segunda-feira, 2 de março de 2009

O puzzle da vitória




2009 - 1º lugar

2008 - 3º lugar

2007 - 3º lugar


Em pleno Carnaval, um grupo de jovens Pechanenses, conseguiu nos últimos dois anos o terceiro lugar, e este ano, um fantástico primeiro lugar no prestigiado concurso de máscaras, realizado na mais mediática discoteca do Algarve, a Kadoc. Muitos o desejariam, mas somente os melhores têm honras de pódio. Não foi obra do acaso, mas sim, espírito de equipa, empenho e criatividade da nossa juventude, que aos poucos vai-se libertando do estigma depreciativo, com que muitas vezes é rotulado. Já existiram, e existem tímidas tentativas de integração da juventude no dirigismo associativo, ou político, em suma: participar na vida activa da nossa Aldeia. É fundamental para o rejuvenescimento e regeneração, que alimenta a dinâmica da continuidade. Beber o conhecimento do passado da memória dos mais velhos, para debater o presente, e perspectivar o futuro. A terceira geração está pronta. E nós estamos prontos para eles?

27 comentários:

  1. É a prove k a Nossa Terra não está "morta".. Viva Pechão!!!

    Entrudo
    26 de Fevereiro de 2008 0:34

    ResponderEliminar
  2. Para quem fala mal de nós!!´
    Aqui está o nosso empenho e dedicação..
    E foi assim mas um ano consecutivo.

    Viva Pechão aqui está a melhor GERAÇÃO...
    26 de Fevereiro de 2008 11:04

    ResponderEliminar
  3. é tudo uma kestão de oportunidades

    ResponderEliminar
  4. Esta geração vai dar muitos frutos a esta terra
    26 de Fevereiro de 2008 14:24

    ResponderEliminar
  5. Porqué a 3ª Géraçao? Eu proprio consigo recuar na minha linhagem até ao meu trisavô sempre a viver na freguesia de Pechão o que faz de min a 5ª géração e dos meus filhos a 6ª.
    Fico contente por Pechão estar bem representado. Na minha juventude no incio dos anos 80 a malta de Pechão que andava na Ramboia tambem éra mal vista por algums dos mais velhos (haverá sempre velhos do restelo)mas era bem recebida e bem vista onde quer que fosse, fosse ele em Albufeira, na Praia de Faro, no Desvio, na rua do Crime ou na Siesta em Tavira, a malta queria é divertir-se, e não chateava ninguem nem deixava que alguem nos chateasse, por isso raramente havia desatinos.
    A malta juntava-se as sextas e sabados á noite ou no Lagar ou na Fonte nova, depois pelas 10 e meia 11 horas tomava rumo para um dos sitio acima referidos durante muito tempo o preferido éra o Desvio uma discotéca que havia junto ao aéroporto na estrada da praia de Faro, a noite geralmente acabava por volta das 4 da manhã mas as vezes durava até o sol nascer e nesses dias não se regressava a casa sem antes passar pela prça de Faro para comer uma açorda.
    Belos Tempos
    Homem-Bomba

    http://www.youtube.com/watch?v=yj5WvpkYHz0
    26 de Fevereiro de 2008 16:54

    ResponderEliminar
  6. Pois Homem-Bomba outros tempos... A juventude agora quer mais e melhor...Adrenalina ao de cima..
    28 de Fevereiro de 2008 1:02

