de saude?
    para já não referir e muito bem como diz o João Norte, o acesso á famácia dentro do ria shoping,quando esta se encontrar de serviço durante 24 horas.

    ResponderEliminar
  34. João

    Um abaixo assinado da população pode ajudar alguma coisa?
    Em caso afirmativo quantas assinaturas serão necessárias?

    Carla

    ResponderEliminar
  35. Amigo João Norte, em que diario da républica está a publicação da revogação da portaria 936-A/99 ou qual a portaria que a veio substituir.

    ResponderEliminar
  36. Obrigado João pela tua informação pois defacto a portaria 936-A/99 foi revogada pela portaria 1430/2007 que no que concerne á transferência de farmácias diz no artgo 29º capitulo III o seguinte

    Artigo 29.º
    Impossibilidade de transferência e de instalação
    Desde a decisão de aptidão, prevista no n.º 1 do artigo 24.º, até ao termo do prazo para abrir a farmácia ao público, previsto no n.º 7 do artigo 27.º, são indeferidas, por inaptidão do local para a abertura ao público, a transferência e a instalação de novas farmácias que, em relação à nova localização da farmácia que se pretende transferir, conduzam à violação das regras da distância previstas nas alíneas b) e c) do n.º 1 do artigo 2.º

    ResponderEliminar
  37. Depois de ler a portaria 1430/2007 fui ao site do INFARMED procurar a deliberação que autoriza a transferência da Farmácia de Pechão para o Ria Shopping e não encontrei nada o que encontrei foi a delideração 20/2009 que não autorizava a transferencia da Farmacia Picoito para o mesmo Ria Shopping
    Deliberação 20/2009

    ResponderEliminar
  38. Para a Floripes:
    - É legal uma farmácia no Riashopping desde que cumpre as condições legais para uma farmácia. Tem que garantir um acesso pelo exterior para as noites de serviço. Cerca de 90 dos grandes CComerciais já têm farmácia.
    - As distâncias a cumprir são as seguintes (a contar do local de acesso exterior: - Distância mínima de 350 m entre farmácias, contados, em linha recta, dos limites exteriores das farmácias;
    - Distância mínima de 100 m entre a farmácia e uma extensão de saúde, um centro de saúde ou um estabelecimento hospitalar, contados, em linha recta, dos respectivos limites exteriores, salvo em localidades com menos de 4000 hab.

    Para a Carla,
    Infelizmente pouco se pode fazer para impedir esta situação. Volto a dizer que não é caso único em Portugal.
    O abaixo assinado tem o efeito de manifestar o desagrado da população em relação a uma alteração da legislação que tem permitido estas situações. Claro que o descontentamento num concelho/freguesia que é da mesma área política do governo tem o seu efeito...mas sempre muito reduzido nesta matéria.

    Espero ter ajudado.
    João Norte

    ResponderEliminar
  39. quem autorizou foi fazer essas medidas? se foi com que fita métrica é que mediu?só se foi com uma fita métrica dos chinese e em vez de metros mediram pés.
    é que já vi tanta coisa que não me admiro que quem mediu não soubesse medir ou se "enganasse".

    ResponderEliminar
  40. pechão viveu tantos anos sem farmacia não vejo aqui um grande problema para tanto alarido visto saber que a maioria dos habitantes de Pechão trabalham em Faro e Olhão e ate lá acabam por fazer as suas compras e mais, a farmaçia olhanense ou a nobre estão a 5 min de Pechão!! não posso deixar de me aperceber que a farmacia está diariamente ás moscas, não deve ser de todo façil gerir um negoçio sem rentabilidade perante o seu valor de investimento e tendo em conta que há cinco anos os donos da farmacia de Pechão e em respeito aos habitantes de Pechão instalaram a mesmo no centro da freguesia ,tendo literalmente outras opções mais rentaveis, situação que aconteceu na freguesia de Quelfes em que a farmacia foi instalada na chasfa e não no centro da aldeia como seria justo tendo em conta o concurso que foi levado a cabo em 2005 que referia a abertura de uma farmaçia nestas duas freguesias. julgo que nessa altura Pechão teve um presidente competente, agora penso que o nosso presidente não poderá fazer muito pois a situação não depende de si..

    ResponderEliminar
  41. O Drº António Segundo quando abriu a farmácia em Pechão foi unicamente com a ideia de ganhar o alvará pois já nessa altura se falava que a legislação iria mudar, conformeo João Norte menciona.
    Puro opurtunismo e os lobies partidários a movimentarem-se.

