quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Sessão de esclarecimento (1)

1º. Todos os candidatos estão dispostos a empenhar-se e fazer sacrifícios, em prol de Pechão. Sendo um pressuposto comum a todos, o que difere entre vós?

2º. Dê-nos um motivo (s) para votar em si?

Resposta da candidata do Bloco de Esquerda - Leónia Norte


Cara D. Arlapa

Antes de mais, permita-me dizer que, efectivamente, estamos dispostos a empenhar todo o nosso esforço e dedicação na Freguesia.
Contudo, trabalhar para uma terra mais justa, mais solidária, mais limpa e com melhores condições de vida para todos, jamais representará um sacrifício para nós. Pois, no final do mandato, o reconhecimento da população pelo bom trabalho desenvolvido, será o suficiente para nos sentirmos satisfeitos e com a certeza de dever cumprido.
Quanto à sua primeira questão, para ser sincera, e certamente compreenderá, não poderei dizer o que difere entre nós e os candidatos das listas da CDU e do PSD/CDS-PP. Pois, pelo facto de eu, e certamente a maior parte da população, desconhecer a acção e competências na execução dos respectivos programas eleitorais, não poderei fazer quaisquer juízos de valor em relação a tais candidaturas.
Poderei sim, por razões óbvias, no que respeita ao PS, apontar o que entre nós difere. E apesar de serem muitas e grandes as diferenças, resumirei a mesma a um único ponto pois, creio, que tal é suficientemente esclarecedor.

Assim:
- Tencionamos, ao invés do que o PS tem demonstrado, cumprir o que apresentamos no nosso programa, pois não temos propostas que não sejam exequíveis nem propostas apenas para embelezamento do mesmo.
Basta compararmos os programas do PS de 2009, 2005, 2001 e até de 1997 e verificamos que aí constam propostas com 4, 8 e 12 anos que nunca foram cumpridas e até propostas que foram retiradas dos programas sem serem executadas.
Deixo aqui o desafio (muito pertinente e já lançado pelo “Zé de Pechão”) e assinale no programa do PS de 2005 o que considera que foi cumprido em 4 anos. Possivelmente, vai chegar à mesma conclusão que o “Zé de Pechão” chegou e vai considerar que apenas ¼ das promessas eleitorais foram efectivamente cumpridas.
Creio, que esta singela resposta reflecte a importantíssima diferença entre PS e BE.

Quanto à sua segunda questão, o motivo principal para votar em nós é, sem dúvida, o nosso compromisso para com a população no cumprimento do programa apresentado. Contudo, permita-me esmiuçar alguns aspectos que considero muito importantes e decisivos para votarem em nós.
A saber:
a) Garantimos que toda a população será tratada de igual forma sem privilégios para uns em detrimento dos outros. Igualdade e Justiça nas nossas decisões será uma trave mestra no nosso mandato;
b) Aumentaremos o número de “trabalhadores de rua” para permitir a manutenção e limpeza de ruas, caminhos, ribeiros e outros trabalhos nos espaços públicos na aldeia e em Belmonte de Baixo durante todo o ano e não apenas em épocas festivas ou de campanha eleitoral;
c) Trataremos das zonas de Belamandil e de Belmonte de Baixo, especialmente no que respeita ao ambiente, saneamento e sectores que irão dar qualidade de vida às pessoas que vivem naquelas zonas, pois o desinteresse do PS é manifesto, e empenhar-nos-emos na resolução do problema da ETAR-Poente e pressionaremos a Câmara Municipal de Olhão e o Ministério do Ambiente, mobilizaremos a população, convocaremos a imprensa e se, necessário, recorreremos à via judicial até às instâncias comunitárias.
e) Apoiaremos os clubes em conformidade com as respectivas actividades e jamais os substituiremos nas acções que só a eles compete, pois assim poderemos dedicar o nosso tempo a trabalhar naquilo a que nos propomos e que são competências de uma Junta de Freguesia;
f) Informaremos a população sobre a aplicação dos dinheiros da Junta de Freguesia e sobre as dívidas existentes a fornecedores;
g) Zelaremos pela verdade e transparência em todos os aspectos e no que à nossa Freguesia diga respeito e sem submissão a quem quer que seja.

