quinta-feira, 20 de maio de 2010

Rosário de contas

foto - daqui
Nada percebo de política mas, esta sucessão de políticos que nos conduzem ao abismo são como um rebanho visto ao longe. Todos iguais. Apesar da minha relutância, em momentos de fraqueza também caí no conto do vigário. Tenho insónias só de pensar no futuro. Não do meu, mas dos meus, e dos outros.

Apesar de discursos optimistas, estatísticas manipuladas ou operações de marketing, os portugueses não acreditam nas contas da Nação, os estrangeiros não nos têm em conta e, os extras - terrestres fazem de conta que não existimos.

No Município de Olhão, esbanjaram o que tinham e o que perspectivavam vir a ter para se manterem no poleiro, feitas as contas, nada sobrou para pagar, muito menos para contar.

Na Junta F. Pechão, as contas falharam, as dívidas acumularam e são motivo de conversa. Para complicar cada um conta o que lhes interessa.

No Clube, estranhamente e, sem razão aparente, ainda não acertaram as contas, alguém pacientemente, vai ter de contar o incidente.

A minha reforma desvaneceu-se antes do fim do mês, infelizmente, já não tenho a Beinha para pôr na conta.Que desfaçatez.

Para serenar o espírito agarro-me ao rosário de contas e, para adormecer suspendi os medicamentos. Conto carneiros.

Quem toma conta disto? Depois admirem-se se acontecer um valente ajuste de contas.

38 comentários:

  1. D.Arlapa diz você que não percebe nada de politica,pois eu cá não penso assim.
    mas se de politica não percebe nada ao menos sabe que é preciso não gastar mais do que aquilo que tem,coisa que os politicos da nossa terra não sabem pois esbanjaram dinheiro com fartura em ano de eleições,para continuarem no poder, e agora nem a fruta conseguem dar aos nossos filhos e netos,depois de já terem recebido verba para tal do governo.
    E bonito ver 5 minutos de fogo de artificio na passagem do ano, mas custa 150 000 euros, com esse dinheiro tinham dinheiro para a fruta dos alunos do ensino Básico do Concelho e sobrava muito.
    A junta de freguesia de Pechão,com as dividas que tem é o reflexo do restos das juntas do concelho e da própria CMO que não tem dinheiro para mandar cantar um cego,mas que tiveram dinheiro para pagar almoçaradas para encherem a barriga , no Restaurante O Lagar às comitivas do Sporting do Benfica e do Porto.
    è isso que me causa confusão,pois toda a gente sabe disso, e os partidos da oposição nada dizerem,ou será que não há oposição?
    um Abraço D.Arlapa,e olhe se suspendeu os medicamentos recorras às mézinhas que você bem conhece,pois nem tão cedo vai recuperar o poder de compra, para comprar os medicamentos que necessita.

    ResponderEliminar
  2. O curioso neste blog é que continua a surpreender-me.

    ResponderEliminar
  3. Está muito bom, mas só queria acrescentar algumas coisas. E o povo não tem responsabilidades disto?

    quando um utilitário resolve o nosso problema compra-se um topo de gama para pagar em 8 anos.

    podemos comprar um t2 mas compramos uma vivenda com piscina para os nossos filhos pagarem depois de morrermos.

    preferimos um telemovel caro só para termos um melhor que o nosso colega

    em vez de fazermos o jantar em casa vamos ao melhor restaurante

    compramos roupas de marcas

    para quem endividar-mos em vez de esticar a perna ámedida do lençol?

    nós tambem contribuimos para esta crise por causa da mania das grandezas

    ti joão

    ResponderEliminar
  4. Se no clube ainda não apresentaram as contas é porque algo de errado está a acontecer,
    a direcção tem de ser responsabilizada e o tesoureiro chamado à pedra.

    ResponderEliminar
  5. Bem observado Srº Anónimo das 09.09.
    Não se preocupe com as contas da junta de freguesia, preocupe-se com as contas do clube.
    Deve ser daqueles que tem muito dinheiro lá empatado.
    Que eu saiba o clube não tem dividas, antes pelo contrário é credor da câmara e da junta, segundo dizem os directores, eo senhor preocupado com as contas do clube.
    Será sócio?

