sábado, 3 de julho de 2010

Mastros de S. João


Há três anos foi assim:
Muita gente, animação, musica, e alegria. Nada faltou. Uma iniciativa, com argumentos para recuperar e solidificar a tradição dos mastros de S. João.

02/07/2007

16 comentários:

  1. O pessoal parece com vontade. Foi pena deixarem acabar a cerveja e as bifanas
    2 DE JULHO DE 2007 16:56

    ResponderEliminar
  2. pra kem dize q o club tava acabade estes velhadas vem dar novo rume
    2 DE JULHO DE 2007 19:10

    ResponderEliminar
  3. Foi muito bom. Apenas gostaria de dar uma pequena sugestão para a posterioridade. Baixem os preços, 6 sardinhas e um copo de vinho 5 euros? Uma cerveja 1 euro acho um pouco demais. Obrigado
    31 DE JULHO DE 2007 12:54

    ResponderEliminar
  4. moss comprem sardinhas daquelas espanholas ao calhabana e enchem a barriga ao pessoal
    1 DE AGOSTO DE 2007 16:22

    ResponderEliminar
  5. Se calhar era uma ideia colocarem as sardinhas gratis e isso fazia com que os visitantes aumentassem o consumo de bebidas (etc).
    8 DE AGOSTO DE 2007 18:32

    ResponderEliminar
  6. Por vêr no cartaz que á três anos atrás anunciava os bailes dos Santos Populares em Pechão, a frase Entradas livres,lembrei-me que em Pechão deveriam era ser colocadas as famosas SCUTS, que agora estão muito na moda, para os camiões pesados que nos dão cabo da pouca qualidade de vida para quem vive junto da estrada, Rua 25 de Abril.
    Seria uma boa fonte de receita para o Estado ou para a Junta e de certeza que deminuiria o numero de pesados a circularem na dita estrada.
    Brincando, mas talvez nem tanto, algo tem que ser feito pelos cidadãos,visto que se não forem estes ninguém virá solucionar o problema que é a passagem monstros pela frente das nossas casas.
    Há que protestar, até que alguem tome medidas.
    A via de acesso feita da via do Infante para Olhão, é que deveria servir para os mencionados camiões e não esta estrada.
    Estou disponivel para participar em qualquer manifestação de protesto e aqui sugiro que numa tarde todos aqueles que se qeiram juntar ao protesto estacionem as suas viaturas no centro da aldeia, metade em cima do passeio e a outra metade na estrada.
    Vão vêr que o trafego fica entupido e aí alguem terá que tomar medidas.

    Osvaldo Granja

    ResponderEliminar
  7. Esta noite, fui a um Mastro, na Alcaria Cova, e tive uma agradàvel surpresa, quando toda a gente se devertia, e dançava em redor do mastro, naquele sitio ermo no barrocal algarvio, não é que aparece o Sr. Presidente da camara de Faro, como qualquer cidadâo anónimo, descontraido sem escolta nem comitiva, com a sua esposa ao lado, a cumprimentar as pessoas com um respeito genuino
    identificando-se como um delas, achei excelente
    a iniciativa do presidente Macário Correia.
    Se Portugal tivesse uns quantos Macários, a nossa situação, seria diferente.

    ResponderEliminar
  8. Ao Sr. Osvaldo Granja!

    Meu Caro Senhor:
    Com todo o respeito, que me merece o seu incomodo, pelo barulho dos camiões, na rua 25 de Abril, venho lembrar-lhe, que foram esses monstros, que transportaram os materiais com que construiram a sua casa,e os móveis que o sr. usa, são esses monstros, que todas as noites enquando o sr. dorme descançado na sua cama, percorrem centenas, e milhares de Kms, para que, no dia seguinte, quando o sr. vai ao supermercado, encontre lá os béns de que necessita.
    Eu sei que é incómodo o barulho dos camiões, mas quando a sua casa foi construida, já lá existia a estrada, se não quer viver junto à estrada, tem sempre a opçâo, de comprar
    um montinho no barrocal, onde só se ouve os passarinhos, e os uivos do vento,
    Mais respeito pelos camionistas, sr.Osvaldo, até porque são eles os grandes providenciadores de dinheiros para o seu ramo.
    Cumprimentos
    Lima

