domingo, 25 de abril de 2010

25 Abril abandonado na Rua da Liberdade

Olhão - Rua da Liberdade

Alguém considerou entulho, um prato partido alusivo ao 25 de Abril. Provavelmente alguém com menos de 50 anos, que no Dia da Liberdade, ainda não era nascido ou estava na idade da inocência. Esta faixa etária, que é a maioria da população, não vibrou nem sentiu, as consequências da coragem dos Capitães. Provavelmente não lhes explicaram convenientemente ou, não houve predisposição para aprender. Talvez por isso, o dia de hoje seja apenas mais um feriado, e frustrado por coincidir com um domingo, o herdeiro colocou o prato no entulho. Admito que não é fácil explicar o que é a liberdade, a quem nunca sentiu a falta dela.

Foto enviada por um Olhanense anónimo

57 comentários:

  1. Ou então, é alguem desiludido, com tamanha frustação que é a vida depois do 25 de Abril,como é que se explica a alguem que tem dois filhos para criar, com o frigorifico vazio, o pai ausente, a renda da casa para pagar o carro avariado, um salário de 45o €, que deve sentir-se feliz porque aconteceu o 25 de Abril?

    ResponderEliminar
  2. criticavam que não havia partidos antes do 25 de abril.afinal foram os intelectuais dos partidos com a suas leis que deram cabo do Pais.

    ResponderEliminar
  3. porque será que os corruptos gostam tanto de falr em defesa do 25 de abril?
    vejam que está a frente da CMO o leal era da un o pina herdou o cargo do pai que conseguiu tudo o que foi tachos desde que mudou do mdp-cde para o ps,o carlos martins era do cds mudou para o ps e a assenção foi galopante à sombra do socio pininha.o camacho mudou-se do cp para o ps e já é vereador. são esses senhores que ontem andavam de cravo na lapela.

    ResponderEliminar
  4. Afinal o antónio tinha razão quando punha em Peniche os intelectuais que queriam destruir este país à beira mar plantado. Ele sabia o que eles já tinham feito antes, e que eram capazes de fazer outra vez. Só que o António não durou sempre, e agora estamos outra vez a viver "os anos 30" Cambada de rapinadores vorazes!

    ResponderEliminar
  5. o porquê que o nosso Presidente está refêm do Sócrates e do PS?
    Então não estranha que depois de sair num jornal de referência que o genro do Sr.Presidente devia mais de um milhão de euros ao fisco o Já idoso Cavaco decidiu candidatar-se à Presidência? Porque teria sido? e porquê que nunca mais se ouviu falar no assunto? e já agora sabe que no último dia da campanha o dito Sr. Maltez se viu a braços com uma penhora e remoção de todos os apetrechos das suas rádios e pediu a pés juntos para que não lhe removessem os bens que poriam em causa a vitória do seu sogro?E como se fazem milagres com a vitória do Sr. Silva na segunda feira a seguir às eleições apareceu um cheque para pagar a dívida que por acaso era uma dívida a um jornalista despedido injustamente pelo sr. Maltez.Caro amigo O velhote ficou refém por causa do branqueamento das dívidas do genro.Quando quiser investigue e vai ver senão é verdade o que lhe digo. Como é matéria delicada não lhe posso dizer o meu nome.Mas para saber quem escreveu deixo-lhe uma pista.
    Um amigo do Algarve que lhe deixou ai uns documentos no seu escritório e depois passou ai para os apanhar depois.Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Não foram os partidos que deram cabo do Pais. Foram os homens.

    Ti João

    ResponderEliminar
  7. O tio joão tem razão, foram os homens e não os partidos que deram cabo do país, mas os partidos, servem para dividir os homens, uns são deste outros são daquele, isto está errado. os homens são todos irmãos, e deveriam unir-se e não dividir-se, trabalhar e lutar todos em prol uns dos outros, e não uns contra os outros. Esta experiência de sociedade multipartidária, foi um erro que nos vai custar muito caro.

    ResponderEliminar
  8. Só para poder-mos ter este espaço de discussão de opiniões diferentes, mesmo que algumas delas sejam autenticos disparates na minha opinião,VALEU A PENA HAVER 25 DE ABRIL.
    NO TEMPO DO ANTÓNIO como diz o Sr. Maldonado isto não seria possivel.
    Quem se atrevesse a discutir sobre qulaquer forma opiniões diferentes estava sujeito no minmo a ir passar uma noite à esquadra ou a ser incomodado pela PIDE mesmo que estivéssemos a discutir apenas questões do dia a dia.
    Enfim quem não dá valor à liberdade não poderá apreciar o 25 de Abril.
    Mesmo com todas as coisas menos boas que ainda temos, não tenho dúvidas. Valeu a pena!
    VIVA O 25 DE ABRIL

    ResponderEliminar
  9. Mas donde lhe vem essa autoridade moral para classificar como disparates o que as outras pessoas pensam e dissem? É esse o seu conceito de liberdade?

