terça-feira, 4 de agosto de 2009

Mesmo lugar outra realidade

Foto de 1958 enviada pelo Danilo da Quinta

Quando se fala de bancos e jardins, vem-nos à memória este espaço, que podia ter sido uma boa solução. O João Norte foi o primeiro a referi-lo no seu comentário. Provavelmente outros valores se levantaram. Eu continuo a pensar que foi uma oportunidade perdida.

Texto e comentários - Julho de 2007


Em 1958, Pechão, era uma terra calma, que apresentava um quotidiano marcado por uma vivência predominantemente rural. Com um grande desequilibro económico e financeiro.
A serenidade do cão, a controlar a merceeira da Sra. Raminhas. Trânsito praticamente inexistente. A calçada da estrada foi substituída por asfalto. O muro, lugar de descanso e conversa, deu lugar ao parque de estacionamento.

As gémeas palmeiras deliciavam-se com a aragem fresca do tanque, e da horta do José da Quinta. Hoje com mais idade, e mais maleitas, dá-lhes jeito a Farmácia ali ao lado.

As palmeiras perduram no tempo. Esperemos que não apareça nenhum arquitecto iluminado, que as substitua por dois candeeiros contemporâneos, ou por uma obra de arte vanguardista
.

32 comentários:

  1. ana paula disse...
    Alguém sabe de quem era e qual o nome do o cão ?

    ResponderEliminar
  2. Penso que o cão era do Zuca, mas o nome já não me lembro. Pode ser que alguém saiba. Também podem perguntar às vossas mães, ou aos avós. Pode ser que eles se recordem.
    5 DE JULHO DE 2007 18:49

    ResponderEliminar
  3. João Norte disse...
    Arlapa,
    Obrigado pelo teu blog e pelas notícias sobre Pechão. Servem para, quem está à distância como eu, ir acompanhando os desenvolvimentos. Muito gira a foto com o cão e as palmeiras. Que pena não se ter feito um jardim público naquele local, com o tanque que lá tinha...
    Esta semana encontrei, numa estação de serviço em Loures, panfletos a divulgar o Bar do Lamaceiro (guitar?) em Pechão! Achei curioso, e fiquei surpreendido com a referência explícita ao cariz Gay do mesmo.
    6 DE JULHO DE 2007 11:23

    ResponderEliminar
  4. Anónimo disse...
    O cão chamava-se "NORDVIK" e havia outro cão chamado "SABU" eram eles no tempo que comiam os lanches dos moços da escola!
    10 DE JULHO DE 2007 16:06

    ResponderEliminar
  5. reformado disse...
    O nordvik claro! Era vê-lo atrás do tio Zé da quinta com o cajado a percorrer a horta. Obrigado anónimo! Aí que saudades!
    11 DE JULHO DE 2007 11:33

    ResponderEliminar
  6. Anónimo disse...
    Os cães eram ricos mas a comida dos pobres é que sabia bem, assim os cães ficavam de barriga cheia e os moços da escola para almoçarem ficavam a dever na mercearia do dono dos cães.
    16 DE JULHO DE 2007 13:20

    ResponderEliminar
  7. Antigo reformado disse...
    Sim ainda bem que as palmeiras resistiram à queima que levaram, pois o descansado do Joaquim Papa-Figo, alguém o contratou para dar fogo ás Palmeiras, mas a chamada rápida para os Bombeiros as salvaram, mesmo assim ficaram calçadas com a calçada que nem sequer uma clareira por serem regadas deixaram, isto é que são os bons amigos do ambiente, assim como as poucas árvores que existiam próximo foram deitadas abaixo e até hoje ninguém mais se lembrou de plantá-las, Espero que agora na frente do novo empreendimento habitacional sejam postas árvores e bancos para os pobres reformados que só têm o banco do Assunção.
    16 DE JULHO DE 2007 13:31

    ResponderEliminar
  8. Reformado disse...
    Oh antigo reformado! Lembras-te daquela vez em que o Domingos estava bêbado deitado no chão e uns senhores untaram o pirilau com banha e o cão começou a lamber. Tudo a rir e gozar á volta. A salvação foi alguém que pôs termo aquilo, senão acontecia uma desgraça.
    16 DE JULHO DE 2007 17:49

    ResponderEliminar
  9. O Observador disse...
    Bem observado por um dos reformados.
    Será que na frente do novo bloco serão colocadas arvores e bancos de jardim?
    Tenho dúvidas!
    Se em tempos ouvi dizer da boca do Sr. Presidente da Junta que ao meio do dito prédio seria feita uma escadaria a desembocar na Fonte dos Milagres, e saiu o que se vê.
    Mas enfim tenhamos esperança de que algum dia se comece a pensar em melhorar a imagem do centro da nossa aldeia, pois lamentavelmente com este Presidente de Junta, que para muitos é o ideal e eu não os censuro, cada um tem os seus ideais, mesmo que tenha poucas ideias, como tal não há que perder a esperança na mudança.
    Bonito, digo eu.
    16 DE JULHO DE 2007 18:49