    ResponderEliminar
  9. Meu caro Senhor Lima

    Permita que o esclareça sobre alguns paragrafos do seu comentário-
    Não foram os monstros que eu mencionei que transportaram os materiais para a construção da minha casa, aqual terá perto de cem anos.
    Segundo,nada me move contra os camionistas,pessoas que respeito e admiro.
    O que me incomoda é efectivamente o barulho estrondoso que os ditos monstros fazem ao passarem por cima das lombas, e eu tenho uma mesmo em frente da minha casa, e a subida aos passeios quando se cruzam.
    Mas o que mais me revolta, é que tendo sido construida uma via de acesso á cidade de Olhão, quanto a mim mal posicionada, a mesma não seja obrigatóriamente usada pelos camionistas dos pesados.
    Posso adiantar-lhe, que na altura em que foi discutida na Assembleia Municipal a proposta do percurso da via de acesso á Via do Infante,fazendo eu parte dessa Assembleia na bancada do Partido Socialista, não votei a favor da mesma, por não concordar com o traçado apresentado,fazendo dentro do grupo da bancada do PS vincar a minha posição contra a mesma.
    Infelizmente fiquei isolado.
    Não é revanche nenhuma da minha parte,é simplesmente o confirmar duma situação que eu já previa,pois havendo uma saída para Olhão dez Kms antes daquela que foi construida e sendo a maioria do trafego oriundo do lado do barlavento é natural que os motoristas procurem a saída mais acessivel.
    Quanto a « providenciadores de dinheiro para o meu ramo» caro amigo, agradeço que não misture alhos com bugalhos, pois não é a minha profissão que me pode retirar os meus direitos ou condicionar os mesmos, até, como disse inicialmentenada me move contra os camionistas,cingindo-se o meu protesto unicamente contra quem tem a gestão das vias rodoviárias.
    Espero, meu caro, que este meu esclarecimento o tenha deixado ilucidado.

    Cpts

    Osvaldo Granja

    ResponderEliminar
  10. ó srº Lima você que vive num monte com o chirlear dos passarinhos também reclama do facto da CMO não ir ao seu sitio recolher o lixo.
    ora pensando dessa maneira porque não traz o lima o lixo do seu monte e despeja nos contentores em pechão?
    se os moradores de pechão reclamam por causa do tráfego de camions pesados por causa das lombas é que tem razão, além disso esse tipo de lombas é ilegal.
    mas os autombilistaas também reclamam pois essas lombas dão cabo dos chassis dos automóveis, se esses forem no limite de velocidade que a lei permite em pechão.
    passar essas lombas sem danificar um autómóvel so se for a 10 há hora.

    ResponderEliminar
  11. Ao Sr, Osvaldo Granja!

    Muito Obrigado pelos esclarecimentos, assim fico muito mais tranquilo, porque pensei que o Sr. fosse contra os camionista, grupo profissional de que um dia fiz parte, com muito orgulho.
    Foi uma pena que o Sr. tenha falhado em convencer os seus colegas de Partido, a mudarem a localizacão do acesso à A22, para o centro, ou então fazerem dois acessos, porque quem vem de Espanha, também não quereria vir a Estoi, para depois ter acesso a Olhão,
    Eu no seu lugar, em vez de promover acções., para bloquear os camionistas em pechão, interferia junto de pessoas no Partido Socialista, onde ainda deve ter as suas influencias, para que se contrua de uma vez essa tão badalada Variante norte, e variante de Pechão, Em Faro a contrução da Variante Norte, já segue a toda a força, (ainda há quem diga que os partidos não fazem diferença).
    Quanto a essas famigeradas Lombas, elas são um exemplo da estupidez de alguns politicos que nos governam. o que a Camara de Olhão, deveria fazer, era pôr um sitema de radar na rua 25 de Abril, para detectar, e fotografar os veiculos que transitam acima da velocidade estipulada, e cobrar as devidas multas, em vez disso pune todos os motoristas que ali passam, destruindo-lhes os carros sem proveito para ninguem.
    Mais uma vez muito obrigado por não estar contra os camionistas,
    Cumprimentos
    Lima

    ResponderEliminar
  12. Ó Dona Vanda!
    O que é que tem o meu lixo com as lombas de pechão?
    Pois fique sabendo que uma vez por semana, eu atrelo no meu veiculo, um atrelado cheio de lixo, e levo-o para os respectivos recepientes.
    Eu não reclamo só o facto de não me recolherem o lixo, ainda que eu pague para isso, reclamo também pelo facto de não ter caminhos pavimentados,(aqui as lombas são muito maiores das de Pechão) e pelo facto de não ter Escolas para os nossos miudos, nem esgotos, nem destribuição de correio, embora eu pague para isso tudo.
    Como vê morar em Pechão na rua 25 de Abril também tem as suas vantagens,

    ResponderEliminar
  13. ou desvantagens srºlima,pois já não ouvimos o chirlear dos passarinhos, só ouvimos o barulho dos camions,a passar nas lombas.
    já agora se paga o lixo e os esgotos porque não coloca o lixo, à porta da junta de freguesia de pechão?
    sempre podia motivar o Zéquinha para colocar um contentor de lixo na sua zona.e esgotos não tem? então o presidente da CMO diz à boca cheia que todas as casas do concelho tem os esgotos canalizados para as etars,(velhas e pestilentas) e a sua não está?
    ó srº lima fale com o Zéquinha pois se você prencher uma ficha cor de rosa ele resolve-lhe o problema.