    Ti João

    ResponderEliminar
  10. o 25 de Abril trouxe liberdade de nós podermos conversar e discutir em publico sem sermos importunados,é verdade,mas, é esse 25 de abril que criou esta espécie de politicos que v~ºao deixando o poder de pais para filhos como se fosse uma monarquia.
    o exemplo disso é a CMO e a junta de freguesia de Quelfes . na CMO Francisco Leal foi colocado na listas de candidatos pelo seu amigo charrão, quando nem era militante socialista.pois não pagava quotas há uma série de anos.
    o actual vice presidente da CMO,o seu maior valor é ser filho de Antonio Pina ex.MDP/CDE,que teve de mudar de partido para arranjar tacho,depois foi tudo na politica local só não foi presidente da CMO,então como não o foi vá de arranjar condições para o filho ser.por arrastamento Antonio Pina (filho),levou atrás de si o seu sócio no negocio das ostras Carlos Martins que começou na politica no CDS depressa virou socialista,se calhar sem ler um livro de Carl Marx.e chegou a vereador,bom o resto nem vale a pena falar pois o vereador do PSD prfº Alberto Almeida vota sempre a favor do PS,sendo até premiado com um lugar de vereador das politicas internacionais e do trânsito,e com um lugar na administração dos mercados de Olhão,coisa que o drº Abundio cabeça de lista nem sequer foi consultado.
    são essas cabeças que nos governam à conta da liberdade do 25 de Abril e era vê-los de cravo na lapela,como se fossem democratas.
    a outra coisa muito má que o 25 de abril trouxe em Olhão é que se F.Leal sabe que tem opiniões contrárias a ele encostam à prateleira,e me pechºao temos o caso do zéquinha que é socialista há muito mais tempo que carlos martins e antonio pina e só teve um lugarna junta de pechão.
    se ele faz isso aos do próprio partido, imaginem aos que não são do partido rosa.
    há elementos do ps,em olhão, que por terem ópinão contrária nem são convocados para a concelhia do ps.

    ResponderEliminar
  11. Ti João

    A autoridade moral vem do mesmo sitio de onde vem a daqueles que ofendendo todos os que lutaram por um país livre e mais justo, ainda mesquinhamente 36 anos depois do 25 de Abril e 41 anos depois da morte do ditador ainda vem fazer a sua apologia.
    Chama-se a isso direito à opinião que hoje felizmente porque o Salazar já morreu e já houve o 25 de Abril temos o previlégio de ainda ter.
    Quanto ao comentário do anónimo das 16h39, apenas posso dizer o seguinte:
    Como disse no meu primeiro comentário que por lapso não assinei, não tenho dúvidas que ainda existe muita coisa mal no nosso pais e nos nossos políticos independentemente da sua cor ou género, como existem noutras classes profissionais.
    Ou será que tambem não há médicos corruptos, pedreiros que deviam ser só serventes, funcionários que são maus caracter e graxas, professores que não sabem o que andam a fazer na escola?
    Certamente concordará que haverão.
    No entanto acho que não é correcto dai atirar-mos as culpas ao 25 de Abril.
    Será que a culpa não de todos nós que permitimos que isso aconteça?
    Pensemos todos um pouco nisto não fazendo o mais fácil que é atirar pedras aos outros, pois se calhar tambem temos alguma vidraça que se possa partir.
    Viva a Liberdade
    O Democrata

    ResponderEliminar
  12. mas esses médicos e esses serventes,governam-se, nós não os elegemos,nem herdaram o lugar como no tempo dos reis.
    tem razão esse anónimo, os cargos hoje passam de pais para filhos, como se fosse uma monarquia.

    ResponderEliminar
  13. D. Vanda,estamos feitos....
    Se assim for o próximo presidente da junta será o João, filho do Zeca.

    ResponderEliminar
  14. Oh! Senhor "Democrata"!

