segunda-feira, 25 de outubro de 2010

“Pechão está bem vivo e recomenda-se!”

Custódio Moreno, Presidente da Junta de Freguesia de Pechão.

Em entrevista ao JA, Custódio Moreno quer que Pechão seja reconhecido como um destino de referência, uma terra promissora e que luta com garra para manter a sua identidade.

Jornal do Algarve – A Freguesia de Pechão tem provado ter um grande potencial humano e associativo. Essa é a grande força desta freguesia interior de Olhão?

Custódio Moreno- Nos últimos anos temos apostado fortemente numa política de parcerias, vinculada através da assinatura de protocolos com as mais diversas associações e inúmeras entidades concelhias e regionais, agentes económicos e todos os movimentos que possam atrair mais-valia para Pechão, onde incluímos a Geminação com Morangis.
Um excelente exemplo da nossa dinâmica são as inúmeras valências concentradas no edifício da autarquia, nomeadamente: Posto de Correios, extensão do Centro de Saúde de Olhão, Gabinete de Aconselhamento, Espaço Net, a Ludoteca. Temos ainda acordos com os Ministérios das Finanças, do Emprego e da Segurança Social, uma pequena loja do cidadão que facilita muito a vida dos pechanenses.

JA – Quais os grandes desafios e projetos a que pretende responder a curto e médio prazo na freguesia?

CM – O nosso grande desafio passa por consolidar o trabalho nas áreas da Educação, da Ação Social, no apoio aos jovens e aos idosos. Por outro lado, a requalificação de equipamentos e de vários espaços da freguesia. Queremos continuar a dotar Pechão de uma rede viária de excelência e expandir as redes de saneamento a todos os cantos da freguesia. No próximo ano, vamos concluir a edificação da Casa Museu e da Galeria de Arte, ex-líbris para podermos receber quem nos visita e, ao mesmo tempo, preservar as nossas raízes.
Vamos edificar um Parque Infantil, um Parque de Merendas e um Espaço Aventura. Estas duas últimas obras já têm o projeto aprovado. Até ao final do mandato, queremos iniciar as obras de requalificação urbana da Ribeira de Bela Mandil. Ampliámos o cemitério e vamos fazer o parque de estacionamento.

JA – Qual a estratégia para trazer mais dinâmica à freguesia?

CM – Acreditamos claramente no turismo social como forma de promoção e desenvolvimento sustentado. A aposta passa por fazer desta terra um destino de referência, promovendo um conjunto de acontecimentos, com destaque para os programas de Animação de Verão, Natal e Ano Novo. O Festival de Folclore, Noites de Fado, Noites de Teatro, Cinema ao Ar Livre, e o Rock na Ribeira são algumas das iniciativas que todos os anos organizamos e que vamos reforçando com mais propostas de maior qualidade, fidelizando os pechanenses a participar e procuramos atrair novos públicos. Deste modo, projetamos cada vez mais Pechão. As Festas Tradicionais de Pechão, o Corta-Mato do Algueirão, as Comemorações do 25 de Abril são bons exemplos das nossas parcerias com o associativismo local e que mostram como Pechão está bem vivo e recomenda se!
[publicada na edição papel do Jornal do Algarve de 21 de Outubro de 2010]

48 comentários:

  1. até nos provoca engulhos toda esta prosápia que para aqui vai da parte do nosso presidente da junta. Senhor presidente existem partes da nossa freguesia, que não têm caminhos pavimentados, não têm recolha de lixo, não têm esgotos, não têm distribuição de correio, e os nossas crianças para ir à escola, têm de caminhar pelo menos 5 Kms, como é que o Sr. se atreve a vir p`ráqui a gabar-se dos dos lautos feitos pela presidência desta junta, quando aqui na arrochela, alguem está a construir uma cerca no caminho público, e a junta nem se quer tem conhecimento do que se passa o senhor só cá vem uma vez em 4 anos, quando são necessários os votos.

    ResponderEliminar
  2. Finalmente D. Arlapa, algo de importante para ser comentado e com interesse para a Freguesia.
    Só que da entrevista do nosso Presidente concluí que a retórica é a mesma com que iniciou o seu primeiro mandato, já lá vão uns boms anos.
    Projectos e promessas para«inglês» vêr.
    E se lerem com atenção, verão que há algumas muito engraçadas,como por exemplo" requalificação urbana da Ribeira de Bela Mandil"
    Alguém me sabe dizer o que isto é?