    ResponderEliminar
  10. Antigo Reformado disse...
    Bom dia Reformado. Pois é! Os Pechanenses sempre tiveram ideias de judiar uns com os outros, umas mais felizes outras menos, o Domingos teve muita sorte, porque no grupo havia sempre um para salvar o outro, o mesmo não aconteceu ao Félix que ficou sem a orelha. Hoje brincadeiras felizes há poucas, os rapazes hoje não jogam ao pião, ao berlinde, ao arco, á malha, ao burro a esconder, como se faziam grandes torneios junto da Fonte dos Milagres, no quintal do Zé da Quinta naquele belo terreiro para a malha deslizava, quem ganhasse bebia um quarto de aguardente que era a bebida mais deliciosa daquele tempo. Belos tempos. Hoje a Fonte dos Milagres e o Lavadouro estão preparados só para negócios de fumo. Que são brincadeiras muito pouco felizes e muito prejudiciais e não há um do grupo que salve o outro pois todos concordam.
    17 DE JULHO DE 2007 11:03

    ResponderEliminar
  11. Anónimo disse...
    Já não sou desse tempo.
    17 DE JULHO DE 2007 22:16

    ResponderEliminar
  12. Reformado disse...
    ...e quando assaram um coelho no forno da padaria, convidaram uns amigos. Comeram, e beberam melhor. No fim o dono do forno apresentou a cabeça do gato. Náuseas, e vómitos por cima da mesa. Uma alegria.
    18 DE JULHO DE 2007 10:53

    ResponderEliminar
  13. Antigo Reformado disse...
    O descansado do Zé Inácio ia vomitando as tripas quando soube que era gato e não coelho esteve mais de uma semana na cama, o dono só não comeu porque a Maria Ferradeira o avisou porque ele não sabia, o descansado do Tótó comia à presa deixando a carne quase toda nos ossos para voltar a comer e os outros o olhar. A ideia saí do descansado do Ramires Azinheira que estava habituado a comer gato na guerra de Espanha.
    18 DE JULHO DE 2007 12:00

    ResponderEliminar
  14. Reformado disse...
    E o João de vale que com uma dentada tiraram-lhe um bocado do lábio.
    18 DE JULHO DE 2007 16:55

    ResponderEliminar
  15. Anónimo disse...
    Negócios do fumo... Brincadeiras pouco felizes e muito prejudiciais... senta te e bem a mesa antigo reformado mete um lenço na cabeça se não amanhã acordas com jeitos no cabelo quer dizer falam mal da juventude de Pechão fumar uns charros mas já não falam da bebida que e um mal tanto ou pior do que os fumos, o problema é que e legal. Mas só uma observação que eu gostava que me esclarecessem que e a seguinte a juventude de Pechão anda nos fumos como vocês dizem né? Mas agora só quero perguntar quem é que faz mais figuras de parvo e a juventude de Pechão que anda nos fumos ou certos HOMENS que apanham bebedeiras descomunais e vão interromper reuniões da direcção do clube e armar confusão ou certos motards que bebem demais e depois vão conduzir para a estrada

    p.s- não olhes só para os outros, olha para ti também e depois verás de onde é que o mal vem!!!
    22 DE JULHO DE 2007 13:30

    ResponderEliminar
  16. Azeitona disse...
    Não vamos levar a conversa para esse lado... o k é certo é k ninguém m disse k viu os moços a fumar ou a fazer alguma coisa d mal na fonte dos milagres...e tb já s keixaram do lixo k fazem na fonte..pois.é xato mas s tivesse um balde do lixo não sujavam tanto...
    22 DE JULHO DE 2007 23:57

    ResponderEliminar
  17. Anónimo disse...
    Concordo com o azeitona gostava de ver um balde do lixo na fonte
    25 DE JULHO DE 2007 14:10

    ResponderEliminar
  18. figo lampo disse...
    obrigado o balde do lixo já se encontra na fonte
    parece que alguém da junta anda vendo a arlapa
    espero que não o tirem de lá outra vez
    obrigado
    29 DE JULHO DE 2007 12:17

    ResponderEliminar
  19. papa figo lampo disse...
    O balde do lixo que está na fonte, não foi lá parar devido a arlapa mas sim porque foi necessário devido ao cinema que lá houve.
    Mas visto que a fonte é um monumento da nossa freguesia.
    E que mantivessem lá o baldo do lixo e mais destaque, talvez com o terminar das obras no prédio fico melhor.
    29 DE JULHO DE 2007 22:38