    Mesquinhamente "uma Ova"! Eu faço aqui uma apologia Ao dr. Salazar, "alto e em bom som", sabe porquê? porque foi um homem intetilente, e integro Livrou o seu Pôvo desse terrivel flagelo que foi a 2ª guerra Mundial, negociou com as duas partes envolentes, tirou de aí o melhor proveito possível não para si, mas para o seu País, construiu escolas, estradas, Navios, caminhos de Ferro, e a identidade nacional, Manteve fora deste país essa ignóbil doutrina de terra queimada, Marxista leninista
    , e correu para bem longe com esses vende pátrias, que se chamavam Mario Soares, e Avaro Cunhal.
    No tempo do seu governo houve a Pide que defendia com excesso de zêlo a politica do Governo, mas o Salazar, não pode ser responsabilizado por todas as atrocidades cometidas pela pide, muitas delas, teriam sido cometidas por auto determinação dos chefes locais.
    Em contra partida, agora os "democratas", dão-nos toda a liberdade para falar, tudo o que nos der na telha, mas eles fazem orelhas mocas, e enquanto nós falamos, eles enchem os cóses, e a conta báncária na Suiça.
    Não nos esquecamos, que o Dr. Salazar esteve à frente do governo deste país quase meio século, nunca exigiu uma reforma, quando morreu, deixou à sua família 50 contos na sua conta bancária, e muitos vagons de ouro para os demcratas esbanjárem.
    Para terminar, só lhe digo que tenho 63 anos de idade, vivi sob o regime de Salazar, sempre falei aquilo que quiz, e nunca alguem mo impediu, se me perguntar agora se preferia esse tempo, a minha resposta é: SIM!

    ResponderEliminar
  15. Este blog não tem nada de democrata, pois eu enviei um comentário menos abonatório mas não ofensivo para o Presidente da Junta e simplesmente foi riscado pelo lápis azul, e não foi publicado.
    Será que tenho que envia-lo Para o Muro das Lamentações?

    ResponderEliminar
  16. Olhe Sr. Lizard
    O unico comentário que o Sr. merece.
    Se preferia esse tempo e gosta tanto do salazar tem bom remédio, vá para Santa Comba, mande algem o embalsemar e ponha-se no museu do salazar ao lado dele.

    Bombista

    ResponderEliminar
  17. Oh!Sr.Lizard
    Alto e Bom som uma ova, escondido atràs de um pseudónimo num blog anónimo.
    Quanto à apologia, muito bem tem o direito de a fazer, esqueceu-se foi de mencionar algumas coisas que ei vou-lhe lembrar.
    O Sr. Salazar fez escolas mas Portugal em 1974 era o pais da Europa com maior taxa de analfabetismo cerca de 40%.
    Fez estradas mas poucos tinham automóvel, livrou-nos da 2ª.Guerra, mas meteu-nos na guerra das colónias que gerou milhares de mortos e extropiados.
    Tinha vagons de ouro e o pais cheio de bairros de lata e miséria.
    Tinha navios só se eram dos do amigo Tenreiro que levavam os nossos jovens para a guerra.
    Ele talvez não tenha enchido os bolsos mas o seu regime encheu os bolsos a muitos a quem permitiu explorar desenfreadamente este povo durante quase 50 anos.
    Para terminar direi mais cego é aquele que não quer ver do o que não vê.
    Saudações Democráticas.
    O democrata

    ResponderEliminar
  18. Só fala assim quem não é gago
    Concerteza que só falou a favor do regime... senão ia preso.-
    Eu sou da sua idade portanto conheci bem o sistema, não venha com cantigas enganar quem nasceu em liberdade

    ResponderEliminar
  19. ó lizard sabe de onde veio esse ouro?parece que foi dos judeus assasinados nos campos de extreminio dos nazis,e era como hitler branqueavaos negocios com salazar.
    enquanto o lizard falava e não era preso antes do 25 de abril ,outorso por opiniões divergentes,eram presos e muitos mortos e deportados na nossa freguesia temos o caso de do guerreiro,e em olhão do zé da monica que nem sabia o quem era marx e foi morto pela pide,só por ter opinião contrária oa salazar.

    ResponderEliminar
  20. Caro amigo,

    Tem razão, o comentário não era nada ofensivo. Apenas pressupõe uma realidade, que nem você nem ninguém pode determinar como verídica. É apenas um exercício de futurologia. Acontece que os citados podem não gostar da sua previsão. Por isso nada melhor que voltar a fazer o comentário, e assinar o seu nome. Quanto ao blog, nem é democrata, nem anti –democrata, é de uma idosa que já viu muito, mas ainda não viu tudo.

    ResponderEliminar
  21. se este não é um blog democrata então o que é?
    tem razão d. arlapa se não tiver a certeza que são verdades, as pessoas que assinem pelo nome.assumam-se

    ResponderEliminar
  22. Oh! Vanda!
    Você quando vai ao supermercado, o Pingo dôce, não lhe pergunta donde veio o dinheiro, para as compras, porquê que o Salazar havia de perguntar ao Hitler, de onde veio o Ouro, que era então a moeda de troca entre paises? O Mario Soares quando gastou e empenhou todo esse ouro, não se importou que ele tivesse sido roubado aos Judeus.
    Eu só posso afirmar o que se passou comigo, e factos que eu tive conhecimento, Eu sempre falei aquilo que quiz(e olhe que não era gago),e ninguem me impediu. Soube de um caso de um pai de um camarada de tropa meu que foi levado pela pide para ser interrogado, porque andava a distribuir peixe da gelmar, e terá dito no percurso que as oprarias fabris em Olhão estavam em greve, e segundo a versão oficial, se suicidou na cela. Mas eu tenho a certeza que não foi o presidente do concelho de ministros que deu a ordem para que o matassem, quem fez isso, foram elemntos do povo portugues, talvêz os pais de alguns mui nobres democratas.

