quinta-feira, 15 de julho de 2010

Sonho de verão ou… talvez não!

A publicação deste cartaz, o conteúdo controverso e a força das palavras, não deixam ninguém indiferente. E só existem duas possíveis interpretações: ou aprovamos ou desprezamos.

Mas, expliquem-me como se eu fosse muita burra, como é que os elementos eleitos para a Assembleia de Freguesia perante um problema que é de todos, que afecta a população e que carece de resolução, não se unem, e não falam a uma só voz?
A questão está demasiado politizada para o meu gosto e pouco humanizada para mal da comunidade. De um lado um silêncio comprometedor, do outro, um discurso agitador. Com posturas extremadas ninguém ganha. Perdemos todos. Nunca as tricas pessoais ou, as estratégias políticas podem sobrepor-se ao bem da comunidade. Não precisamos da força das palavras que soam mais alto, nem das malabaristas que entretêm os ouvidos. Necessitamos da força de todos, porque é um problema de todos.
E por favor, não venham com a história dos bons num lado, e dos maus do outro. Ninguém está interessado em saber quem é o melhor ou o pior, apenas queremos saber, ancorados na força do nosso apoio, o que podem fazer por nós. E podem muito.
Eu sei que as coisas não são assim tão simples e, que apesar do tempo decorrido algumas feridas estão longe de se encontrarem cicatrizadas. Apesar disso, para quem está assumidamente comprometido com os Pechanenses, acredito e desejo que icem a bandeira branca, declarem tréguas, e abrem uma excepção para o problema da farmácia. Esquecem a taça, os egos e a retórica partidária, e pensem nas pessoas. E dêem o verdadeiro golpe, que, é a demonstração da verdadeira força do poder autárquico.
Afinal, uns convivem em amenas cavaqueiras, outros andaram na mesma escola, houve quem desferisse pontapés na mesma bola, quase todos deixaram o coiro e o cabelo no Clube mas, todos temos um problema em comum: a falta de uma farmácia.
A amizade e a cumplicidade existem, podem, é estar adormecidas ou adulteradas mas, nem o tempo nem ninguém pode apaga-las. Temos um passado a honrar e a força da razão. Não será altura da união?

“Nenhum de nós é tão esperto como todos nós”
Provérbio Japonês

21 comentários:

  1. Aviso à navegação
    Por favor, evitem os ataques pessoais e julgamentos públicos. Comentem com elevação, não baixem o nível do debate nem desacreditem este estabelecimento.

    ResponderEliminar
  2. a ideia é boa mas na pratica não funciona, a não ser que formem uma comissão com o Zeca, Leonia, Suzana e o Alcino e convidem o João Norte para Presidente da comissão. De certeza que vinha uma farmãcia para Pechão.

    Ti João

    ResponderEliminar
  3. Desculpem-me a observação,mas tudo isto não passa do fruto da sociedade capitalista em que vivemos,saliento capitalismo selvagem.
    Se o governo do Eng. Socrates altera a lei de forma a permitir casos destes,só temos de nos lamentar da lei e da golusice do Drº António Segundo, dono da farmácia, que viu na transferência da mesma para o Ria Shoping uma forma de aumentar os seus lucros, o que até se compreende.
    O que eu não entendo é o silêncio do Senhor Presidente da Junta,ele que quando foi da abertura da farmácia,só lhe faltou atirar foguetes,puxando para si todos os louros de tal conquista e agora oficialmente não toma uma posição para que toda a população fique eclarecida sobre os motivos do encerramento da farmácia e as diligências feitas pela Junta para evitar o fecho da mesma.
    Assim só dá argumentos á oposição e razões aos mesmos para criticarem a postura da Junta em todo este caso.
    Dá a impressão dum conluio entre o Srº Segundo e o Srº Moreno, o que em nada dignifica este último,que como Presidente da Junta deveria tomar uma posição em defesa da população,especialmente da mais idosa,que não tem meios de transporte para se deslocar a Olhão sempre que necessário.
    A Assembleia de Freguesia, também deveria têr tomado uma posição, o que desconheço.
    Sei unicamente que a deputada Leonia Norte enviou uma carta para a Infarmed dando conta da situção, desconheço se obteve resposta.
    Face ao sucedido é de lamentar toda esta situação, porque uma farmácia é um bem de Serviço Publico que deve ser perservado ao serviço das populações onde são instaladas e não um mero estabelecimento onde vamos comprar qualquer bujiganga.
    Conclusão da minha observação:
    - Principal culpado o Governo.
    - Falta de principios do Drº Segundo.
    - Falta de acções e de esclarecimentos da Junta de Freguesia.
    Face a este acontecimento não será de admirar se algum dia o balcão da Caixa Agricola não feche, pois os assaltos continuam e o edificio ao lado continua no lastimável estado em que se encontra, servindo perfeitamente de esconderigo a quem eventualmente quiser assaltar a caixa ou a algum cidadão que necessite dos serviços do Multibanco.
    E que eu saiba a Junta nada faz para alterar a situação do referido edificio.
    E por aqui me fico.

    o Observador

    ResponderEliminar
  4. é verdade que a junta de freguesia de pechão, arrecada as receitas dos idosos que não tem transporte, e as vai comprar à farmácia de pechão,situada em quelfes(ou seja no ria shoping)?
    se assim for, penso que a junta está a favorecer, quem não se importou coma população de pechão, e fechou a farmácia.
    era bom que alguém que saiba, esclareça esse assunto.

