quarta-feira, 11 de março de 2009

Futsal de vento em popa


Clube Oriental Pechão relança Futsal no Concelho de Olhão
Filial do Oriental de Lisboa, o Clube Oriental de Pechão vive a sua época de estreia em competições oficiais de futsal, projecto nascido “ da necessidade de revigorarmos a actividade desportiva na freguesia”, segundo o dirigente Osvaldo Granja.
A colectividade possui secções de futsal, futebol e atletismo, com uma atleta olímpica Ana Cabecinha o Pechão competiu no Ciclismo, mas a falta de apoios levou a uma paragem. O extremo João Paulo Brito iniciou-se no Clube chegando depois a internacional pela… Bulgária (na sequência da naturalização por aquele país) e. em tempos idos dali saíram outros futebolistas com algum nome, como Odílio do Vale, Isidoro Baganha (jogaram no Olhanense e noutros clubes da região) e João Carlos Granja, que foi capitão do Alverca durante muitos anos.



Sendo novidade a nível oficial, o futsal tem tradições no Pechão. “Tivemos grandes equipas nos torneios de futebol de salão organizados pelo Olhanense nos anos 60 e 70, destacando-se a figura do Netinho, infelizmente já desaparecido”, recorda Osvaldo Granja.



Expectativa superada esta época a direcção do Clube resolveu apostar no futsal “ devido à inexistência de condições necessárias para praticarmos futebol de onze. Temos uma equipa de miúdos, em futebol de sete, e mais não dá para fazer num campo pelado e em péssimas condições, que apenas permite a realização de treinos. A Câmara Municipal de Olhão prometeu arranjar o piso e continuamos á espera…”


O arranque da secção deveu-se a uma boa parte, “ à circunstância de, nas últimas épocas, não ter havido futsal em Olhão. Juntamos alguns jovens da terá e fomos buscar um treinador com vontade e competência, o João Reina, um homem do Concelho com larga experiência, que, através dos seus conhecimentos recrutou mais alguns elementos da sua confiança. O trabalho realizado até agora tem excedido todas as expectativas, atendendo a que muitos dos atletas estão a cumprir a sua primeira temporada no futsal, como sucede com o Rui Loja que possui um grande curriculum no futebol de onze, mas faz a sua estreia nesta variante.

Osvaldo Granja mostra-se satisfeito com o comportamento do Pechão. “ Temos um grupo unido e com alguma qualidade. Queremos divulgar a freguesia de Pechão e também projectar o nome do Clube, que se orgulha dos 60 anos que vai comemorar no decurso de 2009”. O número de adeptos tem crescido. “Nota-se um grande entusiasmo. Já não são só habitantes da Aldeia de Pechão que vão ver os jogos ao Pavilhão Municipal de Olhão – o qual curiosamente, fica situado na nossa freguesia … - mas muitos entusiastas da modalidade. Há uma aderência crescente e um apoio cada vez mais efectivo à equipa”.


Osvaldo Granja acredita na continuidade do projecto. “ O primeiro ano serve essencialmente para vermos o que é a modalidade e, face às indicações muito positivas já recolhidas, queremos prosseguir. Será em breve eleita uma direcção para o próximo biénio, que integrará praticamente as mesmas pessoas do actual grupo, e a ideia passa por mantermos o futsal, se possível fazendo crescer a secção”. Ao nível de equipamentos desportivos, a principal queixa prende-se com o piso que por vezes oferece riscos aos atletas. “ O Concelho de Olhão está bem servido de pavilhões. Contudo, o municipal apresenta condições impróprias, devido à sua avançada idade – tem 30 anos, foi dos primeiros a nascer no Algarve – e problemas de manutenção. Foi aplicado verniz no soalho quando ali se praticava hóquei em patins e nos dias mais húmidos não se consegue lá jogar pois não há uma ventilação eficaz. Já realizamos muitos treinos nos pavilhões das escolas secundárias, sem as medidas mínimas, mas que nos permitem trabalhar em melhores condições”.


O clube tem como principal fonte de receitas, as tradicionais Festas de Pechão, em Agosto, “ e o resto vamos pedindo aos comerciantes, a amigos, e muitos directores também contribuem, para além, naturalmente, dos subsídios da Câmara e de outras entidades. Damos o que está nas nossas posses … os jogadores quiseram um equipamento novo, com camisolas personalizados, com os nomes nas costas. Tínhamos dois equipamentos e dissemos que não íamos fazer essa despesa. Os atletas quotizaram-se e pagaram a despesa … é assim que funciona o Clube e um grupo muito coeso e unido, mais parecendo a família”.