    O Observador

    ResponderEliminar
  42. Gostava de saber qual é a posição do Presidente da Junta eda Assembleia de Freguesia sobre o assunto.
    Ainda não vi nem ouvi nenhumdos nossos representantes se manifestar.
    Será que não seria de se fazer uma Assembleia Extraordinária para se ficar a saber da boca dos responsaveis pela nossa freguesia a sua posição sobre o assunto ou/e as movimentações que tem feito para que a farmácia não encerre.
    Julgo que a população tem o direito de saber.

    MJG

    ResponderEliminar
  43. será que fazendo uma assembleia extraordária podiam colar uns panfletos a convidar a população a assistir já que é de interese da mesma? ficamos á espera da vossa compreenção Micas

    ResponderEliminar
  44. O Zéca foi eleito como Presidente de Junta pelo PS e por isso em vez de defender os interesses da população de Pechão defende os interesses dos protegidos pelo PS, e por isso amigos nada se vai fazer para que a Farmacia fique em Pechão.

    ResponderEliminar
  45. marreco aqui o pai vai resolver o teu problema e o problema da restante população um serviço de entregas ao domiçilio de medicamentos para isso vou pedir a colaboração aos amigos motares que achas''??

    ResponderEliminar
  46. amigo marreco

    com essa azia que tem ao zeca, esse tipo de comentários só lhe dá trunfos. fale de coisas concretas e não de filmes que só passsam na sua cabeça.

    Heitor

    ResponderEliminar
  47. O problema não é meu, eu morro em Olhão; os Motards de Pechão poderiam de facto prestar esse serviço a população de Pechão seria uma forma de agradecer ao Zéca e ao Leal as facilidades concedidas para a realização da demonstração de freestyle por ocasião do seu primeiro aniversario.

    ResponderEliminar
  48. Eu não tenho azia nenhuma ao Zéca, apenas constato que ele está literalmente de mãos atadas.
    Politicamente falando o Zéca é apenas um pião pois desde que entrou para politica como presidente de junta ainda não passou disso, mas o Zéca a nivel profissional tem tirado dividendos pelo o facto de estar na politica, e é para não perder esses dividendos que o Zéca não faz nada que possa aborecer os mandantes do PS. Espero que tenha conseguido entender o meu raciocino.
    E mais uma vez afirmo nada de pessoal me move contra o Zéca.

    ResponderEliminar
  49. já entendi o teu problema da farmaçia sair de pechão é que com essa dor relativamente ao zeca certamente vais ter falta de ums voltarenes para conseguires dormir porque se não essa dor nao passa. e já agora se o zeca é apenas o pião tu serás o que? e mais se és de olhão mete-te atento porque este blog e para gente de PECHAO por isso os favores do zeca e do leal ralativamente ao GMP não te dizem respeito
    beijinhos querido
    C R O M O DIPECHÃO

    ResponderEliminar
  50. coisas concretas? tapem os buracos de pechão e arranjem as condutas de esgotos que estão partidas há mais de 3 anos e que vão despejar à ribeira.originando cheiros nauseabundos em Pechão.desviem o transito dos camiões e acabem com substituam as lombas malucas por lombas legais,ou porque não sinais luminosos, com censores de velocidade?

    ResponderEliminar
  51. A CMO e a JFP têm ajudado os motards como tem ajudado o clube ou o clube de caçadores. É no concelho de olhão e é em todo o lado. se não fossem essas ajudas metade dos clubes já não existiam.

    nada de move contra o zeca mas afirmas que ele não vai defender os interesses da população. isso é uma barbaridade. eu sei que ele tem feito tudo para resolver a situação e está chateiado como qualquer cidadão de pechão. falas sem conhecimento de causa e dizes coisas irresponsaveis

    zé da gaita
    1º era a velocidade dos carros dentro de pechão.
    puseram as lombas e o transito acalmou, a maioria das pessoas está satisfeita. agora vens falar em lombas malucas?
    sabes a maioria das pessoas de pechão prefere quem não tapa buracos, quem não arranja
    as condutas á 3 anos e quem nãp desvia os camiões, do que quem só sabe criticar, ofender e não apresenta soluções. o resultado das eleições autarquicas em pechão saõ a melhor resposta a pessoas como tu. é pena é ainda não teres aprendido a lição.

    J.T.

    ResponderEliminar
  52. No outro dia quando passeava pela rua 25 de abril, reparei que na montra da farmácia onde avio os medicamentos da tensão estava escrito OOF OOF OOF, e pensei cá com uns meus botões, a vizinha tem mesmo razão... a farmácia vai mesmo fechar! Depois comentei com a minha netinha que me esclareceu que não era OOF OOF mas COF COF... sabem-me explicar o que isto quer dizer... que ela não soube!

