Foto amavelmente cedida pelo Paulo Murta
Anuindo a uma sugestão do Prof. Tenazinha, o Vinevaldo Charneca, e o Eduardo Gago Ângelo, foram os impulsionadores deste projecto. O conceito de uma Secção de Atletismo começou a ser moldado em finais de 1978. Tendo ganho consistência e legitimidade em 1979. O Zeca (Custódio Moreno) foi o eleito para liderar e dinamizar a Secção. Visando como factor imediato e prioritário proporcionar aos jovens de Pechão, uma actividade desportiva (nova na Aldeia) como ocupação dos tempos livres.
Foi um Zeca motivado e entusiasmado, que assumiu a liderança do projecto como treinador e coordenador. Foram catorze anos de dedicação e labuta, laureados com títulos, recordes e troféus, mas foi, sobretudo a forma positiva como agitou, e aproximou a juventude do C.O.Pechão. Sendo justamente reconhecido como o grande mentor do Atletismo em Pechão.
Pechão é neste momento a freguesia de olhão com mais tradições e resultados no atletismo.
ResponderEliminarNão sei quem serão os próximos candidatos á junta de freguesia de Pechão,mas como olhanense que sou,e porque penso que o desporto é uma das bases importantes na educação sã e saudavél da nossa juventude.propunha que todos os partidos concorrentes à junta de freguesia de Pechão colocassem no seu programa uma pista de atletismo a construir, na freguesia de Pechão.
em virtude do nosso concelho ter assistido recentemente, à destruição de uma pista construida há cerca de 30 anos,com dinheiros do estado.
Floripes
Os impulsionadores do projecto do Atletismo fizeram-no porque, no momento de dar vida ao que tinha sido o seu manifesto de candidatura aos corpos sociais para o desenvolvimento do CLUBE,passando pelas modificações na sede,WC's,Bar,Gabinete de Direcção,Gabinete para as Secções, palco e arrecadação,mantendo as instalações encerradas cerca de 8 meses.Foi então decidido e executados os planos de acção,passando pela dotação do Clube dum estatuto,abarcando a área desportiva,cultural e recreativa, afim de dotar o COP de personalidade juridica,participar e inscrever atletas nas Federações Nacionais de todas as modalidades e, como o atletismo, considerado desporto de rua, foi o primeiro a ser lançado, tendo sido escolhido,com seu consentimento, o ZECA, que foi frequentar curso de dinamizador para o efeito, em FARO.Fora lançado as matinés,a grande fonte de receita para o sustento das actividades programadas e, como os sócios se encontravam divorciados do CLUBE, poucos ou nenhuns pagavam quotas,foi pela 1ª vez comemorado o 30º aniversário do CLUBE, na propria sede, tendo os tachos com a caldeirada sido confeccionada num restaurante que havia em Olhão chanado CASARÂO. Lembram-se disto. Foi o inicio, depois tudo foi facil. havia dinheiro, não eram subsidios, o dinheiro que começou a vir da junta 7,500 escudos era para a cultura.Depois foi tudo facil, fedral uma equipa de futabol para disputar o distrital, responsabilizar pessoas jovens pela dinamização dos projectos, veio o ciclismo a mesma coisa, a pesca igual os pauliteiros foram rectivados a marcha activada e mais tarde havia de surgir as danças.Haviam outros projectos em mente que entretanto voaram para fora da freguesia( a dança dos velhos era de Pechão) o Sr Norberto é que o levou para Quelfes.Por agora fico por aqui posso continuar noutra altura se for caso disso.EVANGELISTA
ResponderEliminarHá um mes atras quando aqui vim espreitar, deixei aqui umas dicas sobre o que foi a renovação do Clube nos finais dos anos 70, eu sempre ouvi dizer que mais faz quam quer do que quem pode, na verdade todos temos a nossa vida,mas nesses tempos embora com as nossas vidas bem ocupadas, ainda arranjava-mos tempo para dispensar ao Clube, estava-mos em todas as frentes,aquilo que é hoje a zona desportiva já nessa altura era uma das nossas prioridades, faltava-nos o melhor que era o apoio da autarquia. Se se lembram, quando foi lançado o atletismo em Pechão, foi-o também em Olhão,Moncarapacho,Faro,Estoi,Fuzeta.O próprio Olhanense criou uma secção de atletismo.No concelho de Olhão apareceram do pé para a mão 7 ou 8 equipas de atletismo, em Faro igual, hoje parece-me que só existe o Pechão e ainda bem.A pista surgida em Olhão e agora destruida, foi na generalidade para servir os clubes que no concelho estavam iniciando-se na prática do atletismo,mas depressa se verificou que era uma moeda falsa, nada tinha a ver com a efectividade,depressa todos desapareceram tendo só ficado o Pechão e o Maritimo que também pouco tempo depois desapareceu em termos de atletismo. Daí o facto que já nessa altura se ter reevindicado a construção da pista de atletismo em Pechão porque já haviam bens indices de resultados pelos atletas do Oriental, a própria Cristina Norte, participou num meeting na pista de Alvalade.Isto tudo para dizer que a Pista de atletismo para Pechão será sempre bem vinda e ela trará mais juventude interessada na prática dessa modalidade desportiva. No futebol lembro que foi com muito sacrificio que conseguimos federar uma equipa na altura.Até parece que foi quando os animais falavam, já lá vai tanto tempo mas, segundo me deu para observar,foi tudo desmantelado porque os jogadores na altura já poucos eram de Pechão,mentalidades, os jogadores terem que ser de Pechão.Há equipas que jogam no nacional que muitas das vezes não teem nenhum portugues em campo.Por agora fico por aqui.EVANGELISTA
ResponderEliminarnau mtem nada a ver com a história do atlestismo
ResponderEliminar