    O Observador

    ResponderEliminar
  3. à ganda zéquinha nã falas é da merda da etar de pechão.pois não moras em belmonte e belamandil.

    ResponderEliminar
  4. Só o titulo da entrevista é uma mentira.
    Pechão hoje é uma aldeia morta.
    São os cafes que fecham as oito horas.
    È o clube fechado.
    É uma terra onde pouca coisa de relevo acontece.
    Salvam-se as concorridas exposições que ocorrem periodicamente no nosso Centro Cultural.

    O olho vivo

    ResponderEliminar
  5. Oh! Sr. Moreno:
    quanto é que rendeu a ampliação do cemitério? a como é que o Sr. vende lá os apppartamentos?
    O Sr. só tem promevido empreendimentos a pensar no lucro e nos votos,(como bom politico que é) fassa lá o seu jogo até ao fim, mas não nos deite poeira para os olhos.

    ResponderEliminar
  6. Entre promessas por cumprir o Zeca também fez algo de bom. Fica ligado à construção do edifício da Junta e do polidesportivo, e tem uma série de serviços a funcionar na junta que nos facilitam a vida. Ninguém pode dizer se outro presidente fazia melhor ou pior. O grande problema dele é que se tornou num politico e descurou as pequenas coisas e isso foi-lhe fatal. Não acho que ele tenha sido um mau presidente como não acho que tenha sido muito bom. Começou muito bem mas depois começou a fazer ziguezagues. Preocupou-se em demasia criar uma boa imagem para o exterior. De qualquer forma dou-lhe os meus parabéns por conseguir ganhar sempre por maioria, onde revelou sempre a sua faceta de bom político.

    ResponderEliminar
  7. requalificação urbana da ribeira de Bela Mandil é deitar abaixo a casa dos Perrucas,o antigo lagar?

    ResponderEliminar
  8. mas também fica ligado ao facto da farmácia de pechão ter encerrado, e estar a funcionar em quelfes,ou já se esqueceram disso? calou-se porque o dono da farmácia faz parte do grande polvo socialista?

    ResponderEliminar
  9. Dona Arlapa já reparou que está a ser passada para trás no que respeita aos desabafos dos seus conterraneos por o muro da Santa Casa da Mesericordia lá se escreve muita coisa ou seja lava-se muita roupa suja. Mas tenham dó do Sr Guita que já mandou pintar o muro mas alguem sem escrupulos o continua a escrever

    ResponderEliminar
  10. então o que é que vocês queriam? o homem dá uma entrvista e querem que ele fale mal da terra onde é presidente da junta? só um louco faria isso. queria ver esses que tanto o criticam no no lugar dele

    pôe-te no lugar dele

    ResponderEliminar
  11. Parque de energias alternativas em Pechão alguém sabe de algum negocio?
    fala-se em paineis foto voltaicos a instalar na Freguesia de Pechão.quem sabe de algo???
    dizem que andam a comprar terenos ao desbarato e a vender bem carote,o zéquinha não flou disso será que o presidente não o informou????

    ResponderEliminar
  12. Pelos vistos o Senhor Presidente da Junta transmite primeiro á Comunicação Social os grandes projectos para a aldeia de Pechão do que á Assembleia de Freguesia.
    Chama-se a isto democracia participativa.

    ResponderEliminar
  13. não falem desse negoicio das energias alternativas para não espantar a caça.

    ResponderEliminar
  14. Meus amigos é tão fácil criticar e condenar... Gostaria muito de ver alguns de vocês no lugar do nosso PRESIDENTE DA JUNTA... Depreendo dos vossos comentários que seriam EXCELENTES... As pessoas só dão valor às coisas quando as perdem... veremos daqui a 3 anos...
    Ainda bem que tudo não é perfeito, que há coisas a melhorar e a concretizar, senão a Junta não teria objectivos...
    O ZECA é o melhor Presidente que Pechão já teve. Tanta dor de cotovelo, como alguns lhe cobiçam o lugar... aqueles que se apelidam de AMIGOS...Sim, sim, esses mesmos... os que escrevem aqui... e se escondem por detrás de um pseudónimo... Meus caros, afastem a inveja e o rancor dos vossos corações, pois faz mal à saúde...

    ResponderEliminar
  15. Amiga Lília, tem toda a razão! É verdade que muitos daqueles que criticam o Zeca são os que se dizem amigos dele. Aliás, alguns que aqui escrevem já fizeram parte do executivo da Junta em mandatos anteriores e agora vêm cuspir no prato que comeram! Muito feio, mas típico dos invejosos!

