segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Artistas




Em transito por Olhão, não consegui ficar indiferente a este graffiti. Nada comparado com os gatafunhos no recanto espiritual do Pechanense, nem com os borrões que os “artistas” de Pechão fizeram na parede da Maria Lucinda.

Não sei se o cognome “Índios”, para designar este bairro social, advém da capacidade de resistência e bravura dos seus moradores, ou, uma analogia metafórica entre a reserva indígena, e um gueto.

A verdade é que convêm não interromper o grande chefe Touro Sentado, em plena regressão duma viagem xamânica, ou importunar o sofrimento da Matriarca a redimir-se pelos quinhentos anos de exploração. Fico com a dúvida, da expressão da Indiazinha: sorri, chora, ou simplesmente faz uma careta?

Espero que os autores da imundície na parede da Maria Lucinda aprendem alguma coisa com estes artistas urbanos. Quando quiserem praticar, posso facultar-lhes as paredes do meu galinheiro. Eu não me importo, e as galinhas vão adorar.

Ahow irmãos!

14 comentários:

  1. artistas desprezados pelo presidente da CMO, que lhes negou o apoio, para a execusão desta obra de arte.
    o motivo não sabemos mas uma coisa é certa o bairro dos indios há anos que precisa de pintura,e se a CMO não tem dinheiro para esta obras (embora tenha para gastar 150 000€ em queima de fogo de artificio na passagem do ano),podia pelo menos apoar quem quer decorar as paredes do seu bairro com estas obras de arte.
    ou a negaçao do presidente leal a esta obra, foi porque estes artistas em campanha eleitoral, fizeram pinturas para o B.E. e para a CDU?
    responda quem souber o que eu sei é que o presidente lhes negou qualquer tipo de apoio e eles pediram.

    ResponderEliminar
  2. A CMO não tem dinheiro para pintar o Bairro dos Indios, mas antes das eleições autarquicas teve dinheiro para distribuir baldes de tinta pela população.

    ResponderEliminar
  3. ó anónimo antes das eleições o dinheiro abundava,era preciso era conquistar votos, agora a torneira secou,pois só temos eleições daqui a pouco menos de 4 anos.

    ResponderEliminar
  4. O que sei é que quem pintou "os Índios" veio de Lisboa,não falou com o ninguem da Cãmara fizeram o seu trabalho e regressaram a a casa. Parece que não estamos a falar dos mesmos rapazes.

    Será que os baldes de tinta que foram distribuidos foram utilizados? será que os moradores tratam bem das suas casas e do bairro? será que as praticas ali feitas são legais? será que o leal é um demónio e os moradores uns anjinhos? é dificil admitir e repartir culpas quando estão obececados em radicalizar as coisas.

    João Justo

    ResponderEliminar
  5. Caríssimo Sr. João Justo, meus senhores,
    Porque inventam coisas e postam aqui como se fossem verdades supremas???
    Quem pintou "Os Índios" no B.D.I. foi SEN (com ajuda claro!), artista local, não um qualquer "artista" de Lisboa. Olhão é, cada vez mais, a capital do grafitti, e temos, de uma vez por todas, de reconhecer os nossos valores e ajudá-los a se afirmarem, qualquer que seja a sua expressão artística.
    Relativamente aos moradores, nos quais me incluo desde que me conheço, não somos todos um bando de criminosos, malfeitores, nem sobrevivemos todos de forma ilícita.
    O B.D.I. é um bairro social, onde reside muita gente, que apesar de pobres ou modestos, são gente boa, trabalhadora e que, desde sempre, se habituou a(sobre)viver por entre enormes dificuldades.
    Este tipo de iniciativas, de embelezamento, através da arte urbana do grafitti, de um bairro que há muito, está esquecido pela nossa autarquia. Mas isso, provavelmente só quem lá vive é que sabe!

    ResponderEliminar
  6. Pois os Meus Parabéns ao SEN!
    Fiquei muito impressionado com a sua expressão artítica, não sabia que Olhão tinha tamanhos valores nesta arte!
    Mais uma vez a minha admiração!

    ResponderEliminar
  7. Caro Mike

    O que me foi transmitido por um dos artistas foi que vivia no Cacém. Se é de Olhão não o conheço.Quanto no bairro viveram pessoas de bem, acredito e eu mesmo conheço e sou amigos de muitas dessas pessoas. Não há regra sem expeção. E muitas vezes paga o justo pelo pecador. O que quero dizer é que a fama que o B.I. tem não é por ser habitado por gente boa e honesta. Não é por acaso que é o bairro mais temido em Olhão.

    Quanto ao sr. do "embrulha"fique sabendo que eu gosto de trocar ideias e argumentos para esclarecer e ser esclarecido. E esse tipo de linguagem mais parece daqueles que dão má fama ao bairro

    joão Justo

    ResponderEliminar
  8. O joão Justo deve pertencer ao clã do leal, ou seja do PS, por isso é que ficou tão incomodado.
    É muito triste antes das eleições prometerem mundos e fundos e depois só se lembram dessa mesma gente 4 anos mais tarde.
    É a lei da vida, em olhão e em todo lado.

    Obrigada Sen LDA por nos mostrares a tua arte.

    Nota: Não há dinheiro para pintar o BDI mas houve milhares de euros para fogo de artificio. Que tristeza.

    Maria Injusta

    ResponderEliminar
  9. nem para pintar o BDI, nem arranjar as estradas e ruas que com as chuvas ficaram todas numa lastima.
    ao pé da creche da stª casa em Olhão no meio da estrada há mais de 1 mês que a estrada tá partida e limitaram a jogar alcatrão e a por placas no meio da estrada.
    que raio de gestão de emergências tem a CMO?ou ficam sentados nos gabinetes ,há espera que os burracos se arranjem, por obra e graça do espirito santo?

    ResponderEliminar
  10. Até parece mentira... Mas é verdade!
    Perante toda a grandiosidade de uma obra como esta, e os comentaristas, só o que lhes aprás discutir, é se alguem é do "clân do Leal"?
    Tenham mas é respeito e curvem-se perante o grande atista que pintou esta obra! Vaiam até ao local, e se tiverem um pouco de sensibilidade, vão-se arrepiar, perante o turbilhão de sentimentos, que emana destas imagens!

    ResponderEliminar
  11. Hó Dona Arlapa, não seja tão mazinha!
    os meninos bem podiam usar um pouco de estímulo! acho que a senhora só está a puxar a brasa à sua sardinha, o que a srª. queria era o galinheiro pintado, para ver se as galinhas,contentes, punham mais ovos!

    ResponderEliminar
  12. Se for igual aos borrões com que sujam as paredes de Pechão, desconfio que as galinhas assustam-se, e nunca mais vão pôr ovos

    ResponderEliminar
  13. Vejam AQUI a elaboração do do mural

    ResponderEliminar