terça-feira, 27 de abril de 2010

1ª Edição do Concurso Literário “Francisco Guerreiro”

Custódio Moreno e o vencedor do prémio na modalidade de Poesia
No âmbito das Comemorações do 36ºAniversário do 25 de Abril decorreu, no passado sábado, 24, no C.O.Pechão, o Serão Cultural de Música e Poesia que juntou Rosinda Vargues, Susana Mendonça e poetas vindos de todo o Algarve, que cantaram e declamaram canções e poemas de Abril.

A Junta de Freguesia de Pechão aproveitou este grande momento cultural para fazer a entrega dos Prémios da Iª edição do Concurso Literário “Francisco Guerreiro”.

O concurso foi lançado no Dia da Freguesia de Pechão, 24 de Agosto, com o objectivo de homenagear um homem que dedicou toda a sua vida à luta pela, Liberdade, a Democracia e a Justiça Social. Militante comunista e ex-autarca é o autor da “Pequena Monografia de Pechão” e de dois livros de poesia. Apesar de já ter sido homenageado outras vezes, a Junta de Freguesia de Pechão dedicou-lhe este concurso como mais uma forma de reconhecer publicamente a sua obra.

Assim, os vencedores do Concurso Literário, na modalidade de Poesia, foram: Prémio “Francisco Guerreiro”- “Enroscada pedra (a do tempo) que o sol declina”, da autoria de Luís de Aguiar, de Oliveira de Azeméis; 1ª Menção Honrosa – “Despida”, da autoria de Maria da Glória Marreiros José, de Portimão; 2ª Menção Honrosa – “Tessitura”, da autoria de David Eduardo Vicente Roque, de Ferragudo.

Na modalidade de Prosa, os contemplados foram: Prémio “Francisco Guerreiro”- “Simão”, da autoria de David Eduardo Vicente Roque, de Ferragudo; 1ª Menção Honrosa – “Memórias”, da autoria de Maria Amália Duarte Rodrigues da Silva Vieira, de Portimão; 2ª Menção Honrosa – “Hotel Abril”, da autoria de Pedro Manuel Jubilot Alves, de Olhão.

Do júri fizeram parte Custódio Moreno, Presidente da Junta, Margarida Tengarrinha, ex-deputada e professora, Rui Guerreiro, escritor e neto de Francisco Guerreiro, Manuel Madeira, escritor, e Salvador Santos, jornalista. O júri congratulou-se com a qualidade literária dos trabalhos apresentados e destacou o elevado número de concorrentes oriundos de várias regiões de todo o país.

Junta Freguesia Pechão
Nota de imprensa nº6
Pechão, 26 de Abril de 2010

3 comentários:

  1. É pena não haver ninguem de Pechão a participar. Ou houve?

    Ti João

    ResponderEliminar
  2. Boas actividades para a população de pechão,
    ou de oliveira de Azemeis ou de Ferragudo ou de Portimão.

    MZé

    ResponderEliminar
  3. falta aqui qualquer coisa para os pechanenses

    ti joão

    ResponderEliminar