Muitos outros motivos poderiam aqui ser apresentados mas espero que estes sejam os suficientes para depositar a sua confiança em nós.
Tenho a certeza que nem a Sra. nem ninguém se arrependerá de votar Bloco de Esquerda.
Com os melhores cumprimentos,
Ao dispor,
Leónia Norte

... e da Candidata da CDU – Susana Mendonça



Caríssima Arlapa

1 – É natural que as diferentes candidaturas apresentem propostas, muitas vezes comuns, para melhorar a freguesia e consequentemente a vida dos seus habitantes, pois há inúmeros problemas que não foram ainda resolvidos e que qualquer um dos candidatos tem com certeza a clareza de espírito para os identificar. A paixão com que se envolvem é que não me parece que seja exactamente a mesma, e aí tenho de discordar com o seu preâmbulo à primeira questão que colocou. Eu não sou política, não me candidato por uma qualquer “birra” antiga aproveitando uma maré de votos num partido, não me candidato como último recurso de uma coligação ou partido. Candidato-me por paixão mesmo! Candidato-me por amor a esta terra com a qual criei laços afectivos que me tornam tão ou mais Pechanense que muitos dos seus nativos.

Para além da paixão há mais, das quais registo as seguintes:
- Definição das reais prioridades: a minha equipa tem uma noção muito clara do que é prioritário na freguesia. Não se pode esperar que as pessoas adiram a actividades culturais, como exposições, quando a casa alaga em dias de chuva porque as estradas não têm escoamento.
- Isenção: não sou permeável a influências partidárias ou familiares.
- Maior democracia: temos de saber ouvir os habitantes porque eles melhor que ninguém sabem o que precisam e os habitantes incluem naturalmente todos os que forem eleitos para a Assembleia no próximo dia 11.
- Mudança e inovação: temos de saber criar coisas novas. Precisamos de caras novas e ideias novas. Temos de modernizar e dinamizar esta terra e não deixar que sejamos apenas mais uma aldeia que faz sempre as mesmas coisas e da mesma maneira.
- Pragmatismo: não prometer… fazer!

2- Motivo para votar em mim? Acho que atrás já dei motivos mais que suficientes. Mas se quer mais uma: votar em mim e na minha equipa é votar na verdadeira DIFERENÇA.


Uma aragem de ar fresco invadiu este blog, arrastando toneladas de bolor, e suavizando o cheiro das bolas de naftalina. Muito obrigada.

40 comentários:

  1. Muito obrigada pelo esplêndido serviço que presta à Freguesia através do seu maravilhoso e tão bem escrito blog.

    ResponderEliminar
  2. Aproveito, para lhe dizer que não precisa de trocar o seu voto pela correcção dos posts: o seu português é francamente bom. Mas pode votar na mesma…
    Também a senhora tem sentido de humor por tudo o que observo (leio) no seu blogue o que me faz assumir que será com certeza também inteligente. Quanto à simpatia… pois não a conheço e como tal não posso avaliar. Coragem…. A mim também muitas vezes me falta, mas quando acreditamos que podemos fazer a diferença ela aparece sempre. Mas também a senhora é corajosa, mais que não seja porque conseguiu pôr imensa gente a falar da Arlapa. Força!

    ResponderEliminar
  3. Meninas!
    Olhem que eu sou muito permeável à lisonja, mas sabe bem ouvir (ler) coisas agradáveis, ainda mais depois de ter recebido um enxovalho de um anónimo. Pois é. Quem anda á chuva molha-se.