    ResponderEliminar
  16. Mas é precisamente ao contrario. Os amigos servem para criticar e apoiar, porque ninguem quer um amigo para dizer amem. Se alguem ficar chateado com as criticas é porque a amizade afinal não era asim tão forte.

    ti joão

    ResponderEliminar
  17. conheço o zeca desde sempre e ao longo do tempo o meu respeito e admiração aumentaram. por todos os cargos que passou tem deixado a sua marca, sendo de louvar a paichão com que se entrega aos dezafios. para algumas mentes mais distraidas, recordo que emquanto treinador de atletismo arastava multidoes de jovems, pais, familias inteiras. o clube oriental na altura estava vivo e de boa saúde. Que alguns me desculpem, mas conçidero que os tempos aureos do clube foram quando o zeca fez parte das direções. na junta tem feito muito por pechão e pelos pechanenses. lembramse das festas de Pechão? aquilo sim, era digno de se ver. é pena que as pessoas só comsigam recordar o que está mal e rapidamente se esquessem do que já foi feito de bom e continua a ser.acho que até os verdadeiros inimigos do zeca têm admiração por ele, por que o homem imana energia, dinâmica e praser em tudo o que faz. acho que o zeca já não devia estar na junta, mas sabem por quê? por que pechão já é pequeno e ele merese voos mais altos. claro que ele não é perfeito, eu até lhe conheço muitos defeitos, mas acredito que tem feito tudo o que pode pela nossa terra e se não faz mais é por que não está ao alcanse dele. é de lamentar que tudo o que acontese nesta terra é culpa do presidente da junta, é inpresionamte como é fásil acuzalo. ele tem que ter umas costas muito largas e grande estofo para ouvir tantas injustisas e continuar com a mesma forsa que há 17 anos atraz. tiro-lhe o xapéu. um abraço amigo zeca. a verdade é que ganhaste mais uma vez com a maioria e iso é a prova de que quem escreve aqui é apenas uma minoria,ínfima, sempre os mesmos, que asumem vários disfarses.

    ResponderEliminar
  18. Dona Arlapa, o Amigo Arménio teceu grandes elogios ao Zéca mas fez demasiados erros ortográficos; erros esses que me deixaram perplexo, pois como é que uma pessoa com tanta lábia poderá dar tantos erros ortográficos? em todo caso abaixo segue o texto do comentário do amigo Arménio corrigido

    «Conheço o Zeca desde sempre e ao longo do tempo o meu respeito e admiração aumentaram. por todos os cargos que passou tem deixado a sua marca, sendo de louvar a paixão com que se entrega aos desafios. para algumas mentes mais distraídas, recordo que enquanto treinador de atletismo arrastava multidões de jovens, pais, famílias inteiras. o clube oriental na altura estava vivo e de boa saúde. Que alguns me desculpem, mas considero que os tempos áureos do clube foram quando o Zeca fez parte das direcções. na junta tem feito muito por Pechão e pelos pechanenses. lembram se das festas de Pechão? aquilo sim, era digno de se ver. é pena que as pessoas só consigam recordar o que está mal e rapidamente se esquecem do que já foi feito de bom e continua a ser.acho que até os verdadeiros inimigos do Zeca têm admiração por ele, por que o homem emana energia, dinâmica e prazer em tudo o que faz. acho que o Zeca já não devia estar na junta, mas sabem por quê? por que Pechão já é pequeno e ele merece voos mais altos. claro que ele não é perfeito, eu até lhe conheço muitos defeitos, mas acredito que tem feito tudo o que pode pela nossa terra e se não faz mais é por que não está ao alcance dele. é de lamentar que tudo o que acontece nesta terra é culpa do presidente da junta, é impressionante como é fácil acusa lo. ele tem que ter umas costas muito largas e grande estofo para ouvir tantas injustiças e continuar com a mesma força que há 17 anos atrás. tiro-lhe o chapéu. um abraço amigo Zeca. a verdade é que ganhaste mais uma vez com a maioria e isso é a prova de que quem escreve aqui é apenas uma minoria,ínfima, sempre os mesmos, que assumem vários disfarces.»

