terça-feira, 15 de setembro de 2009

C.O.Pechão: 60 anos - 24 Presidentes (16)


Custódio Moreno
“ O Expansionista”




É preciso estarmos mesmo apaixonados por aquilo que fazemos”  Custódio Moreno / Gazeta de Pechão Nº6 - 1992

Cara Arlapa

Realmente tive o privilégio de liderar um grande grupo de trabalho que muito se dedicou à vida associativa e como tal será justo repartir os louros pela equipa. Este dois anos não foram propriamente dois anos... Realmente foi o colher das sementes lançadas muitos anos antes, como animador, treinador, vogal, secretário, vice-presidente e presidente.


Apostámos muito na juventude. Uma direcção muito jovem com o Murta, Mariano, Jorge Vale, Marisa, Valter Estrela, Alan Pestana, Luís Correia, todos a rondar os 20 anos ou menos, eu próprio com 27 e só o João Cesário e o Germano tinham mais de trinta. Desculpe esta introdução, mas não é de agora que apostámos nos jovens em lugares de decisão, e esta é mais uma prova que os nossos jovens têm muita responsabilidade!


Apostámos muito na Formação. Organizámos os primeiros cursos no Clube para dirigentes associativos, fotografia, teatro, construção de fantoches... Vários grupos de jovens participaram em intercâmbios com Inglaterra, fomos a França e a Cabo Verde com a nossa equipa de futebol sénior... Iniciámos em 91 o actual Campo de trabalho internacional em tendas, entrámos para o RNAJ registo nacional de associações juvenis no IPJ e o clube passou a ter apoios financeiros para conservação da sede, aquisição de equipamentos, realização de actividades, formação... O organograma do COP na altura apresentava 6 Secções: futebol, ciclismo, atletismo, pesca desportiva, cultural (Pauliteiros, Teatro, Exposições, Rádio, Biblioteca aberta de segunda a sexta, o jornal a Gazeta de Pechão, serões culturais, noites de cinema...) aliás saía todos os meses uma folha informativa... uma secção de recreio com as célebres matinés, Bailes e as Festas Tradicionais de Pechão.


Lembro que as secções desportivas todas participavam em campeonatos nacionais a excepção do futebol mas essa, nesses dois anos, obteve as duas melhores classificações de sempre da nossa equipa de futebol de 11 sénior, um 4º e um 2º lugar, este quase deu a subida de divisão. Uma secção com o director Jorge Vale e os seccionistas, Carlos Humberto, Ângelo, Osvaldo e o treinador Vítor Espanha. Dos jogadores destaco o João Paulo de Brito.


Eu acumulava o cargo de Presidente com o de treinador de atletismo, eram treinos diários, assistia aos treinos de futebol, fazia uma perninha no teatro, e na parte cultural apoiamos o entusiasmo do Idalécio Soares na feitura da Gazeta, fazíamos rádio, na “RO rádio oriental” este projecto tinha o Mariano como grande mentor e tivemos connosco a São Branco hoje jornalista da nossa praça. Nós quase que dormia-mos no clube...


O Ciclismo, como sempre com o Alcindo à frente, sendo director o João Cesário, o treinador Carlos Vitorino e o Médico o Dr. Joaquim Elias uma equipa de luxo.


No Atletismo o director e treinador era eu já com o Murta e o Valter a ajudarem, o Vítor Norte na gestão, o nosso médico era o Dr. Rui Antão, a fisioterapeuta a malograda Maria José. Os atletas da altura eram a Cristina Norte e o Vítor Vitorino entre muitos penso que mais de 50! Nesta altura tínhamos equipas de pista feminina e masculina a disputar os campeonatos nacionais da 2ª e 3ª divisão.


A Pesca desportiva começou também nesta altura, pela mão do Carlos Sousa com o apoio do Porfírio e do Avelino e conseguiram rapidamente ganhar a simpatia dos sócios do COP.


Penso que o grande trunfo desta altura foi realmente, o dinamismo, o trabalho em equipa a autonomia das secções responsabilizando-as pela gestão directa do clube, por outro lado a enorme paixão que estes jovens depositaram em todas os projectos que implementaram, deixando uma grande margem de crédito à participação juvenil em futuras direcções.


A minha exposição já vai longa espero ter ajudado, mas falar do Clube Oriental de Pechão é sempre um prazer redobrado.


Um abraço Amigo
Custódio Moreno

Era um absurdo um testemunho desta riqueza perder-se no baú das memórias. Mais que um gosto, é um imperativo divulgado. Nostalgia para alguns, motivação para outros, e um enorme orgulho para todos.

Eu agradeço, os leitores agradecem, a sua disponibilidade e entusiasmo em colorir mais uma parcela  da vasta história do C. O. Pechão.