Texto e fotos - Revista afalgarve nº 34 fevereiro 2009
Foto e recorte do jornal "O Olhanense" de 1972

20 comentários:

  1. Felizmente D. Arlapa, lá se lembrou o que é o futsal.
    Antigamente chamavos-lhe futebol de salão, só que as regras foram alteradas e o nome passou para futsal.
    E ao vêr aqui aquela primeira fotografia de equipa do ano de 1972, tirada no já desaparecido parque Cristovão Viegas em Olhão, sinto um forte pulsar do coração.
    Foram anos de intensa actividade fotoboleira do nosso Clube, devido á força de vontade duma pessoa que hoje está esquecida no Clube, mas que para mim foi um dos seus grandes dirigentes, estou a falar do Leonardo Brás, o qual foi durante vários anos director do Clube, que sempre serviu sem qualquer interesse pessoal e duma forma apaixonada, como só ele e quem com ele mais de perto privou, o sabe.
    Porque não é pessoa de ficar em fotografias, ou então estaria com os «azedos» não aparece na citada primeira foto deste post, na qual eu reconheço no plano superior da esquerda para a direita, o António Môcho,o Netinho, o Luis «Chapeu de Ferro» eo Vitor Regalo e no plano inferior, pela mesma ordem,o Helder Januário, o Joaquim Parente eo Tó Nascimento.
    Se bem me lembro, não foi esta a equipa que ganhou o Torneio, pois faltão os irmãos Santa Rita, o Vitor Farias e julgo que outros que de momentom não me recordo.
    De salientar que os Torneios organizados pelo SC Olhanense, terão sido dos primeiros a ser levados a efeito no Algarve, tendo adquirido grande prestígio.
    Paralelamente ao Torneio para seniores, realizava-se um outro para os mais jovens tendo o COP chegado a conquistar um terceiro lugar numa equipa onde jogava o Juvenal Brás, o Osvaldo Granja, o Virgilio Barras, o Idalécio Saleiro e mais alguns elementos vindos de fora, como o Manuel «Cabeça» eo Fernando de Loulé, hoje dono da firma Loulé Doce, na altura aluno do Leonardo Brás.
    Outros tempos, mas bons, bem vividos, sem dinheiro ou com pouco,mas sacrificio e acima de tudo com muito AMOR por aquilo que se fazia para representar a nossa terra.
    Esperemos que essa chama perdure e se possivel mais iluminante.

    Canal História/Osvaldo Granja

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Osvaldo
    É sempre bom recordar outros tempos e outras situações.

    Um sócio do COP

    ResponderEliminar
  3. mas onde é que arlapa foi desencantar aquela foto de 1972?

    curioso

    ResponderEliminar
  4. Mosse Osvaldo atão o Adile na tinha lugar nessa equipa?

    apoiante

    ResponderEliminar
  5. O Sr Osvalo, então e a sua equipa de miudos como anda? Parece me que anda mal!!! Será do treinador?

    Secalhar está na hora de mudar? Digo eu...

    ResponderEliminar
  6. mo osvalde, deixas esse choco sorriso amarelo gozar contigo ?
    o choco smile amarelo na ves que tas a meterte com o sr.futebol em pechão, mais respeitinho pelo homem.
    sem ele nem os mecinhos jogavem a bola.
    forçça osvalde os resultados logo aparecem e se na aparecerem tamem na faz mal e preciso e os mecinhos fazerem desporte.
    mo choco vai ma e ver um jogue dos mecinhos pa veres o meguel do osvalde jogar e mesmo um craque e vai ser melhor ainda que o nuno.
    tadinhos dos mecinhos, eles bem tentam ma na conseguem ma meme assim na desistem isso e que tem valor.
    osvalde anima os moços que eles precizem e de moral.


    O
    ONDE PONHO O OLHO PONHO A BALA

    ResponderEliminar
  7. Como é que querem que o Osvaldo treine os miudos convenientemente.
    Por acaso já foram vêr o estado em que está o piso do campo de futebol.
    É que o campo não é do clube, mas sim da junta de freguesia, qye bem poderia e devia dar um melhor tratamento ao mesmo.
    De qualquer forma, Osvaldo, continua, não desanimes, pois em Pechão fazem falta são pessoas como tu, em presidente ou vogal continuo a vêr-te no clube a trabalhares sempre com a mesma vontade.
    Deixa lá os resultados deixa tambem os «cães ladrarem, que a caravana vaí passando».
    Força Osvaldo e VIVA o COP.

