domingo, 30 de maio de 2010

Nada será como antes

Já muito foi dito e escrito sobre a colocação de lombas na rua 25 de Abril. Não sei se a medida tomada foi a mais correcta, mas dentro das disponíveis, e fase à urgência da situação, foi a possível. É evidente que as lombas não ajudam a minorar o volume de trânsito, nem o desviam para uma via alternativa mas, contribuem, para acalmia do tráfego, prevenção de acidentes, e redução do ruído e da poluição (que aumenta com a velocidade). Ou seja, vamos ter um pouco mais de sossego, o que já não é mau. Mas entre vantagens e inconvenientes, numa coisa parece que estamos todos de acordo: para as mentes brilhantes dos aceleras, apressados e seus derivados, nada será como antes.

29/04/2008

44 comentários:

  1. Ainda não há muitos anos, vinham pessoas a Pechão para visitar a casa museu de agora em diante virão para visitar a nova Cordilheira das lombas. Apesar de já no plano de actividades para 2006 da junta de freguesia já constar que o financiamento para as obras da dita casa já ter sido garantido o facto é que ainda não sabemos aonde será a sua localização. Talvez seja melhor fazer Vista Grossa e dar festas ao povo sempre garantem mais votos de que não deixar cair no esquecimento a vida de antigamente

    Joe Berardo
    30 de Abril de 2008 1:03

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  2. Certeza, certeza que será melhor virem pessoas visitar a casa museu ou outras casas,de amigos,mesmo sentir o sissego que as lombas vieram trazer á Aldeia e não só, do que virem ao funeral daqueles que por falta das ditas cujas já pereceram,(e quantos mais estariam destinados aesse fim ?)As lombas é um bem, está provado,é uma mais valia para os moradores,não tanto para os passantes e aceleras, mas é fundamentalmente aos moradores e aos que no dia a dia utilizam a Aldeia que esta benfeituria se destina e todos eles agradeçem, porquanto,o seu modo de viver é regrado,o perigi foi drasticamente reduzido e o facto é que a maioria está de acordo, até querem mais.VISTAGROSSA
    30 de Abril de 2008 16:54

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  3. Olhe cajuda! olhe cajuda! senhor Bernardo, minimiza e disciplina o transito, as lombas pecam por vir tardias, e pena é não estarem em toda a Aldeia. Eu tou á espera das lombas ao pé da minha casa, diz que vai haver uma segunda fase,aqui também é Rua 25 de Abril, tenho a passadeira áporta e não posso usá-la, vêm tão marafados os automóveis.Compadre Bernardo vomecê até pode fazer alguma coisa para pôr as lombas aqui á entrada de Pechão,do lado de Olhão,ajude-nos eu logo lhe dou um choriço.Marcolina
    30 de Abril de 2008 16:38

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  4. quem manda tá certo disse...
    Se as lombas tivessem chegado à um ano atrás tinha-se poupado uma vida e alguma lata amolgada.Chegaram atrasadas mas chegaram e isso parece-me importante, mas tá certo.
    30 de Abril de 2008 18:29

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  5. a.guerreiro disse...
    Se a tua avo não tivesse morrido ainda era vida mas ta certo...
    1 de Maio de 2008 1:20

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  6. Amigo dura lex sed lex.já contei e recontei as ditas cujas" lombas" só vejo 4, o meu amigo fala em 5,tá bem mais uma é o que fazia falta segundo a sua opinião,tá certo,já fui ver a legislação, o tal despacho normativo da extinta DGV,que não é nada mais nada menos do que uma NOTA TÉCNICA.Se tiver o cuidado de ler o nº 6 " Cabem ás entidades gestoras das vias estabelecer de forma exclusiva todas as questões construtivas a ter em atenção". Posto isto, a Autarquia só tem aue interpretando tomar a iniciativa de implantar a obra segundo os critérios dos técnicos ao seu serviço e, ponto final paragrafo.VISTA GROSSA
    2 de Maio de 2008 19:34

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  7. As lombas estão fora da lei, se não acreditem em min, leiam o despacho da DGV 109/2004 que as regulamenta de onde copiei isto:
    5.5 - A altura do ponto de maior cota, relativa ao pavimento, não deve ser:
    a) Inferior a 25 mm;
    b) Superior a 75 mm, salvo casos devidamente justificados e desde que não
    seja excedido o valor de 100 mm.