    ResponderEliminar
  5. nas sr Segundo não foi obrigado , por lei, a transferir-se de Pechão city, para o Ria Shopping??? Eu estou muito pior que a Dona Arlapa, mas foi isso que eu percebi que estava escrito num comunicado aos fregueses da ex-farmacia - a lei obrigou-os à mudança de local

    Quem fez a lei?? teria sido o sr Segundo ?? ou este só aproveitou a oportunidade pra ganhar mais dinheiro?

    Lá que fsto é tudo um ramalhete muito bem arranjado, lá isso é

    as leis são feitas pelos nossos dignos representantes - o povo vota para ter quem o governe, não tem que se queixar

    o arranginho feito para ser a mesma farmacia a fornecer os medicamentos, é só mais um arranginho

    - quer seja legal ou ilegal não é justo darmos lucro a quem nos virou as costas

    e as outras farmacias da cidade não estarão tambem interessadas em fazer o mesmo serviço??

    pergunto eu, a resposta não sei. Se alguem souber que me diga.

    ResponderEliminar
  6. Caros comentaristas

    Não há volta a dar. A farmácia fechou. As causas são conhecidas e os causadores estão identificados. Nesta fase, persistir em crucificar os culpados é, uma perda de tempo e um desgaste de energias. Nessa ordem de ideias, escrevi o post numa perspectiva de encontra-mos forma de termos de novo uma farmácia em Pechão. Assim como o comentário do Ti João que me parecesse interessante mas dúbio, quanto á sua exequibilidade. Sei que é mais fácil detectar erros do que encontrar soluções, mas vale a pena o esforço.

    ResponderEliminar
  7. 95% da populaçao de pechao trabalha em faro e em olhão o que não falta la é farmaçias para comprar os seus medicamentos olhão está a 5min de olhao e toda e gente lá vai...
    farmaçia em pechão faz falta?? faz mas não é indespensavel está é a servir de retalho politico por parte de um grupo de meia duzia de ditos politicos de pechão que são tipo mulas contra tudo o que e junta faz e sempre a procura de algo para atacar
    creio que estão todos a fazer uma tempestade num copo de agua..

    ResponderEliminar
  8. D. Arlapa,lamentavelmente deixa-mos caír um equipamento social de grande importância para a Freguesia.
    O fecho da farmácia é um duro golpe no desenvolvimento da nossa terra.
    As razões podem ser várias e as culpas também.
    Agora, á que agir na procura duma solução para abertura duma nova farmácia,pois quanto a mim não vale a pena andarmos a apontar culpados,á é que procurar soluções,evitando que a situção se repita.
    E na procura dessa solução, a mesma cabe a todos nós,que durante seis anos fomos clientes e nos habituamos a ir á farmacia da nossa terra.Teremos que ser nós a reinvindicar aquilo que nos foi retirado.
    Não sei qual foi a postura da autarquia em todo este processo,mas deveria ser da mesma a iniciativa de,alegando o encerramento,reinvidicar junto de quem fiscaliza e intervem no licenciamento,que julgo ser o Infarmed,procurar uma solução para o sucedido,pois estamos a falar duma farmácia e não duma mercearia.
    Se tal não acontecer,que nos manifestemos,fazendo um abaixo assinado ou uma outra coisa qualquer,temos é que demonstrar o nosso descontentamento com o sucedido,calados perdemos e se deixar-mos a solução do caso na mão duma só pessoa,arriscamo-nos a caír na mesma situação.
    Sugiro,que por exemplo, dentro da Assembleia de Freguesia,alguém proponha uma comissão para tomar em mãos a solução para esta perda da nossa terra.
    Comigo,D.Arlapa, pode contar,pois não me conforme com o sucedido.

