Custódio Moreno, Presidente da Junta de Freguesia de Pechão.
Em entrevista ao JA, Custódio Moreno quer que Pechão seja reconhecido como um destino de referência, uma terra promissora e que luta com garra para manter a sua identidade.
Jornal do Algarve – A Freguesia de Pechão tem provado ter um grande potencial humano e associativo. Essa é a grande força desta freguesia interior de Olhão?
Custódio Moreno- Nos últimos anos temos apostado fortemente numa política de parcerias, vinculada através da assinatura de protocolos com as mais diversas associações e inúmeras entidades concelhias e regionais, agentes económicos e todos os movimentos que possam atrair mais-valia para Pechão, onde incluímos a Geminação com Morangis.
Um excelente exemplo da nossa dinâmica são as inúmeras valências concentradas no edifício da autarquia, nomeadamente: Posto de Correios, extensão do Centro de Saúde de Olhão, Gabinete de Aconselhamento, Espaço Net, a Ludoteca. Temos ainda acordos com os Ministérios das Finanças, do Emprego e da Segurança Social, uma pequena loja do cidadão que facilita muito a vida dos pechanenses.
JA – Quais os grandes desafios e projetos a que pretende responder a curto e médio prazo na freguesia?
CM – O nosso grande desafio passa por consolidar o trabalho nas áreas da Educação, da Ação Social, no apoio aos jovens e aos idosos. Por outro lado, a requalificação de equipamentos e de vários espaços da freguesia. Queremos continuar a dotar Pechão de uma rede viária de excelência e expandir as redes de saneamento a todos os cantos da freguesia. No próximo ano, vamos concluir a edificação da Casa Museu e da Galeria de Arte, ex-líbris para podermos receber quem nos visita e, ao mesmo tempo, preservar as nossas raízes.
Vamos edificar um Parque Infantil, um Parque de Merendas e um Espaço Aventura. Estas duas últimas obras já têm o projeto aprovado. Até ao final do mandato, queremos iniciar as obras de requalificação urbana da Ribeira de Bela Mandil. Ampliámos o cemitério e vamos fazer o parque de estacionamento.
JA – Qual a estratégia para trazer mais dinâmica à freguesia?
CM – Acreditamos claramente no turismo social como forma de promoção e desenvolvimento sustentado. A aposta passa por fazer desta terra um destino de referência, promovendo um conjunto de acontecimentos, com destaque para os programas de Animação de Verão, Natal e Ano Novo. O Festival de Folclore, Noites de Fado, Noites de Teatro, Cinema ao Ar Livre, e o Rock na Ribeira são algumas das iniciativas que todos os anos organizamos e que vamos reforçando com mais propostas de maior qualidade, fidelizando os pechanenses a participar e procuramos atrair novos públicos. Deste modo, projetamos cada vez mais Pechão. As Festas Tradicionais de Pechão, o Corta-Mato do Algueirão, as Comemorações do 25 de Abril são bons exemplos das nossas parcerias com o associativismo local e que mostram como Pechão está bem vivo e recomenda se!
[publicada na edição papel do Jornal do Algarve de 21 de Outubro de 2010]