sexta-feira, 27 de março de 2009

C.O.Pechão : 60 anos - 24 Presidentes (1)

João Mateus Granja
"O Conciliador"

Concordância era a regra. Admirado e respeitado por todos, retribuía com trabalho e humildade. No desânimo animava, na animação excessiva apelava à razão. A vozes ásperas e nervosas respondia numa candura desarmante. Sábio a ouvir, sensato a decidir. Está no panteão da nossa memória.

13 comentários:

  1. Farinha desse saco já não existe

    ResponderEliminar
  2. Um exemplo para todos.

    O avô

    ResponderEliminar
  3. Por falar em exemplos... não tenho assistido aos jogos de futsal do COP, mas tenho ouvido uns comentários que deviam preocupar todos os Pechanenses... parece que o nosso público se porta muito mal...
    É certo que está implementado um sistema no país em que muita gente aproveita os jogos da bola para descarregar "stress"... cá para mi acho que há mesmo é falta de educação e não só dos "simples" adeptos. Parece que alguns dirigentes também ainda não adquiriram educação para se comportarem a ver um jogo de futebol...
    D. Arlapa procure saber o que se passa. Peça à sua neta para ir ver um jogo e ajude a parece que aquilo é mesmo muito feio.

    Pechão tem de continuar a ser conhecido por estes bons exemplos de cidadania, concordia e gente respeitadora...

    Um amigo do COP.

    ResponderEliminar
  4. Meu caro «amigo do COP»,porque essa tirada me parece ser dirigida a mim, filho de Jão Mateus Granja, primeiro presidente da Direcção do Clube Oriental de Pechão e seu sócio fundador, permita-me D. Arlapa, o meu direito de resposta.
    Em primeiro lugar, não sei se o senhor é sócio do nosso Clube. Se o é, deveria junto da Direcção da qual eu faço parte dar conhecimento á mesma do seu lamento aqui expresso, pois só a Direcção poderá tomar medidas em relação a dirigentes «mal educados» como o senhor os apelida.
    Sendo certo que sendo eu vice -presidente daquele orgão do Clube, sou perante a Direcção responsável pelo comportamento de todos os elementos, jogadores, treinadores e restantes dirigentes, como responsavel do futebol do COP.
    Em segundo lugar, se o senhor poretende atinguir a minha pessoa ,desde já lhe digo que não o conseguirá dessa forma, pois como lhe disse no primeiro ponto, os assuntos do Clube deverão em primeiro lugar ser discutidos dentro do mesmo, mas como o senhor se intitula únicamente amigo do Clube, não sendo sócio não o poderá fazer.
    Quanto á questão da boa ou má educação dos dirigentes do clube , e neste caso especifico, penso eu, os do futebol,não aceito da sua parte nem de outro qualquer lições de educação, pois a mesma recebi dos meus pais, que muito amei,tendo sido minha atenção transmitir esses mesmos valores com que fui educado aos meus filhos, sabemdo, é certo que não á farinha do mesmo saco, mas posso dizer-lhe que, hoje como cidadão de Pechão, residente nesta terra que muito amo, sinto-me feliz pelos amigos que tenho, pela amizade que os mais velhos me dedicam e acima de tudo,talvez por aquilo que o senhoe entende como má educação, ser frontal com todos e nunca ter «vendido» a minha consciência ou a minha postura por nenhum preço.
    Gosto muito de passar na rua de cabeça erguida e falando a toda a gente, e já lá vão 51 anos.
    É certo que me exalto aver injustiças por exemplo durante um jogo de futebol, ou mesmo quando jogo, agora chamar a isso falta de educação, permita que o diga, mas só pode vir duma pessoa provocadora ou então dum pseudo aristocráta da nossa terra.
    E mais não digo, porque não pretendo entrar em polémicas, ainda por cima com uma pessoa que não se identifica.
    Bem Haja.

    Osvaldo Granja

    ResponderEliminar
  5. concordo plenamente consigo, sr. osvaldo!

    ass:*** ^.^ ***

    ResponderEliminar
  6. Sr. Osvaldo, lamento que se tenha ofendido... não me referia a si. Se reparar o que eu disse foi: "parece que o nosso público se porta muito mal..." apesar de alguns excessos penso que os dirigentes "activos" se têm comportado à altura... a também não digo mais sobre este assunto.

