quarta-feira, 25 de março de 2009

Teatro e afins











Fotos enviadas pelo Danilo da Quinta

Não sei, se esta geração foi a melhor, mas foi certamente uma casta importante na vida da nossa aldeia, quiçá a sua adolescência ficou bem marcante, e viva, na nossa memória.

Editado

Não há nada mais triste do que ver desaparecer as imagens do passado, e ter perdido quem nos devolva essas recordações. Às vezes parecem adormecidas e ninguém as pode acordar.
Amigas e amigos. Convivíamos, mais com uns, do que outros, por imperativos vários. Proximidade, afinidade, necessidade, idade, ou amizade. Essa coexistência, de décadas, deu-nos a conhecer, os estados de alma, ou as dores físicas. Adivinhávamos a angústia, condoemo-nos com a tristeza, ou festejamos as alegrias. Nas horas difíceis, lá estavam, com uma simples palavra, um olhar. Um olhar de ternura, de amor, os silêncios das cumplicidades, os olhares que trocávamos através do éter. As vozes que deixamos de ouvir. Existem as do passado que habitam na nossa memória. Para o bem, e para o mal, vivemos com as do presente, e com as que hão-de chegar.

15 comentários:

  1. João Norte disse...
    Arlapa,
    Será que podes legendar as fotos?
    Obrigado
    João Norte
    10 de Setembro de 2007 18:19

    ResponderEliminar
  2. pechao disse...
    Arlapa... compreendo o João, mas p.f. deixa uns dias o suspense... eu só reconheço a Susana e acho que o Charneca...

    É giro para a malta mais nova tentar adivinhar.
    10 de Setembro de 2007 23:08

    ResponderEliminar
  3. celestino "befunfa" disse...
    mais nova, e para ti tambem...
    olha arlapa vou deixar tambem alguns nomes.
    a susana, o francisco guerreiro, o emiliano charneca, a helena, o vladimir...
    e vou tentar para outra vez dizer o resto...
    ja agora nao tem mais destas???
    e de outras peças de teatro???
    a situaçao está caotica...

    beijos para a moça arlapa
    11 de Setembro de 2007 0:06

    ResponderEliminar
  4. Sempre pronto disse...
    Celestino então como te foste esquecer do netinho
    11 de Setembro de 2007 16:33

    ResponderEliminar
  5. Clotilde disse...
    OLÁ Arlapa! Há tanto tempo que não te visitava, nas férias fazem-se sempre coisas diferentes, e eu tambem faço.A minha neta nao foi de férias comigo, já vai sòzinha. Não tenho a sorte que tens.

    Parece que o Celestino e o Sempre Ponto estão um pouco baralhados. De facto nem a Helena nem o Netinho são para esquecer, especialmente o Netinho que sempre fez parte de tudo quanto e enquanto pôde, mas nem um nem outro estão nestas fotografias. Que eu me lembre a Helena não fez teatro (ela que o diga se estou enganada) e o Netinho se fez parte deste , as fotografias não o apanharam. Claro que reconheço todos; mas tambem não vou dizer nomes, para espevitar algumas memórias que já estejam um pouco mais lentas, como resultado dos anos que as fotografias foram feitas.E tu, João Norte, compreendo o teu pedido. Talvez nem fosses nascido... mas a seu tempo vás ter os nomes todos. Se mais ninguem tos disser , eu digo.
    13 de Setembro de 2007 0:02

    ResponderEliminar
  6. sempre pronto disse...
    Poderei estar baralhado, os anos que passam pregam-nos estas partidas. Mas então digam-me lá quem é o rapaz de lenço ao pescoço que está ao lado da Suzana na 1ª foto?
    13 de Setembro de 2007 14:54

    ResponderEliminar
  7. coisa ruim disse...
    Eu sou neto dessa geração e gostaria muito de saber quem são por enquanto só consegui identificar o pai da Monica.
    15 de Setembro de 2007 21:14

    ResponderEliminar
  8. coisa ruim disse...
    então niguem me esclarece.
    19 de Setembro de 2007 17:39

    ResponderEliminar
  9. sócio disse...
    vou dar uma ajuda. na 1ª foto da esquerda para a direita:Evalinda,Suzana,Joaquim Canário, Aldina, Vladmiro, Júlia, Fidelino, Jovita(esposa do Fidelino), José Alércio, Ermenegildo (Latas).
    24 de Setembro de 2007 8:15

    ResponderEliminar
  10. Sempre Pronto disse...
    Obrigado, caro Socio,por me reavivar a memoria, ainda estou a matinar como é que eu me fui esquecer do "Parentinho" Joaquim Canario, pois ele pelo que fez para Pechão e para o clube tambem merece 1 post dedicado a ele, pois tal como o Nétinho tambem ele nos deixou antes de tempo embora noutras circunstancias
    24 de Setembro de 2007 15:39

    ResponderEliminar
  11. Clotilde disse...
    Oh Sócio, ainda bem que dizes que é a mulher do Fidelino, porque com o nome Jovita ninguem chegaria lá.
    Estavas no teatro ou é só pela fotografia??? Então não será a Bernardete?
    26 de Setembro de 2007 0:35

    ResponderEliminar
  12. 1º Foto-da esquerda para a direita:Aldina, Fidelino,Evalinda, Netinho e Emeliani Charneca.

    2ª foto -meesma ordem :Só reconheço a Aldina e o Emeliano Charneca, mais conhecido pelo Branco.

    3ªFoto -mesma ordem :Emeliano, Susana, Aldina,Joaquim Canário e Mestre Guerreiro.

    4ª Foto -Netinho,Fidelino, Aldina, Susana,Emeliano e João Correia.

    Última foto - Eva linda, Susana, Joaquim Canário,Aldina, Vladimiro, Julinha,Fidelino, Bernardete, Alércio Tanganho e Hermegildo Latas.

    Acho que acertei em todos.

    ANOP

    ResponderEliminar
  13. D. Arlapa

    Que bela sequência de fotografias com que nos brinda.
    Podemos dizer que esta foi das melhores gerações, em termos de teatro que passaram pelo nosso Clube.
    Claro que falta a Marcina,a Rosinda e mais alguns, mas a juventude aí representada, foi sem sombra de dúvidas uma das mais importantes e dinâmicas da nossa aldeia.
    A alegria que se sentia nas pessoas que abarrotavam a sala do Clube para verem a actuação destes artistas, na época,era deveras entusiasmante.
    Claro que posteriormente se fez mais teatro em Pechão,e é de recordar aquela famosa campnha liderada pelo Prof. ZÉ Louro, logo após o 25 de Abril,em que se representou em quase todos os concelhos do Algarvr e até no Baixo Alentejo, levados pelos camiões da tropa, as famosas Berliets, representando a peça de Bretch, A Excepção e a Regra.
    Enfim, outros tempos , outras circunstâncias.

    O Observador

    ResponderEliminar
  14. Na sexta feira a noite quis ir ao teatro na junta de freguesia e não me deixaram entrar,
    Disseramme que a sala já estava cheia eque mais ninguém podia entrar,
    Então na sala dom clube não haveria lugar para mais pessoas?

    SLC

    ResponderEliminar
  15. ola danilo por pores estas fotos eu estou tao ate me vieram as lagrimas tive que telefonar a minha irmae aeva -linda isso assim era pechao come sabes eu era nesa altura pequeno mas estivola um abraco para atua familia tu es tus boms

    ResponderEliminar