domingo, 6 de setembro de 2009

Palradores



Em tempo de teleponto, palavras de circunstância, e discursos formatados, coisas que dispenso, e fujo a sete pés, deparo-me na Festa de Pechão com dois simpáticos apresentadores, donos de uma entoação perfeita, que ano após ano, vão-se afirmando como oradores residentes.


Na introdução à sua missão de fazer-nos querer que os artistas são melhores do aquilo que nós pensamos, tentam animar o público, pedindo uma salva de palmas para aquele senhor que é simpático, outra para outro que é amigo, e para aqueloutro que é porreiro. Os aplausos surgem: fracos, desordenados e forçados.

Curioso, é que quando o Osvaldo subiu ao palco com a voz embargada, e o coração apertado, desejando rápidas melhoras a três filhos da terra com graves problemas de saúde, e anunciou, o regresso dos Pauliteiros com uma lágrima a despertar, e as pernas a tremelicar, o encorajamento saído das entranhas, irrompeu pelo recinto em forma de aplausos - espontâneos, vigorosos, e genuínos. Ele foi a nossa voz, e o nosso sentir.
Tendo mais ou menos jeito, com ou sem calinadas, o microfone devia ser entregue a alguém da “casa”. Um rosto familiar, que fale a nossa linguagem. Quanto aos profissionais das palavras, falam bem mas não me alegram, e para o ano podem ir pregar para outra Freguesia.

4 comentários:

  1. Obrigado D. Arlapa, pelo «elogio» que me faz.
    Não pretendendo sêr nenhum profissional do microfone, procurei apenas cumprir a tarefa que me estava destinada na Festa.
    É verdade que fiquei com a voz embargada quando tive que apresentar os Pauliteiros, mas isso foi fruto da emoção sentida, poi como deve saber fui Pauliteiro durante muitos anos e já o filho Nuno o tinha sido e agora ao vêr o meu filho mais novo naquele grupo, fiquei deveras emocionado.
    Mas julgo que não estraguei a Festa, que foi bonita.
    Quanto ás pessoas que mencionei, e a quem em nome do Clube e de mim pessoalmente desejei melhoras na sua saúde, foi um clik que me deu, pois ao ver-me em cima do palco falando para tanta gente de repente lembrei-me daqueles que com o seu esforço e carinho ajudaram durante muitos anos a construir o Clube e a realizar a Festa de Pechão.

    Cumprimentos D. Arlapa


    Osvaldo Granja

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Osvaldo
    São pessoas como tu que nos fazem sentir orgulho de sermos filhos desta terra.
    Também eu, como tu,me senti emocionado ao apresentare os pauliteiros, pois eu também o fui.
    Quanto ao resto, fica sempre bem nos lembrar-mos dos pessoas que ajudaram o nosso clube.

    Um ex-pauliteiro

    ResponderEliminar
  3. O meu reconhecimento, e gratidão são extensivos a todos os Directores. Mas que tenho saudades das gaffes, das piadas, e das peripécias os vendedores de ofertas, e dos ramos, lá isso tenho.

    ResponderEliminar
  4. criticos e más linguas em PECHÃO como penso eu em todo o lado existem muitos. Mas o Osvaldo tem sido um presistente no seu trabalho por PECHÃO e tem o seu merito, faz o que sente e o que axa que dEve ser feito é sem duvida uma pessoa valida a trabalhar por PECHÃO. já o vi de gravata mas tambem ja o vi de fato macaco a pintar ferros e paredes no nosso estadio viriato assim sim..

    ResponderEliminar