    Pois qualquer das 5 lombas instaladas na Rua 25 de Abril excede os 100mm de altura
    E como já dizia 1 ilustre cidadão romano"Dura lex sed Lex" que podemos traduzir assim "A lei é dura mas é a lei" e a isto não podemos fazer vista grossa sobretudo se temos alguma obrigação perante quem nos elegeu

    para ler o despacho 109/2004 da DGV clique aqui com o botão direito do rato e escolha abrir numa janela nova
    1 de Maio de 2008 20:51

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  8. não vale tudo disse...
    Sr. Joe
    sou um leitor dos seus comentário e tenho gostado de ler a sua argumentação e do sr. vista grossa vê-se que os dois percebem da poda.na sua ultima intervenção estva a gostar mas quando li "armar em chico esperto" fiquei muito desiludido consigo. você está dentro dos assuntos e tem ideias boas por isso só tem que se bater por elas. não pode nem deve fazer julgamentos pessoais, chamar chico esperto é baixar o nivel da discussão e para isso infelizmente temos o Maldonado. Não leve a mal esta minha simples opinião porque v/ pode fazer melhor com classe sem recorrer a baixarias. fora isso tudo bem.
    3 de Maio de 2008 14:30

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  9. Snr Vista Grossa, a DGV foi extinta, mas os despachos por ela emitidos não foram revogados e ainda estão em vigor.
    As Lombas são de facto 4, pois se disse 5 deve ter sido erro meu ao teclar. Quanto ao ponto nº6 da nota tecnica que aqui transcreve:
    6 – Aspectos Construtivos
    No Anexo C são apresentados alguns dos aspectos construtivos a ter em atenção.
    Salienta-se, contudo, que esta matéria extravasa o objectivo da presente nota,
    bem como as competências desta Direcção-Geral, cabendo às entidades gestoras
    das vias estabelecer de forma exaustiva todas as questões construtivas a ter em
    atenção.

    Se ler objectivamente, sem se armar em Chico Esperto, chegará á conclusão que apenas se refere ao modo como devem ser construidas a Lombas, e nunca as medidas que as mesmas devem ter depois de construidas. Alem disso no nº 2 do despacho que aqui tambem transcrevo
    2 – Determino que a aprovação das acções que incluam a instalação deste tipo de
    dispositivos fique condicionada ao cumprimento da presente Nota Técnica.
    Da leitura do nº2 fica determinado que a construção das ditas Lombas tem que respeitar a nota tecnica. Mas os Snres da Autarquia decidiram fazer disso tabua rasa, eu só espéro nunca ter que levá-los a tribunal, pois seria sinal de que tinha estragado o meu pópó ao passar a 50kms Hora por cima de uma das lombas, mas se isso acontecer lá terá que ser.

    Joe Berardo
    2 de Maio de 2008 20:45

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  10. Anónimo disse...
    Mas sera que apesar da lombas terem mais ou menos altura estaram na lei com 7.5 ou 10cm,ainda nao repararam que o problema maior ta resolvido...acabaram as situacoes das passagens a quase 100kmh dentro da nossa aldeia, ate a circulacao de camioes baixou... na minha opiniao e respeitando a dos outros o que foi feito foi mt bem feito so tenho pena de terem chegado tarde e ainda deviam ser postas mais na descida do cimiterio, a seguir a ponte para quem vem do lamaceiro q mts esqecem da escola q ali ta e a entrada de pechao como quem vem de olhao e como quem vem de estoi...

    eu...
    3 de Maio de 2008 20:11

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  11. Caro "não vale tudo". Eu também não gosto de baixaria. Mas mais tolo que eu é quem me quiser comer por tolo.
    Se você leu o nº 6 da nota técnica, objectivamente terá chegado á mesma conclusão do que eu:
    -O nº6 refere-se ao modo de construção e não as características finais das Lombas.

    Ora meu caro "Não vale tudo" como devo designar alguém que sei que não é tolo nenhum se faz passar por tolo para justificar a sua acção.