    ResponderEliminar
  20. Antigo reformado disse...
    Com tudo o que atrás se diz, o que é preciso é uma retrete pública, com descarga automática de água, com segurança e vigilância, para não fazerem da Fonte dos Milagres em volta das paredes uma retrete, em virtude de ser muita movimentada não só em noites de cinema, fora deste o espectáculo é mais degradante. É urgente alguém de direito tomar providencias.
    6 DE AGOSTO DE 2007 16:15

    ResponderEliminar
  21. Tuborg disse...
    Já agora aproveitavam e punham um colchão ou isso lá para a fonte...Ouvi dizer k há kem passe lá noites...
    7 DE AGOSTO DE 2007 13:59

    ResponderEliminar
  22. Zé disse...
    Conversa desconversada esta do Tuborg, parece que a do Antigo Reformado não lhe caí bem!
    Quanto a mim é a melhor sugestão que aqui passou, mas parece que poucos a leram.
    7 DE AGOSTO DE 2007 22:51

    ResponderEliminar
  23. Anónimo disse...
    Não pá a que agora a açoriana dorme com o namdjinha na fonte os planos é casar e ter filhos
    família do crl
    8 DE AGOSTO DE 2007 12:57

    ResponderEliminar
  24. Maria Teresa disse...
    Não se deve brincar com coisas sérias pois a açoriana precisa de AJUDA, e quem alimenta esse plano de casar e ter filhos, está a cavar cada vez mais a tristeza daquela rapariga e do rapaz, deviam era de os ajudarem a internar para se curarem daqueles males e ainda poderiam ser uns bons trabalhadores para a nossa Sociedade. Isso Sim eram gente com juízo e não fazerem pouco dos pobres de espírito que caíram na desgraça, por culpa deles ou culpa de alguém. AJUDEM ELES PRECISAM
    9 DE AGOSTO DE 2007 22:38

    ResponderEliminar
  25. Anónimo disse...
    Dois, três, votos é muito pouco para os políticos desta freguesia...
    13 DE AGOSTO DE 2007 13:00

    ResponderEliminar
  26. Soneca disse...
    O antigo reformado anda lá mt pela fonte, fala como um HOMEM mas escondesse atrás de um pseudónimo.eu k passo mts noites na dita fonte nunca por lá vi mais do k fumo de tabaco, ñ devia difamar assim as pessoas, se tem provas apresente-as ñ ande por ai a difamar-nos, k fartos de ver bebedeiras infelizes de gente infeliz nos refugiamos na fonte, longe desses maus exemplos.
    Ñ leve a mal este meu reparo, mas é k ñ gosto de ter fama do k ñ sou!!

    excelente blog senhora Arlapa.
    os melhores comprimentos
    17 DE AGOSTO DE 2007 3:13

    ResponderEliminar
  27. soneca disse...
    Degradante mesmo e haver pessoas como você k lançam boatos, ñ keremos lá nenhuma retrete, só vamos lá passar o nosso tempo, talvez como você fazia no seu tempo
    17 DE AGOSTO DE 2007 3:27

    ResponderEliminar
  28. joe berardo disse...
    Qual é o problema da malta fumar uns charros? Na minha modesta opinião nenhum, se não passar disso, eu também fumei, conheço pessoas que hoje são advogados e engenheiros que também fumaram. O problema é a malta andar desocupada e meter-se em coisas mais pesadas que com o tempo lhes tira a vontade própria e a auto-estima e o respeito pelo próximo.

    ResponderEliminar
  29. Se não há bancos para as pessoas se sentarem e foi prometido pelo politico cá da terra a solução é só uma, é não votarem nele naspróximas eleiçóes.
    De certeza que haverá em quem se votar sem ser nele.

    O Opinador

    ResponderEliminar
  30. Se as pessoas não votarem em quem não cumpre as promessas eleitorais, não havia governos nem Cãmaras Municipais nem JuntaS De Freguesia. Era uma Anarquia.

    O anarca

    ResponderEliminar
  31. Hó alta prá fentx é k é. Quanto mais melhor.Precisam-se boas instalações de bem estar, jardins,bancos, espaços abertos onde os mais idosos possam passar os seus tempos, mas muito cuidado com os da passa, essa joventude tresloucada que só faz é asneiras, pintam paredes e partem ou danificam tudo o que encontram á sua volta,á noite, quando estão no país das maravilhas ( tresloucados),para esses deve ser necessário a autarquia investir em regras de boa educação, saber respeitar o próximo, par ser um cidadão responsável que possa votar e ser votado e respeitado pela sociedade ou então com o andar dos tempos passa a ser mais um verme dos muitos que por aí vagueiam.Disse ALICE

    ResponderEliminar
  32. o malta do sec xx querem wc e bancos de jardim?
    tem que pedir ao pessoal do grupo motard que eles ajudam. eles tem uma percentagem na sad da junta

    ResponderEliminar