    ResponderEliminar
  19. É impressionante como os chamados "c... de trela" saem na defesa do "dono" só porque alguém faz algumas criticas ao Presidente da Junta ou o questiona sobre alguns par´grafos da sua entrevista.
    Será que o homem é um imaculada? Não pode ser criticado?
    Esse tal de Armenio então é um espanto o chorrilho de asneiras que aqui cita, possivelmente nem de Pechão é ou então é "delfim" novo.
    Tenham vergonha e não comentem assuntos que mostram desconhecer.
    A critica é livre e o Presidente da Junta se assim o entender pode muito bem utilizar o direito de resposta,como qualquer um outro cidadão.Porque não o faz?

    O olho vivo

    ResponderEliminar
  20. Picou-se Sr. Olho Vivo ?

    Não devia usar a expressão (c...trela) para as pessoas que simpatizam com alguém. Por essa ordem de ideias as pessoas que simpatizam consigo também o são?
    O Arménio não deve ter vergonha, porque o que escreveu é a opinião dele, e olhe que tem conhecimento de muita coisa. Agora o Sr. Ainda não o vi dar uma opinião ou fazer uma critica fundamentada. Tem de reconhecer que está com um pouco de inveja do sucesso do homem. Mas não devia porque ele tem dado muito a Pechão.
    È claro que o Presidente da Junta não vai exercer o seu direito de resposta. Dirige-se a quem? a anónimos? Assine o seu nome por baixo e possivelmente ele lhe dará uma resposta.

    ResponderEliminar
  21. Tenho um pressentimento que o Zeca ainda vai deixar muita saudade , talvez quando sair daqui a três anos! estarei cá para ver! Porque será tanto ciúme? Zeca continua tens o meu apoio.

    ResponderEliminar
  22. só vão dar valor ao zeca quando ele sair

    ResponderEliminar
  23. Meus amigos se o sr. presidente é assim tão bom digam-me o que foi que ele fez pelo pôvo de Pechão porque é disso que estamos a falar, de FEITOS, que eu saiba Pechão tem tudo para fazer, não tem um parque industrial, onde algumas empresas se instalassem, para trazer empregos para pechão, não tem um infantário para os pais porem as suas crianças enquanto trabalham, não tem um lar para idosos, para aliviar as familias dessa carga terrìvel que são idosos acamados e com deficiências motoras e mentais,pouco se tem investido em pavimentação de caminhos e outras infraestruturas.
    Têm passado rios de dinheiro por essa junta, e com isso tem-se feito excurssões e shows no Adro da Igreja para manter certo sector do eleitorado contente, uma âmpliacão do cemitério, para se poder vender mais umas catatumbas a bom preço, e umas viajens a frança para toda a comitiva para manter boas relações com Morangis

    ResponderEliminar
  24. O Ana Sousa a senhora é acessora de imprensa do Zeca.
    Está a ir por bom caminho.

    O Olho vivo

    ResponderEliminar
  25. Ora Sr. Sabino

    1 - Um parque industrial para empresas ? elas estão a fechar 1000 por dia, e o financiamento para novas empresas acabou.Não parece que seja uma coisa muito viavel.Isso é mais retorica.

    2 - Infantário. Basta ler a entrevista.

    3 Lar para idosos? Nem o Bloco de esquerda propôs isso para Pechão. Apenas falam numa sala de convivio.E vão tê-la.

    4- Os shows no adro da igreja são criticados porque são feitos. Se não se fizer nada critica-se tambem.
    Você diz que não se fez nada? Ou chegou á pouco tempo a Pechão ou tem uma memoria muito selectiva.

    ResponderEliminar
  26. Sr. Carlos Pereira!
    Será que o Sr. está a vislumbrar Portugal sem empresas? Se fecham umas abrem outras, sempre assim foi, e sempre assim será! e Pechão precisa muito de um parque industrial com instalações relativamente baratas, onde as pequenas e médias empresas se instalem para criar empregos para Pechão, porque agora Pechão é só uma aldeia dormitório onde as pessoas dormem à noite e ao amanhecer vão trabalhar para Faro e para Olhão, fazendo lá as sua compras, almoçandoa nos restaurantes locais, sem que a economia de pechão "veja passar o padeiro"
    Quer o Sr. dizer que o Bloco de esquerda é mais sensìvel às necessidades dos nossos idosos que os outros partidos? Pois fique sabendo que os idosos de Pehão merecem tanto um lar, como os de Olhão ou de outra qualquer cidade!
    Eu não sou contra aos shows no largo da Igreja, mas acho que se deveria empregar o pouco dinheiro que há em coisas de primeira necessidade em primeiro lugar, e se sobrassem fundos então sim iriamos para o superfulo.

