segunda-feira, 9 de março de 2009

Diversidade cultural

Rancho Folclórico do C. O. Pechão

Desde 1949 até 1972, tempo de rivalidades bem apimentadas entre Sebastião de Vale / Marílio, e mais tarde Clube / José Arlindo, pela disputa da hegemonia dos bailes, que não se via em Pechão dois espectáculos na mesma noite. No sábado em simultâneo realizou-se no Clube o baile da rainha, e na Junta de Freguesia uma sessão de teatro.

O que parecia uma diversidade cultural foi para a minha sobrinha uma confusão no plural. A filha aperaltou-se para ser a rainha do baile, e o filho que já tinha feito de rei mago numa peça na escola, tomou-lhe o gosto, e queria ir à Junta. Perante a teimosia, a troca de argumentos e empurrões, a mãe sugeriu o baile depois do teatro. Proposta recusada por ambos. Antevendo, uma sessão de choro e birras, caso fosse de encontro às pretensões de um, em detrimento do outro, decidiu surpreendentemente acompanhar o rancho folclórico que foi actuar a Albufeira. Sem direito a recurso.

Sei que as relações entre as entidades organizadoras, não estão apimentadas como há 60 anos, mas sim adocicadas. Não sei se ouve, ou justificava um diálogo entre as entidades, ou, foi apenas um caso pontual. A verdade é que minha sobrinha e os filhos passaram a noite a dançar o corridinho.

8 comentários:

  1. http://forumolhao.org/index.php/topic,149.0.html

    ResponderEliminar
  2. Somos Olhão!
    Apresenta queixa à Comissão Europeia por incumprimento da aplicação de direito comunitário em matéria de Ambiente na Ria Formosa.
    Convida todos os interessados a comparecerem na próxima quinta-feira, dia 12, pelas 10h30, junto à entrada para o cais de embarque para as ilhas, ao Jardim Patrão Lopes, em Olhão, para o Encontro com a Comunicação Social e Órgãos de Imprensa para dar a conhecer a Queixa.

    ResponderEliminar
  3. Então D.Arlapa... Não foi ao baile da rainha... Não colocou nenhum post e que eu também não fui mas gostava de saber quem foi a rainha e as suas duas damas?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Amigo choco

    A ciática atacou-me ao entardecer e mandou-me para a cama mais cedo. A minha netinha aprendeu o caminho das discotecas. E os meus amigos e amigas não me dão notícias. Ninguém quer saber de velhos para nada, a única coisa que ainda se lembra de nós, são as doenças, ou a família, se tivermos uma herança boa para deixar

    ResponderEliminar
  5. Pois a sua ciática, e a idade cumpriendo...

    Algum visitande deste blog pode me dizer quem foi a Rainha e as damas?

    ResponderEliminar
  6. Moss ó choco !
    Atão na sabes quem foi a reinha do baile de Pechão ?
    Atão poronde é que tú andas?
    Pra tua informação digo-te que a reinha do baile foi o Marco Guita e as damos do honor o Alcindo eo Esmeraldo.
    Na havia ma nada pa escolher.
    Vê tu a miseria que prá qui vaí...

    O Informador

    ResponderEliminar
  7. Obrigado Sr Informador... Mas ta enganado não!?

    ResponderEliminar
  8. O rancho do COP também já tem blog: http://ranchocop.blogspot.com/

    ResponderEliminar