    Joe Berardo

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  12. Meus caros

    Será que quando a colocação das lombas foi votada na Assembleia de Freguesia, os membros da mesma estavam devidamente informados do preceituado juridico para a colocação das mesmas.
    Parece-me que não.
    Daí a minha opinião, se algo está mal, são os membros da Assembleia de Freguesia os primeiros responsáveis, pois não basta o Presidente da Junta dizer que vaí fazer e não haver discussão nem informação para que pelos menos os senhores deputados da Freguesia fiquem esclarecidos sobre aquilo que vão votar.
    Só dizer AMEN não chega, a responsabilidade tem que ser assumida, após todas as dúvidas serem dissipadas.

    O Opinador
    3 de Maio de 2008 21:58

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  13. não vale tudo disse...
    Caro joe
    respeito a sua opinião, mas mantenho que apenas deve defender os seus argumentos, pessoalizar com tiradas infelizes são trunfos que se dá ao adversário.
    3 de Maio de 2008 22:08

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  14. Caro não vale tudo,
    Eu não considere adversario quem não pensa do mesmo modo do que eu, e se aqui venho chamar a atenção para algo que está mal é para evitar problémas futuros, pois eu tambem se da opinião que se deve reduzir a velocidade ao passar dentro de 1 localidade, e que se este for o unico remédio se deve colocar lombas para esse fim, só que as ditas lombas devem ser transponiveis á velocidade maxima permitida para o local (no caso de Pechão 50km/h) sem danificar o véiculo, o que manifestamente não é o caso de Pechão.

    Joe Berardo
    4 de Maio de 2008 10:04

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  15. Quem não quiser dar cabo do carrinho ao passar pelas lombas tem que quase parar antes de as transpor.
    Snr anonimo a velocidade só está limitada a 40 para quem vem de Estoi quem entrar em Pechão vindo de Faro pela rua dos combatentes da Liberdade, ou vindo de Brancanes pela rua Franscisco Guerreiro não tem essa imformação.

    Joe Berardo
    5 de Maio de 2008 23:48

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  16. Atenção: o limite de velocidade em Pechão passou para 40kms hora máximo! por isso basta ter cuidado ao chegar as lombas...se ninguém se armar em Carlos Sousa no dakar as lombas ate se passam bem...
    4 de Maio de 2008 21:53

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  17. eu agora até já não ando a mais de30 km/h dentro de Pechão.O meu carrinho não é para partir e devagar quero ir ao longe.Quanto á nota técnica da extinta DGV,entendo que como nota técnica, o nome diz tudo, é uma nota, emanada de um organismo com gabinete de engenheiros que faz um aconcelhamento, a quem de direito, sem obrigatóriedade,e só isso, contudo, nós estamos num País onde toda a gente dá pareceres, notas técnicas e outros mas ninguém quer ser responsável, "não me responsabilizem ". Por isso está feito está feito e muito bem feito,demais, parece-me que antes do assunto das Lombas ser discutido na Assembleia de Freguesia,foi feito um abaixo assinado pelos moradores da Rua 25 de Abril e outras pessoas utentes no dia a dia da mesma Rua, que fora enviado á Junta de Freguesia e á Camara, e, daí o facto consumado amigo JOE.A Ssembleia não disse AMEN. Fim de citação. VISTA GROSSA
    7 de Maio de 2008 19:59

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  18. Quem o seu carrinho estimar
    ao passar por cima das lombas
    deverá, quase parar, pois se fizer como Snr Vista Grossa e a 30km/h passar, verá que em breve sentirá seu carrinho chocalhar, e na proxima vez que á inspecção o levar terá que a direcção mandar alinhar, e talvez algumas péças terá que substituir, tais como amortecedaores, rotulas, e sino blocos.

    Joe Berardo
    8 de Maio de 2008 17:17

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  19. Caro Vista Grossa, pelo que li dos seus comentários deduzo que o Snr é um assíduo frequentador da Assembleia de Freguesia, pois se puder faça-me o Favor de requerer a quem de direito que se digne mandar sinalizar a estrada de uma forma coerente, não faz sentido nenhum que quem vá de Estoi par Olhão seja obrigado a andar dentre de Pechão a 40km/h e que quem vá no sentido inverso possa ir a 50km/h