    Vó Anica

    ResponderEliminar
  53. pois mas parece que a maioria,mais ano menos ano vai à vida, por não arranjarem os burracos,por não arranjarem as condutas de esgotos, que nos afectam por não arranjarem a ETAR de Belamandil,pois só que mora lá sabe o que é respirar o ar impestado de odor a merda,se o J.Ttivesse a habitação ao ladoda ETAR poente de Olhão como eu, de certeza não falava assim.
    se partisse a gante de seu carroao passar pelos burracos de Pechão,e se aleijasse e fosse parar ao hosiptal,como um familiar meu de certeza não elogiava, que não tapa uns miseros buracos na via publica.

    ResponderEliminar
  54. O que é que o Amigo André entendeu? Como já lhe disse nada me move contra ele e eu proprio no lugar dele talvez tivesse a mesma atitude. O problema é que o Zéca foi eleito Presidente da Junta de Freguesia de Pechão e como tal deveria ser o primeiro interessado na defesa dos interesses da população de Pechão, mas para não perder nenhuma das mordomias que tal posição lhe confere perfere assobiar para o lado como se nada disto fosse com em vez de agir.
    Neste Blog já algumas personalidades tem sido atacadas pessoalmente e tem reagido e respondido com argumentos mais ou menos validos em nome proprio (exemplos: Osvaldo Granja, Vladimiro Carromba, Marco Guita.....) mas quando é o Snr Presidente da junta de freguesia a ser atacado nunca lemos aqui nada em seu nome o que lemos é os comentarios de uns quantos lambe-botas a tentar justificar o injustificavel numa defesa acerrima da idoniedade do Snr Presidente.

    ResponderEliminar
  55. Amigo André eu próprio politicamente falando sou muito menos que 1 pião sou apenas e nada mais que 1 voto.

    ResponderEliminar
  56. Caro Marreco

    Pelos seus comentários parece-me uma pessoa inteligente e nunca pensei que conseguisse descer tão baixo ao chamar lambe botas a quem apenas pensa e dá voz á maioria dos eleitores de Pechão. Será que quem votou no Zeca são lambe botas?

    J.T.

    ResponderEliminar
  57. amigo marreco talvez o sr .presidente se manisfeste aqui em sua defesa mas como anónimo porque não tem a coragem das pessoas que mencionou e tem razão tambem tem uns bons lambe botas Olivia Palito

    ResponderEliminar
  58. o meu caro marreco consegue dizer-me o que tem feito por PECHÃO? A.GUERREIRO

    ResponderEliminar
  59. Amigo André como já lhe disse antes Pechão não é problema meu, no entanto já tenho contribuido com algum dinheiro para a realização tanto da Festa de Pechão como para o Festival do Folar. Como já lhe disse tambem não tenho nada de pessoal contra o Zéca, o que me aflige é este sistema politico em que quando andam na caça ao voto todos os politicos, desde a CDU até ao CDS não esquecende nem o BE o Ps e o psd, nos prometem mundos e fundos e dpois de eleitos não cumprem aquilo que prometeram e bastantes vezes fazem precisamente o contrario daquilo que prometeram, parecendo que estão gozando com quem os elegeu e ainda porcima são reeleitos com novas promessas que voltam a não cumprir.

    ResponderEliminar
  60. ok obrigado pelo dinheiro investido com esta crise alguem de bolso aberto já é de louvar cumprimentos!! a conversação esta a destuar-se do sentido a que se destina esta pagina.

    ResponderEliminar
  61. Marreco
    Essa conversa já faz sentido e eu assino por baixo.

    J.T

    ResponderEliminar
  62. Marreco a presidente da junta de Freguesia de Pechão, o homem até tem dinheiro para invertir nna ETAR,nos caminhos etc etc se calhar, segundo cosnta a junta não tem dinheiro para isso.Mas já me disseram que o Mareco não está inscrito em Pechão como muitos outros que moram lá naquela zona do Belomonte.O homem parece cego, então que mais pode fazer o Zeca a não ser pressão junto da camara para resolver o problema da ETAR,isso é assunto para a juntar resolver,como,a junta tem um homem nos caminhos não dá para mais.Os buracos são tapados a seu tempo,voce sabe que os da Ria Formosa não deixaram asfaltar o caminho tal como estava programado,acha que a culpa é da Junta ou da Camara, voce é que escolheu o sitio errado para morar tá bem.MALDONADO

    ResponderEliminar