    Um sócio do COP.

    ResponderEliminar
  6. Acho bem chamarem o tesoureiro á pedra, ou então darem-lhe umas pedradas.
    Então o papagaio não sabe fazer as contas.
    É correr com ele, se os outros directores tiverem coragem .

    ResponderEliminar
  7. o problema do governo, da cãmara, e da junta é falta de dinheiro devido à incompetencia dos governantes. no clube o problema é diferente, existe dinheiro com fartura mas por algum motivo que eu desconheço as contas que eram para ser apresentadas em janeiro ainda não foram. são coisas totalmente diferentes.

    ResponderEliminar
  8. Deve ter sido o power-point que avariou

    ex-sócio

    ResponderEliminar
  9. Exma. D. Arlapa,
    Venho por este meio e não através de nomes "anonimos" como outros se apresentam aqui ao deixar o seu comentário.
    O meu nome é Luciano Quiterio e aquando da tomada de posse pela Direcçao do COP, no ano passado e sendo eu Sócio e tendo ajudado em varias acções e sido atleta do Clube, o Presidente Vladimiro e o Director Osvaldo Granja, convidaram- me para ser o Tesoureiro do Clube, apesar de não saber como era feito esse trabalho pois nunca o tinha feito aceitei de bom grado, pois por aqui ha muito quem fale mas poucos que passem disso a acção.
    Deixo aqui o "Mea Culpa", por ainda não ter sido terminado o relatório de contas de 2009, pelo que eu sou o único culpado e que por inexperiência demorei mais algum tempo a o terminar, e também devido a problemas pessoais que atravessei durante os ulrimos meses.
    Tenho a informar que hoje mesmo falei com o Presidente da Assembleia Geral e a reunião será marcada em breve pois já tenho as contas quase terminadas.
    Termino humildemente pedindo mais uma vez desculpas a todos os sócios.
    E informar que se assim entender a DIrecção, estou aqui para assumir o que tiver de ser e também acabar dizendo que, quem nunca falhou que atire aqui a primeira pedra.

    Atenciosamente,

    Luciano Quiterio

    ResponderEliminar
  10. Parabens Luciano

    Pela coragem de vires aqui esclarecer as coisas e assumires as responsabilidades.è de homem

    Sócio nº cento e tal

    ResponderEliminar
  11. Na qualidade de sócio, aceito plenamente as desculpas do tesoureiro, mas tenho de te fazer um reparo, tu é que tens a culpa de seres criticado na praça pública porque levas tudo na brincadeira, olha para evitares estas situações lembra-te sempre do antigo ditado:
    À MULHER DE CÉSAR NÃO BASTA SER SÉRIA, TEM DE PARECER.

    ResponderEliminar
  12. Óxente Luciano meu Bobzinho
    és tu o tésoureiro? Si eu soubera antes já tinha dado em ocê uns ésfreganços acompanhado com um cáfoné à maneira para o ajudar.
    Sou a Mária Ésfregátudo!

    ResponderEliminar
  13. Então arranjaram um tesoureiro brincalhão?
    Olhem que com o dinheiro não se brinca,(já a minha avó dizia)!
    E lá está o ditado "Quem não tem bois não promete carrada" a missão do tesoureiro é manter o tesouro cuidado a horas e a tempos, e a missão dos comentaristas é fazer comentários ainda que anónimos.

    ResponderEliminar
  14. D. Arlapa, não temos alternativa senão voltar á agricultura!!!

    ResponderEliminar
  15. Vim hoje aqui e agora dar volta a esta pasta e qual não é o meu espanto quando deparo com tanta bagunçada.Da Camara e da Junta não admira, do Governo é sempre o mesmo aumenta-se os impostos e, vai daí há dinheiro para tudo ( o que eles querem). Agora do Clube,é muito estranho, como é que foi cumprido oplano de actividades e orçamento ao longo do ano.Como é possível vir pedir desculpas pela não feitura dum documento,que se tivesse control,estava pronto a todo o momento.Sim porque o dever e o haver tem que ser controlado, e essa a função dum qualquer tesoureiro,quer seja do Clube quer seja doutra instituição qualquer.Assim, por essa ordemj de ideias Sr Quitériozinho, vamos ter um relatório de contas improvisado referente ao ano de 2009 no Clube,o que não é nada abonatório para o Clube,muito menos para o meu amigo e para a Direcção, especialmente o sr Presidente que deve ser o garante do regular funcionamento da instituição.Temos que ser responsáveis especialmente quando assumimos esses encargos ,não pode haver desculpasa de ignorâncias,porque só se mete no baile quem sabe bailar.OK REFORMADO

    ResponderEliminar
  16. Presidente do COP,como é que tu habituado à gestão deixastes chegar as coisas a este ponto?