    Joe Berardo
    8 de Maio de 2008 1:21

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  20. Só mesmo para comentário:
    Os "deputados" da Assembleia como referem votaram quase por unanimidade na colocação das lombas... só o Sr. Alcindo não votou... talvez para no futuro poder criticar... mas de facto o que se constata é que o problema está, pelo menos atenuado e o transito mais ordenado. Se têm mais centimetro ou menos parece-me pouco relevante até porque com o tempo vão "assentar" e ficam,com as medidas certas :) O melhor é que os utentes se habituam e acabam por circular mas devagar.
    8 de Maio de 2008 17:44

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  21. Tá bem visto sim senhor, eu na tenho interferência alguma nisso, falo por ouvir dizer, só fui 1 vez á Assembleia mas aquilo é uma seca, perde-se muito tempo e só se sai de lá no fim e tudo o que vamos lá falar na tem interesse, já tá tudo feito, agora que assinei o abaixo-assinado assinei. Sobre os sinais de 40 e de 50 não sei nada disso amigo JOE, nem tinha ainda tomado conhecimento, mas assim está mal, até existe uma comissão coordenadora de transito conselhia que já reunio na Junta de Pechão e tudo e na viram isso.A minha opinião é que deve estar tudo igual,que mande alguém de direito, um presidente qualquer que estiver interessado em ouvir-nos (força de expressão)que mande pôr as coisas como devem ser,certinhas,na minha modesta opinião,porque trata-se duma Rua com comércio e muitas habitações, estreita ainda por cima,deveria ficar tudo a 30 kmh,que tal,vai concordar com aminha proposta camarada JOE.VISTAGROSSA
    8 de Maio de 2008 18:30

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  22. Eu sou da opinião que um véiculo vai em excesso de velocidade sempre que não consiga evitar bater num obstaculo que lhe surja pela frente, e antes de colocarem as lombas na rua 25 de Abril eu costumava lá passar a 50 e as vezes a 60 e nunca tive que fazer uma travagem brusca para parar sempre que 1 pião queria atravessar a estrada, por isso para min 50km/h está perfeito, alem disso com as lombas nas condições em que estão só um louco é que puderá andar a mais de 30km/h na rua 25 de Abril.

    Para todos aqueles que acham que o despacho 109/2004 da extinta DGV é um méro pró-forma e que cada municipio pode fazer as ditas lombas como bem entender aqui segue mais un link:

    Joe Berardo
    9 de Maio de 2008 16:39

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  23. O melhor é dar este assunto por encerrado. Já os meus amigos viram que desde a implantação das lombas, tudo mudou dentro de Pechão,excluindo algum maluco, quer de carro quer de moto, que de vez enquando, para destoar, passa com mais velocidade. mas, está mesmo a ver-se o veiculo não é dele.Por hora tudo bem não vale a pena mais comentários, a situação está controlada. VISTAGROSSA
    11 de Junho de 2008 20:03

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  24. Caro Anónimo

    Se sabe que o deputado Alcindo votou contra a colocação das lombas, também deve saber qual a alternativa que apresentou.
    Deverá consultar a acta da Assembleia de Freguesia onde obterá resposta para a sua questão.
    Isto se eventualmente ele apresentou ou não alternativas, ou sevotou ou não contra.
    Agora uma lhe digo eu, alternativas existem, como por exemplo pôr semáforos no cruzamento, com a função de regularizar o trânsito e a velocidade, pois conheço situações em que os semáforos têm essa dupla função.
    De qualquer modo não discordo da colocação de lombas.

    O Opinador
    9 de Maio de 2008 22:05

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  25. Se o Alcindo votou contra as lombas que alternativa apresentou?

    Era bom sabermos pois a solução dele até podia ser melhor.
    9 de Maio de 2008 16:55

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  26. D. Arlapa
    Ainda bem que voltamos á discussão das lombas na Rua 25 de Abril, pois eu morador no nº 40 da citada Rua, sinto-me afectado por dois motivos.
    O primeiro pelo facto de terem colocado uma lomba em frente da minha casa, mais concretamente, em frente do portão, o que faz com que na altura das chuvas a agua para em frente do meu portão inundando-me o quintal, situação que poderia ser resolvida se, como esteve previsto fossem colocados sumidores de aguas pluviais na Rua do Emigrante, que continua a ser um ribeiro forrado a alcatrão.
    O segundo caso de que me lamento é o facto dos camiões de 10 toneladas continuarem a circular passando no meio da aldeia provocando um estrondo enorme á sua passagem por cima das lombas, achando eu que já se deveria ter tomado providências de modo a evitar que os mencionados veiculos alterassem o seu percurso, pois grande parte deles saem da viado Infante para Olhão, quando deveriam utilizar o acesso feito para esse fim.
    Se queremos malhorar a qualidade de vida na nossa aldeia,temos que lutar pela mesma e eu julgo ser do interese de todos os moradores que se manifestem contra a passagem dos ditos camiões, até porque não é só o facto do barulho mas também os danos que causam na via e nos passeios.