    Barrak Abana

    ResponderEliminar
  8. A aposta no futsal deve continuar , mas não devem acabar com o futebol de 7. Devem é sentar-se á mesa (clube e junta) para que se crie condições para os jogos se realizarem em Pechão.

    sócio novo

    ResponderEliminar
  9. Não sei como há pessoas que ainda tentam «gozar» com o Osvaldo com bocas foleiras.
    Já repararam que a sua postura tanto como membro da junta, quando o foi, ou de director do clube, não se alterou.
    Na junta andava com os homens da limpesa a ajudar, no clube é ele que de vez em quanto limpa as instalações, leva as bolas, vaí buscar os miudos, treina os miudos, leva a roupa dos equipamentos para lavar e outras coisas mais, que não vejo outros fazerem.
    Se isto não é gostar do clube e da sua terra, apontem-me outro.
    No entanto, ninguém se lembra dele para outros cargos, tanto no clube como na junta, o que é uma pena, pois no meu entender tem caracter e perfil e conhecimentos da realidade da freguesia para poder ter um papel mais activo na mesma.
    Mas, tal como falecido pai, com quem eu tive o prazer de privar na minha juventude,falta-lhe aquela ponta de ambição pessoal para neste mundo de intensa competição se poder afirmar.
    Ele que ás vezes até parece arrogante, mas não passando essa arrogância de uma mascara.
    Portanto querido amigo Osvaldo, não te deixes ir abaixo com as foleirices que sobre ti possam escrever, continua, pois Pechão e o COP precisam de ti.

    Um abraço

    JF/25

    ResponderEliminar
  10. vá lá que sabe o que é futsal

    ResponderEliminar
  11. Amigo no name no boys

    Confesso que o meu desconhecimento sobre o futsal é muito, mas graças à entrevista do Sr. Osvaldo, e de alguns comentários fiquei com umas luzes, embora ténues. De futebol só me lembro dos tempos em que jogavam contra a Penha e o Estoi, até um dia em que o Joãozinho e o Eziquel partiram um braço no mesmo jogo. A partir desse momento nunca mais fui ao futebol.

    volte sempre

    ResponderEliminar
  12. FUTSAL

    COP vs CPS Messines

    14 de Março ás 16h Pavilhão Municipal

    Vamos Apoiar o Pechão!!!!

    ResponderEliminar
  13. O Sr ONDE PONHO O OLHO PONHO A BALA, uma equipa não é so um jogador! Mas tudo bem acredito que esse miudo (Miguel) venha a ser melhor que o Nuno... Mas tudo bem sim acredito que o Osvaldo faça um grande esforço para levar esses miudos mais a frente... Peço DESCULPA pela parte dos resultados!!

    Força Osvaldo

    ResponderEliminar
  14. Resultado do jogo de Futsal, deste sábado.
    Clube Oriental de Peccão - 4 - C P S Bart. Messines - 3
    Golos de Nuno Granja -2, Rui Loja 1 e Wilson 1.
    primeiro lugar no Campeonato com 4 pontos de avanço do 2º.

    VIVA o COP

    Próximo jogo sábado em Lagos.

    O Peporter

    ResponderEliminar
  15. oh Peporter, parece que as tuas fontes jornalislicas estao mal informadas. o jogo sabado acho que é mais perto, talvez Portimao.

    ResponderEliminar
  16. O reporter pede desculpa pelo engano no local do jogo do próximo sábado.
    Na verdade o jogo disputasse em Portimão, pelas 16 horas.
    A equipa do COP deslocasse de autocarro com partida ás 13,45.
    Quem quiser aparecer para um passeio até Portimão e apoiar o COP, é aparecer em frente da sede do Clube.

    VAMO APOIAR O COP

    O Reporter

    ResponderEliminar
  17. oh Reporter, ex "peporer".
    voçe anda numa de brasileiro né? vamo sim apoiar o clubi, vamo apoiar o timao cara...

    ResponderEliminar
  18. entao reporter nao sabe o resultado do jogo? a gata arlapa é que devia de colocar os resultados dos jogos do timão, como ja o fez á uns tempos...
    contrata o reporter, que o cara vai aceitar...

    ResponderEliminar
  19. Proximo jogo

    COP X 1ºJaneiro Tavira

    Sabado 28 de Março ás 19h Tavira..

    Aparecam..Vamos apoiar o COP

    ResponderEliminar
  20. O site esta mexmo muito bom!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar