domingo, 30 de maio de 2010

Nada será como antes

Já muito foi dito e escrito sobre a colocação de lombas na rua 25 de Abril. Não sei se a medida tomada foi a mais correcta, mas dentro das disponíveis, e fase à urgência da situação, foi a possível. É evidente que as lombas não ajudam a minorar o volume de trânsito, nem o desviam para uma via alternativa mas, contribuem, para acalmia do tráfego, prevenção de acidentes, e redução do ruído e da poluição (que aumenta com a velocidade). Ou seja, vamos ter um pouco mais de sossego, o que já não é mau. Mas entre vantagens e inconvenientes, numa coisa parece que estamos todos de acordo: para as mentes brilhantes dos aceleras, apressados e seus derivados, nada será como antes.

29/04/2008

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Memorial "Netinho"

Dizem que o tempo apaga tudo mas não é verdade: apenas apaga se nós deixarmos. Mesmo perante o silêncio que nos consome as entranhas e as palavras que o trazem a nós, nada melhor que deixar a sua memória fluir, naquilo onde ele era o melhor.

Faz no próximo dia 21 de Setembro, trinta e sete anos que nos deixou. Prevendo o que iria acontecer, escreveu este comovente artigo três meses antes do seu falecimento no jornal “Claridade”, órgão cultural e informativo do C.O. Pechão.

O enterro do pião

“A tarde estava fria. Fustigadas pelo vento invernoso de um Janeiro frio, e triste, as embarcações atracavam à velha doca dançavam ao sabor das ondas.
As nuvens cinzentas, sopradas pelo vento, seguiam em loucas correrias procurando chegar o mais depressa possível ao seu destino imaginário.
Um pequeno muro, branco de neve, protegia o hortejo do “Ti Joaquim”, velho dos seus setenta anos, cuja bondade o seu rosto transparecia. Às vezes o rapazio para o fazer zangar chamava-lhe “mirra” e ele todo arfava, barafustava e até às vezes corria atrás dos rapazes. Mas era só nesse momento; depois voltava para casa rindo e dizendo baixinho…”mirra”…”mirra”.
Era ali junto à sua horta, que a malta se juntava.
Hoje somente ali se encontravam cinco. Aos mais dias eram seis. Faltava o Talica, e de futuro faltaria sempre. Fora a enterrar havia poucas horas. O médico dissera que ele havia morrido com uma doença incurável. Todos os cinco trocaram olhares, sem se atreveram a falar. O vento parecia esbofeteá-los.Que faziam ali? Esperavam o Talica? Ele não viria mais. De repente o Jorge, o “cabeça de seta” ajoelhou-se. Na sua mão um pião luzia. Era o pião do Talica.Depois de ter aberto uma pequena cova enterrou-o. Afastou-se e nova cova abriu metendo nela o seu pião.
Movidos como autómatos, os restantes quatro haviam feito o mesmo, e num círculo cujo centro era o pião do Talica haviam enterrado também os deles.
Depois ergueram-se lentamente, olharam-se e começaram a soluçar. Do céu um raio de sol brilhou na tarde cinzenta.
Era o Talica que lhes agradecia.

“Neto (“Claridade” Maio de 1973”)

segunda-feira, 24 de maio de 2010

80 anos depois

Pechão - 1930

Pechão - 2010

Uma foto invulgar dos anos trinta, tirada do alto do Monte da Morena. Vislumbra-se um solo árido e agreste, como a vida naquela época. Distingue-se, o edifício onde se situava a moradia e a mercearia do Zuca. Ao lado funcionava a escola, actualmente, a Cristina, e a Béinha, são as distintas moradoras. Ainda com alguma nitidez e segurança dá para observar a casa do Luciano Barbosa, e da Sra. Catarina. Uma época em que Pechão era uma terra calma e tranquila para uns e uma pasmaceira para outros.

Um agradecimento especial ao Danilo que como por magia desencanta fotos raras.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Rosário de contas

foto - daqui
Nada percebo de política mas, esta sucessão de políticos que nos conduzem ao abismo são como um rebanho visto ao longe. Todos iguais. Apesar da minha relutância, em momentos de fraqueza também caí no conto do vigário. Tenho insónias só de pensar no futuro. Não do meu, mas dos meus, e dos outros.

