sábado, 12 de setembro de 2009

A propósito de rezas




No auge da minha juventude por necessidade, e curiosidade, comprei “O Verdadeiro Livro de Benzeduras” na Retrosaria Dias. Desde logo comecei a exercitar-me afincadamente. A minha coroa de glória, foi quando transformei em poedeira - mor uma galinha estéril, que já estava na ementa domingueira. A primeira experiência em humanos foi com o meu irmão mais novo fazia xixi na cama, apliquei-lhe a reza do ezagre, côbro e fogo. Nessa noite fez cocó.


Há muito tempo que não pratico, mas tenho umas luzes de como a esconjurar o fláto nervoso, do possanto e da icterícia, mas nada parecido com a famosa Tia Lucinda Brás, do Poço Longo, que nos anos 40 e 50, exorcizava todos os males do corpo e da alma, com orações, rezas e benzeduras.

Em virtude do médico estar de férias, a recuperar de uma mágoa embrulhada na garganta provocada por uma incontinência verbal de alguns doentes, e a enfermeira a recarregar energias, o posto médico encontra-se fechado (reabre dia 28). Pensando nos crentes, e aproveitando o apoio às pequenas e médias empresas, talvez não fosse má ideia abrir um consultório de rezas e benzeduras. Quem não vai achar graça são os benzedores residentes. É que só a ideia de vir a ter concorrência, e perder o monopólio do negócio, deixa qualquer um em transe.

33 comentários:

  1. o zequinha de pechão é que tem de ir fazer umas rezas pra ver se aprende a ser mais democrata pois queria impingir 3 presidentes das mesas eleitorais em pechão,o alcindo é que não foi na conversa.
    e mandou zéquinha tomar banh e foi a sorteio os presidentes de mesa.
    sem batota o zéquinha não conseguiu meter nem um presidente daqueles que ele queria impingir,assim sendo o melhor ,é o zequinha fazer umas rezas ou ir a uma bruxa.

    ResponderEliminar
  2. Força arlapa !!! eu serei teu paciente submisso
    . e prometo seguir à risca todas as tuas prescriçôes.

    ResponderEliminar
  3. Lima, agradeço a sua preferência, mas temos de conversar e trocar opiniões sobra a sua maleita. A submissão traz muitos efeitos secundários.

    ResponderEliminar
  4. Arlapa, Gostei dessa dos efeitos secundários... são muitos e às vezes bem mais dolorosos que os males primários- Eu própria benzo e coso o "nervo torto" ; como não tenho publicidade à minha devoção, resigno-me a deixá-la em banho-maria e espero que outros ventos soprem. E parece que esta crise que aí está ajuda bastante a ter clientela para as benzeduras. Mesmo que a crise traga muitos caloteiros, há sempre os que pagam - e o trabalho tambem não é muito esforçado...
    Clarisse

    ResponderEliminar
  5. Depende! se nos submeter-mos a coisas boas os efeitos secundários nunca poderão ser maus!
    a minha maleita, é uma constante dôr na alma que teima em persistir. Acho que´só uma (bruxa
    especial) me poderia curar.

    ResponderEliminar
  6. Como eu o compreendo Lima. Realmente os efeitos secundários não têm necessariamente de ser nocivos. Mas convêm estar atentos a eles.

    ResponderEliminar
  7. Parece que quem provocou a mágoa no médico nem sequer é de Pechão.

    lelito

    ResponderEliminar
  8. como a Arlapa parece recear os efeitos culaterais(assim vai ser difìcil arranjar pacientes) vou-me virar p`rá Clarisse.- acha que me pode curar? ou oseu livro tambem foi comprado na retrosaria Dias?