    ResponderEliminar
  23. Ao Senhor Democrata!

    Caro senhor:
    Eu estou aqui tão escondido quanto o senhor, e o meu pseudónimo não é mais pseud que o seu.
    O snr. para avaliar a obra do prf. Salazar, terá de recuar uns anos no tempo, ir aos anos30
    e informar-se como era a vida em portugal antes do Salazar tomar conta do poder, segundo as crónicas da época, Portugal era um pais sem lei, sem economia, sem educação, e sem infraestruturas, parece que as unicas organizações que funcionavam, eram os bandos de assaltantes. e depois ver até onde ele chegou só assim poderá avaliar a sua obra.
    Quanto a haver 40% de analfabetos, eu acho essa informação exagerada, porque no meu tempo de escola a escola era obrigatória até à 4ª classe, e aprendia-se mais nesses 4 anos, do que agora em nove. Eu vim de uma fammília pobre, e aos 20 anos tive o meu primeiro carro.
    portanto se foi possivel para mim teria sido possível para qualquer outro.
    Quanto à guerra colonial, não foi o Salazar que a impôs, foi-lhe imposta! Quanto aos bairros da lata, e à miséria, sempre tem havido, e sempre de qualquer forma haverá em portugal está inserido na nossa cultura, os portugueses emigraram para França(um país rico) e ergueram logo lá os bidonvilles.
    Os navios, não eram só para transporte de tropas, eram também para transportar as nossas exportações para os mercados mundiais, a amendoa o figo e a alfarroba, e os minérios
    Vou terminar com o mesmo mote:
    O mais cego é o que não quer ver!

    ResponderEliminar
  24. se no tempo do salazar era assim tão bom qual o motivo que a maior parte das operárias conserveiras trabalhavam quando só havia peixe,e quando haviapeixe com fartura punham duas bandeiras e apitavam a chamar as escravas. era trabalhar até às horas que os patrões queria, trabalhavam à hora nas creches era tudo ao monte e os filhos das operárias dormiam eram as caixas de encaixotar a conserva.
    a maior parte dessas operárias tem hoje reformas de 200 euros ,sabe porquê porque o salazar e o seu regime não obrigava os industriais da industria conserveira a mandar os descontos que as operárias descontavam. com os pescadores acontece o mesmo e muitos que já que já morreram nem reforma tiveram.
    no tempo do slazar as escolas primáris estavam divididas por um murro a separar os sexos numca um professor me soube explicar o porquê.
    o ensino era o que era mas sei que tinhamos de decorrar os rios e caminhos e serras de ferro de portugal e das colonias.
    decorrei todas na altura mas não sei,para quê, sei que não me serviu para nada.
    e fiz a 4 classe com 9 anos.
    os que não sabiam eram postos de parte e serviam para mandados aos professores.
    sei que era obrigado a ter religião,mas também sei que não me serviu para nada pois assim que tomei consciência depressa,vi o que o estado pretendia,um povo crente na religião para os senhores do poder os poderem explorar sem revoltas, pois essas eram pecado e coisas de comunistas.e nunca fui comunista.
    a guerra nas colonias era imposta a salazar?ora aí está uma grande verdade,pois que mandava e ainda manda hoje em portugal não são os portugueses.mas que morria eram os filhos dos operários e dos camponeseS, pois os filhos dos grandes senhores se iam à tropa ERA PARA GABINETES.
    PORTUGAL NO TEMPO DO SALAZAR NÃO ERA UM PAIS DE BANDIDOS, pois não mas era um pais que para acender um cigarro com um isqueiro a petróleo,ou a gasolina, era preciso licença.para andar de mão dada multa se pagava e para dar beijos em publico até cadeia dava. e não estou a inventar, filmes que se mostrava um seio,era para maiores de 18 anos,ainda me lembro quando deu no cinema de Olhão Helga o segredo da Maternidade a esplanada cheia,para ver uma mulher parir.
    parir era em casa e muitos morreram por isso,ganhavam as parteiras.
    a frota DOS BARCOS EM oLHÃO TEMOS O exemplo os arrastos,da pescrul, eram do henrique tenreiro, um dos braços de salazar,rebentaram com o mar e uma grande parte das especies desapareceu.
    no campo as terras eram cultivadas pois as pessoas não tinham empregos.e tinham de amanhar e cuidar das terras.

