domingo, 27 de junho de 2010

Marcha três gerações


Ao longo dos anos sempre considerei a marcha de Pechão, uma das mais talentosas. Este ano mais uma vez, gostei do que vi mas, estranhei o que ouvi: “Clube Oriental e Desportivo de Pechão” Desportivo?
A princípio pensei ser a minha diminuta audição a pregar-me uma grande partida. Mas, mais atentamente e auscultando a minha vizinha, confirmei a gaffe e o meu desapontamento. É difícil de imaginar como antes da estreia, tantos ouvidos afinados não tenham ouvido, o estrondo de um camião de ignorância atropelar o nome do Clube.
Talvez por distracção, excesso de concentração ou, será que o vírus da indiferença contaminou tanta gente?
Talvez esteja a ser um pouco exagerada e injusta mas, também é verdade que fiquei um pouco indignada. Afinal, nada que não seja ultrapassado com, serenidade, paciência, e espírito desportivo.

11 comentários:

  1. Quando são mais os paraquedistas do que os soldados da terra,há sempre grande possibilidade de "desportivamente"sair asneira, mas,....enfim....o mais importante é ter uma boa agenda de contactos.

    ResponderEliminar
  2. D. ARLAPA - Com a miscelanea de gentes que debandam por Pechão,muito tem "enrequecido" a terra e é natural que o CLUBE esteja a sofrer os efeitos dessa postura,porquanto,não estando minimamente documentados,botam palavra e até dizem á boca cheia que até são de Pechão,como se Pechão e as suas gentes já tivessem perdido a identidade,muitas vezes a culpa não é deles, é de quem os apoia e não tem coragem para os corrigir nos seus desmandos.O CLUBE OIENTAL DE PECHÃO é uma Associação Desportiva,Cultural e Recreativa,conforme consta dos Estatutos, pessoa colectiva devidamente instituida e consequentemente responsável.Contudo aqui em Pechão tudo é possível,toda a gente sabe de tudo,já ouvimos de tudo,quando não sabem inventam, é uma miscelanea para não lhe chamar outro nome(paraquedistas).REFORMADO

    ResponderEliminar
  3. Acho que esse post apenas pareceu aqui na senhora Arlapa para afinar a sua garganta, acredito seriamente que somos seres humanos infelizmente erramos.
    Devia valorizar mais o trabalho que as pessoas tem ao desenvolver as marchas pois não é com palavras que se realizam ( em vez de anotar em má fé todos os erros cometidos). O seu texto acho que para um leitor comum que lei por ler acha que se encontra bom mas para um ser humano que compreende que deve ler entre as entre linhas descobre as variadas criticas desonrosas que tal faz.
    E por causa desse comentário que se encontra ai em cima todos devemos ter contactos pois se vivemos em sociedade ela assim o exige que nós socializamos e quantos mais pessoas para o comando, todo o trabalho desenvolvido será certamente mais elaborado.
    Deveria utilizar o seu blog com honestidade pois noto que tens um vocabulário e uma expressão bastante bem desenvolvida mas envie-lhe os meus caros parabéns para o seu trabalho porque todos nós temos defeitso e quaidades.

    "O povo costuma valorizar e orientar-se mais pelos bons exemplos do que pelas boas leis.
    - Joseluz"

    ResponderEliminar
  4. Se calhar até tem razão de ser... "Clube Oriental Desportivo de Pechão", porque em todos as vezes que tenho ido a jantares ou almoços de aniversário do Clube, só se ouve louvores ao atletismo (Ana Cabecinha e Paulo Murta) e agora também ao Futsal o resto não parece ter valor (estando as marchas a decorrer sem pela altura do aniversário), nunca ouvi uma palavra de louvor à secção cultural por isso até acho que está bem... "Clube Oriental e Desportivo de Pechão.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo das 15.43 como podes querer ouvir louvores ás marchas se nem o nome do clube sabem.deviam era ter mais atenção e não fazer duma marcha tão bonita motivo de chacota.

    ResponderEliminar
  6. D.Arlapa

    Realmente deve ter problemas de ouvido ou então gosta somente de suscitar polémica em torno de assuntos de menor importância.
    Na letra da Musica diz-se " Clube Oriental o desportivo de Pechão".è uma estrofe não o nome do Clube. Talvez ouvindo com mais atenção ouça o agora transcrito, talvez até seja susceptivel de não se ouvir bem a totalidade das palavras da letra, no entanto estamos a falar de um trabalho de amadores, empenhados e esforçados por dignificar a sua terra o que em minha opinião tem conseguido fazer com sucesso e este ano não foi excepção.

    Assim talvez fosse melhor não transformarem com frequência o que deviam ser crónicas ou noticias positivas do que se faz na nossa terra em simples crónicas de Escárnio e Mal Dizer.
    Apontar o dedo aos outros sempre foi fácil, elogiar ou aplaudir parece que sempre custa mais, embora custe o mesmo.
    Sejamos mais positivos, a critica só por criticar desmotiva e aborrece que tenta fazer alguma coisa desinteressadamente.

    ResponderEliminar
  7. Ontem quando me desloquei à alcaria Cova, para dançar um pouco à roda do Mastro, Tive duas grandes surpresas, uma foi a aparição do Engº Macário Correia, outra, foi a marcha de Pechão, que nos deliciou com uma demonstração das nossas tradições, e muita alegria,bem hajam os promotores destas atividades, e os "carolas" que por vezes com o sacrificio da sua vida privada, levam a bom porto estes empriendimentos, até soube de uma senhora,(de quem não sei o nome)que além de dançar e muito bem, é ela que faz os uniformes para as marchas. Para além destas coisas positivas, só tive a registar uma anomalia, alguns elementos masculinos da marcha, apresentavam-se com uma cerveja na mão, e visivelmente alterados pelo alcool, para não falar de um certo descuido na apresentação.

    ResponderEliminar
  8. Criticar os outros é algo muito perigoso,o que vocé pode cometer ao criticar é o facto de vocé estar revelando algumas verdades a seu respeito.Criticar todos sabem.Antes de criticar os outros,faça algo que preste.

    ResponderEliminar
  9. ui! atiram-se á velhota por ela dizer a verdade, alguem meteu o pé na poça essa é que é a verdade, a vida é feita de bons e maus momentos e temos de saber conviver com isso, não venham é com estrofes e desculpas esfarrapadas

    ti joão

    ResponderEliminar
  10. Há quem prefira não ver nem ouvir o óbvio mesmo à frente do nariz e se disponha a atirar areia para os olhos das pessoas. Ou são políticos ou gostavam de ser.

    ResponderEliminar
  11. não desanime por dizer as verdades D.Arlapa, embora elas façam mossa a muita gente,já dizia um grande homem :"só a verdade é revolucionária" o resto e o faz de contas são cantigas de mau pagador

    ResponderEliminar