sábado, 11 de abril de 2009

C.O.Pechão : 60 anos - 24 Presidentes (4)

José Alberto do Vale André
" O Aglutinador"

Surgiu em Pechão enfeitiçado pela Maria da Encarnação, e atraído pela aventura. Perspicaz, e educado, rapidamente adaptou-se e foi adoptado. Teve o mérito de aglutinar tudo e todos. Desejoso de mostrar serviço e fazendo da disponibilidade uma vantagem, arrancou um mandato fantástico. Chegou, e voltou a Faro, após alguns anos de permanência entre nós, mas o ano de 1964, ficou gravado na memória de todos como um dos mais profícuos na história do Clube.

20 comentários:

  1. Vindo de Faro e filho de famílias ricas, fácil foi impôr-se, mostrando capacidade de diologo e conseguindo aglutinar as facções existentes dentro do Clube.
    Um Presidente que marcou um rumo para a vida do COP:

    Um Sócio do COP.

    ResponderEliminar
  2. foi o ano em que houve mais pessoas a ver o futebol no campo do viriato. a equipa de futebol foi ganhar a estoi 7-1 com 3 golos do santa rita e 3 do netinho foi uma humilhação para o nosso rival.

    geração 30

    ResponderEliminar
  3. Nesse ano o Pechão só perdeu um jogo. Foi com a Penha que jogou reforçada com jogadores do Farense.

    sócio velho

    ResponderEliminar
  4. e nesse jogo o eziquiel e o joãzinho partiram o pulso.

    geração 30

    ResponderEliminar
  5. Não corresponde á verdade.
    O joaozinho e o Ezequiel partiram o pulso num jogo contra a Penha.

    Um sócio do COP

    ResponderEliminar
  6. e quem é que disse que não foi? leia com atençaõ a sequn«encia dos comentários.

    geração 30

    ResponderEliminar
  7. Por causa do campo de Viriato deixei de pagar cotas e nunca mais entrei no clube. Depois de tanto trabalho que esses Presidentes que já foram mencionados e outros que ainda faltam e mais pessoas que trabalharam no duro a construir e a arranjar o campo, os dirigentes da moda lembraram-se a oferecer o campo náo sei se foi á Junta de fFeguesia se foi á Camara, sem consultarem os sócios, o que sei é o Clube ficou sem o campo e hoje tem uma equipa de futebol e tem que ir jogar a Olhão. uma tristeza

    ex.sócio

    ResponderEliminar
  8. As minhas desculpas, julguei estar a referir-se ao jogo com o Estoi.

    Um Sócio do COP

    ResponderEliminar
  9. D. Arlapa

    Embora fora do contexto, julgo sêr relevante para a Freguesia e em especial para aqueles que gostam de futebol, o facto de pela primeira vez um jogador da nossa terra têr sido internacional, jogando pela selecção de juniores do Algarve que disputou um Torneio Internacional nas Ilhas Canárias.
    Estou a falar do Jorge Vale, que como o nome indica é o filho do Carlos Humberto e neto do José Sebastião.
    Parabéms para ti, Jorge e continua sem desânimos.

    Osvaldo Granja

    ResponderEliminar
  10. geração 30

    Devido ter passado muito anos deve ter sido falha de memoria, pois quem marcou 3 golos não foi o Santa Rita mas sim o José da Rita um dos melhores jogadores que passou pelo Pechão infelizmente já desaparecido.