    ResponderEliminar
  9. Quem provocou o médico não é de Pechão, mas o médico como boa pessoa que é não vai deixar de continuar a dar-nos consulta, por causa de uma ovelha ranhosa. Porque Médico como o Dr Manuel Trigueiros não há, nos arredores uma pessoa tão humana, e que tem a profissão ideal por favor não nos abandone e tenha mão de ferro nas suas decisões

    ResponderEliminar
  10. Amigo azinheira aquela do zéquinha foi uma das atitudes entre muitas de uma pessoa que lhe subiu o poder á cabeça e que quer passar por cima de tudo e de todos para atingir os seus objectivos mas pelo menos temos uma pessoa que lhe faz frente e que não tem medo dele porque quem não é a favor dele é inimigo ISTO É DEMOCRACIA?

    ResponderEliminar
  11. o que é preciso é continuar a dar subsidios aos aos ciganos porque eles não podem trabalhar, mesmo que armem confusão no posto médico mesmo que roubem tudo por onde passam, ameassem toda a gente que lhes fizer frente, não faz mal pois eles não podem trabalhar mas não faz mal nós trabalhamos por eles . razão tem o Paulo Portas

    ResponderEliminar
  12. Os Ciganos votam PS!
    Não sejas Cigano não votes PS!

    ResponderEliminar
  13. SÁBIO É AQUELE QUE A TUDO COMPREENDE E NADA IGNORA. DEUS NÃO IMPÔS AOS IGNORANTES A OBRIGAÇÃO DE APRENDER, SEM ANTES TER TOMADO DOS QUE SABEM O JURAMENTO DE ENSINAR.

    ResponderEliminar
  14. Então foram os ciganos?
    Ainda não compreendi muito bem, poque é que o nosso governo anda a subsidiar essa gente que tem como doutrina: não trabalhar, roubar e violentar toda a gente. o salazar é que os mantinha disciplinados.

    ResponderEliminar
  15. Parece que na reunião de feiticeiros para escolher os feiteceiros mores para as mesas, o feiticeiro "democrata" voltou como á 4 anos, a mostrar que o respeito e as regras de boa educação não fazem parte do seu programa. Já em relação aos outros as regras são para se cumprirem.

    Junior

    ResponderEliminar
  16. Tal como há 4 anos o "democrata" continua a desrespeitar os adversários politicos. Estranho como ainda não aprendeu com os erros do passado

    ResponderEliminar
  17. Sr Guerreiro da Luz
    Para aprender tem que haver predisposição para isso. Quando as crianças ciganas vão á escola e não querem nem cumprem as regras que são para todos, e são repreendidos pelos professores, vão para casa e fazem queixinhas aos pais. Estes vão ter com os profes e dão-lhe um par de tabefes quando não é pior. A partir daí deixa de ser um problema de Deus e passa a ser da policia.

    lelito

    ResponderEliminar
  18. Os ciganos votam PS?
    os ciganos votam quem lhes proporciona direitos e não exige deveres. Um dia que esta pouca vergonha acabe e lhes fechem a torneira, vão votar doutro partido que queira arranjar votos a qualque preço nem que para isso prejudique o interesse nacional.

    ResponderEliminar
  19. o pais está como está pode dar graças ao PS e PSD, o PP é um retorno ao Salazar e a CDU e o BE são comunistas que parece que naõ aprenderam com a Russia e RDA. eu por mim fico em casa cuidar das galinhas

    Desencantado

    ResponderEliminar
  20. Se não fosse o Presidente da Junta ir atrás dele o médico não voltava mais. Obrigado Zeca.

    utente

    ResponderEliminar
  21. o presidente da junta ,foi atras do médico para ficar bonito no retrato. Ou não estamos nós em campanha eleitoral? E uma graxinha; só lhe dá brilho ao taxo. Uns votos daqueles que fazem do posto médico que até é na junta de freguesia a sua ida diaria estejam doentes ou náo e como não há jardim em Pechão sentam-se lá e pensam no jardim prometido nas últimas eleições e curam-se das malezas da língua