    Osvaldo Granja

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  27. Boa tarde amiga Arlapa.

    Não sei se é por causa da falta de tempo ou da falta de vontade que ainda não voltei a escrever sobre este assunto... mas ainda bem que deu o mote. Pode ser que em breve apareça algo com imagens e tudo!

    Quanto às lombas, lembro-me perfeitamente que numa Assembleia de Freguesia (depois de vários acidentes e uma morte), vários moradores pediram que se fizesse algo, entre outras coisas, passadeiras altas e não lombas. Decidiram fazer estas lombas que sem dúvida alguma veio reduzir a velocidade de muitos aceleras inconscientes mas veio trazer os problemas aqui referidos pelo Osvaldo.

    Enquanto os responsáveis pelo trânsito do Concelho não impedirem a passagem de viaturas de grande tonelagem pelo centro da aldeia (muitas vezes transportando cargas perigosas e infamáveis), não poderemos ficar descansados. Como morador na aldeia e na Rua 25 de Abril, estarei disposto a juntar-me a outros para protestar, encontrando-se a(s) melhor(es) forma(as).

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  28. Amigo Osvaldo a discusão dos sumidouros vem do tempo que o amigo fazia parte da junta,já das lombas o amigo tem razão, as lombas deviam ser colocadas antes do sumidouro da rua do emigrante penso que se resolvia o problema.

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  29. Pechanense
    É sempre uma honra recebe-lo no meu modesto aposento. Se é uma questão de falta de vontade, fique sabendo que, a vontade que temos em lê-lo supera a sua hesitação. Escreva homem, escreva. E não se esqueça das imagens. Valem mais que mil palavras.

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  30. D.Arlapa voltamos ao mesmo assunto da Rua 25 de Abril,o tema é as lombas novamente.Recordo que ao tempo alguém que as liombas eram altas mas com o tempo que acentavam.Não é que at´parece que isso aconteceu.Acho que as lombas estão mais baixas,porquê? Porque de há algum tempo a esta parte,a velocidade dos veiculos na Rua 25 de Abril,aumentou,embora existem chapas de limite de velocidade 30 km, actualmente ninguém liga a isso.Aumentou a velocidade e o transito também, especialmente veiculos pesados,alguns de 20 rodas,é um descalabro,só aqui em Pechão ´e que isso acontece.Eu sempre disso e continuo a dizer as lombas foram colocadas no momento oportuno mas pecaram por ser baixas,deviam ter mais 2 a 3 cm.Passam carros com tanta velocidade que até parecem ignorar as lombas,até os das motons já pouco lhes ligam.Nunca é tarde, consta que as condutas de agua dos pluviais e esgotas estão todas partidas,quando for efectuada a reparação pode ser que seja feita um melhor acondicionamento das lombas e dos sumedores dos pluviais,e se acabe de vez com os viculos pesados na Rua 25 de Abril,há que haver coragem para proceder em conformidade. Quanto á Rua do migrante terá que ser feito projecto paraque as águas velham por condutas não pela estrada como acontece neste momento.VISTA GROSSA

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  31. O que acontece, é que a malta já descobriu que a melhor maneira de passar nas lombas, é a mais de 60 Kms Hora, nem se dá por elas.