    moço desse tempo

    ResponderEliminar
  11. Senhor Ex-Sócio

    Com todo o respeito que o seu comentário me merece, pergunto-lhe se na altura em que a Câmara comprou o terreno do campo de futebol, o senhor ainda era sócio do Clube?
    Se o era deveria interpelar a Direcção da altura e se a resposta não lhe agradasse, poderia recolher assinaturas e pedir a convocção duma Assembleia Geral, coisa que o senhor pelos vistos não fez.
    Não sendo o único descontente com esse facto, pois muita gente pergunta o porquê do campo de futebol não ser do Clube, devo esclarecer que o terreno onde o campo antigo se situava era pertença dos herdeiros do saudoso Viriato Diogo Navio, tendo a Cãmara comprado inicialmente esse terreno, que não tinha medidas suficientes para um campo de futebol, tendo a Câmara posteriormente comprado a horta do Jose Serafim e construido todo o equipamento que lá está.
    Eu pergunto se teria o Clube condições para adquirir terrenos e construir balneários e polidesportivos ?
    Possivelmente, pelo orgulho do senhor ,ainda teriamos o velho campo sem quaisquer condições para lá se jogar futebol.
    Meu amigo, os tempos são outros, evoluimos,mesmo hoje como o campo está não se pode lá realizar jogos oficiais, daí o facto dos miudos terem que jogar no Municipal de Olhão, o que deveras se lamenta.
    Agora também lhe digo que se foi por esse motivo que deixou de frequentar o Clube e de ser sócio, deveria repensar essa atitude, pois há sempre tempo para vêr os erros que cometemos e como diz o povo, só os burros não mudam.
    Volte sempre, que será benvindo.

    Um Sócio do COP

    ResponderEliminar
  12. Estou de acordo com o que disse este sócio do COP.
    Se não fosse a camara e a junta a fazerem o que está feito no campo da bola o campo que lá existia so servia para semear batatas.
    Deixem-se de parvoices e ajudem o clube e a freguesia que bem precisa da união de todos.

    O de cachopo

    ResponderEliminar
  13. A Câmara tem o direito de ajudar os clubes, mas isso não lhe dá direito de ficar a gerir as suas instalações. Á pouco tempo ajudou os motards a construir a sede mas que eu saiba para ali entrarem os motards não tem que pedir autorização á Junta. Consta que o clube cada vez que precisa das instalações tem que pedir as chaves e por escrito uma autorização para poder desenvolver as suas actividades. Consta também que não existe um protocolo escrito a definir os direitos e deveres do Clube e da Junta. Que dirá o novo presidente do Clube? Que não sabe as linhas com que se cose. E os futuros presidentes da Junta e do Clube o que dirão a isso? Isso tem um nome mas não escrevo aqui porque não sou igual aqueles que por eu ter uma opinião diferente sou parvo, burro e velho do Restelo. Antigamente quando se tomava uma decisão importante no Clube ( a alienação do património é importante) convocava-se uma assembleia geral e ouvia-se a opinião dos sócios. Agora os directores sabichões decidem, e quem tiver mal que recolha assinaturas e convoque uma Assembleia Geral, eu não me revejo nestas ideias e por isso deixei de ser sócio, mas um dia quando caírem na realidade espero voltar. O Sr “o de cachopo” diz que o campo que havia só servia para semear batatas” o campo actual não dá para jogar porque os miúdos tem que ir para Olhão, e semeia-se o quê ? carradas e carradas de areia e terra que os camiões descarregam lá. E para que serve ? para quando chove a agua que vem do lado da Americana e da terra da Balita levarem tudo para o ribeiro, e depois vem mais e mais terra. Isso custa dinheiro. Mas os engenheiros e doutores acham que não vale a pena abrir um roço para desviar as águas do campo. E quem acha que o Clube não tinha condições para construir um polidesportivo é porque não conhece a força do Clube. O Cesário Braz com as suas vacas fez o campo, para encimentar um bocado de terreno e fazer uns balneários é preciso algum curso superior? Bastava a Câmara ter comprado o terreno e fornecer o material como sempre faz e o resto os sócios e amigos do clube faziam o resto como sempre tem feito. Vejam o exemplo dos motards. E já agora sr sócio do clube explique-me lá como se eu fosse muito burro quais as vantagens que o Clube tem tirado depois de oferecer o campo à câmara?

    ex sócio

    ResponderEliminar
  14. a força do clube sempre foi a sua independencia. os subsidios são bem vindos mas descaractrizam os clubes