Apesar de discursos optimistas, estatísticas manipuladas ou operações de marketing, os portugueses não acreditam nas contas da Nação, os estrangeiros não nos têm em conta e, os extras - terrestres fazem de conta que não existimos.

No Município de Olhão, esbanjaram o que tinham e o que perspectivavam vir a ter para se manterem no poleiro, feitas as contas, nada sobrou para pagar, muito menos para contar.

Na Junta F. Pechão, as contas falharam, as dívidas acumularam e são motivo de conversa. Para complicar cada um conta o que lhes interessa.

No Clube, estranhamente e, sem razão aparente, ainda não acertaram as contas, alguém pacientemente, vai ter de contar o incidente.

A minha reforma desvaneceu-se antes do fim do mês, infelizmente, já não tenho a Beinha para pôr na conta.Que desfaçatez.

Para serenar o espírito agarro-me ao rosário de contas e, para adormecer suspendi os medicamentos. Conto carneiros.

Quem toma conta disto? Depois admirem-se se acontecer um valente ajuste de contas.

Policultura

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Quero mais

foto daqui

Sei que te esforças muito e competes com as melhores do mundo, mas quero mais. O Clube é pequeno, não tem a dimensão nem o poderio doutros, mas quero mais. Sei que não tens o poder financeiro nem o mediatismo das rivais, mas quero mais. As lesões condicionam-te, e fazes das tripas coração, mas quero mais. O oitavo lugar em Pequim e no México foi bom, mas quero mais.

Quero saltar da cadeira quando as tuas mãos trémulas despedaçarem a fita da meta, emocionar-me quando subir a bandeira e, chorar quando tocar o hino. Sim chorar, e arrepiar-me, sem saber porquê. E mais tarde quando chegares a Pechão, quero ver toda a gente na rua, ver-te balançar entre o sorriso e o choro, ver silêncios que barricam as lágrimas e euforias que libertam a alma. Sei que estou a exigir demais de ti, não ligues, são só palavras. Mas por favor, não me acordem dizendo que querer mais, é pedir demais.

Futsal Iniciados - última jornada

Terminou o Campeonato Distrital de Iniciados de Futsal. Penso que é unânime o reconhecimento apesar das condicionantes que, no ano de estreia os miúdos do C.O.Pechão tiveram uma boa prestação e uma enorme evolução, certificando o bom trabalho realizado e, deixando água na boca para a próxima época. Aqui a velhota dá os parabéns ao Clube, aos atletas e ao treinador que segundo diz a minha neta: é bom e giro.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

A minha vizinha (1)


Eu e a minha vizinha frequentemente costumamos beber chá e conversar, conversar muito. Somos perfeitas a falar da vida dos outros. É uma rotina que se instalou há muitos anos. Ela é mais nova e mais moderna. Domina o micro-ondas e diverte-se com o telemóvel. Eu sou um pouco antiquada, ateio o fogo de lenha e, tenho um insensível telefone antigo que mais parece um mensageiro da desgraça. Crescemos fintando as diferenças e envelhecemos refinando as teimosias.

Hoje, atiçou-se comigo porque o galinheiro está um pouco afastado da casa. Ela sustenta que é um alvo fácil para a ladroagem e um manjar para os cães e genetos. Eu defendo que a proximidade trás mau cheiro, e mais porcaria. Cada uma no seu poleiro levámos a Santa manhã a cacarejar à desgarrada, sem concordância, nem bicadas, mas com o almoço por fazer.

O chá está pronto.
- Queres com açúcar ou mel?
- Sem nada. Simples.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Há dias assim

Voltei a um lugar de culto da minha mocidade. O passar dos anos desfigurou-o e a paixão esfriou. Mesmo assim fico atenta a todos os pormenores, esperando pacientemente encontrar algum vestígio do passado. Uma velha memória ou uma voz a interpelar-me. Mas uma qualquer energia metafísica afasta-me dali como, que a explicar-me que as memorias ali vividas foram demasiado belas, para eu poder ter a ousadia de confundi-las com imagens do presente.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

1º. Torneio Primavera

Clube Oriental Pechão

1º. Torneio Primavera
Futsal - Iniciados

• 15 e 16 de Maio

• Equipas participantes:

- CLUBE ORIENTAL PECHÃO
- JOGRAIS A. ALEIXO – ESTOI
- SONÂMBULOS – LUZ DE TAVIRA
- 1º. JANEIRO – SANTA CATARINA
- TUNES
- BELLAVISTA
- ALBUFEIRA FUTSAL