    ResponderEliminar
  25. Óh Atento! você tem de estar mais atento, porque eu nunca ouvi tanta asneira junta. Não me diga que foram os barcos do Tenreiro, que acabaram com algumas espécies, e qual foram essas espècies que se extinguiram? O bacalhau?, o carapau?, a pescada? talvêz a sardinha! quanto a esse caso do professor, que punha os alunos mais atrazados a fazer mandados, você já tinha aqui mencionado, mas isso não era practica corrente, porque na minha escola, isso não acontecia.
    Quanto ao facto de separarem os meninos das meninas, e que você nunca compreendeu, e tanto o traumatisou, foi porque o governo achava que deviam dar educacões diferentes, as meninas deveriam ser educadas para ser mulheres, e os meninos, deveriam ser educados para ser homens, essa foi a razão porque os separavam, compreendeu agora? Se Têm continuado, com essa politica, talvez hoje, não houvesse p`rái tanta confusão sexual. Quanto ao emprego na industria conserveira, tomara que ele ainda cá estivesse, vinham mulheres aos magotes de quarteira e monte Gordo, para trabalhar nas fàbricas, porque não era assim tão mau. o problema com os pescadores, e trabalhadoras do peixe era que: Hoje ganhava-se 1000, gastava-se
    1000, amanhã não se ganhava nada, passava-se fome! Quanto à já estafada história da licensa de hisqueiro, só a posso justificar com o facto de ainda hoje, em pleno seculo XXI, o nosso governo democratico, exigir que paguemos licensa do cão passada pela junta de freguesia.
    Então acha que cultivar as terras, é assim qualquer coisa como um passa tempo que só se faz quando não temos emprego? deixe lá acabar o crédito e que os espanhóis deixem de mandar os víveros para cá, e logo vê se é um desporto, ou o nosso suporte de vida!

    ResponderEliminar
  26. mulheres de quarteira e de monte gordo,ou escravas?sabe o que é trabalhar uma vida inteira e ter 200 euros de reforma que nem dá para medicamentos? por os industriais terem gasto esse dinheiro ou no casino ou em putas?
    em vez de mandaremos descontos para a segurança social.
    o lizard deve pensar que o mar só tem esses peixes e de certo numca embarcou no arrasto para ver o que para apanharem 100 klg de camarão quantas toneladas de juvenis de peixe espada pescada e tamboril etc etc matam ó lizard,em vez de dizer que o atento diz asneiras, informe-se você pois o atento até tem razão.

    ResponderEliminar
  27. Boa Noite
    Tenho lido os posts anteriores como muita atenção e não é que acho que descobri um Novo Deus.
    Senão reparem, nunca se engana, tem sempre razão, sabe mais que todos os outros e nunca o vi admitir como sua alguma das opiniões dos outros.
    Quem será?
    Já Descobriram?
    É ele sim ele mesmo o discipulo de Salazar o sabe tudo.
    Glória a Lizard lá nas alturas!
    Aleluia!Alelluia!
    Rato de sacristia

    ResponderEliminar
  28. esse lizard em vez de argumentar, ofende quem não comunga das suas ideias, será isso que ele aprendeu na escola do antigo regime?

    ResponderEliminar
  29. A imagem deste Portugal não é de todo favorável. Quando na inquisição Portugal expulsou os judeus os países do Centro da Europa acolheram-nos sabiamente, aproveitando mesmo a sua inteligência para o desenvolvimento. Quando, nos anos 40, foi a vez de Portugal se tornar em porto de abrigo, demitiu-se desse estatuto, e quis apenas ser posto de passagem, tratando os refugiados como farrapos, ao ponto de Alfred Dölbin questionar: "Será que eles não se sentiriam melhor na sua terra, apesar dos bombardeamentos". A propaganda da época passa a mensagem: "Portugal não teve o dia D, teve o dia S, de Carmona e Salazar". Salazar, covardemente, salvou Portugal da guerra. Mas quem é que poderia salvar Portugal de si próprio?
    é esse portugal que o lizard defende?
    salazar fugiu da guerra e negociava e apoiava hitler

    ResponderEliminar
  30. "fantasia lusitana". um documentário que ilustra bem o Portugal de salazar que o lizard tanto defende.podem ver excertos no youtube,fazendo a pesquisa por fantasia lusitana.

