sábado, 2 de janeiro de 2010

Manutenções


Chegou a Pechão usada e cansada. Fizeram-lhe uma cirurgia plástica e bordaram-lhe a grená as letras que lhe deram alma. Já calcorreou tantos quilómetros, que rivaliza com os percorridos por todos os seus passageiros. De vez em quanto recusa-se a prosseguir. Parece morta. Mas logo ressuscita, mais enérgica que nunca. Graças a mentes precavidas.Apesar do esfregar de mãos dos sucateiros e de certidões de óbito anunciadas,  mantêm-se a acarretar os atletas que nos aquecem o coração. Uma carrinha com história, e muitas estórias para contar. Ai se ela falasse!

Ao invés, o seu colega ao lado chegou novinho em folha. Apesar de fazer parte das nossas rotinas, muitas vezes é vítima de indiferença e muita crueldade, sem sabermos bem porquê. Desamparado, sem protecção, nem cuidados, dá nas vistas pelas piores razões. A continuar assim, ou mãos hábeis fazem-lhe um facelift, ou acaba no sitio onde transita o seu recheio. Na lixeira. Sem que antes, as tábuas que o revestem ardem na lareira de uma alma mais friorenta.

13 comentários:

  1. Dois bons motivos para deixar no ar algumas questões que gostava que alguém esclarecesse.
    A 1ª penso que a D.Arlapa, se está a referir à carrinha do C.O.P.
    Se assim for penso que é caso para deixar no ar algumas questões: 1º que critérios utiliza a CMO para apoiar os clubes desportivos do concelho,tanto a nivél de compensações financeiras, como ao nivél dos transportes,para os atletas do concelho?
    será pelo Nº de atletas federados? será pelas provas disputadas? será pelos resultados?ou será pela amizade e fidelidade dos presidentes dos clubes desportivos,com o presidente da CMO?
    No 2º caso penso que a D.Arlapa se refere ao molok,pois a minha opinião é que esses moloks estão mais que ultrapassados sendo focos de maus cheiros pois a maior parte deles passam-se dias que não são recolhiso e os cheiros nauseabundos que deles exaltam,não são dignos da época em que vivemos.
    basta dar uma volta pelo pais e vermos que os moloks são coisas do passado e que o que se faz desde há muitos anos são as chamdas ilhas ecologicas,muitos mais higiénicas,e mais ecológicas,pois dá para separar os lixos.
    Não me venham agora dizer que a CMO não tem dinheiro,pois ainda na passagemn do anos queimaram mais de 150 000 euros em menos de 15 minutos.e já o ano passado foi o mesmo.
    O que a CMO deve fazer é zelar pelos interreses das populações, e o que toca ao desporto e ao saneamento são dois pontos de grande interrese,para o bem das populações.
    ou estarei enganado?
    Bom ano para a D.Arlapa e para os seus leitores.

    ResponderEliminar
  2. floripes - não discuto os seus argumentos mas por muita razão que tenha, não dá o direito aos seus utentes de atirarem em vez de colocarem monos e lixo solido contra o molok, despejarem lixo a granel atirarem a tampa para o chão e outras crueldades (como diz a arlapa). uma coisa é o molok estar ultrapassado outra é algumas pessoas não terem o minimo civismo.

    ResponderEliminar
  3. e a CMO tem civismo, em gastar o nosso dinheiro em festas e festarolas, e deixar as estradas esburacadas pondo assim a vida das pessoas em perigo?

    ResponderEliminar
  4. E as outras câmaras não fazem o mesmo? deve-se criticar é o governo que deixa esta pouca vergonha continuar. Falta definir prioridades, e pensar mais nas pessoas do que na imagem.

    Ti João

    ResponderEliminar
  5. E também não seria o mau tempo a fazer das suas?

    ResponderEliminar
  6. Actualmente as ruas da Aldeia de Pechão parecem ser aquelas de uma qualquer aldeia da Palestina depois de um riad da força aétea Israelita, tal é o numero de crateras.

    ResponderEliminar
  7. mó esta malta ta toda revoltada ma porque que na fazem como o descansado do guerreirinho e outros fizerem! lutem contra os bandides pa defenderem o direito do povo mó parentes na tejem parades

    ResponderEliminar
  8. oh marreco, cuidado ainda cais numa dessas crateras e depois custas a sair. com tantas crateras, trincheiras, etc... verdadeiro estado de guerra.

    ResponderEliminar
  9. então é por as outras câmaras fazerem o mesmo que ,o que a CMO faz está correcto?
    é correcto as ruas de pechão e o caminho do Moleiro estarem todas esburacadas?e é como diz o Marreco,Pechão mais parece a Palestina.
    mas onde é que eu já li isto?

    ResponderEliminar
  10. Que saudades do tempo em que quase não havia lixo!
    Os restos de comida dáva-se ao cão, ao porco, e às galinhas, aguas sujas e detritos, jogava-se para o quintal para fertilizar a terra e produzir mais couves e alfaces as garrafas, lavavam-se para ir de nôvo à venda buscar o vinho, o azeito, eo vinagre. Sacos de plastico, eram muito raros,e como custavam caros , não se deitavam fora! Roupas eram de boa qualidade, duravam muito, e quando se rompiam remendavam-se raramente iam parar ao caixote do lixo todas as casas tinham uma cova a trás que comportava todo o lixo de um ano, quando chegava a altura de semear as favas, ia-se então a cova retirava-se todo o lixo que já se encontrava curtido e deitava-se na terra fertilizando-a, e reciclando os nutrientes para serem absorvidos de nôvo, pelas favas e ervilhas e depois pelo ser humano.
    Hoje... Bem hoje toda a gente sabe como é!

    ResponderEliminar
  11. Ó marreco não exagere. a chuva e o temporal tambem t~em dado uma ajuda

    ResponderEliminar
  12. e a falta de conservação não faz nada?
    quantos dias vamos esperar para que remendem os buracos ? sim remendar, pois não estou a ver fazerem obras de fundo, nem desviarem o transito pesado do centro de Pechão.pois disso nimguém fala.

    ResponderEliminar