- Atletas nascidos nos anos 1995 e 1996

 A entrega de prémios será efectuada no domingo após a final:

Lista de Troféus:

Taças para todas as equipas
Taça para o melhor marcador
Medalhas a todos os atletas participantes

• SORTEIO DOS GRUPOS
Grupo A

Equipa 1- Jograis António Aleixo
Equipa 2 – Albufeira Futsal
Equipa 3 – 1º. Janeiro
Equipa 4 - Gejupce

Grupo B

Equipa 5 – ADC Tunes
Equipa 6 – Sonambulos F L
Equipa 7 - Clube Oriental Pechão
Equipa 8 – Lagos e Benfica

DIA 15 DE MAIO (SÁBADO)

10:00 h. – 1x2 (Grupo A)
10:45 h. – 5x6 (Grupo B)
11:30 h. – 3x4 (Grupo A)
12:15 h. – 7x8 (Grupo B)
13:00 h. – 1x3 (Grupo A)

Almoço

16:00 h. – 5x7 (Grupo B)
16:45 h. – 2x4 (Grupo A)
17:30 h. – 6x8 (Grupo B)
18:15 h. – 1x4 (Grupo A)
19:00 h. – 5x8 (Grupo B)
19:45 h. – 2x3 (Grupo A)
20:30 h. – 6x7 (Grupo B)

DIA 16 DE MAIO (DOMINGO)

16:00 h. - 1º. Lugar (Grupo A) vs 2º. Lugar (Grupo B)
17:00 h. - 1º. Lugar (Grupo B) vs 2º. Lugar (Grupo A)
19:00 h. – Jogo 3º. e 4º. Lugar
19:45 h. – Jogo FINAL

20:30 h. – ENTREGA DE PRÉMIOS

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Vai uma ajudinha?


Bom dia!
O meu nome é Ana Cristina Fernandes e estou á procura de informações sobre a minha avó (foto) que ninguém conheceu na minha família. Ela chamava-se Maria Teresa Fernandes, filha de Manuel Fernandes Goguinho, e de Teresa Patrôa Beatriz, o meu pai João Batista Fernandes, nasceu em Pechão e não foi criado por ela. É possível passar o meu pedido no seu Blog? Se alguém tiver informações sobre ela e seus familiares. Existe alguma família, Patrôa, Fernandes ou Goguinho em Pechão?
Muito obrigada. Não conheço o seu dia nascimento e de falecimento, por isso, o registo civil não me pode ajudar.

Ana Cristina Fernandes
Agent Double Agence de Com. & de Talents
16 rue Chappe - 75018 Paris
FranceE-mail : anacristina@agentdouble.fr
07/05/2008

segunda-feira, 3 de maio de 2010

O Festim

Ontem fui à missa. A minha vizinha, fervorosa devota, chama-lhe o festim espiritual. Cheguei demasiado cedo. A frente da Igreja, estava inundada por um sol demasiado forte para a minha fraca resistência. Aproveito a boleia de uma nesga de sombra e encaminho-me até à Capela dos Ossos. Poucos falam sobre ela. Sinceramente, falar sobre ossadas esburacadas infestadas de pequenos bicharocos invisíveis, não é propriamente um tema interessante. 

É um local que me deprime. Um pouco sinistro. No que nos transformamos. No que ficamos. Uma escuridão assustadora mesmo debaixo da luz do sol invade-me os sentidos. Um silêncio sepulcral. Fico absorta por uns momentos. Engulo a angústia, baixo a cabeça e esgueiro-me para a Igreja. Onde me espera um ritual de purificação. Recupero a serenidade e retempero a alma. Porque quanto aos ossos, já vi o que os espera: um festim para a bicharada.

domingo, 2 de maio de 2010

Pechão sem Maios

Olhão - Sítio da Patinha

Em Pechão, a tradição dos Maios está praticamente extinta. Nos últimos anos, esporadicamente apareceu um ou outro. O ano passado o Maio da Ana foi o único a exibir-se. Este ano desconheço a existência de algum. Mas percorrendo os campos e as hortas, podemos encontrar alguns espantalhos mais rudimentares e com outras funções: afugentar a passarada. É que as bicadas, dão trabalho, estragam a fruta, e furam a carteira.