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  32. ponhamos olhos em olhão em vez de lombas criam-se depressões. ou seja quando aparece um buraco no asfalto os serviços da CMO em vez de indagarem o motivo da origem do buraco pura e simplesmente tapam o buraco com uma espécie de alcatrão misturado com brita que depois passam por cima dessa mistura com o rodado do camião da CMO,em vez de passarem com um cilindro pois a CMO não tem.
    o pior é os buracos que tem origem nas imensas roturas de agua que existem na velhinha canalização de agua de olhão,vai daí a agua que não para de correr volta a fazer a depressão no pavimentos das estradas temos vários casos conhecidos dos habitantes de pechão que trabalham em olhão em frente á passadeira de peões do infantário esteve um buraco 3 meses para arranjar com fitas e placas de transito,arranjaram mal e porcamente e já está tudo na ,mesma.
    em frente ao supermercado Palmeirinhas da Anabela,às 4 estradas acontece o mesmo esse buraco já foi arranjado pra aí uma 6 ou 7 vezes e volta sempre ao mesmo.
    incompetência ,ou ignorância ou desleixo,ou falta de respeito pelos cidadãos, do vereador da CMO que responsável por esse sector?

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  33. Ó Floripes Olhão sempre foi famosa pelos seus buracos!!!

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  34. D. Arlapa, permita-me que discorde do titulo do artigo, acho eu que tudo continua como antes,e com tendência para piorar.
    Veja a senhora o estado em que se encontra o piso da Estrada 2.6, denominada Rua 25 de Abril,buracos por todo o lado, esgotos a deitarem por fora, sinalização virada ao avesso, estacionamento indescriminado em cima dos passeios, camiões pesados carregados a circularem dentro da povoação, algums com carregamento de areias não acondicionados, saltando as lombas e deixando na estrada um rasto de areia, sumidores pluviais partidos-autênticas armadilhas para qualquer condutor- passadeiras mal colocadas - depois ou antes de curvas - quando deveriam estar no meio da curva - facilitando,assim a visão tanto ao peão como ao condutor, viaturas estacionados em cima do passeio junto a cruzamentos, caso do chamado passeio do Zé Arlindo, tirando a visibilidade a quem vem do sentido de Faro e que necessita de vêr a estrada no seu lado esquerdo.
    E diz-me a Senhora que nada será como antes!
    Serões culturais, para turista vêr, comida para os ciganos de raça e para os «ciganos» portugueses, m~es do coração e dia do não sei quantos, isso sim é politica da nossa junta.
    Portanto, não joguem areia para os olhos do Zé Povinho.
    Já basta o que os mandões de Lisboa nos fazem, pelo que dispenso todo o resto.
    Equipamentos e mais valias para a freguesia onde estão?
    Dou um exemplo.O Olhanense precisa dum campo de treinos .
    Nós em Pechão temos um campo de futebol, onde só se treina a modalidae de atletismo, no final da tarde, e a Câmara anda a negociar com uma construtora a compra dum terreno para a construção do campo.
    Sendo o terreno do campo de futebol de Pechão da Câmara, não sairia mais barato relvar o dito campo e o Olhanense tinha o problema resolvido e Pechão ficava a ganhar?
    Possivelmente o campo não se constrói por não têr havido acordo com a contrutora, o que é sintomático...daquilo que o povo diz.

    O Observador

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  35. Parece que neste momento há um buraco enorme,em Olhão e é financeiro pois não tem dinheiro nem para mandar um cego.
    até a feira de parques e ambiente já não fazem. o caíque está agarrado ao bate estacas e desde que saiu do estaleiro que não navega,por falta de pagamento à tripulação.

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  36. onde fica esse terreno que a CMO quer comprar? é na quinta joão de ourém que era da CMO e passou para uma construtora?
    expique lá isso ó Observador.

    essa do campo de treinos do sco é boa então o sco vende o saudoso estádio Padinha e agora é a CMO que tem de arranjar um relvado para o SCO?
    sou de Olhão até enverguei a camisola do SCO gosto do SCO,mas não admito que seja a CMO a suportar um clube de furtebol profissional.
    que a CMO faça contratos programas com o SCO para apoiar as modalidades desportivas amadoras e de formação tudo bem.agora injectar dinheiro para o futebol profissional? Os sócios do SCO se querem o clube ao mais alto nivél que o suportem ,pois o SCO tem património e já vendeu parte dele para isso.
    o pior é que mais ano menos ano o SCO desce de divisão e acontece-lhe o mesmo que ao Boavista ,Salgueiros Farense etc,etc,.
    o que deviam fazer em pechão era uma pista de atletismo a sério pois com a remodelação
    do José Arcanjo a CMO colaborou com o fim da unica pista de atletismo do concelho feita com o dinheiro do INP.

