quinta-feira, 6 de maio de 2010

Vai uma ajudinha?


Bom dia!
O meu nome é Ana Cristina Fernandes e estou á procura de informações sobre a minha avó (foto) que ninguém conheceu na minha família. Ela chamava-se Maria Teresa Fernandes, filha de Manuel Fernandes Goguinho, e de Teresa Patrôa Beatriz, o meu pai João Batista Fernandes, nasceu em Pechão e não foi criado por ela. É possível passar o meu pedido no seu Blog? Se alguém tiver informações sobre ela e seus familiares. Existe alguma família, Patrôa, Fernandes ou Goguinho em Pechão?
Muito obrigada. Não conheço o seu dia nascimento e de falecimento, por isso, o registo civil não me pode ajudar.

Ana Cristina Fernandes
Agent Double Agence de Com. & de Talents
16 rue Chappe - 75018 Paris
FranceE-mail : anacristina@agentdouble.fr
07/05/2008

8 comentários:

  1. Da Maria Teresa Fernandes não me lembro, mas tenho uma vaga ideia que o Manuel Fernandes tinha um problema de surdez não na sua totalidade mas tinha algumas dificuldades em ouvir. A Teresa Patroa, penso que era uma mulher baixa, mas muito dinâmica. Suponho que moravam próximo onde habita o Cesário Brás. São lembranças muito ténues com uma margem de erro grande. Existem em Pechão pessoas que podem clarificar a situação. Agora de momento estou a lembrar-me do tio Abílio Guerreiro e da Tia Ascensão que certamente sabem mais detalhes das pessoas em questão.
    7 de Maio de 2008 9:36

    ResponderEliminar
  2. Esse senhor surdo era o tio Apolinário Fernandes,nada de Manuel,essa senhora Tereza Beatriz,tenho uma ideia era irmã do velho João Beatriz.Esse nome Goguinho não diz nada, talvez Gaguinho já diga alguma coisa.Quem pode saber alguma coisa, pessoas de Pechão, é o Xavier Fonseca, O Cesário Bráz.Patroa eram de Valgralhas,Beatriz de Bela Mandil e Fernandes de Bela Curral,mais não sei dizer,só investigando,o tio Abilio a sua arvore gineológica não é de Pechão,a Sra Ascensão,avó do Alcindo,é capaz de decifrar alguma coisa.MARCOLINA
    7 de Maio de 2008 18:48

    ResponderEliminar
  3. Tenho a ideia que a Terezinha Patroa morava na casa do Pisco.
    8 de Maio de 2008 9:33

    ResponderEliminar
  4. o Pisco era o pai da Dorila e a casa agora é da Rosinda, fica no caminho para brancanes antes do João Cesário. Perguntando á Dorila ela de certeza tb sabe alguma coisa.
    velhote
    8 de Maio de 2008 13:06

    ResponderEliminar
  5. Boa noite,
    Gostaríamos de ajudar mas a minha bisavó(avó do Alcindo) não conseguiu identificar as pessoas em causa.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  6. só a Dorila pode acender uma luz

    ti joão

    ResponderEliminar
  7. Não estou a ver naturais da freguesia,ainda residentes em Pechão,que possam ajudar na recolha de elementos que levem á identificação da Maria Teresa Fernandes, de certeza que relacionado com familias Gaginho (não Goginho) eventualmente O ZÉ Aurelindo,ou o João Valente,este que me parece pertençe a essa família dos Fernandes e o Aurelindo,porque sendo um individuo com idade avançada fazia trabalhos de lavoura para muios agricultores.TIBIA.

    ResponderEliminar
  8. Vai a minha ajudinha....
    Pelo que me dizem,Teresa Patroa,morou numa casa,da qual hoje resta apenas uma rúina junto ao adro da igreja,tinha uma filha,(teresa fernandes?) que era companheira do Baptista mais conhecido pelo "o surdo",o homem adorava a sua companheira,sempre que se referia a ela,dizia: "a minha pombinha",mas um dia,não se sabe porque motivo,ela partiu de Pechão para não mais voltar,parece que ela tinha um filho (J.B.fernandes?)mas não há certeza.
    Esta familia eram parentes,provavelmente primos do Ti Zé Patrão e do Chico Patrão,já falecidos,sendo que o Chico era pai da D.JOSEFINA e da D. Maria do Carmo Patrão e assim sendo primas,já em 4ªou 5ª geração da Ana Cristina.

    informações prestadas por: Esperança da Ascenção,94anos,José Martinho 80anos+- e M.Carmo Patrão.
    Alcindo Norte

    ResponderEliminar