    ResponderEliminar
  15. Dalhes ai com força amigo e sócio.O amigo já ouvio falar em fazer filhos em mulheres alheias o que mais tarde ou mais sedo pode resultar.O Clube não foi espoliado de nenhum património.Já antes quando esteve no foca, na quinta, secalhar não é do seu tempo,não foi espoliado de coisa nenhuma,aquilo não era patrimonio seu, como também não o era o terreno do Viriato, ele estava emvenda e só a autarquia o poderia comprar naquele tempo nunca o Clube que ao tempo nem dinheiro tinha para pagar a EDP ou a renda ao Sebastião do Vale.Valeu? Agora os das Motas estão a fazer coisas e benfeiturias até que o dono do armazem queira e corra com eles dela para fora.Vamos é ter bom senso e não picar ninguém com coisas que não são e nunca foram assim entendido. Antigo sócio

    ResponderEliminar
  16. Senhor ex-sócio

    Se me é permitido, gostaria de ouvir/lêr a versão dos responsáveis da autarquia e dos directores do clube.
    Só depois de ouvidas/lidas as suas versões do caso, serenamente poderemos avaliar se a decisão tomada foi ou não a mais correcta.
    Gostava de ouvir a versão do presidente da Junta, Srº Zeca e dos restantes membros, Srs. Alcindo e Charneca, assim como dos directores do Clube na altura, julgo que o Osvaldo e os outros que não me recordo quem eram.
    Julgo que só depois de ouvidas as versões destas pessoas se poderá formar um juizo correcto do facto.
    E por favor deixem os motards em paz, os tempos eram outros, ainda eles não existiam, para quê estar agora a chama-los para uma discussão que a eles não lhes diz respeito.
    Sejamos ponderados, pois todos somos de Pechão e todos gostamos muito da nossa terra, não existe motivo para tão absurdas divisões, todos tem o seu espaço e cada um é livre de ocupar aquele onde se sentir melhor.
    Vamos aguardar o resultado desta minha sugestão, e então estarei pronto para voltar a dar a minha opinião.

    O Observador

    ResponderEliminar
  17. D. Arlapa

    Uma curiosidade:
    Por falarem de jogos com o Estoi, lembro-me agora duma equipa do COP que realizou um torneio em Estoi, ficando em 2º lugar e que tinha um único jogador que não era de Pechão.
    Foi, se bem me lembro no ano de 1981.
    o guarda-redes era o da Brasa, que era de Faro, todos os outros eram de Pechão.
    O Marinho da Mota, o Idalécio, o Bento, o Jorge «Da Costa» que embora não sendo de Pechão, cá vivia,Isidoro Baganha, Osvaldo, Ângelo,Odilio,Juvenal, na altura capitão de equipa,Carlos Humberto,Rui,irmão do Idalécio,João Cesário, o Zeca, e de momento não me recordo de mais nenhum.
    Julgo que quem comandava a tropa era o Zé Sebastião, que fazia o papel de Zé Mourinho.
    Na minha opinião foi a melhor equipa que em torneios populares o COP apresentou.

    Canal História

    ResponderEliminar
  18. As minhas desculpas ao Alcindo, na altura o mais temivel artilheiro das redondezas.
    Era avançado centro e marcava golos de toda a maneira, era,para os mais novos se situarem, uma mistura de Cristiano Ronaldo e Mantorras.
    Grande jogador.
    Desculpa lá o esquecimento.


    Canal História

    ResponderEliminar
  19. Senhor O Observador
    Só lhe quero dizer que eu não entrei nesse «filme».

    Osvaldo Granja

    ResponderEliminar
  20. Se quiserem ver fotos dessa equipa que participou nesse torneio de Estoi e que ficou em 2º lugar conra jogadores federados ,muitos do Farense, eu tenho-as e o treinador era eu.OK Sócio Velho

    ResponderEliminar