segunda-feira, 14 de junho de 2010

Por via indirecta

O local preferido da Tia Mariazinha Pardala era a soleira da porta. Alvo fácil para os tagarelas e apetecível para os mendigos. Para matar a fome, o cansaço, e o vício de pedinchar, a jovem Cavaca (Cigana) com a filha Salamita ao colo, (em fase de amamentação) pediu à Tia Mariazinha, meia dúzia de batatas e um punhado de feijões. Conhecendo-lhe as manhas, e adivinhando-lhe o pensamento, trouxe-lhe também um copo de água.
Depois de dois golos de água e dois dedos de conversa, antes de partir, como último desejo, pediu um ovo para a menina que estava constipada. Pequena de estatura, mas de coração grande, a Tia Mariazinha deu-lhe o ovo, e as melhoras para a filha. A Cavaca, com a perícia adquirida pela força do hábito fez-lhe um orifício e sorveu-o num ápice.
Incrédula, perguntou-lhe: “então disseste que o ovo era para a menina?”
Resposta rápida e concisa: “Pela teta o vai, Tia Mariazinha, pela teta o vai”.

Foto gentilmente enviada pelo Vladimiro Carromba, bisneto da Maria Pardala e neto da Bia Pardala (na foto).

5 comentários:

  1. Bem haja quem lembrou de recordar essas 2 grandes mulheres ,minha avó e bisavó .

    ResponderEliminar
  2. pelas minhas contas a cavaca deve ter mais de 100 anos.

    Ti João

    ResponderEliminar
  3. Em primeiro Lugar quero agradecer à D.Arlapa este artigo sobre a minha bisavó que infelizmente não tive oportunidade de conhecer.
    De qualqer modo a foto da minha avó Bia Pardala, como era conhecida, trazem-me à recordação sempre presente, da pessoa afável, sorridente no olhar e sempre com uma graça para nos dizer.
    Tambem recordo ainda com muita saudade a qualidade dos seus doces que tinha sempre que a visitava par eu os degostar.
    Não pensem que eram muito elaborados ou decorados, eram simples como Ela e dificeis de igualar.
    Felizmente a minha prima Lucilia ficou com alguma da mão da nossa querida Avó e se calhar tambem com algumas receitas.
    Já a àgua me está a crescer na boca, portanto por aqui me fico.
    Obrigado Avó, estarás sempre presente na minha vida.
    Vladimiro Sousa

    ResponderEliminar
  4. Olha a Bi Pardala

    Comi muitos bolos feitos por ela.
    Muito boa pasteleira e boa pessoa.

    ResponderEliminar
  5. boa lembrança

    ti joão

    ResponderEliminar