    ResponderEliminar
  27. Sr. Sabino, devia fundamentar melhor as suas opiniões, pois está completamente descontextualizado da realidade de Pechão!
    Têm passado rios de dinheiro pela Junta? Bem, esta eu não sabia, mas custa-me a acreditar, pois fala de uma freguesia com cerca de 4000 habitantes...

    ResponderEliminar
  28. Sr. Sabino, depois de ler as suas críticas concluo:
    - quer abrir uma empresa;
    - precisa de pôr o filhote no infantario;
    - tem um familiar idoso acamado que precisa de um lar;
    - o seu caminho não está pavimentado;
    - repudia a cultura GRATUITA que se transpira no largo da igreja;
    - é jovem, por isso, não vai às excursões para seniores;
    - ainda não precisou de comprar uma catacumba (que bom! infelizes daqueles que já perderam familiares e precisaram);
    - nunca foi convidado para ir a frança.
    Dou-lhe um conselho: não seja tão egoísta, não olhe apenas para o seu umbigo, lembre-se que há mais gente mundo... um abraço

    ResponderEliminar
  29. Não Sr. Olho vivo, não sou acessora de imprensa do Zeca. Sou apenas uma das muitas pessoas que perante as alternativas que nos deram preferi votar nele. É claro que ele como eu e como você tem defeitos e virtudes, mas penso que tem feito um tabalho aceitavel. E como eu pensa a maioria das pessoas de Pechão, porque eleição atras de eleição vai ganhado por maioria. E pessoas como você fazem falta na oposição desde que fundamentem as criticas e apresentem melhores soluções e façam com educação e respeito.

    ResponderEliminar
  30. Ao Sr.(a)
    Anónimo(a) das 11:24

    Lamento informa-lo que não podia estar mais longe da realidade,eu não sou egoista, e não é de mim que estou a pensar quando trago aqui assuntos pertinentes para a sociedade. A sua Resposta, não é mais que uma lufada de areia para tapar a verdade que eu tentei aqui expôr,
    ou,(quando não se tem argumentos contra a menssagem, ataca-se o menssageiro). Passe bem,
    e se quizer discutir comigo este ou qualquer outro assunto será bem vindo, desde que se mantenha no tema

    ResponderEliminar
  31. Dª Eugénia Belmonte

    Se eu lhe pedisse com muito jeitinho, a Sra seria capaz de explicar onde é que eu estou descontextualizado? é que dizer que alguem está errado, é fácil, agora substanciar essa afirmação, já é um pouco mais dificil! o seu unico argumento, é que não passam por ano "rios" de dinheiro por essa junta, porque só tem 4000 habitantes, é a Sra. então capaz de dizer quanto é a quantia certa que por lá passa? assim acabavam-se as dúvidas e as especulações.
    A prepósito de espéculações, Sabe o que eu estou a pensar? é que a Sra deve ser alguem da Junta, e que está aqui a fazer "Damage Control"
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  32. Ao anónimo das 11.24

    "Acultura que se transpira no largo da Igreja" ? veja bem aquilo que escreve, porque a cultura não se transpira, a cultura absorve-se, quando muito inspira-se. a não ser que o Sr. esteja assim tão cheio de cultura, que lhe saia por todos os póros

    ResponderEliminar
  33. Mosse Oh! Zeca!

    Que raio é isso de "Turismo Social"? è alguma coisa que tu inventas-te, ou é baseado nalguma doutrina socialista de Karl Marx ? se calhar é uma boa sigla para pôr à entrada de Pechão,
    PECHÃO A TERRA SOCIAL TURISTA, até que não ficava nada mal...!

    ResponderEliminar
  34. Por acaso quem será este rapaz? Olha Amigo não é só no largo da Igreja!Aqui em Pechão com este presidente, respira-se CULTURA!Então vamos lá lembrar:
    Semana do Cinema, Noites de Teatro, Danças Ao Luar, Varias edições de livros e CD de autores da Freguesia, Concurso Literário "Francisco Guerreiro", Dezenas de Exposições de autor, temáticas, documentais, noites de Fado,concertos de música clássica dentro da Igreja, Festival Inter. Folclore, Rock na Ribeira, Dezenas de Concertos de música popular portuguesa em vários espaços da freguesia, Encontros de Charolas, Comemorações de várias datas históricas( 25 de Abril, Encontros de Bela Mandil, Batalhas da Meia Légua, Implantação da República..) Apoios ao festival do Folar,aos Grupos de Marchas Populares, Rancho Folclórico e de Pauliteiros do COP, ás Festas Tradicionais de Pechão construção de uma Casa Museu e de uma Galeria de Arte,recuperação do lavadouro da Fonte Velha quando este presidente chegou à junta esta tinha um palmeira no meio! Será que precisa de dizer mais! Até parece que não é de cá...Ou então custa-lhe engolir estas REALIDADES.
    O Zeca tem aquela frase bem ao jeito aqui, "Pechão é uma terra de Cultura" .
    A idéia foi só esclarecer porque de certeza que me esqueci de muitas coisas que o Zeca melhor responderia...

