sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Tradições


Depois de lançar os olhos pelo cartaz da Festa, é óbvio que a Direcção preferiu não correr riscos em termos financeiros, optando por artistas de segunda linha, que garantem um bom espectáculo e uma clara contenção das despesas. O tempo não está para grandes investimentos, e as Câmaras Municipais em espectáculos de Verão encarregam-se de pôr diante dos nossos olhos artistas consagrados, de borla.

O Rancho Folclórico está bem e recomendo-se, mas grande novidade e o ponto alto da noite é sem dúvida os Pauliteiros. Hibernados durante oito anos, regressam numa versão mais madura. Louve-se o seu regresso, e a quem o estimulou. Porque são únicos, são nossos, e fazem parte de nós.

É pena termos perdido a “Dança dos Velhos” que emigrou, e radicou-se definitivamente em Quelfes. O “Combate dos Mouros” reservava-nos um final de Festa apoteótico, que ninguém queria perder. Infelizmente a passagem de testemunho falhou, e apagou-se o fogo que ardia no palco, e nos iluminava a alma.

Tenho uma perna que não me obedece, e teima em dificultar-me a vida. Vamos ver se Domingo se acalma, e dá-me tréguas para poder ir vibrar com os Pauliteiros. A rapaziada está cheia de moral e espero que digam uns versos à moda antiga:


Boa noite meus senhores
Passem todos muito bem
Viva a Festa de Pechão
E até para o ano que vem.

Viva a Festa de Pechão
Viva tudo em geral
Viva S. Bartolomeu
E o Clube Oriental

Foto enviada pelo Danilo - João Nágueta, acérrimo defensor e membro da dança dos velhos.

3 comentários:

  1. Quem são os miúdos da fotografia?

    ResponderEliminar
  2. O da direita é o Chupa. O irmão do pig meu.

    ResponderEliminar
  3. Vejo no lado esquerdo, o 3º parece o cabanita. A seguir dele penso que é o flávio. Do lado direito o segundo parece-me o ricardo marcos e o primeiro é mesmo o irmão do pigmeu.
    De notar na foto a diferença entre as calças que se usavam na altura com meia subida e tecido brilhante.

    Cumprimentos,
    Do Lamaceiro

    ResponderEliminar