    ResponderEliminar
  7. Muito boa geração a actual.Quanto mais melhor, ainda vamos todos ás OLIMPIADAS.No meu tempo de juventude o unico DESVIO que conheciamos era o do poço da amendoeira,que quando a ribeira levava muita água passavamos pelo desvio, caminho em frente á tia Maria Esperança Baganha e vinha sair frente ao tio Lelinho, para virmos para Pechão, outro desvio, a juventude não conhecia e ningém nos deu nenhum certificado de ignorancia por isso.Jogavamos á DESERTA, até 2,3 e 4 da madrugada, tinhamos os bolsos frios,não podiamos ir para Faro ou Olhão.Vão dizerme que se lembram desses tempos, não acredito,quem compra tudo já feito, tem os bolsos quentes,andar até ás 4 da manhã ou até de madrugada na farra, é fixe sim senhor, estou gostando dessas citações, teem o futuro assegurado. e andou um pai a criar um filho muitas vezes sabe-se lá com que sacrificio,para acabar por ouvir tal descalabro, BEM BOM ...resta-ne a consolação que não é esse o pensamento nem tãopouco a prática da juventude de Pechão actualmente, até porque muitos dos espaços de negação do saber estar, da ética e do respeito pelo próximo tendem a extingir-se a determinadas classes, a orgia que existia ao alcançe do pé descalço já lá vai, tudo muda, e ainda bem, vamos continuar pugnado pelo evoluir da nossa comunidade, com uma juventude atenta, estudiosa e responsável, para que o futuro da nossa Terra das nossas gentes seja saudável e muito melhor.VIVA PECHÃO E A JUVENTUDE. MALDONADO
    29 de Fevereiro de 2008 21:00

    ResponderEliminar
  8. Porqué tanto rancor Snr Maldonado?
    Viva Pechão!
    Viva Todos!
    Viva até o Maldonado

    Homem-Bomba

    http://www.youtube.com/watch?v=T0c8Q6doiJI


    Vicious, you hit me with a flower
    Mau, bates-me com uma flor
    You do it every hour
    bates-me a toda a hora
    Oh, baby you're so vicious
    Oh, pá és tão mau
    Vicious, hey why don't you swallow
    razor blades
    Mau, porque não engoles laminas de barbear
    You must think that I'm some kind of gay blade
    Deves pensar pensar que eu sou uma especie de medricas
    But baby, you're so vicious
    Mas pá, és tão mau
    29 de Fevereiro de 2008 22:55

    ResponderEliminar
  9. Hello Bombmen!....
    Why do you write in English?
    You are a good boy and have enough know how, do you understand what I mean.
    The next time write Portuguese please,is a Camões language and ther are a millions of people speaking on the world.
    Don't forget. Thank you very much.MALDONADO
    5 de Março de 2008 11:12

    ResponderEliminar
  10. Caro Maldonado,
    Eu escrevo em Português, apenas copiei, uma estrofe da canção Vicious, do Lou Reed, que a meu ver lhe assenta como uma luva, se ler com cuidado a de reparar que eu tive o cuidado de a traduzir, não é nada pessoal, pois eu sei que no fundo vocé não deve ser tão mau quanto quer parecer.

    Nunca deixe de nos brindar com os seus comentarios, pois o Senhor mostra ter um profundo conhecimento da freguesia, e faz sempre falta alguem que nos reavive a memoria.
    5 de Março de 2008 17:51

    ResponderEliminar
  11. Hello Bombmen.
    Tudo bem consigo. Repare meu amigo, eu não sou muito letrado e em termos musicais então sou totalmente um ZERO ( grande). Aprecio acima de tudo a franqueza do ser humano. Deve-se chamar as coisas pelos seus próprios nomes, contudo como não sou de copiansos nunca me passou pela tola que o meu carissímo se encontra-se nessa, tá. Já agora deixe-me dizer-lhe que estou bem documentado ácerca da freguesia desde á muitos anos,natural e actualmente residente,e inerva-me escreverem sobre Pechão, os seus usos custumes, suas gentes,modos de vida,etc,etc,etc,etc, só por dar cá aquela palha ou por ouvir dizer isto ou aquilo. Não aceito esse estado de coisas, e só decidi escrever a contestar essas escritas pelo facto de se estar a dizer aos mais jovens e não só, meias verdades,ás vezes nem isso, OK. O meu amigo entende que eu sou mau,daí o facto de me cair tão bem aquela canção, pois bem,assiste-lhe esse direito,mas lembre-se,com o decorrer dos anos, você ainda é muito jovem,irá concluir que não sou esse mau posso transparecer, sou antes um contestatário,do momento que vivemos no Portugal de hoje, daí lanço alertas de modo a despertar a mente das pessoas para as realidades, irá dar-me razão, não são tudo rosas,os de cima criam sempre problemas aos de baixo,e para disfarçar,dão-lhes festas,festanças,luzes,danças etc, par ir distraindo os que estão embaixo,enquanto os decima vão engordando e enchendo os seus bolsos e dos comparsas. Eu já ando por cá há muitos anos,desde o tempo da outra senhora, tenho uma tarimba calejada e o seu ponto de vista, para mim,é normalissimo e próprio duma juventude sem os dissabores da vida. Agora não digo mais nada para não ser sensorado ou elevado ao quadrado. MALDONADO
    9 de Março de 2008 14:10