    ResponderEliminar
  14. Boa tarde dona Arlapa. Optei por escrever aqui este comentário em vez de escrever um post no pechanense (desculpe-me o atrevimento

    Eu não gosto das lombas mas ainda bem que elas estão cá porque senão, para além dos camiões, também teríamos os aceleras de veículos ligeiros e, como é evidente, de camiões aceleras. Se calhar, em vez de lombas como estas deveriam ter sido postas aquelas mais estreitas como estão á frente do lar na Quinta do Brejo... assim os automóveis já não podiam passar a 10 Km/h mas sim a 5 Km/h ou então aqueles que não têm respeito pelas pessoas que moram em Pechão ficariam com os carros mais partidos...

    O problema dos camiões não é só o barulho. É também o perigo quanto passam por cima dos passeios porque a estrada é estreita e não dá para se cruzarem com outro camião; é o perigo das mercadorias perigosas e inflamáveis que alguns deles transportam; é o perigo de uma ponte que não foi construída para este tipo de transporte e que não tem manutenção há algum tempo; é o perigo de se partirem os canos (saneamento, etc.) que passam por baixo da estrada 25 de Abril... etc.

    Caso não se construa uma nova variante entre a Via do Infante e Olhão para evitar isto, creio que é possível solucionar este problema. A primeira coisa seria condicionar o trânsito na aldeia como fez Estoi... dir-me-ão: "E a alternativa?"; Ao que eu respondo: "A actual variante para os lados de Moncarapacho/Quelfes é a alternativa porque para isso foi construída (contra a vontade da maioria da população do Concelho) " As transportadoras/camionistas não gostam? Fazem muitos mais quilómetros? TÊM TODA A RAZÃO. Mas eu creio que o lóbi deles é suficientemente forte para pressionar quem de direito para construir uma nova variante.

    Eu concordo com o Osvaldo. É necessário a população manifestar-se contra esta situação. Quando aqueles que foram eleitos por nós não fazem nada para defender os nossos direitos, não se colocam ao lado do povo que os elegeu como seus representantes e defensores, mas sim ao lado do interesse partidário, o povo tem que se manifestar… levantar-se do sofá e da cadeira do café onde fala muito e ir à Assembleia de Freguesia e Municipal, dar a cara sem medo de nada nem de ninguém… e caso seja necessário, manifestar-se na via pública, à porta das entidades competentes, etc. FAZER VALER OS SEUS DIREITOS.

    Infelizmente eu tenho quase a certeza que ninguém vai fazer nada… como aconteceu com o fecho da Farmácia.

    Aqui ficam links para verem algumas fotografias do:
    do trânsito na rua 25 de Abril - http://fotos.sapo.pt/slideshow.html?u=pechanense&a=11&i=0oo0KbINTBHN6FlmOfkl
    da ponte - http://fotos.sapo.pt/COHiBFj9Qn7Z9jz5iW2v?a=10
    http://fotos.sapo.pt/7RFDB35AKVOcAll1Ru1z?a=10
    http://fotos.sapo.pt/5dz8cpD4aywG81DUIsnJ?a=10

    ResponderEliminar
  15. a direcção do clube bem tentou trazer os mastros de volta mas os tempos são outros e não é nada fácil

    ti joão

    ResponderEliminar
  16. muito bem observado pechanense,pena que o pechanense tenha posto abrandado a sua critica construtiva(refiro-me ao seu blog), pois era muito lida por muitos pechanenses e não só.
    O facto de certo partido ganhar as eleições constantemente, não lhe dá o direito de não defender os interesses dos fregueses de Pechão.
    as pessoas ganham eleições, e depois esperam até à próximas campanha eleitoral, para fazer de contas que fazem alguma coisa. infelizmente o mesmo acontece com quem perde as eleições pois esmorecem e em vez de fazerem oposição desmascarando essa situações adormecem e só aparecem a dizer que o zéquinha não fez nada, próximo da nova campanha eleitoral.
    é isso que deve mudar se a juna não faz nada para resolver o problema das lombas que sejamos nó pechanenses a fazê-lo.
    Porque não cortar o trânsito em Pechãosó dando passagem a veiculos de emergência? e depois o zéquinha que explique,ao presidente da CMO , o corte do transito na sua freguesia.

    ResponderEliminar