    Cpts

    Osvaldo Granja

    ResponderEliminar
  9. Ó Alma do Michel Jackson,sim porque um palavreado destes só pode vir duma alma do outro mundo.Com que então no entender desta alma,Pechão não tem falta duma farmácia?
    Á seis anos atrás tinha,hoje,porque já não há,já não faz falta?
    Eu por acaso estava no executivo da Junta na altura da abertura da farmácia,que todos consideraram uma grande conquista para a nossa terra e que também julgo ter sido consensual entre todas as forças politicas.
    Faz-me imensa confusão vir agora «a alma do outro» apelidar de mulas pessoas que ao contrário «da alma» procuram esclarecimentos e se interessam por um problema que é de todos.
    Respeitar a opinião dos outros é e sempre será um sinal de educação e de inteligência,pois se não o fizeres dificilmente serás respeitado.

    Osvaldo Granja

    ResponderEliminar
  10. pechão a 4km (5min) de uma farmaçia19 de julho de 2010 às 23:39

    as receitas de uma farmaçia partem na maioria de receita medica pechão nem um atendimento medico decente tem isso tambem foi de fonte segura uma das coisas que levou a mudança da farmaçia para olhão... embora uma farmaçia esteja ligada ao apoio social medico quem as gere são pessoas singulares e nao entidades estatais e a clientela era pouca logo a mudança...
    amigo osvaldo estamos numa sociedade gerida por interesses isto é como quando querias lombas em pechao tinha que ser velocidade era muita pois bem.. mas nao axaste bem porem uma á tua porta quer dizer se fosse a porta do ferreiro já tava bem a tua nao fazia barulho.
    cada um olha para o seu nariz o farmaceutico olhou para o dele

    ResponderEliminar
  11. Meu caro amigoKm 4(5min)
    Vou-lhe responder unicamente ao ultimo paragrafo.
    Está enganado quando diz que que eu queria lombas em Pechão, o que eu queria era semáfores.
    Não havia dinheiro e teve que se pôr lombas as quais foram colocadas já eu não estava na Junta.Contesto a colocação da que puseram á minha porta, pelo facto da mesma estar colocada no ponto mais baixo da Rua e que com a água vinda da Rua do Emigrante, torna a situação complicada, pois toda a água para na lomba,em frente da minha casa.
    O barulho, embora me assuste ás vezes,já me vou habituando.
    Portanto,meu caro, ou não me conhece ou conhece-me mal, não sou dos que olha únicamente para o seu nariz.
    Se me tivessem pedido a minha opinião teria-a dado, mas não os senhores engs da CMO vêm e fazem tudo ao seu livre arbitrio, na maioria dos casos sem consultar o Presidemnte da Junta.
    è isso que eu contesto.
    E, já agora, pode-se identificar que eu gosto mais de trocar impressões e debater ideias,sabendo com quem estou a falar.
    Obrigado.

    Osvaldo Granja

    ResponderEliminar
  12. olha Osvaldo, não às almas do outro mundo e de quem não sabe o que dizem. Apelidar de mulas os habitantes de Pechão dava para no minimo esse senhor comentador ser corrido a pontapé e estalo.
    Se a Farmácia foi mote para aproveitamento politico ou não, eu não sei,mas que uma Farmácia é um sinal de progresso numa localidade como Pechão ,não tenho duvidas nenhumas.
    Um abraço a todos os Pechanenses dignos desse nome.

    ResponderEliminar
  13. Se a estupidez pagasse impostos e fosse a junta a cobrar,as dividas da junta já estariam pagas.
    mas o mais engraçado é que são os apoiantes desta mesma junta a silibarem tamanhas asneiras como esse tal de michael jackson.
    haja paci~encia para aturar tamanha asneirada.

    um cidadão de pechão

    ResponderEliminar
  14. amigo Michel Jackson não seja tão lambe botas e tenha respeito pelos Pechanenses se você tem transporte há muitos que não o teêm
    Micaela

    ResponderEliminar
  15. claro que houve aproveitamento politico. O PS quando inaugurou e o BE quando fechou. Ambos se aproveitaram. A diferença é que o Bloco não sabe tirar partido da situação.

    ResponderEliminar
  16. o B.E. em pechão parece que anda a dormir pois até o Pechanense questiona o presidente da junta sobre os esgotos que transbordam nas ruas de pechão e o B.E,e todos os partidos da oposição fazem ZERO.
    Para quem não saiba a ETAR de Pechão(pois ela funciona em territ´rio da freguesia de Pechão)propriedade das Agua do Algarve está desde Janeiro a jogar para zona sensível da Ria Formosa(a menos de 50 metros tem viveiros de amêijoaslegalizados),efluentes que não cumprem as normas comunitárias e para isso bastava consultar o site das aguas do Algarve.
    Ora se as Aguas do Algarve,estão não estão a cumprir a lei,com uma ETAR situada na freguesia de Pechão os partidos da oposição só tem de questionar essa empresa publica porque razão estão a envenenar as aguas da Ria Formosa? Além disso as Aguas do Algarve para disfarçar o cheiro a merda,colocaram um ambientador gigante que jogam para a atmosfera um odor a limão,assim o cheiro a merda e a metano gás altamente prejudicial à saúde, é disfarçado,sem terem de fazer as obras para que essa ETAR não jogue para a atmosfera O GÁZ METANO,QUE É ALTAMENTE PREJUDICIAL À SAUDE DOS PECHANENSES E OLHANENSES.