27 comentários:

  1. Está na linha dos bons presidentes

    ResponderEliminar
  2. pode-se gostar ou não do seu estilo mas temos que admitir que fez um grande trabalho no clube

    sócio

    ResponderEliminar
  3. Quer queiram quer não, este Presidente fez um grande trabalho em prolo do Clube para bem dos Sócios tem que ser louvado com "L" grande bem como a equipa que o ajudou confirmada por ele, não diz que fez sòzinho, ele próprio louva os seus cooperantes, ninguém é insubstituível mas que ele é muito dinamissador e bate-se sobre tudo o que pensa fazer é verdade, não foi só pelo Clube, agora tem sido igual no cargo que desempenha. É bom que o trabalho dele no Clube tivesse deixado raízes em todos os desportos para bem da nossa cultura, e que os futuros Presidentes não as deixem caír e que abram novos caminhos para continuarmos com o nome do nosso Clube sempre . Um abraço. Sócio

    ResponderEliminar
  4. Considero que o Zeca foi um bom presidente e fez muito pelo clube.

    Sócio antigo

    ResponderEliminar
  5. Sabe motivar quem trabalha consigo. Deixou marca no clube. gostei de trabalhar com ele.

    ex vogal

    ResponderEliminar
  6. Foi o Zeca que levou o nome do clube para além do algarve, bem dado o nome de expancionista

    ResponderEliminar
  7. Um verdadeiro maluco pelo atletismo e pelo Clube Oriental de Pechão, fui atleta dele agradeço-lhe muito o que aprendi com ele. Hoje não fumo posso agradecer muito a ele, hoje sei dar o valor aqueles sermões que ele nos dava depois dos treinos.Bons tempos passados no atletismo o Zeca era como um irmão mais velho.

    ResponderEliminar
  8. No Clube iniciou a sua carreira politica.
    Já aí se via que o homem tinha pinta para vir a tornar-se o grande lider que é.
    Utilizava o seu carro nas deslocações com os atletas, mas era o Clube, e bem que lhe pagava a gasolina, enquanto que os outros diretores e seccionistas a pagavam do seu bolso.
    Foi o principio di fim da carolice no Clube.
    A partir daí tudo mudou, começou a famosa era dos subsidios...

    O infiltrado

    ResponderEliminar
  9. essa teve muita pinta amigo infiltrado

    ResponderEliminar
  10. Se o Clube pagasse a gasolina a todos os dirigentes e eles fizessem só metade que o zeca fez o Clube hoje era o maior do Algarve

    ResponderEliminar
  11. Ser Presidente do Clube é um ato de coragem.Uns entraram sem grandes condições outros souberam cria-las, mas todos dentro das suas disponibilidades deram o seu melhor.É uma injustiça e má fé estar a referir os pontos negativos de alguem esquecendo-se o que foi feito de bom.

    Ex Presidente

    ResponderEliminar
  12. Quem crítica um homem destes só pode ser mal formado!Força Zeca continua a tua obra.

    ResponderEliminar
  13. Sócia do clube com as cotas em dia18 de setembro de 2009 às 22:38

    O infiltrado não existe não tem formação no mínimo venha a público e peça desculpas pelas acusações de má fé.Isto só pode ser ciúme e muita dor de cotovelo nimguém pode acusar assim ás escondidas e para mais no clube eu estou ao lado do nosso presidente Zeca com Z grande Zorro esse mesmo o que defendia os mais fracos...sei o que ele gosta do clube deixou uma obra!Parabéns arlapa pelas simpáticas palavras o homem merece isso e muito mais.

    ResponderEliminar
  14. Eu tive a ler com muita atenção o texto, e recordei com muitas saudades, que diferença meus senhores este homem por onde passa faz obra!Depois deste mandato na Junta ouvi dizer que já não se pode candidatar, é mesmo assim, pergunto eu?Então volte para presidente do clube que serás bem vindo.

    ResponderEliminar
  15. Senhor sócio com as quotas em dia
    Não percebo a sua indignação ao comentário do «infiltrado» pois o mesmo até concorda com o procedimento do Zeca.
    Se na altura começou a haver condições para se pagar aquem gastava do seu bolso, estou certo que toda a gente concorda e é bom lembrar que nessa altura o Zeca já estava no IPJ de onde o Clube solveu muito dinheiro.
    Também acrescento que houve muitos directores na altura que o Zeca era treinador do atletismo e depois dirigente e presidente do clube que gastaram muito dinheiro em deslocações, almoços e dormidas pagas do seu bolso. Relembro o Charneca, o Laurentino e outros.
    É certo que os tempos mudaram, passou a haver mais apois das entidades oficiais ao atletismo do Clube, procurou-se patrocinadores e tudo evoluio.
    Agora nunca vi,nem tive conhecimento de o Zeca pagar ou oferecer do seu bolso qualquer coisa ao clube.
    Deu o seu tempo, que foi muito, agitou a juventude de Pechão,ou parte e quando foi para
    presidente rodeou-se de gente da sua confiança, como aliás continua a fazer na junta.
    São assim que «trabalham» os grandes lideres- como diz o infiltrado.