    ResponderEliminar
  4. finalmente ouvi uma candidata ,pronunciar-se sobre o gravissimo problema da ETAR de poente.
    embora sendo candidata à presidencia da junta, demostrou que conhece a triste realidade da ETAR que está na freguesia, e que tanto mal faz à saude de quem respira o gás metano emitido poe aquela ETAR,que além de contaminar o ar envenena a ria basta irmos ao local,e constatarmos a podridão que existe no local das escorências dessa ETAR.
    Já lá estive com várias pessoas entendidas na matéria ,desde professores universitário e alunos, de uma universidade da Carlina do Norte,e ficaram atónitos com o cheiro e com as descargas de esgoto concentrado.
    Na opinião deles uma ETAR daquele tipo usava-se nos estados unidos há 50 anos.
    Não voto em Pechão mas se votasse votava nessa candidata,não pelo bloco, mas pela maneira que ela respondeu,à D. Arlapa.
    As minhas perguntas sobre essa ETAR no Forum Olhão continuam sem resposta.
    D.Arlapa se conhece a Leónia Norte meta-lha uma cunha para ver se ela publica esse texto no Forum Olhão.
    Obrigado Floripes.

    ResponderEliminar
  5. estas candidatas são mesmo uma lufada de ar fresco. mas gosto particularmente quando a susana diz “não sou permeável a influências partidárias ou familiares.” bingo.

    menos indeciso

    ResponderEliminar
  6. A aposta na continuidade deve ganhar novamente mas já se respira outros ares mais arejados em Pechão

    ResponderEliminar
  7. Parabéns às candidatas Leónia e Suzana pelos excelentes respostas que deram à D. Arlapa.
    Mesmo que o Zeca ganhe as eleições, a freguesia só tem a ganhar com estas candidatas porque obriga o Zeca a fazer melhor.

    ResponderEliminar
  8. Zeca, considero que tens feito um bom trabalho, mas quero te pedir uma coisa, se ganhares as eleições, fecha com chave de ouro os teus mandatos, resolvendo de vez essa questão da ETAR.

    ResponderEliminar
  9. É pena não temos as opiniões dos outros 2 candidadatos

    ResponderEliminar
  10. Existem mil e uma razões para eles não aderirem.Podemos ou não estar de acordo, mas devemos de compreender e respeitar.

    ResponderEliminar
  11. Eu tinha algumas duvidas com a Suzana agora pode contar com o meu voto

    O Convertido

    ResponderEliminar
  12. Caro Floripes

    O problema da ETAR faz parte do meu programa também e é uma vergonha que nada se tenha feito para resolver a situação. Pena que não o tenha lido. Também eu já falei com pessoas habilitadas na matéria para tentar perceber o que se passa. Uma ETAR daquele tipo - tanques de decantação - são eficientes quando são devidamente dimensionados. O problema é que hoje a ETAR esgotou a sua capacidade de "filtração", pois ela recolhe os detritos de mais do dobro das pessoas para o qual foi projectado. Outro dos problemas é que os tanques têm de ser regularmente limpos e parece haver um diferendo entre a empresa que recolhia as lamas acumuladas e a CMO e essa limpeza não se faz. Uma das soluções passa pela injecção de azoto (ou oxigénio, o meu entendimento na matéria é parco e por isso esqueci-me) mas que pode ser muito dispendioso. Alguma solução tem de haver, pois antes de mais está em causa a saúde pública, em particular de todos os habitantes que vivem na zona baixa da freguesia. Também eu estou disposta a ir até às últimas consequências para que esse problema se resolva. E independentemente do resultado eleitoral bater-me-ei na Assembleia para que esse e muitos outros problemas da freguesia se resolvam. Sem televisão, contudo.

    Susana Mendonça

    ResponderEliminar
  13. Aqui vai o link para o topico "Promessas eleitorais" do Forum Olhão, respeitante as promessas do PS para as eleições para junta de freguesia de 2005
    Clique aqui

    ResponderEliminar
  14. Devia era haver uma coligação do Bloco com a CDU. Isso é que era!

    ResponderEliminar
  15. Fazia todo o sentido, duas mulheres inteligentes que não teriam problemas em conviver juntas. ninguem se lembrou disso?