    ResponderEliminar
  12. Cara Maldonado! tenho uma duvida que gostava que m esclarece-se: Voce nacseu assim frustrado ou apanhou algum virus da ma lingua/inveja por algum pais que foi de ferias...Ó homem va a um medico, ja viu que neste blog voce ainda nao consegiu gostar ou ilugiar nada do que se faz em Pechao... epa vai a uma bruxa...pode ser que ajude!!!
    10 de Março de 2008 3:24

    ResponderEliminar
  13. o maldonado está mesmo de mal com pechão.conheço alguns criticos, mas mesmo esses têm sentido de humor. é um caso grave.Tito
    10 de Março de 2008 13:34

    ResponderEliminar
  14. Amigo Maldonado eu não disse que você éra mau,(que sou eu para fazer juizos de valor) disse sim que você queria parecer mau.
    Eu acho que os seu conhecimentos são muito uteis para que a memoria de outros tempos não seja apagada, porque um povo sem memoria é um povo sem futuro. Tente não ser tão amargo nos seus comentarios e verá que a malta mais jovem há de começar a apreciar os seus comentarios.
    Recomende-lhe que oiça e tente entender esta canção de 1964 do Bob Dylan,
    http://www.youtube.com/watch?v=-D9S48A81os

    10 de Março de 2008 17:40

    ResponderEliminar
  15. CARISSIMOS.o MEU VIROS FOI APANHADO NO EXTERIOR.PELO SIM PELO NÃO GOSTAVA QUE ME APONTASSEM QUAIS DAS PESSOAS QUE HOJE DITAM LEIS OU REGRAS EM PECHÃO, QUE SEJAM FILHOS DE PECHÃO. VEJAM SE SÃO CAPASES SEM COMETEREM ERROS.SE O FOREM TEEM O MEU APREÇO,OK.
    MALDONADO
    11 de Março de 2008 18:49

    ResponderEliminar
  16. Maldonado, voce apenas critica tudo e todos!!!
    Sempre me disseram, que quem tá de mal com a vida muda-se!!!
    12 de Março de 2008 15:38

    ResponderEliminar
  17. Este post foi escrito há um ano, resolvi editá-lo, pois a conjuntura mantém-se actual. Isto deve ter dado cá uma trabalheira. Parabéns rapaziada.

    ResponderEliminar
  18. Tavam bue fixes...foi bem mercido o premio ;D
    Gostei imenso xD

    ResponderEliminar
  19. Simplesmente espetacular D. Arlapa
    e que musica !!!
    Parabens aos jovens de Pechão. Eles mereceram

    ResponderEliminar
  20. yoooo arlapa..

    Boas a todos os cibernautas..
    Ai está mais uma prova k o aclamado "gang da Fonte" está ai prás curvas e quando s aplicam conseguem fazer cenas bakanas..

    Bem-vinda d volta Sr. Arlapa

    "gang da Fonte"

    ResponderEliminar
  21. parabens a malta de pechao...mais uma prova q os jovens de Pechao esta bem activos... A nossa juventude aliada ao associativismo esta a dar frutos... que assim continue...