    ResponderEliminar
  31. Ouça, Sr.Rato de Sacristia!
    O que está aqui para discussão, são factos e ideias, e não a minha pessoa, ou a minha personalidade.
    Eu até compreendo a sua frustação, e lamento que não o possa ajudar.
    Cumprimentos,
    Lizard

    ResponderEliminar
  32. Ao anónimo das 00:00
    Amigo voçê não pode culpar o Dr.Salazar, pelas pensões de miséria, que os "Socialistas" pagam às operárias fabris, se não pagassem 10.0000 de reforma ao Dr. Mario Soares, e seus correlegionários, a caixa geral de pensões,teria verba sufeciente para garantir a todo o reformado um rendimento minimo que fosse
    compatível com uma vida digna.

    ResponderEliminar
  33. Ao anónimo das 11:29
    O Portugal que eu defendo, é um Portugal com honrra, um portugal de respeito que se mantenha a si próprio, não ande a estender a mão aos outros países para sobreviver, como um pedinte sem coragem e sem meios.

    ResponderEliminar
  34. as reformas de 200 euros é por os industriais das conservas, não terem mandado os descontos que as operárias faziam e eram descontados quando recebiam o ordenado de miséria.
    está a perceber ou quer que lhe faça o desenho,ó lizard?

    ResponderEliminar
  35. ó lizard e quem é que lhe disse que não se deve ter honra?
    quem não tem honra são os políticos que fazem negócios sujos como fazia salazar pois vendeu o petróleo o ouro e os diamantes aos americanos e mandava os nossos filhos para a guerra colonial defender um território que há muioto deviam ter dado a independência.
    o mesmo se aplica aos políticos de hoje, que fazem os negócios com os amigos (TGV aeroportos auto estradas) e depois dizem que é para interesse da economia nacional.
    por isso estamos de tanga.
    no tempo do salazar tinhamos os cofres cheios do ouro dos negocios com o regime hitleriano,mas um portugal cheio de miséria onde o povo teve de emigrar para frança e alemanha para poder sobreviver.
    não foi o lizard que foi emeigrante? se o regime salazarista era tão bom e se vivia tão bem ,porque motivo emigrou o lizard?
    há coisa benitas não há?

    ResponderEliminar
  36. Óh! Vanda!
    Portugal era bom, mas não era o melhor, eu queria o melhor, por isso imigrei para o Canadá, que na altura era considerado o melhor pais do mundo para se viver pela OCDE. e sabe uma coisa?, não estou arrependido!
    O Salazar vendeu petrolio aos Americanos? acho estranho porque nós sempre compramos petrólio!
    Eu não acho estranho o Salazar mandar as nossas tropas defender território que estava sob administração portuguesa à 500anos, o que acho estranho, é o Socrates mandar tropas para o Kosovo e afganistão, reprimir povos que estão no seu proprio território.

    ResponderEliminar
  37. Ó anónimo das 14:55

    Eu confesso que não compreendo muito bem esse caso das reformas de 200€ talvêz seja melhor fazer o tal desenho, Eu sopunha que as reformas de 200 e 300 € era um caso generalizado entre os trabalhadores portugueses, só os politicos os bancários e os empregados públicos, tinham reformas decentes,
    Mas se as entidades patronais, não fizeram alguma coisa que deveriam ter feito, alguns ainda estão, outros deixaram propriedades, é responsabiliza-los.

    ResponderEliminar
  38. agora é tarde, os armazens que serviam de fabricas de conservas, já foram todos vendidos aos patos bravos,para se construirem prédios, e os sindicato das conserveira que o advogado era filipe ramirez nada fez, a não ser trair as operárias.

    ResponderEliminar
  39. então o lizard defende tanto o regime de salazar e não sabe que quem explorava o petróleo em angola era os e.u.a. mas eram amigos da onça que ao mesmo tempo fornecia armas à unita,um dos movimentos de libertação que existiam em angola.
    salazar não vendia petróleo vendeu a exploração dos poços de cabinda e muitos mais,para depois comprar esse produto aos amigos da onça.
    era para isso que muitos portugueses foram combater,para defender os interreses do americanos.

    ResponderEliminar
  40. Essa da licença do cão então e não é que é verdade? telefonei para a camara, e informaram-me que para ter um cão é necessário uma licença, o preço varia conforme a junta de freguesia, quanto será que o Zéca leva? o que é que acha disto o Sr. Atento?

    ResponderEliminar
  41. os donos do cão deviam era de pagar, por os cães sujarem os passeios por onde os nossos filhos andam,ou apanhavam o esterco dos seus cães ou então sim multados,licença para ter cão claro que não,mas deviam estar todos vacinados e andarem rua com ansaieme.

    ResponderEliminar
  42. Boa noticia de ultima Hora

    Parece que afinal a Farmácia de Pechão, vai continuar a ser a Farmácia de Pechão por mais algum tempo, pois o dono da Farmácia Picoito de Santa Luzia que em 2008 já tinha feito o mesmo pedido, e o viu ser recusado interpôs uma providencia cautelar por se sentir discriminado.