    ResponderEliminar
  16. Já que tanto se fala da ETAR e que o Zeca anda a falar com as pessoas no terreno e parece que não tem vindo espreitar os blogues deixo uma novidade que gostava de ver publica e não cesurada como um post que há dois dias deixei sobre o Transito e a proposta de desvio dos camiões feita pela CDU na Assembleia Municipal.

    Parece que o lápis azul afinal ainda existe...

    Quanto á ETAR o que gostava que fosse publicado antes das eleições é que se trata de um problema que o Zeca e a Câmara têm consciência que tem de ser resolvido e como dizem e bem a ETAR utiliza tecnologia ultrapassada. Por isso conseguiu-se um acordo inter municipal Faro/Olhão e vai ser construída uma ETAR moderna entre os dois concelhos. Esta nova ETAR vai permitir desactivar a actual ETAR da Ilha da Lebre. Por isso ganhe quem ganhar esse problema vai ser resolvido no próximo mandato...
    Mas atenção não é o ZECA nem QUALQUER outro candidato que resolve é algo que todas têm de exigir mas que compete à Câmara resolver.

    Um cidadão de Olhão de vai às Assembleias
    (volto a sugerir. Vão também para saberem do que falam!)

    ResponderEliminar
  17. Uma critica ao Zeca pelo facto de não têr aceite o desfio da D. Arlapa.
    O que o terá levado a não aceitar o desfio?
    Fica-lhe mal.
    Do Prof. Alcindo, não me incomoda, pois infelismente é pouco conhecido enão tem as responsabilidades do Zeca, por isso estará desculpado.
    Mas o Zeca deveria assumir asua postura perante o eleitorado que ao longo destes anos tem nele depositado os destinos da nossa freguesia.
    Mas parece-me que com o tempo o amor vaí apagando-se.

    The Citizen

    ResponderEliminar
  18. O tilacino (Thylacinus cynocephalus), comum ente conhecido como lobo-da-tasmânia ou tigre-da-tasmânia, foi o maior marsupial carnívoro dos tempos modernos. Nativo da Austrália e Nova Guiné, acredita-se que se tornou extinto no século XX. Foi o último membro de seu gênero, Thylacinus, ainda que diversas espécies relacionadas tenham sido encontradas em registos de fósseis datando desde ao início do Mioceno.
    Os tilacinos foram extintos da Austrália continental milhares de anos antes da colonização europeia do continente, mas sobreviveram na ilha da Tasmânia junto com diversas espécies endêmicas, incluindo o diabo-da-tasmânia. A caça intensiva encorajada por recompensas por os considerarem uma ameaça aos rebanhos é geralmente culpada por sua extinção, mas outros factores que contribuíram podem ter sido doenças, a introdução de cães, dingos e a intrusão humana em seu habitat. O último registo visual conhecido ocorreu em 1932 e o último exemplar morreu no Zoológico de Hobart em 7 de Setembro de 1936. Apesar de ser oficialmente classificado como extinto, relatos de encontros ainda são reportados.
    Como os tigres e lobos do hemisfério norte, dos quais herdou dois de seus nomes comuns, o tilacino era o predador-alfa da cadeia alimentar. Como um marsupial, não era relacionado a estes mamíferos placentários, mas devido a convergência evolutiva, ele demonstrava as mesmas formas gerais e adaptações. Seu parente mais próximo é o diabo-da-tasmânia.
    O tilacino era um dos dois únicos marsupiais a terem um marsúpio em ambos os sexos (o outro é a cuíca-d'água). O macho tinha uma bolsa que agia como um revestimento protector, protegendo os órgãos externos do animal enquanto este corria através de mata fechada.


    Fora do Normal

    ResponderEliminar
  19. Sou apoiante do Zeca e não percebo qual é o problema de ele não ter respondido às 2 questões...Primeiro tem esse direito, segundo a sua obra está bem à vista aliás é o único dos 4 candidatos com provas dadas!Sei que tem andado todos os dias no terreno com a sua lista e muitos apoiantes, junto das pessoas a prestar contas olhos nos olhos, sem receio de quem lhe tem dado a maioria para governar,nos últimos 12 anos!Vamos esperar com muita calma pela verdadeira sondagem no domingo à noite.