    Contas desse tipo até os merceeiros, analfabetos, faziam há 50 anos !!!

    Nesta altura do campeonato basta preencher 2 colunas no Excel.

    ResponderEliminar
  17. Ora bem amigo Gestor,há 50 anos no clube ninguem sabia o que era isso de gestão, faziam como na mesmcearia receitas e despesas e no fim aparecia o saldo.Havia documentos a justificar tudo isso,hoje em dia com todo sistema informatico disponivel e que o clube dispõe, e muito bem não se compreemde a situação de desleixo a todo a concepção da palavra(inadmissivel) REFORMADO

    ResponderEliminar
  18. os computadores é preciso saber trabalhar com eles.
    já agora as contas da junta de freguesia estão em dia ? é que ouve-se para aí dizer que há dividas com fartura.

    ResponderEliminar
  19. Oh vandinha querida,tens tanto interesse nas contas da Junta vai assistir a uma Assembleia e pergunta directamente isso á mesa.Alguém te dá uma resposta.A propósito,secalha as contas da Junta estão como as da Camara,as do Pais, tudo resultado do desgoverno xuxalista que temos, só se acossam para dentro e esquecem-se do resto,mas no Clube não acredito que seja assim,mas no fundo também teem feito umas festinhas e estas coisas, quando são muitos a comer e um só a pagar, ás veses faz moça,taz a ver não estaz.Olha o meu ó Abreu.REFORMADO

    ResponderEliminar
  20. quando é a próxima reunião da junta?ó queridinhe?

    ResponderEliminar
  21. Tenho que consultar a minha agenda para te responder,espero que a minha secretaria tenha tido o cuidado de a actualizar.Oh Vandinha então eu quero lá saber dessas coisas de reuniões da Junta,sou Reformado, partam por onde quiserem,deixem algum para mim ao fim do mês e, tudo bem, já fiz o que tinha a fazer,mas mesmo assim gosto muito de contestar, sou contestatario por natureza.Ve se daz noticia de algum edital, eles antes da Assembleia afixam um edital,ta bem. REFORMADO

    ResponderEliminar
  22. Reformado
    Que bela «labia» que tens.
    porque não vais para a direcção do clube ?

    ResponderEliminar
  23. mas digam là eu parece-me que a familia do tesoureiro do clube e ele mesmo são peritos em comtabilidade ???
    serà que tou enganado ???
    mas parece que por aqui hà gato

    ResponderEliminar
  24. Como sócio espero bem que o clube não saía prejudicado por esse tesoureiro irresponsável.

    ResponderEliminar
  25. O Senhor Luciano Quitério, tesoureiro do Clube Oriental de Pechão, deverá depois de apresentar as contas, demitir-se do cargo.
    Eu como sócio do Clube e tendo em consideração a prestação dos outros elementos da Direcção, considero que o Senhor está a pôe em causa toda a Direcção.
    Explique-me, por favor, por que terá toda a Direcção andar a desrespeitar os prasos de realização da Assembleia, só por causa do Senhor sêr um incompetente.Está a pôr os seus colegas de Direcção numa posição perante os restantes sócios nada agradável.
    Não saberá o Senhorque vivemos numa pequena aldeia, onde tudo se sabe e tudo se deturpa.
    Com que cara vaí o Vladimiro Carromba explicar aos sócios o atrazo na apresentação das contas?
    As pessoas quando entrão para a Direcção do Clube têm que têr a noção da responsabilidade e que estão a trabalhar para uma entidade que é de todos os sócios e não dela.
    Portanto, meu caro Luciano, enfrente os sócios e na Assembleia explique, o que pelos vistos não tem explicação, o motivo do atrazo.
    Só lhe fica bem.