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  37. Senhoe Zequinha
    Segundo se diz,foi o senhor Presidente da Câmara quem no inicio da passada epoca,terá prometido ao SCO um campo para treinos.
    Toda a gente mais ou menos ligada ao desporto e ao futebol em particular sabe disso.
    E sei que andam ou andaram em conversas com a construtora proprietária do terreno,junto ao pavilhão municipal,para o adquirirem.
    Agora provavelmente com a crise já não se falará no campo de treinos.
    Eu quando falo no campo de treinos para o SCO,não quer dizer que seja exclusivamente para a equipa profissional,veja quantos miudos utilizam o campo municipal,que está ocupado das cinco da tarde até ás onze da noite.
    São centenas de miudos que diariamente utilizam aquele campo, pelo que se outro campo municipal fosse construido,haveria melhores condições para os miudos evoluirem e aqueles que terminam os treinos ás onze horas da noite e no dia seguinte tem que ir para a escola,com um outro campo já tal situação não se verificava.
    Daí eu reclamar, eu e outras pessoas,que havendo nas freguesias,campos de futebol propriedade da autarquia, não se justificar gastar dinheiro na aquisição de terrenos para esse fim .
    Quanto aos comentários colaterais que o senhor faz,não os comento,pois espero que tal nunca venha a acontecer ao nosso Olhanense.
    Agora do que eu discordo é da politica da Câmara, a ir para a frente esse projecto,quando em tempo de vacas magras se deve poupar, que é coisa que não se vê,para além de continuar a queimar dinheiro todos os anos nas passagens de ano e a fazer-se concertos de musica rock no jardim do Pescador para pouca gente vêr e gastar-se dinheiro a mais com tais eventos.
    Pois continio a achar que se deve investir mais em infra-estruturas desportivas,do que gastar dinheiro com «rockadas de segunda».
    Quanto a pista de atletismo para Pechão,de cuja ideia não discordo, pois seria mais uma mais valia para a aldeia,a mesma poderia ficar inserida no campo de futebol que eu reclamo.
    Haja vontade e politicas serias por parte da autarquia.

    Cumprimentos

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  38. mas o terreno onde está o pavilhão da CMO não é da CMO? assim como o terreno continuo a este?também já ouvi falar que a CMO queria jogar esse pavilhão abaixo,será que é verdade?será por isso que a CMO não faz obras de conservação daquele pavilhão? pois há mais de dez anos que não é pintado.
    deixar degradar para jogar abaixo será esse o segredo de um pavilhão abandonado.

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  39. Anónimo das 17-04

    Desculpe,mas não concordo quando diz que o pavilhão está abandonado,pode estar em termos de conservação,mas todos os dias tem lá pessoas a praticar desporto.
    Agora que me digam que é um pavilhão já antiquado,concordo,pois não tem sistema de ventilação,o que no Inverno o torna impraticavel devido á humidade,mas enfim é aquilo que temos.
    Não se esqueça que em Olhão existem mais dois pavilhões,pertença de clubes, ginásio Olhanense e Os Olhanenses e os das escolas.
    Só lamento o facto de em Pechãao não existir nenhum.

    O Observador

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  40. então opavilhão do cop, do pechão não é o municipal?quem mais treina lá sem ser o cop?
    assim é que é, não se gasta dinheiro nem com a pintura pois o pavilhão é da CMO.
    já os outros clubes tiveram de gastar o dinheiro na construção e agora na manutenção.
    o zéquinha é que tem juízo,dá as dicas todas à direcção do cop.

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  41. Zé DOlhão, caiste d paraquedas aqui não??
    Tá mas é caladinho que não sabes do k falas...

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  42. Zé de Olhão
    Se o pavilhão é municipal,logo não é do COP.
    O COP seu só tem um terreno, por trás do predio da farmacia.
    E antes de dizer inverdades vá verificar com os seus olhos quem lá pratica desporto todos os dias,assim como se deve informar quanto deu a camara para ajudar a construção dos pavilhões dos olhaneses e do ginásio.
    Este ultimo,o do ginasio, as obras tiverem tres anos paradas e segundo consta, a ultima ajuda que a camara deu foi de dez mil contos,alguns meses antes de eleições para a camara.