    Pois

    ResponderEliminar
  43. aí leal,2º, e ria shoping só dão é barraca.
    quem deve estar contente é o zequinha da junta assim a farmácia já não foge de pechão.

    ResponderEliminar
  44. Pois os meus parabéns ao dono da Farmacia Picoito! assim é que se faz, atacar os problemas pela maneira certa, não é falar, falar e nada fazer. Se o Camarada segundo está mais interessado em ir para Olhão, que deixe o lugar livre para outro cá se instalar, e não tem nada que levar o lugar com ele.
    Mas...! com a nebelina que tem pairado sobre esse assunto, não me admiraria nada que as coisas ainda levassem uma reviravolta!

    ResponderEliminar
  45. conhecem aquele emigrante em bidonville que chegou a taberna da sua terra natal, e com muita garganta pergunta para todos: conhecem o DEGAULLE?. conhecem o NIXON? conhecem o .... ? ...
    Ninguem conhecia os nomes importantes por ele citados.
    Um dos assistentes, depois de fazer figura de estupido pergunta bem alto e esse senhor:
    - Conheces o Ze Camartelo??? - e ele teve que reconhecer que nunca tinha ouvido falar de tal nome.
    Então, esse que tinha feito figura de parvo por não conhecer tal gente, diz-lhe com a melhor entoação que tirou da garganta e do pulmão:
    - O Zé Camartelo, é o gajo que dorme na tua cama todas as noites, quando não estás cá

    ResponderEliminar
  46. Ó amigo anónimo das 22:55
    Tome cuidado que Há muitos que estão cá, e por vezes estranham a cama, até lhes parece que houve ali uma diferença! nunca confiar! Há outros que são mais distraidos, e nunca notam nada...!

    ResponderEliminar
  47. Srº LIZARDO vale mil pontos pelo seu depoimento estou consigo, eu também vivi no tempo do Salazar e hoje não sei em que tempo vivo.

    ResponderEliminar
  48. Ao Anónimo das 15:10
    Muito obrigado pelo apoio, é bom saber que afinal há pessoas que comungam dos nossos ideais,( afinal eu penso que há muita gente que também peñsa assim só que não têm a coragem de o dizer) eu acho que estamos todos caminhando para um abismo adormecidos, era bom que acordassemos antes de lá chegar. Eu por mim já não receio muito, pois já vivi uma vida razoàvel, mas receio pelos meus filhos e netos, que se calhar vão ter muito que sofrer.
    um abraço
    Lizard

    ResponderEliminar
  49. Senhor Lizard, o que será que o levou a emigrar para o Canada?Provavelmente no tempo do fascismo.
    Gostaria de saber a sua resposta.

    Obrigado

    Um democrata.

    ResponderEliminar
  50. Ó snr. Democrata!
    O que me levou a emigrar, foi o meu espirito de aventura, seguir os meus sonhos, conhecer nôvos horizontes, novas gentes, e como já aqui disse à srª Vanda, Portugal era bom mas não era o melhor, e eu queria o melhor, e como na altura o Canadá era considerado o melhor país para se viver, foi para lá que emigrei. Eu sonhava com aqueles grande carros de rabo de peixe e 8 cilindros, de baixo do capot, com transmissão automática, que já na altura andavam a 200Kms à hora, enquanto os nossos europeus, para chegar aos 100 eram só quando o vento estava a favor. O canadá era um país ainda virgem, onde a corrupção era muito rara, e o nível de vida era muito elevado, a riqueza era para todos, está claro que essas condições foram-se degradando, a corrupção, é como uma doença contagiosa que se alastra sobre a terra, e hoje o canadá ainda faz uma grande diferença, mas já não é aquilo que foi.

    ResponderEliminar
  51. os politicos está a levar-nos para o abismo. e nós vamos.

    ti joão

    ResponderEliminar
  52. Nunca vi tanta roupa suja lavada por cousa dum prato partido lançado para o lixo.Sim um prato que tinha lá inscrito uma alusão ao 25 de Abril,poderia ter ao 24.Contudo quem o deitou á Rua certamente não sabe não sentiu,não sente ou não tem qualquer sentimento do que foi o 25 de Abril.Sim porque os mais novos,sentem que esse dia diz alguma coisa aos oportunistas, aqueles que se encontram sempre na mó decima,sem que para isso tenham de efectuar grande esforço no trabalho,vivem de espedientes e vão enganando no dia a dia o povo,para esses é que o 25 de Abril existiu e continua,para eles e para os filhos e familiares,é uma questão hereditária.Já viram isso por acaso,a máfia está instalada de tal maneira que é só uma questão de conrinuidade, e nós o povo é que pagamos,já alertaram que o PEC e os seua maleficios não fica por 2011,vai continuar até 2013.Vamos é pensando em acordar e pensarmos todos numa contrarevolução,não digo para o antes do 25, pode ser para o depois,temos é que extreminar a pandilha que engorda á nossa conta,que cada vez estão mais podres de ricos,ricos sempre houve,mas agora abusam é demais e a protecção que fazem uns aos outros.Vamos acabar ou por outro lado clarificar os verdadeiros designios do 25 de Abril.Já tinham saudades minhas não é verdade? Estive ausente por uns tempos e agora regressei á nossa comunidade.MALDONADO

