quinta-feira, 29 de julho de 2010

Pechão nos caminhos da democracia participativa

(...)mas felizmente que temos a Junta de Freguesia de Pechão que é um exemplo de transparência política (veja-se a página web desta Junta) e o facto de, tal como vem referido na notícia do DN, esta Junta estar actualmente interessada, dentro dos seus limites, em ensaiar esta nova forma de fazer política. (...) continuar a ler aqui.
"Custódio Moreno está de parabéns!"         
António Paula Brito

9 comentários:

  1. alguem me explica se esta democracia participativa já está em vigor em Pechão???
    ou é noticia apenas porque o presidente da Junta participou nessa reunião???
    desculpem a ignorancia mas gostava de ser esclarecido

    ResponderEliminar
  2. QUE DEMOCRACIA PARTICIPATIVA?
    Esta noticia é de Maio de 2008,e tudo não passou de mais um passeio que o regedor da freguesia foi dar até Palmela,fazendo dois em um,passeio e impressionar os chefes do partido e aqueles que de boa fé lêem estas noticias,mas na realidade em PECHÃO o que existe é falta de transparencia,para não lhe chamar outro nome,senão vejamos:

    -Pergunta-se ao pres.junta em Assembleia:Há ou não uma divida de aprox.28000 euros a um fornecedor?
    RESPOSTA: Não, apenas,apenas uma conta-corrente de aprox.16000.
    (o pres.mentiu,a divida de 28M+JUROS existe e o credor não mais trabalhou para a junta.)

    -Pergunta:Sobre Receitas e despesas do ROCK NA RIBEIRA?
    RESP.:Não sei vá perguntar no clube motard que eles é que sabem.
    (o pres.MENTIU,as facturas foram passadas á junta e pagas na junta) ano 2008

    -Pergunta:Porque motivo as placas que identificam a Aldeia e se encontravam colocadas no principio e no fim da rua 25 abril
    foram arrancadas e colocadas mais a frente nos dois sentidos?
    RESP.:Não tenho conhecimento,talvêz fossem os funcionarios da câmara.
    (alguém acredita que o pres. não sabia de nada,
    e porquê esta mudança?. a isto diz o povo :Gato escondido com o rabo de fora.

    MENTIRAS,OMISSÕES,COMPADRIO, ETÇ,ETÇ, ESTA É A VERDADEIRA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA EM PECHÃO.

    A.G.N.

    ResponderEliminar
  3. qual a razão se já não há farmácia em Pechão o Nº de telefone dessa Farmácia fugitiva, continua no sit da junta?
    Ó drº Custódio deixe lá de prestar vassalagem à familia 2º.
    Democracia participativa ,mas não se discutiu o encerramento da Farmácia de Pechão.

    ResponderEliminar
  4. Os comandos por onde passam arrasam tudo, é pena não gastarem as energias em construir

    ResponderEliminar
  5. LEIO:
    vejo elogios de umas partes
    vejo criticas de outras partes
    QUEM me esclarece
    Afinal há, ou não há democracia participativa??

    EU TAMBEM GOSTAVA DE PARTICIPAR OU PLELO MENOS ASSISTIR, AO VIVO E A CORES, DE UMA PARTICIPAÇÃO DESSAS

    As Assembleias de freguesia com assistencia, de maneira nenhuma são sinónimo de uma democracia participativa; quando o cidadão tem o direito de se fazer ouvir, não passa daí: é ouvido mas nada é discutido

    ===ESCLAREÇAM SFF===

    Sr comentador, sobre a Farmacia já muito foi dito e a Junta não a podia prender a este sitio mas conservar a publicidade e essa farmacia no seu sitio virtual é que me parece que é um privilégio que se está a dar a um ingrato - a lei dá-lhe o direito a fazer o que fez, mas só por protecção é que uma entidade publica lhe faz publicidade gratuita, que faz as outras farmácias

    ResponderEliminar
  6. moss ó coustódinhe tira lá o Nº de telefone da farmácia do teu camarada 2º do ps,no site da junta.
    se ele fugiu para quelfes o martins que lhe coloque o Nº de telefone da farmácia, no site da junta de quelfes,sempre são camaradas na mesma não é?

    ResponderEliminar
  7. O que é isso de Democracia Participativa?
    Quanto a mim não passa de um chavão, inventado por algum pseudo intelectual barato.
    Pois no meu entender a Democracia em si deve ser por todos os cidadãos participada, desde o acto de votarem ou serem votados, como o de se manifestarem a favor ou contra,de participarem na discussão dos problemas da sua terra, mesmo não tendo o estatuto de membros da Assembleia,
    de fazerem petições ao orgão executivo, como todos os restantes direitos que a Constituição nos confere.
    Posto isto, no meu singelo entendimento, tudo o que queiram chamar ou acrescentar á palavra DEMOCRACIA, não passa de aproveitamento da parte de quem a lança, e neste caso até para politicos/autarcas trocarem galhardetes.
    No caso concreto deste assunto que a D. Arlapa nos traz á memória, passado um ano que diferença se operou no modo de actuar dos nossos autarcas, pergunto eu?
    Eu por mim não vislumbro qualquer sinal de mudança, até porque compreendo que seja dificil a qualquer dirigente, seja de Cãmara ou Freguesia, alterarem o seu «modus operandi» arreigados que estão ao que a Lei lhes permite e peçam que cumpra.
    Poderá haver lacunas na Lei, mas aí a falha é do legislador/es, e não é com forums ou congressos ou eventos do genero que a Lei se vái alterar, poderá eventualmente criar uma força de pressão que leve algum partido a procurar alteração da Lei no Parlamento, o que no presente caso não tenho conhecimento de que tal se tenha verificado.
    Concluindo, esta noticia da «Democracia Participativa» quanto a mim não passou de um bluff e de protagonismo para alguns.

    Osvaldo Granja

    ResponderEliminar
  8. palavras certas amigo Osvaldo Granja os políticos só falam em democracia participativa,mas não gostam que os cidadãos fora da esfera dos partidos do arco do poder, intervenha na vida politica do seu País,da sua cidade vila ou aldeia.
    Eles falam em democracia participativa com o intuito das pessoas se calarem,com os seus problemas, e deixarem-se governar por quem não o sabe fazer.
    Pechão é o exemplo disso,seja no caso da farmácia seja no caso dos esgotos e da ETAR seja no caso das lombas e das mansões feitas onde não se devia fazer como é o caso do muro no meio de uma via de comunicação.
    mas enfim são os politicos que temos de aturar,pois as pessoas que vão votar devem pensar que mal por mal está bem assim,e sempre pode fazer falta, o tal favorzinho do amigo zequinha.
    é assim que o polvo socialista se alimenta e vai engordando (favores e mais favores) , nem que seja para passar uma certidão de residência.

    ResponderEliminar
  9. Sr.Comando
    E como a palavra de comando é sagrada eu acredito nesses episodeos que relata.Mas em vez de jogar os trunfos na hora certa ofereceu-os ao adversaério, utilizando uma linguagem do tempo do PREC ( de má memoria)e que já ninguem se quer lembrar. Essa parte final com letras maisculas é deploravel. A força das palavras não vê no tamanho da letra. Como sabe este PS é hábil em vitamizar-se e esse tipo de conduta apenas dá crédito, e votos ao adversário. Grave é continuar a cometer os mesmos erros do passado.

    ResponderEliminar