quarta-feira, 22 de abril de 2009

Pechaõ ou Pichaõ?

Reino do Algarve século XVIII
O João Norte enviou-nos esta preciosidade, com algumas curiosidades, mas que me acende algumas incertezas. Letra é ou i na palavra Pechão? Comparando com as outras letras: para é falta-lhe barriga, e para i o chapéu. Como podem ver, não são só algumas coisas feitas agora que nos suscitam dúvidas, já era assim há trezentos anos. E Quielfez com Nexe? Ou trocaram de lugar, ou eu tenho que trocar de óculos.

Mais pormenores aqui e aqui

Obrigada João

3 comentários:

  1. Isso é uma algarviada sem comentários.Nesse tempo o Algarve também não se escrevia assim.Faz-me lembrar as figuras repuestres encontradas no Coa aui á anos atraz.

    ResponderEliminar
  2. Pichão ou ainda Peichão chegando a Pechão ja a minha professora primaria me ensinara.

    Daqui a ums anos talvez o nome da nossa aldeia passe a ser Grupo Motard de Pechão.

    ResponderEliminar