    Um amigo do COP.

    ResponderEliminar
  7. Amigo do COP
    Acho lastimável da sua parte, vir, num local onde se procura enaltecer a figura duma pessoa que muito deu do seu tempo ao COP e á nossa terra, que não sei se será a sua, com situações que nada te~em a vêr com a figura da pessoa em causa.
    Todos sabemos que o futebol arrasta paixões e que muitas vezes,e em todos os lugares, as pessoas se excedem nas suas manifestações de desagrado, tanto contra o arbitro dum jogo como contra a equipa adversária, infelizmente é normal e banal, tanto no nosso país como em qualquer outro, daí o facto de eu pessoalmente não comcordar com a sua observação, pois compreendo perfeitamente o comportamento das massas num jogo de futebol.
    Agora não queira o senhor educar as pessoas de Pechão a verem um jogo de futebol, acho até ridiculo.
    Possivelmente o senhor até é daqueles que não gosto de futebol, mas daí a quere mandar as pessoas que vão ver uma equipa do COP jogar, apoiando a equipa, chamando nomes aos árbitros, alguns até engraçados, francamente, haja bom senso da sua parte.
    Eu por acaso até já fui ver dois jogos de futsal do COP e num, no meu entender, até fomos prejudicados pelos árbitros.
    Claro que houve pessoas que demonstraram o seu desagrado insultando o árbitro, mas isso em todo o lado acontece e as terras não deixam de perder as suas virtudes pela existência desses actos isolados.
    Quanto aos directores do COP, que o senhor também invoca, são pessoas que provavelmente gostam mais da sua terra e do seu clube, que o senhor, e são eles que trabalham , que abdicam do seu tempo livre para que haja futebol e outros acontecimentos feitos pelo clube, pelo que acho de muito mau gosto estar a apelidar os mesmos de mal educados.
    Sendo como diz amigo do clube, penso que só lhe ficava bem um pedido de desculpas a todos, adeptos, sócios e dirigentes.

    UM SÓCIO DO COP

    ResponderEliminar
  8. "UM SÓCIO DO COP" = a lagartinho (SCP)

    reparem na frase: "...penso que só lhe ficava bem um pedido de desculpas a todos, adeptos, sócios e dirigentes."
    um pouco de presidente do SCP...

    ResponderEliminar
  9. Que me desculpem os intervenientes nesta troca de opiniões mas este artigo do João Granja nada tem a ver com ele. Ele era avesso a polémicas e já tinha resolvido isto a bem das duas partes. Por uma questão de decoro espero que vocês também o façam.

    O avô

    ResponderEliminar
  10. Da minha parte considero o caso encerrado.

    Osvaldo Granja

    ResponderEliminar
  11. O Osvaldo, que conheço á muitos anos, como sempre não é pessoa de se ficar quando se «sente», e faz ele muito bem, pois quem não se sente não é filho de boa gente, diz o ditado e é verdade.
    E num sitio em que se devia homenagear a memória do seu pai, ele sentiu-se ofendido e não teve vergonha ou medo de dar a cara por aquilo em que acredita.
    Sincero, frontal e sempre jovial, Osvaldo, continua assim, pois foi assim que sempre te conheci.

    Um Amigo

    ResponderEliminar
  12. que eu saiba este artigo é sobre um presidente do COP ...

    sendo assim, porque é que você "amigo do COP" vem falar de futebol??
    é que não tem nada a ver uma coisa com a outra!!

    ass:*** ^.^ ***

    ResponderEliminar
  13. João Granja

    Pessoa que conheci ainda miudo, e com o qual ainda tive oportunidade de conviver.
    Pessoa de elevada estatura moral e de grande apego ás suas ideias.
    Sempre se deu bem com todos, mesmo após o 25 de Abril, tendo na altura sido eleito presidente da Comissão Administrativa da Junta.

    Honrem a sua memória.

    Um anónimo

    ResponderEliminar