segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Relógio da Igreja pensado em França

“Vai ser instalado no cimo da Torre sineira da Igreja de Pechão, o mostrador do relógio. Até agora só se ouvia as horas. A partir de Agosto vamos também poder ver, durante o dia, as horas no mostrador. À noite não é possível, pois não terá iluminação. O mostrador do relógio tem, 1,20 metros de diâmetro.
Este relógio, oferecido por vários empresários á Igreja, é a realização de uma ideia que surgiu na ida a França, do ano passado, para a assinatura da geminação de Pechão com Morangis.”
A Ponte - Ano V nº35 – Julho 2007
Editado 24/07/2007

30 comentários:

  1. afinal, sempre valeu a pena a viagem á França. Além de comer, beber, e passear, tambem se lembraram de oferecer um relogio para a igreja.
    ah valentes!
    chico preguisa
    24 DE JULHO DE 2007 18:15

    ResponderEliminar
  2. è o primeiro efeito pratico da geminação. quando os franceses virem cá por altura da festa pode ser levem para a frança o transito da rua 25 de abril.
    25 DE JULHO DE 2007 11:04

    ResponderEliminar
  3. moss ó chico preguisa! só o nome diz tudo...
    deves ser daqueles que falam, falam por ai nos cafés e buates mas depois fazeres alguma coisa parece mentira. devias de mudar o teu nome para cigarra ou entao para preguiça, só...
    "ah valentes!" se calhar nem em tua casa és o valente, ou se és, és daqueles que chega a casa bebado e bates em tudo...
    25 DE JULHO DE 2007 12:11

    ResponderEliminar
  4. Fiquei surpreendida com a oferta. de qualquer modo, ainda bem! Depois do bater das horas, um mostrador tambem não fica mal à Igreja. São vaidades! e quem as não tem????... todos temos.
    Esta associaçao entre relógio, igreja e Chico Preguiça faz crescer a saudade dos toques de sino que só o Chico Preguiça sabia fazer, Depois dele, numca mais se ouviram as badaladas com a música que só ele lhes sabia pôr: era bem distinto o toque de missa, missa por alma, baptizado, funeral, missa de festa - a alegria ou a tristeza eram bem visiveis em cada toque - enfim, outros tempos , outras vontades, outros gostos, outras necessidades. É como a diferença entre o fruto madura apanhado da arvora, ou o que vem encaixotado do outro lado do mundo. Ambos estão maduros : um na àrvore, outro na caixa.

    Arlapa, muito obrigada pelo piropo.
    A permeabilidade aos elogios e piropos deve ser caracteristica da idade. Vamo-nos tornando mais sensíveis às coisas simpáticas.
    25 DE JULHO DE 2007 14:31

    ResponderEliminar
  5. Calma anónimo!
    Não disse nada que te possas melindrar!
    Bem sei que também foste á França. Ainda bem, pois fazes parte das pessoas importantes da aldeia segundo o nosso presidente da junta. És um privilegiado.
    Passearam, comeram, beberam, e ainda tiveram tempo para oferecer um relógio para a igreja. Então isto não é valentia? … Ou fizeram ainda mais qualquer coisa? Podes contar que aqui ninguém nos houve! Os franceses agora vêm cá, tens que retribuir as gentilezas da mesma forma. A geminação é isso mesmo. As pessoas que foram lá já tiveram o proveito. Agora vamos ver os benefícios que Pechão terá.

    Quanto á tua linguagem (bêbado, bates em tudo, etc) estranho muito, pois já li alguns comentários teus bastante interessantes. Mas eu compreendo. Dias maus todos têm.

    Quanto ao Chico Preguisa, sabes quem é? …Ou não? Claro que sabes! Toda a gente em Pechão o conheceu. Mas eu avivo-te a memoria.
    Era um homem simples, humilde, bom, e pobre. De certeza que não era convidado para ir á França.
    chico preguisa
    26 DE JULHO DE 2007 10:48

    ResponderEliminar
  6. entao devias de assinar as tuas cronicas com o teu nome, ou anonimo ou um nome original, nao devias usar nomes que ja "foram", (porque um dia todos vamos).
    eu tambem nao fui á frança, mas mesmo assim nao critico os que foram nem tenho dor de cotovelo por nao ter ido. a comiçao da geminaçao (nao a junta) decidiu quem ia, e tiveram criterios para escolher. se nao foste um dos eleitos junta-te ao grupo, so tens é de aguentar. ou nao me digas que és um vitor baia ou um quaresma que todos esperavam ir a selecçao e acabam por nao ir? lol
    26 DE JULHO DE 2007 12:44

    ResponderEliminar
  7. Este blog fala muito dos tempos antigos e tradições. Eu apenas quis também recordar uma figura carismática de outrora para não cair no esquecimento. Não vejo nada de mal por isso.

