Antigamente, no tempo da indigência, as esmolas durante a missa cingiam-se apenas a moedas. A eleita para a recolha das esmolas estendia o balaio e as curiosas os olhos. No tempo do Padre Castro a minha tabela era 5 tostões. Mas derivado a um olhar reprovador de uma senhora fina, dupliquei a parada.
Algum tempo depois para evitar, olhares e constrangimentos, o balaio foi substituído por uma bolsa. Introduzia a mão e depositava a moeda dentro da bolsinha. Assim, a contribuição ficava no segredo de Deus e na posse do Padre.
Algum tempo depois para evitar, olhares e constrangimentos, o balaio foi substituído por uma bolsa. Introduzia a mão e depositava a moeda dentro da bolsinha. Assim, a contribuição ficava no segredo de Deus e na posse do Padre.
Mais tarde, com a chegada da inflação e da ambição, voltou o balaio e voltaram as olhadeiras de soslaio. Em consequência, mesmo circundado pelo silêncio, já me tocou um comentário pouco abonatório sobre o meu ofertório de 50 cêntimos. O que me deixou um pouco incomodada e muito embaraçada.
No passado Domingo recebi um envelope vazio para, devolvê-lo na próxima missa com a oferta para a Festa de São Bartolomeu. Um envelope pressupõe notas. As notas estão escassas mas, Festa é Festa e sempre dei a minha contribuição. Só estou um pouco indecisa quanto à quantia que vou meter no envelope. Se fosse uma bolsinha, tudo era mais fácil.
moss má pessoal do cop atam má antgamente a minha avó tava o ane entero a espera da festa de pechao pa ver um artista de jeto agora fazem-me isto trazem ums moços que nem naS TARDES da julia apareçem mó agora anda-me só a dizer que tenho quir com ela ao festeval do merisco má atao nao a maneira de a festa de pechao ter ums artistas bons como antes?
ResponderEliminaro sao bartolomeu nosso padroeiro merecia más nao achem ?? e nós tambem!!! ai ai iste assim ta benite la falarem bem e com palavras caras lá isse som bons agora fazerem uma coisa em condeçons é que na se ve nada.
vom mas é pensande e melhorar pó ane que agora ja v i que ta fete
Também acho que o S. Bartolomeu merecia melhores artistas, mas com que dinheiro?patrocinios há poucos, o povo não quer pagar entradas caras e ainda por cima as câmaras trazem grandes artistas à borla ou a preço reduzido, assim fica dificil!!!
ResponderEliminarO que fazia falta na festa é um artista como tu.
ResponderEliminarQue escreves bem e pareçes falar ainda melhor.
Já te viste no papel que farias ?
Bom é a festa da Culatra onde pagam 8 euros e não refilam, em Pechão vão pagar 3 e já os «lobos uivam »
O Olho Vivo
A meu ver a festa de Pechão nunca teve comparação com a festa da Culatra porque nesta não há nada e é pura e simplesmente uma garrafanice pura.
ResponderEliminarmoss me menin do olho vive tu ondé que dromes'' ? TAM A MALTA PA VER um artisa bom na pagava ate 8 eres na tinha problema mó menin ja viste bem o quante a festa de pechao tem baixado entigamente era dia e de noite agora mó tas quete tá na se ve nada
ResponderEliminarobservador quando se quer tude se faz vela os motares que nem mea duzia de anes tem já trouxerem os Ires á festa deles á mãe na acredite que a malta do clube na conseguia tamem fazer uma boa festa
ache é que a direção do clube é muita palavra cara e muita gravata falta o fato macaco para trabalharem moss má que artistas som estes mó
D. Arlapa, olhe na qualidade de sócio vou esperar pela festa para fazer a minha análise e depois emitirei a minha opinião.
ResponderEliminarEste ano a festa de Pechão não é mais que uma amostra de festa não falem que as pessoas não querem pagar que é uma autentica mentira tragam um bom artista como Quim Barreiros e peçam 10€ ou mais a ver se não está cheio como aconteceu há uns anos atras nunca vi tanta gente na festa no campo da bola mas todos tinham que pagar não era para certa gente que esta habituada a entrar pela porta do cavalo e a malta que esta no bar não podia facilitar tanta cerveja de borla para os amigos o que é um autentico descalabro todos os anos sr presidente do C.O.P.ja que 1€consegue fazer 2 de-lhes nas orelhas e veja quem convida para trabalhar consigo Sherec
ResponderEliminarApoiado
ResponderEliminarDESAPOIADO
ResponderEliminarSerá que o desapoiado não fez parte dos beneficiados?
ResponderEliminarParece que este ano o foguete não caiu na caixa do dinheiro da festa.
ResponderEliminarDizem que ainda sobrou algum, mesmo com artistas da casa.
Vamos esperar para ver.
Pode ser que para o ano haja dinheiro para pagar a musica para a procissão, já que o padre não descola nenhum.
Um ateu
Senhor sócio antigo, ainda não vi aqui o seu comentário sobre a Festa de Pechão.
ResponderEliminargostava de o vêr.
O Olho Vivo