sexta-feira, 23 de abril de 2010

Uma terra com futuro não se constrói com esgotos do passado

Um paradoxo estes tempos de arrefecimento reivindicativo contrapondo a proximidade da efeméride que ,marcou de forma definitiva o direito à cidadania, e à liberdade de expressão. Não sei se o povo está vencido, muito menos se está unido, mas eu estou solidária com o Pechanense.

Não é uma vista bonita, nem um cheiro agradável. Muito menos a água que corre para a ribeira é aquela porque suspiramos. Eu, que sou do tempo do penico debaixo da cama, em que a primeira tarefa da manhã era despejar o recheio na estrumeira que servia para fertilizar a terra, sei bem o que é conviver com estes aromas.

Este esgoto indisposto, resolveu vomitar para a ribeira. Creio que o diagnóstico já foi feito, desconheço porém o grau da urgência, muito menos a cor da fita que lhe atribuíram. Entendo, é que requer uma intervenção de acordo com as novas exigências. Perto do maior aglomerado de novos Pechanenses, que não são do tempo (e ainda bem) dos bacios, esta situação não é propriamente desejável nem recomendável. Ao contrário de antigamente, agora, o adubo emerge debaixo do chão e serve para empestar a via pública.

5 comentários:

  1. Dona Arlapa os meus parabens e uma boa maneira de celebrar o 25 de Abril.
    o 25 de Abril libertou-nos das amarras de um regime anti.democático onde muitos de nós não podiamos abrir a boca que logo os bufos da pide nos denunciavam mesmo sem sermos comunistas eramos presos e torturados.
    Hoje diz-se que se vive em democracia mas quem no concelho de Olhão ousar levantar a voz a dizer que algo está mal e que devia ser melhorado é logo apelidado de não respeitar o resultado das eleições que o PS tem ganho sempre.
    Mas se o Ps tem ganho sempre estas situações dos esgotos não tratados que correm pelas rua de Pechão, de Olhão e que correm para a Ria Formosa não deviam de acontecer,e se acontecem a culpa não é dos cidadãos que todos os meses pagam uma tacha de saneamento junto com a factura da Agua para que os esgotos sejam tratados.
    No 25 de Abril podemos ir almoçar cantar canções revolucionárias ir ouvir o Paulo de Carvalho ao auditório,mas porra devemos também exigir, que nos tratem como pessoas inteligentes, que pagam os seus impostos e que não querem os esgotos a correr nas ruas e para a Ria Formosa.

    ResponderEliminar
  2. esta tampa de esgoto transborda 5 vezes por semana..é só passar por lá e ver...

    ResponderEliminar
  3. uma boa maneira de celebrar o 25 de Abril em Pechão era tirar as tampas todas dos esgotos e ir entregar à CMO,ou pôr à porta da junta de freguesia de pechão.

    ResponderEliminar
  4. É a eterna questão das prioridades.

    Ti João

    ResponderEliminar
  5. ...é só p'ra dizer que o agente secreto do SIS EP que trabalha exclusivamente para mim aqui em Pechão, viu no Domingo às 7 horas da manhã o camião limpa fossas a sugar as águas mal cheirosas das caixas de esgoto. Tão madrugadora hora domingueira certamente que foi para que durante os festejos do 25 de Abril junto à placa na rua com o mesmo nome não ficasse a cheirar mal e afugentasse o público costumeiro destes eventos... mesmo assim afugentou. O discurso do senhor presidente da junta de freguesia de Pechão foi praticamente dirigido para meia dúzia de pessoas!

    viva Pechão, viva o Zéquinha!

    ResponderEliminar