    ResponderEliminar
  20. Espero k o sr. k vai às assembleias tenha reazão e k a situação da ETAR fique resolvida pq é impossível viver com este cheiro. Ja agora eu percebi pelos textos das candidatas k elas sabem k não é a junta k manda nisso. Acho é k estão dispostas a puxar as orelhas a quem devem sem medo. Mas espero k tenha mm razão. Obrgd pela informação.

    ResponderEliminar
  21. Eu também acho que o bloco de esquerda tem muitas semelhanças com o CDU. Acho que poderiam trabalhar bem juntos para melhorar Pechão.
    Pechão tem que acabar com a continuidade acomodada.
    Força CDU-Susana e BE-Leónia

    Juntas Vencerão

    Já agora não se ataquem entre si, pois isso só favoresse os acomodados.

    O

    ResponderEliminar
  22. Esperar com muita calma?
    Anda aí numa roda viva na caça ao voto. Nunca vi uma campanha do PS tão intensa, tanto na freguesia de Pechão como das outras freguesias e até para a Camara.
    Andam todos preocupados com medo que se acabem as maiorias absolutas e lhes destapem os pés. Nem dormem.

    Observatório

    ResponderEliminar
  23. Tem razão. O Zeca por onde tem passado tem deixado a sua marca, é um politico profissional ou outros ao pé dele não passam de aprendizes. Como é habitual vai dar um cabazada

    ResponderEliminar
  24. Um politico profissional que não passa de uma junta de freguesia com mil e tal eleitores ou é muito fraco ou não tem capacidade para outra profissão,é mais ou menos como aquele que trabalha toda a vida na construção civil e não passa de servente de pedreiro,e todos os cegos dizem que ele sabe muito de obras.
    "EM TERRA DE CEGOS QUEM TEM UM OLHO É REI."

    ResponderEliminar
  25. vai vai só se os pechanenses se esquecerem do que dizem.pois os camions continua a passar pelo meio de pechão e a dar cabos da rua dos esgotos que estão partidos e a desaguar prá ribeira,
    o cheiro a merda em belmonte é insuportavel e o disse zeca durante esses anos todos NADA.ele devia era morar lá ao pé como eu moro para ver se não tapava o nariz com uma mola.ele e o pastor dele.

    ResponderEliminar
  26. os votos do pessoal das excursões, da ginastica, dos intelectuais, e do pessoal lá de baixo, chega e sobra para ganhar.

    ResponderEliminar
  27. a questão é saber se o PS tem a maioria ou não. eu axo que vai ter poruqe as pessoas dizem ao alcindo que votam no bloco e depois votam PS. é um filme já muito visto.

    ResponderEliminar
  28. ò anónimo , não é so o pessoal das excursões, da ginastica e da cultura, há também as grandes familias que votam no Zeca, grandes em numero.

    ResponderEliminar
  29. então e o que é que dizem ao zeca ,ter mandado os professores do ensino basico em pechão, distribuirm propaganda do ps aos alunos?
    parece que teve azar e os professores recusaram-se.
    o que acham essas duas candidatas disso?

    ResponderEliminar
  30. "os votos do pessoal das excursões, da ginastica, dos intelectuais, e do pessoal lá de baixo, chega e sobra para ganhar."

    entao e quem vota no PSD,CDU ou BE?

    ResponderEliminar
  31. Burro: Seu nome veio do latim burrus, que quer dizer vermelho. Acredita-se que foi daí que surgiu a crença de que burros são pouco inteligentes, pois, antigamente, os dicionários tinham capas vermelhas, dando a ideia de que os burros eram sedentos de saber. Outra história diz que numa moeda antiga tinha a imagem de um rei com uma cabeça enorme que não era esperto, que se associou com a cabeça resistente do burro. Porém, também pode ter surgido da lenda grega do rei Midas, que foi tolo ao ponto de contradizer a irrevogável palavra do deus Apolo, que foi castigado pelo deus, recebendo orelhas de burro.