    O Observador

    ResponderEliminar
  16. D. Arlapa

    Desculpe-me a ignorância, mas gostava de saber porque é que o Vladimiro e o Zeca tem direito a fazer a sua própria intrudução, com texto escrito pelos mesmos, na apresentação que lhes é feita?
    Será que a D. Arlapa solicitou a todos os ex-Presidentes o mesmo, ou será critério da redação?
    Já agora aproveito para responder aqueles que me chamam tudo e mais algumas coisas, que a sua ignorância não me ofende.

    o Infiltrado

    ResponderEliminar
  17. Com muitas ou poucas condições, com mais ou menos apoios, dinâmicos ou mais comedidos, bem ou mal acompanhados, todos os Presidentes deram o seu melhor. Ao contrário do que um leitor sugeriu de fazer uma votação entre eles, a ideia é apenas homenageá-los (como a Direcção o fez), e não saber quem foi o melhor ou pior.
    É verdade que não contactei todos os Presidentes, fi-lo apenas aos que disponho do seu contacto. Uns deram-me umas dicas da sua passagem pelo Clube, mas preferem manter o anonimato, outros não me responderam, apenas dois até agora, retorquiram afirmativamente. A todos agradeço.

    ResponderEliminar
  18. Existe alguma inveja e um certo mal estar em aceitar o que o Zeca fez no clube por parte do infiltrado e observador até parecem a mesma pessoa! Aconselho a ler a última crónica do Miguel Sousa Tavares no Expresso assenta-lhes que nem uma luva...Fui director do clube muitos anos mas comparar o Laurentino com o Zeca como directores do clube só por brincadeira! O Charneca claro que sim, álias sei que o Zeca tem muito respeitinho pelo SENHOR CHARNECA esse sim é da mesma escola não metam todos no mesmo saco! Em Portugal é assim diz-se tudo com grande decontração e sem pensar ...Enfim e até estamos convencidos que sabemos tudo! Força Zeca.

    ResponderEliminar
  19. O Laurentino nunca mamou a conta do clube,por isso nos nossos dias nunca valera nada.

    ResponderEliminar
  20. Tive vontade de fazer um comentário sobre o Zeca enquanto treinador de atletismo e presidente do Clube, por ter sido presença constante na minha juventude. O relevo seria para a importância de alguns dos seus atributos enquanto líder de jovens.
    Hoje, ao ver tantos comentários anónimos que chegam a referir o meu pai, fico a pensar na importância de termos pessoas que nos transmitam certos valores na nossa vida. Eu, felizmente, tive em Pechão muitas referências.
    Apesar de ser muito fácil, é feio fazer comentários anónimos referentes a outras pessoas!

    João Norte

    PS: Tb é muito fácil conseguir descobrir quem faz os comentários.

    ResponderEliminar
  21. A inveja é um vício sórdido e mesquinha. Sócio

    ResponderEliminar
  22. antes do Zeca nascer já o Laurentino ajudava o Clube, mas isso não o faz melhor nem pior director que o zeca. cada um no seu registo deu o melhor que podia e sabia. todos cabem do mesmo saco, o saco dos que gostam do clube. o que está subjacente são odiossinhos de estimação que não conseguem afastar no momento em que o que está em causa é apenas o seu percurso como presidente do clube. e nessa area mesmo que doa a alguem temos de admititir que foi positivo. alguem disse que procurar os aspectos menos positivos não é inteligente. que eu saiba todos os presidentes tem coisas menos boas, como eu e como toda a gente. é muito mais fácil assinar quando se faz comentários depreciativos, dar a cara sem medo e assumir as responsabilidades é proprio de quem tem honra e coluna vertical.

    pela positiva

    ResponderEliminar
  23. Somos tão poucos e tão mauzinhos uns para os outros, bela imagem que damos de Pechão.

    ResponderEliminar
  24. Senhor Ex Director

    Mais deu o Laurentino em pregos e tabuas ao clube do que o Zeca há-de dar no resto da sua vida.

    O infiltrado

    ResponderEliminar
  25. Mais deu o Laurentino em pregos e tabuas ao Clube do que a maioria dos Presidentes. Porque se refere só ao Zeca?

    sócio

    ResponderEliminar
  26. Sócios do Clube Oriental de Pechão.
    É com aperto no coração que vejo a divisão existente entre nós, sócios do Clube.
    Como actual director, custa-me vêr, qualquer que seja aquele que passou pela presidência do Clube, sêr posta em causa a sua entrega ao serviço do Clube.
    Todos sabemos, e especialmente os que por lá passaram, os sacrificios feitos para que o Clube seja uma referencia, como até aqui tem sido, na nossa aldeia.
    Todos somos humanos, todos erramos, quase sempre sem intenção de o fazer, mas estou convicto que todos aqueles que por lá passaram, desde o meu falecido pai, que hoje faz 27 de morto, assim como o saudoso Netinho que também neste dia 21 de Setembro faleceu, e ambos foram dirigentes do Clube,tentaram sempre fazer o seu melhor em prol do Clube e da terra de Pechão.
    Por isso daqui lanço um repto, façam criticas , dêem sugestões, mas não procurem através do Clube atingir pessoas que deram o melhor de si para o engrandecimento,e ás vezes a manutenção,do nosso Clube.

    Osvaldo Granja

    ResponderEliminar
  27. Finalmente alguem com coragem para os chamar á razão.

    The Citizen

    ResponderEliminar