    ResponderEliminar
  35. Sr. Sabino Pereira
    O Sr. diz:
    "Meus amigos se o sr. presidente é assim tão bom digam-me o que foi que ele fez pelo pôvo de Pechão porque é disso que estamos a falar, de FEITOS, que eu saiba Pechão tem tudo para fazer"

    Se a Junta de Freguesia nada fez pelo povo de Pechão, porque será que eleição atrás de eleição o Presidente ganha por maioria ? estará você a chamar estupidas ás pessoas que votam no Zeca?

    ResponderEliminar
  36. Dª Ana Sousa!

    Pelo que depreendo do seu comentário, a Sra. não tem argumentos para debater aquilo que eu disse, por isso não contradiz nenhum dos factos que eu aqui mencionei,vem então dizer que o Zeca sempre ganhou com a maioria; pois eu vou tentar debater esse facto: O Ps. ganhou em pechão, e provàvelmente ganharia de novo, porque tem andado a comprar votos com o dinheiro dos contribuintes, e com o dinheiro que o governo tem pedido emprestado ao estrangeiro, e que os nossos netos um dia vão ter de pagar, ou então para que é que a Sra. pensa que são essas excursões, esses saraus à porta da Igreja, os subsidios aos ciganos, e a outros que não querem trabalhar, essa malandragem está muito satisfeita com o Partido Socialista, e por isso vai votando no PS, enquanto pessoas de bem vão ficando fartas da politica e deixam de votar, e assim O Zeca, O Leal, e o Sócrates continuam sendo eleitos, só que o dinheiro emprestado está-se a acabar...!

    ResponderEliminar
  37. ó comadre Egénia de Belmonte como vai de saúde?? como se vai dande com a ar que respira,olhe eu já me habituei ao cheiro da merda da ETAR de Belmonte se a comadre Eugénia é que eu penso qual a razão que no outro dia andava com a mola no nariz???
    olhe cuidade com os escravelhos das palmeira pois a do nabor já foi à vidamserá que o Zéquinha já fez alguma coisa contra os ecrevelhos e mexeu-se para acabar com o cheiro nauseabundo que os pechanenses de Belomonte sentem diariamente??? pois Pechão não é só esse renque de casas à beira da estrada,com essas lombas malucas.
    passe bem comadre Eugénia e tire a mola do nariz.

    ResponderEliminar
  38. Não sei se vem a propósito neste local o meu cométário é o seguinte : Quêm é que explica onde se encontra a FARMÁCIA de PECHÂO de serviço 24 horas por dia conforme notícia do Jornal correio da manhã de sábado dia 30 do corrente mês? Francisco Chora

    ResponderEliminar
  39. Sr. S. Pereira
    Permita-me que discorde, mas a questão não é ter ou não argumentos.O Sr. tem a convicção de que construindo um parque industrial as empresas vinham a correr instalar-se em Pechão. Eu penso que a ideia até é boa, mas devido á crise existente seria um espaço abandonado. O sr. acha que um lar de idosos é fundamental, eu penso que uma sala de convivio é suficiente. Penso que a construção e a manutencão de uma lar com todos os requesitos que a lei estabelece seria um enorme investimento. Tenho muitas duvidas se existem idosos em numero suficentes que justifiquem tal investimento.
    A justificação que dá por o PS ganhar sempre tem um pouco de verdade mas não justifica tudo. Basta lembrar-lhe que sempre foi assim. Lembra-se dos governos do PSD não era sssim? e do tempo do Vasco Gonçalves em que as comissões de trabalhadores e dos sindicatos eram membros do PC, ou já se esqueceu da reforma agrária ? e do tempo em que o Otelo queria po-los no campo pequeno?
    Esse tipo de comportamentos são coisas que a democracia permite. Agora que as pessoas que votaram no Zeca estavam todas compradas é má fé.
    As pessoas votaram no Zeca porque as alternativas que nos deram não eram melhores que ele.