    ResponderEliminar
  53. Ó Sr. Maldonado! Contrarevolução? nós estamos mas é condenados à escravidão, os "xuchas" uniram-se a nível europeu, agora não há volta a dar, se houvesse uma revolução em potugal, as tropas europeias, vinham logo punir os insurretos insulentos, e eramos logo esmagados.
    Estamos condenados a ser chupados até ao tutano, sem defesa nem agravo!

    ResponderEliminar
  54. temos todos que juntar forças,organizarmo-nos e encetar um estratagema para contrariar esta pandilha que nos consome diariamente,são uma cambada de chulos que se protegem uns aos outros no dia a dia,assaltaram o puder, mansinhamente,enganando o pagode prometendo o qued não querem dar e vão engordando á custa do povo,e como se não bastasse,os lugares vão sendo transmitidos na familia , é um reinado, saiem dum lado vão para outro ainda melhor numa empresa publica criada para o efeito,fazem concursos para o TGV enquanto os espanhóis suspendem os projectos do TGV por 1 ano,aqui aumenta-se importos para efectuar esses desmandos,nunca mais saimos do fundo e cada v ez mais estamos nele.Temos todos que contrariar esta tendencia se não for com armas,através do voto.Temosx é que desmantelar esta quadrilha que nos desgoverna.Estou de volta para lutar com todas as armas que tenho.MALDONADO

    ResponderEliminar
  55. Ó Sr. Maldonado isto já não vai lá com votos! se houvesse amanhã uma eleição, provavelmente ganhava o mesmo, ou o Sr. não se apercebeu, que os politicos instalados têm ao longo do tempo vindo a comprar votos com o nosso dinheiro, porque é que você acha que eles têm andado a dar subsidios aos ciganos,e a toda agente que não quer trabalhar? Há por ai muito malandro oportunista, contente com o andar das coisas. o problema só começa quando se acabar o dinheiro para os subsidios, para as reformas,
    para pagar aos empregados publicos, então vão começar os disturbios, e a porrada, os assaltos
    etc.
    Eu estou muito desiludido com isto, mas talvês o Sr. tenha alguma ideia por vazes no meio da escuridão aparece uma luz

    ResponderEliminar
  56. Amigo lizard eu que ja estou no fim da vida,pouco ou nada posso fazer, mas essa gente nova que ainda anda embebedade convencida na esperança de que o 25 de Abril possa trazer-lhes alguma coisa de bom, que tirem o cavalo da chuva, isso foi cepa que já deu uvas e continua a dar mas é para os mamões da politica oportunistas que se instalaram e vão mamando, mamando até quando?Par mim já pedrdi a esperança, mas se existisse um levantamento do povo, ainda era capaz de fazer uma perninha, com a vontade que eu lhes tenho,agente não se pode manifestar muito, o telhado ainda nos pode cair encima,porque qualquer dia voltamos ao antigamente, eles só admitem Policias e GNRs as centenas e agora deram-lhes um aumento de 1,5%,pra quê ? Para dar porrada na malta e reprimir o povo.Vamos ver o que isto vai dar, no fundo já nós estamos.MALDONADO

    ResponderEliminar
  57. Óh Sr. maldonado o Sr. conhece aquela teoria do sapo?

    Pois é essa teoria que que os xuchas estão usando em nós!
    Se você puser um sapo dentro de uma panela de àgua quente, o sapo salta da panela e foge, mas se você puser o sapo dentro de uma panela de agua fria, e depois acender o fogo, o bicho começa a sentir-se bem à medida que o calorzinho aumenta, vai ficando, e quando dá pelo logro já é tarde,acaba por morrer cozido.
    No nosso caso, a panela foi a Europa, começaram com os subsidios, mandaram-nos os bens, e os vìveros baratos, nós pensámos que isto era verdade, que já não era preciso amanhar as terras, que já não precisava-mos ir à pesca, ou trabalhar para as oficinas, em suma desmonta-mos toda a nossa economia, só que os subsídios acabaram, os empréstimos foram-se acumulando, e agora é tempo de aumentar os juros e cobrar as dívidas, em suma por a agua a ferver.
    Razão tinha o Salazar, nunca entrou na panela!

    Cumprimentos
    Lizard

    ResponderEliminar