    Não concordo, mas não discuto os critérios que a “comissão” teve para escolher as pessoas. Não tenho dor de cotovelo, aliás tenho alguns amigos que foram e fiquei muito satisfeito por eles.
    O que eu questiono e pergunto, é que vantagens ou benefícios Pechão vai ter com essa geminação?

    Quanto a ir a selecção, de futebol pouco percebo. Desde pequeno apenas me ensinaram que o Sporting é o melhor.
    Mas eu só vou para onde eu quero, e não para onde os outros desejariam que fosse.

    Já deu para perceber que tu sabes como funciona, e os benefícios que advêm da geminação. Podes aproveitar e explicar a quem desconhece (que é o meu caso), os benefícios que advêm para Pechão. Assim prestavas um serviço público como diz a arlapa.
    chico preguisa
    26 DE JULHO DE 2007 15:11

    ResponderEliminar
  8. cara linda disse...
    Pechão esta a evoluir...mas sinceramento não vejo nada.
    Eu bem que gostaria que a minha aldeia evoluisse mas estão a ficar como os senhores deputados que prometem prometem mas....(o resto já todos temos o prazer de conheçer).
    Em vez de relogios no topo da igreja deveriam de se preocupar com o futuro dos jovens que habitam em Pechão.
    Em vez de relogios que tal umas piscinas para as crianças passarem o tempo. Em vez de lombas porque não a mãe da tao famosa daniee(conheçida nos blogs) dar aulas de basket como ja foi proposto.
    Pechão tem tudo para ser uma aldeia divertida, chamativa e amiga...mas as pessoas que querem que Pechao evolua não fazem nada.
    Eu quero é que os meus filhos quando cá viveram tenham orgulho.

    Bem apesar das minha criticas a este tema tenho que referir que a senhora arlapa seleciona bem todos os seus temas.
    29 DE JULHO DE 2007 9:20

    ResponderEliminar
  9. Pois eu concordo com a Cara Linda, mas tambem devemos ter o Relogio na Igreja(Será mesmo este mês ja vamos ao Snack Bar Lavrador e vemos as HORAS no famoso relogio???)))... Sim Pechão tem que apostar mais na juventude...

    1º Podia acabar o Polidesportivo que começou á anos e não esta acabado.

    2º Em vez de lombas na Rua 25 de Abril, porque não uma estrada alternativa a passar por fora da aldeia...Assim como S.Bras de Alportel fez e outras localidades.

    3º Nas actividades de Verão desenvolver mais actividas para juvens de outras idedas(depois 17, como no projecto vamos a piscina que é so até aos 16 salvo o erro);

    Bem por agora é tudo...
    1 DE AGOSTO DE 2007 11:11

    ResponderEliminar
  10. acidentado concordo em certos assuntos mas tambem discorno noutros...
    acho bem pensarem em acabar, nao só o polidesportivo, mas tambem toda a zona desportiva, pois acho que no prejecto inicial nao estava assim. tambem acho que a nivel da junta deviam arranjar ocupaçao para os rapazes e raparigas de 15 16 e 17 anos, pois ainda nao teem idade para entrar no meio de trabalho ou entao a falta de experiencia nao o permite entrarem no meio, por isso a junta devia arranjar ocupaçao para esses adolescentes, pois nessas idades é que a curiosidade de experiencias novas começa com mais intencidade.
    mas discordo em fazerem uma variante alternativa a pechao, pois quando fizeram a via do infante, os intereces de olhao levaram o acesso para os lados de lá mais para Este, pois olhao queria crescer para la, agora querem expandir para pechao? porquei? lembraram-se que tambem somos do concelho? acho isto muito estranho... e tambem quando houver uma variante a pechao, vai afectar muito o pequeno comercio que em pechao existe. nao podemos comparar pechao a sao bras, sao bras é uma cidade agora pechao precisa deste movimento, porque ninguem quer que pechao se torne num canal caveira. por isso que coloquem lombas, mas lombas que durem nao aquelas que colocaram que deviam de ser duma empresa dum amigo do resonsavel pela colocaçao.
    1 DE AGOSTO DE 2007 12:32