    ResponderEliminar
  40. Senhor anónimo de 27/10 das 14.29,quem lhe escreve directamente para si é o Osvaldo Granja,que já fez parte do executivo da Junta,que durante quatro anos trabalhou com o actual Presidente e de mim,penso eu, não terá, qualquer razão de queixa pois sempre pautamos a nossa relação, para além da amizade,por uma relação de diálogo e consensos na procura das melhores soluções para os problemas diários com que nos deparava-mos.
    Esta intrudução, digamos assim,é unicamente para responder ao "senhor anónimo"que duma forma reles,não mencionando o nomes de pessoas,mete todos no mesmo saco,chamando de invejosos e de cuspirem no prato em que comeram.
    Muito feio, o que demonstra uma certa falta de educação.
    Poderá o senhor anónimo dizer,olha este picou-se,é um daqueles que não tolera o Zeca.
    Pois digo-lhe que está enganado,eu, como várias vezes o fiz e se necessário voltarei a fazer,direi ao Zeca pessoalmente o que acharei por bem dizer-lhe,seja sobre a Junta de Freguesia,sobre o o Clube, sobre o Partido Socialista,futebol ou outro assunto qualquer,penso têr da sua parte legitimidade e respeito para me ouvir.
    Portanto o "senhor anónimo" deveria ser um pouco mais prudente nos adjectivos que usa e identificar-se e mencionando o nome daqueles que no seu entender cuspiram no prato.
    Eu tive muita honra em ter feito parte do Executivo da Junta com o Zeca e com o Vinebaldo Charneca.
    Cpts.

    Osvaldo Granja

    ResponderEliminar
  41. nessa altura do Osvaldo a junta não ficou a dever dinheiro a ninguém.

    ResponderEliminar
  42. Senhor anónimo

    É uma pergunta ou uma afirmação?
    Mas eu respondo.
    Ficou,conforme pode confirmar através de documentos oficiais.

    Osvaldo Granja

    ResponderEliminar
  43. Olhe sr Anónimo das 12:16 o Duarte Azinheira disse-me que já no tempo do Alcindo...já era assim,ia-se puxando a crédito...Sempre houve pouca "massa"!Dá que pensar! Quanto mais no tempo do Osvaldo!Já teve lá o Humberto agora está o Paulo...O presidente é que nunca muda!Dá que pensar? Ganda ZECA é mel é mel...Muitos o criticam mas já andaram por lá atrás dele, também a querer mandar...A reboque do Zeca senão provávelmente nunca punham lá o "rabo"...E quantos não sonham ir para lá ainda...Também dá que pensar? Até andam doentes, ficam nervosos ...aquilo deve ter mesmo mel...Será pelo ordenado? Será pelo prestigio? Será pela fobia do poder?Será mesmo Amor á terra? O que é facto é que candidatos não têm faltado são sempre umas 5 candidaturas a uma média de 20 por lista são mais de 100 para um freguesia de pouca mais de 2000 eleitores,dá que pensar, vejam bem! Lá dizia o Zeca, o outro o das canções...Tanto Amor a terra...Desculpem-me mas a coisa não foi muito pensada, foi mais o Amor à terra...É que me fez desabafar assim, a modos que não era para incomodar.Vou pensar melhor no assunto e acho que vou candidatar-me também para as próximas...O Zeca já não vai e assim tou cheio de hipoteses de ganhar...É mel é mel...Boa noite!

    ResponderEliminar
  44. Ó Pensador
    Só fazes insinuações dás palpites e metes tudo no mesmo saco, estás a ser injusto para muita gente pareces aquele tipo de pessoa que não faz nada e ~só sabe criticar.

    ResponderEliminar
  45. Depois de reler a entrevistado Presidente da Junta, fico com algumas dúvidas sobre o que o mesmo diz.
    E o facto é que se o mesmo não viu ainda as frases escritas em dois muros junto á estrada, frases essas ofensivas para toda a população de Pechão e que a meu vêr, face ao tempo decorrido, já deveriam têr sido apagadas, cabendo a meu vêr á Junta promover tal iniciativa.
    Será que estamos á espera que os donos dos muros o façam?
    Por favor Senhor Presidente, depois duma entrevista tão eloquente sobre a nossa aldeia,está na hora de agir.
    Mande alguém apagar as escritas nos muros.