    Um Sócio do COP

    ResponderEliminar
  26. Óxente!

    Éstes péchanenses são válentes e córajosos. Quéro ver si na Assembleia vão dizer isto tudo qui afirmam no blog da Senhora Árlapa.

    Eu vou tar lá pra vê estes córajosos todos a falarem éstas cóisas tódas.

    Podem falá àvontadjinha qui eu prómeto não dou ésfreganço a nénhum!
    Sou a Mária Ésfregátudo!

    ResponderEliminar
  27. Ó brasileira de meia lequa, aqui em Pechão também á homens com eles no sitio, sem precisarem de esfreganços para dizerem a verdade.
    Tu é pareces que andas com vontade de esfreganços, na lingua.

    O sempre teso

    ResponderEliminar
  28. Agora reformado como sou achas que me ficava bem ir para a Direcção do Clube? Tenho que justificar a minha nobre posição,quando eu eu mais parvo ainda passei por lá,não dei o meu tempo perdido por inglório,mas por mais esforço que se faça ningém nos agradeçe,é neste clube e em qualquer outro,muitos dos sócios são uns ingratos.Mas isso já passou, agora compro tudo já feito e vou vivendo,contestando,eu gosto disto,vou-me entretendo, descubri este passatempo,é engraçado.Já pensei em tirar um curso desses rápidos de massagista par ver se ai no Clube arranjo um lugar de massagista,a Mária esfregatudo mas afinal não esfrega nada,está tudo prá e com uma falta de esfreganço. REFORMADO

    ResponderEliminar
  29. É verdade D. Arlapa a Srª também caiu no canto do vigário! Quando se efectuaram as ultimas eleições, foi notória uma certa colagem ao partido do poder, isso não tem nada de mal cada qual tem as suas convicções, ainda bem que a dª Arlapa se apercebeu a tempo do lôgro, porque errar é humano, persistir no erro, é que já é burrice(já dizia a minha avó)

    ResponderEliminar
  30. Quanto à “colagem”, nem ao partido do poder nem a qualquer outro. A história tem-me ensinado muita coisa, principalmente, a avaliar as pessoas pelo que fazem, e não pelo que dizem.

    Moral da história: sou uma velha (1 voto) à espera de ser conquistada

    ResponderEliminar
  31. Ouvi dizer que o actual tesoureiro já tinha substitudo, alguém me sabe dizer se é verdade?

    ResponderEliminar
  32. Bisbilhoteira,pode ficar descansada,não temos novo tesoureiro, temos é o FMI a tomar conta das contas do clube, segundo se diz.

    Osabe tudo.

    ResponderEliminar
  33. D.Bisbilhoteira, ouvi uns zum zuns que a direcção COP já tinha convidado uma pessoa para o cargo mas não me disseram o nome, agora também estou na expectactiva de quem será????
    Que venha o FMI não acredito, porque já está ocupado com as contas do Socrates.

    ResponderEliminar
  34. Olhem já me falaram num nome, a ser verdade é uma pessoa séria e honesta e com muitas capacidades poder ser que seja verdade.

    ResponderEliminar
  35. Lá teremos que ir no sábado a Assembleia Geral do Clube para ficarmos a saber que é esse enviado do FMI.

    ResponderEliminar
  36. Só espero que não tenha de vir também um enviado do PGR.

    ResponderEliminar
  37. Se for para tirar a limpo o que o tesoureiro-papagaio da rita andou a fazer, que venham os enviados do FMI e do PGR.

    ResponderEliminar
  38. Muito cuidado com esses do FMI querem saber de tudo e se eventualmente encontram falhas eles nem querem saber quem se abotuou,procuram equilibrar a balança utilizando o dever com a obrigação de haver de quem não tem culpa alguma, e quem fica sempre mal é o mexilhou é o que se passa no País.Com o PGR, só para dar cobertura e mandar destruir algumas provas evidentes de contraditório de conversas telefonicas gravadas,essa a especialidade do PGR como se tem constatado. No fundo vai dar tudo certo, vou fazer força para isso como é meu habitoei.REFORMADO

    ResponderEliminar