    ResponderEliminar
  11. Pechote concordo tens razão no assunto da variante, devido ao comercio...Mas lombas talvez não seja a melhor solução pois afecta gravemente as suspensões dos automoveis entre outros... Porque não pensar noutra alternativa??
    1 DE AGOSTO DE 2007 14:24

    ResponderEliminar
  12. Amigos Pecchote e Acidentado: Então e apetição que o Sr. Charneca iniciou, qual é a resposta?
    Ninguém quer nada para Pechão e querem tudo, quêm é que pode achar bem este Transito infernal de grandes selindradas a passar apor aqui, não vejo estes automolilistas pararem nos cafés da Aldeia ou nas mercearias a comprarem seja o que for! Não sei que interesse há em que isto não tenha solução?.
    1 DE AGOSTO DE 2007 15:14

    ResponderEliminar
  13. Não é bem assim Aborrecido de manhã a Antiga Pastelaria da Lucilia agora da nora a Beta e o Café da Vanda estão sempre cheios por o pessoal das obras que ali passam a tarde param mas já é muito menos, porque depois de um dia de trabalho queremos é ir para casa. Desculpa Aborrecido mas qual é a apetição que o Sr. Charneca iniciou? É que eu não tou a par..
    1 DE AGOSTO DE 2007 16:01

    ResponderEliminar
  14. que coloquem lombas, lombas como as que estao na praia de faro, de certeza se se passar a uma velocidade aceitavel nao faz mal as suspençoes dos carros. a quem pode prejudicar é as pessoas que ainda se deslocam de carro de mula. mas mesmo assim essas pessoas ja estao habituadas á vida e aos caminhos em mau estado.
    sr. acidentado nao esteja com medo que por causa de umas lombas nao se vai despistar-se e sofrer outro acidente...
    1 DE AGOSTO DE 2007 18:02

    ResponderEliminar
  15. Sim o acidentado já se despistou?
    E tu Pechote será que nunca te despistas-te? Haviam de pôr era maiores ainda assim como aquelas do Barranco do Velho e da Cortelha ficavas mais contente não Pechote? É melhor ficar por aqui.
    2 DE AGOSTO DE 2007 10:23

    ResponderEliminar
  16. Cá pró je temos em Pechão muita gente capaz, mas toda a gente quer louros, e ninguem faz nada se for outro a ficar com os louros. Isto é como em São Bento uma idea só é boa e se aplica tiver origem na nossa bancada, tudo o que vier do outro lado deve ser considerado negativo. dito isto no meu entender Pechão deve se preocupar em:
    -Manter e recuperar as suas boas tradiçãoes.
    -Manter a juvenude ocupada em actividades suadaveis e de interesse para a comunidade
    -Dar formação civica
    -Integrar socialmente quem para cá venha viver

    Quanto ao transito há outros formas de obrigar a andar mais devagar sem ser com lombas como por exemplo as chicanes.
    2 DE AGOSTO DE 2007 23:38

    ResponderEliminar
  17. sim macarena lombas como as do barranco do velho tambem eram boas. mas ja reparei que tu e o acidentado tem algo em comum, parece que gostam da velocidade e de rally, pois querem uma variante a pechao para andarem a acelarar, ja que deve haver umas rectas longas e largas, para nao se despistarem.
    sim ja me despistei, mas foi por me distrair a olhar para o macarena a dançar, sabes que o macarena dançou muito por essas feiras e mercados, e ainda foi convidado pelo jose malhoa como bailarino dele.
    e vou tambem ficar por aqui ja que o macarena tambem ficou, assim ainda o vejo na sua dança.
    3 DE AGOSTO DE 2007 14:20

    ResponderEliminar
  18. Ai sim pechote, tem algo em comum com o acidentado!! Será que cumpres sempre os limites? Pois custava de conhecer o acidentado pode ser que tenhamos mais alguma coisa em comum?
    6 DE AGOSTO DE 2007 13:24

    ResponderEliminar
  19. olha macarena eu cumpre sempre os limites pois ando a p� sabes que faz muito bem. e quando me despistei imagina so que ia mesmo a andar a p�.
    bons espectaculos com o jose malhoa.
    6 DE AGOSTO DE 2007 14:53

    ResponderEliminar
  20. O relogio já está na torre. Mas o sitio foi mal escolhido, esteticamente ficaria melhor mais abaixo mas como não houve tempo foi poste á papo-seco ali mesmo
    26 DE AGOSTO DE 2007 21:21