    O Observador

    ResponderEliminar
  46. so agora e que vi o comentário do Sr. Arménio,de 27 de outubro/2010, pois leitores da arlapa ficem sabendo que este arménio não tem nada a ver com o arménio das "telas" não juntem o trigo ao joio.
    Arménio Ramos

    ResponderEliminar
  47. Já tinha saudades disto, tanta dor de cotovelo ou corno, o Zeca perturba muita gente, ainda rapazinho, foi convidado para participar na actividade desportiva do COP, há 33 anos,visando a promoção do desporto e associativismo juvenil,face á precaridade existente na altura ele foi escolhido, poderia ter sido qualquer outro, o COP estava destroçado, resultado da politica,a luz estava cortada pela EDP,estava ligada com arames,água nada,um processo no Tribunal de Albufeira da Sulbetão,rendas da casa estavam em divida.Foi aí que a direção então eleita,fez aprovar um novo estatuto, com escritura publica para desenvolver o Associativismo, fez as obras na sede que esteve encerrada durante cerca de 6 meses, reabriu com actualização de sócios e festa de comemoração do aniversário pela primeira vez.Foram estabelecidos os planos para lançamento da activade,futebol, atletismo, ciclismo,pesca, teatro,pauliteiros, danças e matinés dançantes (a grande receita impulsionadora para financiar as iniciativas a desenvolver e custear as despesas efecuadas, o COP não tinha dinheiro, ninguém pagava cotas, a direção teve que se cotizar,emprestanto ao Clube, 10 contos por director. A primeira actividade a desenvolver foi o Atletismo, havia necessidade de ocupar a miudagem para os retirar da rua e o monitor escolhido foi o Zeca.Começou aqui a sua actividade e desenvolvimento,foi-lhe proposta a frequencia de um curso de conhecimentos na DGD e atraves do prof. Tenazinha o Zeca começou a desenvolver a sua actividade acessorado pela Direção do COP que o apoiava,como ele era e é uma pessoa esperta e inteligente, cheia de speed e vontade, foi tudo facil e a miudagem começou a praticar atletismo em força. As outras atividades vieram a seguir o futebol federado, com outros responsáveis,também a pesca, o ciclismo, o teatro as danças os pauliteiros,foram tempos aureos, só existiu uma coisa que falhou a dança dos velhos que tenho atravessada na garganta o Norberto Dias ter ido para Quelfes e começar lá a ensaiar, aquilo era de Pechão,do tio Zé Norte, Quelfes nunca teve dança de velhos.Entretanto surgiu a politica, o Zeca foi convidado para isso mas foi logo, aconselhado a não misturar á politica,Junta com o Clube,na junta o Clube ficaria aporta.Depois de muita insistencia acabou por aceitar concorrer na lista como independente, quatro anos depois já foi como cabeça de lista embora como independente e ganhou, o Zeca é muito boa pessoa persistente amigo do amigo pena é que seja constantemente tropedeado,mas quando se mete num projeto não desiste é dhomem,vejam o caso da casa da Junta,só foi construido pela persistencia do executivo na altura, a junta não tinha dinheiro muita vontade e algumas garantias e avançou sem receios e hoje temos o edificio que temos, foi um sonho tornado realidade.Fala-se mas isso é tudo bocas idioticas, ignorancia e muita inveja misturada a junta de Pechão é uma junta pobre os tostões teem que ser bem geridos, divididos, para chegar para contemplar as carencias,é necessário acordos e muita dinamica.Alguns dos que mais falam são emigrantes ou cairam de paraquedas em Pechão, dizem-se de Pechão, tiveram a felecidade de aqui nascer e acham-se com o direito de dar palpites outros há que a quando do desenvolvimento dos fatos ainda se encontravam nos colhonis dos papá, existem ainda os outros que sempre se esconderam na sombra só sabiam e sabem criticar,nunca acreditaram na reviravolta que o COP deu em 1978/9 como também não acreditavam na modernização empreendida pela gente nova que entretanto tomou conta do rumo da Junta, enganarm-se redondamente e ainda bem, hoje reconhecem e inaltecem a atividade do COP e da Junta de freguesia,antes o presidente levava a pasta com os papeis para casa e só ele e mais ninguém, até atendia as pessoas em casa, hoje existe o atendimento é personalizado todos sabem quem é o substituto do presidente.Portem-se bem,estou sempre pronto para esclarecer por esta via,fico por aqui. MALDONADO

    ResponderEliminar
  48. e pa voceis tao cheios de fome

    ResponderEliminar