    VIVA PECHAO

    ResponderEliminar
  22. ola a todos que ajudam a manter vivo este blog,
    eu pergunto a todos os que criticam os jovens de Pechão se ja repararam que os miudos do gang da fonte estão neste momento a participar activamente na vida do nosso maravilhoso COP, que estão aos poucos a tomar o rumo certo para que num futuro proximo possam continuar a levar o bom nome do nosso clube bem como da nossa aldeia, têm de lhes dar tempo para que possam gozar a sua juventude, com alegria, com irreverencia propria da idade, mas para os mais desatentos relembro que alguns dos miudos do gang da fonte hoje são ou directores do clube ou jogadores de futsal do proprio clube ou ainda vencedores da imaginação carnavalesca.
    Miudos, espero que continuem a gozar a vossa juventude e eu espero que um dia façam grandes coisas pelas vossas vidas bem como pelo nosso COP e por Pechão.
    um grande abraço deste não muito velho amigo

    ResponderEliminar
  23. Meus filhos
    Não sejais tão duro para com o Maldonado.
    Sejam pacientes,atentos ao conteudo da sua mensagem para não cairem no erro de fazer juizos apressados.
    Só com os mais velhos podem aprender, porque são eles a fontes onde ireis beber a história, neste caso da nossa aldeia.
    Também acho que o Maldonado ás vezes se excede no seu linguajar, um tanto ou quanto agressivo, mas terão que ser vós, jovens, a ser condescendentes, porque muito que vos custe a verdade está lá.
    Saibam perdoar, se forem ofendidos ou arrepiem caminho, depois de fazerem auto-analise ao que se tem dito do Maldonado.
    Paz de espirito e lucidez é o que é necessário.

    Um Irmão

    ResponderEliminar
  24. Obrigado a todos pelos elogios, mas tal projecto não seria concretizado se não houvesse empenho dos elementos do "Puzzle", foram horas de trabalho que no fim foi reconhecido por muitos, e quando isso acontece é sempre bom.
    Também agradecemos ao COP e ao Paulinho, pois cederam espaços para Nós formar-mos a nossa "oficina carnavalesca". Também peço que não confundem o "Puzzle" com o tal "gang da fonte", quanto muito digam só que somos os jovens de Pechão, ou então como na Kadoc ficamos conhecidos "o Puzzle, os moços de Pechão".

    Puzzle

    ResponderEliminar
  25. Devo em primeiro lugar dar os parabens a Arlapapor ter regressado em bem depois de uma ausencia tao prolongada.
    Perdi um pouco do meu tempo de ocio para rever,já tinha ouvido dizer que a Dona Arlapa tinh regressado, dou-lhe os meus parabens.
    Sobre o conteudo existente no blog, folgo bastante em saber que os miudos que teem conspurcado as paredes em Pechão, dizem já ter mais juizo, estarem no COP e tentar fazer coisas boas,isso para mim é uma alegria e espero que tenham muito sucesso nas iniciativas porque o COP e Pechão bem precisam de dinamismo ( lembrem-se que o Clube não tem nada para dar a ninguém ) pessoas que deem o seu melhor em prol da comunidade.Jah agora, para começar, era bom que esses jovens, identificados ( GANG DA FONTE ) dessem um exemplo digno daquilo que se propoem fazer e, iniciassem a sua actividade,de bem fazer, limpando todas as pinturas que fizeram em muros,paredes,portas, janelas, enfim em todos os locais onde conspurcaram, assim, só assim, acreditarei nos propósitos que dizem ter para o COP em termos futuros e ao serviço da Direcção. Por hoje tenho dito. MALDONADO

    ResponderEliminar
  26. parece que o senhor MALDONADO nao releu bem todos os comentários deste post. caso nao tenha reparado esta iniciativa de jovens de Pechao nao tem nada a ver com esse tal "GANG DA FONTE". se tem problemas com alguns jovens que deambulam pela freguesia, que os resolva pessoalmente com eles. nao julgue a juventude toda por um ou outro caso.

    ah e nao se esqueça MALDONADO, a juventude é um empréstimo...

    Puzzle

    ResponderEliminar