    ResponderEliminar
  21. senhora arlapa devia de se informar melhor sobre o dinheiro com que o dito relogio foi comprado. pois parece que nao foi so os empresarios que deram dinheiro, tambem foi feito um peditorio numa missa para ajudar a comprar o relogio. quanto á posiçao em que se encontra nao tenho nada a comentar, pois quem o mandou colocar deve de saber o que fez.
    4 DE SETEMBRO DE 2007 20:14

    ResponderEliminar
  22. Cá pra min o Snr Pechote teve voto na escoha do local para a colocação do relogio.
    5 DE SETEMBRO DE 2007 17:11

    ResponderEliminar
  23. pois até devia de ter tido voto na matéria, pois percebo alguma coisa ainda e tambem contribui para o relogio da torre da igreja. se quer saber da minha opiniao, eu digo-lhe que se relogio estivece maior dimençao acharia que ficava melhor mais a baixo, mas com aquelas dimençoes até se aceita.
    o senhor sempre pronto é que nao deve ter sido consultado, pois parece que anda com um pouco de azia, ou entao queria que o relogio tivesse o seu nome.
    6 DE SETEMBRO DE 2007 14:22

    ResponderEliminar
  24. Snr Pechote, não me venha criticar por eu dizer o que penso, a minha religião não permite que se dé nomes de pessoas ainda vivas a obras de arte. Se não fui consultado foi porque desde muito cedo limitei o meu contributo politico ao exercicio do direito de voto, em tempos fui sondado para concorrer as eleições para a junta mas recusei porque sou fiel aos meus principios e não promete nada que não tenha a certeza de poder cumprir. Por isso tomo lá você as Rennies e tente fazer o melhor que pode para cumprir tudo o que tem prometido que a mais não é obrigado.
    8 DE SETEMBRO DE 2007 21:16

    ResponderEliminar
  25. ou sempre pronto eu tambem sei votar, e nao sei o que prometi que tenha de cumprir. fico sem perceber onde o Sr. quer chegar.
    eu nao prometi nada com o seu nome, ou será que prometi? olhe que um relogio, ou uma rua, ou até uma estatua com o seu nome nao seria muito má ideia, talvez sai-se num jornal, ou num canal de televisao ou ainda melhor, numa revista dita de "cor-de-rosa". seria engraçado...
    ah e obrigado pelo o destaque que me tem dado, tou-lhe muito agradecido (mentirinha).
    11 DE SETEMBRO DE 2007 0:19

    ResponderEliminar
  26. Snr Pechote, a min directamente não prometeu nada, nem eu lhe pedi, e muito menos ruas, relogios ou estatuas em meu nome, agora faça o exame a sua conciença, e tente de se lembrar o que prometeu e a quem prometeu,(pois no meu entender a honra de uma pessoa vala muito mais que 1 voto.) e nunca se esqueça que a sua principal preocupação depois da sua familia deve ser a freguesia de pechão
    11 DE SETEMBRO DE 2007 16:55

    ResponderEliminar
  27. sempre pronto volto a lhe perguntar, quais as promessas que eu prometi? nem sabe quem eu sou? para quei que diz que eu prometi? nao percebo a sua situaçao. explique-se...
    17 DE SETEMBRO DE 2007 12:16

    ResponderEliminar
  28. de facto não sei quem é. nem você sabe quem eu sou, por isso teremos que dar esta conversa por encerrada, pois eu não lhe devo explicação alguma assim como você, não sendo quem eu pensava que éra, não deve nada ao eleitorado de Pechão.
    Só não percebe porque é que se referiu a min como alguem com azia só por eu criticar a posição em que puseram o relogio que se tivesse havido tempo para estudar o caso teria de certo sido colocado noutro sitio ou mais abaixo ou porcima do sino mas esta solução já seria mais dispendiosa e implicaria obras assaz profundas.
    17 DE SETEMBRO DE 2007 15:30

    ResponderEliminar
  29. Sempre é verdade que os ponteiros do relógio cairam?

    O Ceguinho

    ResponderEliminar
  30. D Alapa,mas que grande treta.
    Nem respondem ao ceguinho,nem se sabe quem são os dialogantes dos comentários anteriores,embora se possa fazer um palpite.
    Porra,identifiquem-se,façam como eu.

    Oadivinhas

    ResponderEliminar