    ResponderEliminar
  17. a eleita do B.E. em tempos tinha aqui dito que estava a estudar esse grave problema da ETAR de belamandil será que podia responder aqui o que já fez?
    já foi ver se é verdade que as Aguas do Algarve colocou um ambientador com odor a limão nessa ETAR? A ser verdade que esse ambientador existe é sinal que estão a querer não resolver o problema das emissões do Gáz Metano para o ar que nós respiramos,mas pelo contrário estão a querer camuflar esse grave problema.
    será que o presidente da Junta de freguesia sabe alguma coisa? sobre esse caso? pois o PS tinha prometido uma nova ETAR mas no site das aguas do Algarve não está previsto nada.
    Há viveiros a laborar a menos de 50 metros do ponto de descarga dessa ETAR quem consome essas amêijoas como ficará? algum dia vai poder ter filhos,tal é a podridão que existe nesse ponto de descarga desses esgotos não tratados.

    ResponderEliminar
  18. Cidadãos de Pechão, apelidados de mulas por um auto-intitulado Michael Jackson, para quem não sabe um negro que queria ser branco.
    Andam os senhores a contestar e a reclamar que a oposição na junta nada faz e coisa e tal..
    Mas será que há oposição á junta?
    Quem se vê ainda rabear é o senhor Alcindo, pelo menos assume ser contra poder instalado. E os outros?
    O candidato do PSD nem se conhece, nem se dá a conhecer.
    A deputada da CDU, Susana, parece estar mais de acordo com a politica da junta do que contra.
    Alternativas ao que a junta apresenta não há.
    Propostas da oposição, não há.
    Como é que querem que as coisas melhorem, sim, melhorem,pois isto vaí de mal a pior..
    Os restantes membros da junta, sem o presidente a dar-lhes que fazer, devem andar a assobiar para o ar, á espera de terem que dar outro ámem, a qualquer outra excursão de ocasião que o presidente se lembre, ou outro evento qualquer.
    Tapar buracos na principal rua da aldeia, não lhes passa pela cabeça.
    Pôr fim a que os esgotos corram a céu aberto, nem pensar.
    Tomar medidas para condicionar o trânsito de pesados, não é com eles.
    Mobilizarem a população para uma acção de protesto pelo fecho da farmácia, nem pensar, porque o senhor Segundo é do PS.
    Será que carteira de conhecimentos do senhor presidente está desactualizada?
    È provável que assim seja, pois á muitos novos boys por aí espalhados. Infelizmente não há, ou não aparece, na nossa terra, ninguém capaz de fazer uma oposição séria e continua ao senhor presidente.
    Posto isto, vamos ter que aguentar mais dois anos e esperar que a partidocracia, coisa muito complexa, nos ponha no sapatinho alguém que olhe, com olhos de ver, os problemas da nossa terra e que com vontade os procure resolver.

    O Observador

    ResponderEliminar
  19. Tanto os eleitos do BE,como da CDU,do PSD para não falar dos do PS,são uma verdadeira tristesa.
    Falam,falam,mas obra nenhuma.
    O Zeca continua a dar cartas e os outros é só barafunda.
    Entendam-se ,os da oposição, e depois mostrem alternativas.

    O Alarmado

    ResponderEliminar
  20. o zeca é outra nulidade,pois Pechão tem montes de problemas e ele diz que se os esgotos estão entupidos é que as pessoas são porcas e que tem falta de cidadania,só porque entopem os esgotos com toalhitas .
    mas já não tem falta de cidadania quando exigem que se acabem com as malditas lombas em vez de se colocar semafores ou desviar camions pesados para fora de pechão.
    a cidadania é as pessoas interessarem-se pelo interesse comum.
    mas as condutas de esgotos e o seu tratamento é a CMO que tem de zelar pelo bom funcionamento delas é para isso que todos os meses pagamos junto com a agua esse serviço,mas os esgotos não são tratados e nós continuamos a pagar.

    ResponderEliminar
  21. Mais outro grande grande evento da junta.
    Gala da musica portuguesa e festival da caipirinha em sociedade com o grupo motard.
    No mesmo mês em que se realiza a Festa de Pechão, a junta na tentativa de ajudar o clube,faz a Gala da Musica Portuguesa.
    Mas que grande ajuda.
    Razão tem o observador,
    e outros naquilo que dizem sobre a junta de freguesia, o seu presidente e aqueles que estão na assembleia de freguesia.

    o Alarmado

    ResponderEliminar