    ResponderEliminar
  22. Da leitura deste post e dos comentarios concluo: que houve balburdia no anexo medico da junta de freguesia, e que essa balburdia foi provocada por alguem de Etnia Cigana e que devido a essa balburdia o Snr Doutor quis dar de frosques, mas que o Snr Presidente da junta foi atrás do Snr Doutor e convenceu-o a ficar, mas o Snr Doutor insistiu e foi de férias prometendo voltar no dia 28 de Setembro.
    Alguns comentadores aproveitaram este triste episodio para acirrar odio contra os Ciganos, pois quanto a min ele há culpas de todos; dos Ciganos por não saberem se comportar, do estado português que dá subsidios e rendimentos minimos sem fiscalizar devidamento, ele há culpas da administração do territoria que coloca o posto da GNR a mais de 10 kms de Pechão, ele há culpas da Junta de Freguesia que já deveria ter Seguranças afim de reduzir as hipoteses de episodios destes acotecerem.

    ResponderEliminar
  23. Como pode dizer que o presidente da Junta foi atrás do médico para ganhar votos ? é um absurdo ! se não o convencesse a voltar não tinhamos médico! tinhamos que ir para olhão!O zeca pode ter feito coisas mal(que as fez) pode não ter feito outras (que devia fazer) mas fez algumas (muitas) coisas boas para a Freguesia. Deturpar o empenhamento dele em fazer o médico regressar é de uma baixeza muito grande.Você devia ir fazer umas benzeduras pois deve ter algum espirito maligno dentro de si

    utente

    ResponderEliminar
  24. Eu acho que o médico, pode ser muito bom médico, mas como homem deixa muito a desejar, que raio de homem é esse que foje apavorado cada vez que um cigano qualquer lhe faz frente?
    no seu posto de trabalho ele deve ser a autoridade.

    ResponderEliminar
  25. Parece que não foram só os ciganos, e segundo sei era uma pratica corrente sempre das mesmas pessoas.por muito bom que o homem seja o copo vai enchendo vai enchendo e um dia transborda

    utente

    ResponderEliminar
  26. Sr Lima, quem lhe disse que o médico fugiu? Apenas não está para aguentar faltas de educação, que até nem foi de nenhum cigano. Provavelmente estava a dar mais consultas do que está previsto por bondade e abusaram. E pelos vistos o médico foi de férias, não tem direito? Voltará certamente em Outubro, porque é uma pessoa séria e não porque o Zeca foi atrás dele.

    ResponderEliminar
  27. Segundo me disseram, não foi nenhum cigano que causou todo este imbroglio com o médico.
    Agora pergunto ao anonimo de 13 de Setembro de 2009 11:06: Porque razão fez aquele comentario induzindo-me a min e outros como eu em erro?

    ResponderEliminar
  28. Não se preocupe Sr. Guerreiro da Luz que o seu comentário está perfeito.Os ciganos criam problemas todos os dias que lá vão, só que naquele dia foi uma pessoa que não sendo cigana tem o mesmo comportamento, e o médico saltou-lhe a tampa.

    utente

    ResponderEliminar
  29. Quanto a mim deve-se dar os parabéms pela situação criada, essencialmente com os ciganos, a quem na junta deixou que se criasse uma colónia de ciganos em Pchão, estiu a referir-me ao acampamento azul e em segundo lugar á falta de condições fisicas existentes no edificio da junta, para um funcionamento em condições do posto médico.

    o Observador

    ResponderEliminar
  30. Então e o médico sempre vem ou não? Parece que ja deveria ter vindo.

    Q.S.

    ResponderEliminar
  31. Parece que o médico exigiu segurança. Parece que não é só os jovens que se portam mal

    ResponderEliminar
  32. Sr. Zé Em primeiro lugar peço desculpa pelo atraso. Ninguem me disse que o Médico fugiu. O que sei sobre o assunto, é o que vem sendo relatado aqui neste post, e foi isso que eu comentei se é veridico ou não, não sei! mas se nâo fugiu imitou muito bem, porque é o que parece! Quanto à caridade do médico, acho que não é necessária, poque os contribuintes portugueses pagam mais ao serviço de saude que a maioria dos países civilizados

    ResponderEliminar