    O sempre atento

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  43. Assim é que uma discussão acertada sobre assuntos de interesse para a comunidade,não restam duvidas de que com o passar dos anos se começa a abrir os olhos e a ver as coisas com olhos de ver.O Municipal do Belo Monte ainda bem que foi aproveitado em devido tempo pois esteve com tendencia para ser votado ao abandono,só o não foi porque o SCO pensou em se reextroturar e vender o Padinha, fez o saneamento de tesouria e ficou com receitas certas ao que consta. O mesmo já não acontece com o pavilhão,aquelas modalidades predominantes da altura,Basquetes, andebol, hoquei,só o agora futsal,antes futebol de salão,é que vai movimentando-o,é de pereguntar até quando? Mas eu vim até aqui,só para perguntar se alguem se lembra de a quando da construção do que foi a pista de atletismo do Z´Arcanjo que ao tempo o SCO até tinha uma equipa de atletismo em que o Resende era o maior,contudo o Oriental era na altura o cluibe com maior representatividade já vinha com as classes primárias lançadas,tanto F. como M.( bambis,iniciados juvenis,juniores e na altura preparava séniores, nas nais varias modalidades,além das corrida saltos em comprimento, em altura enfim teve q se adaptar caixas de saltos no topo do campo do Viriato como era conhecido na altura.Isto a propósito da falecida pista de atletismo do Zé Arcanjo, Pechão naa altura reevindicou a construção da pista em Pechão,era aqui que ela se justicava, mas a senhora Camara na altura,disse que não teria que ser ali naquela infraextrutura que a pista seria feita era o que estava acordado com o ID,foram efectuadas outras diligencias, a outros níveis e nada foi conseguido, apenas a garantia que o Pechão poderia utilizar a pista em casos pontuais.Certo certo é que esses casos nunca acontecia,pois as horas disponievis para os atletas do Pechão havia ocupaçao do SCO do compo de futebol e os montanheiros eram um estorvo um inconveniente corresse na estrada.Assim se deitou escudos fora, o mesmo vai acontecer com o Pavilháo. REFORMADO

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  44. a maneira com a CMO apoia o desporto no concelho tem coisa bizarras.e começa pela pista de atletismo do estádio José Arcanjo que só foi parar a esse estádio porque assim o I.D. deu mais dinheiro ao SCO para a construção do estádio.essa pista que devia ter sido construida em Pechão foi parar ao estádio do SCO sem proveito nenhum pois nem as medidas correctas souberam fazer,e assim a pista ficou sem ser homolgada para provas oficiais.
    O mesmo se passou com as medidas do pavilhão pois não tem as medidas necessária para determinadas provas(não me lembro agora quais).e que foi votado ao abandono pois a CMO há anos que nem sequer pinta o exterior do Pavilhão dito municipal,mas que dizem que está´a em terrenos que não são da CMO.
    Mas voltemos ao que aconteceu nos últimos anos em Olhão,a CMO autorizou que se destruísse um recinto desportivo carregado de história para o concelho de Olhão(estou a falar do estádio Padinha),a troco de quê? de um centro comercial que que prometia 1200 novos empregos, mas que foi e é um fiasco,e que na realidade necessita de andar a arregimentar Farmácias de fora da freguesia, para conseguir receitas,não se importando como ficam os cidadãos dessa localidade.
    Quem ficou a ganhar com o fim desse local histórico?parece que o SCO não foi,pois ficou sem recinto para as suas camadas de formação treinarem e jogarem.e ao que dizem o dinheiro que deviam receber desse chorudo negócio está em Larache.
    Por sua vez a CMO apoiou o SCOem 1 milhão de euros, para se fazerem obras de modo a que o sco podesse receber os dinheiros das transmissões televisivas.Dessas obras resultou, a destruiçaõ da polémica pista de atletismo que foi desviada de Pechão para o José Arcanjo.
    Por isso é altura dos pechanenses exigirem uma pista de atletismo para a freguesia para dar condições ao atletas do COP.Será que o presidente da Junta de freguesia de Quelfes e o Presidente do COP tem coragem para isso?
    se houve 1 milhão para apoiar actividades profissionais também pode e deve, haver dinheiro para uma pista de atletismo,em Pechão, para incentivar a população do concelho a aderir ainda mais à prática sadia do Atletismo.

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