    "e esta ehhh"

    ResponderEliminar
  32. p.s. emdesepero faz caravana automovel, e foi intimidar o b.e.em olhão.

    ResponderEliminar
  33. Moss ó anónimo aí de cima, tás a chamar burros aos BENFIQUISTAS?
    Isso é uma blsfémia de todo o tamanho.
    É que somos seis milhões.
    Mas pensando bem, talvez tenhas razão.
    Este povo parece mesmo burro, e mais gosta de sentir burro, porque se assim não fosse já teria aberto os olhos para vêr melhor a classe politica que temos.
    Vejam que agora em Olhão o senhor Pina que é quem manda no partido socialista em Olhão, até leva na lista para a câmara um rapazinho louro, antigo empregado de farmácia, que é seu sócio nuns viveiros de ameijoa que têm na ria.
    Não tenho nada cotra os empregados de farmacia, mas acho que o partido socialista de certeza que tem melhores «quadros» -como eles gostam de dizer - do que certas personagens que lá vão.
    É por estas e por outras que os politicos ficam com má fama, neste país de « burros » pois se todos os manda chuvas locais de cada partido assim agissem, e acredito que á muitos, isto era um bailinho da Madeira pegado.
    Mas o que mais me choca neste caso do PS de Olhão é a complacência como pessoas como o Leal engole sapos destes.
    Então o nosso presidente Zeca não terá mais capacidade, mais experiencia e muitos mais coinhecimentos do que é ser autarca, do que esse rapaz louro?
    Assim não vamos lá.

    O Olho Vivo

    ResponderEliminar
  34. Foi pena a C.D.U não se ter coligado com o Bloco e teriamos a melhor junta do concelho de Olhão e arredores porque com duas grandes mulheres pechão ía decerto mudar mas enquanto há vida há esperança

    ResponderEliminar
  35. Senhor Olho Vivo

    O candidato a vereador na lista do PS a que o senhor se refere, conhecido por Chalana, é engenheiro, como o Engº Socrates e foi mandado despedir pelo Engº Leal, aquando da feitiyra do Parque Ribeirinho fa Fusera, trabalhando ele para a firma construtora da obra.
    Alegou o Engº Francisco Leal, inconpetencia do mencionado engenheiro e agora seu parceiro de lista.

    Leal e Modesto

    ResponderEliminar
  36. olhe que o carlos martins ex cds não é engenheiro como o socrates é sim bacharel de engenharia no politécnico de faro e não fez cadeiras ao domingo como o socrates.
    se foi despedido pelo leal isso é assunto que não sei,mas que frequentou fez o curso em faro isso é verdade.
    é numca trabalhou na farmacia do mendes segundo,pois esse é o seu irmão.

    ResponderEliminar
  37. Boa ,boa...
    Ainda por cima ex-cds.
    Que belo curriculum.
    VIVA o PS.

    ResponderEliminar
  38. Cara Floripes,
    Apesar de só agora responder à sua questão não quis, de forma alguma, deixá-la a "falar sózinha".
    Apesar de não me conhecer pessoalmente, acho que já percebeu com que linhas eu me coso e quanto à distribuição de propaganda só posso dizer "sem comentários"!
    Aproveito para agradecer o seu comentário às minhas respostas e já agora, se quiser, sempre pode vir morar para Pechão pois a nossa luta vai continuar e uma ajuda de quem quer fazer melhor é sempre bem-vinda.

    Ao seu dispor,
    Leónia Norte

    ResponderEliminar
  39. Os comentários não andam fáceis. Tenho enjeitado comentários que são autênticas pérolas mas uma palavra irreflectida e borra a pintura toda. Muitas vezes temos aquele arrebatamento momentâneo de dizer o que nos vai na alma de uma forma incisiva e precipitada. Convém respirar fundo. Não é o que se escreve mas a forma como o fazemos. Convém lembrar que ao apontarmos o dedo a alguém, temos quatro direccionados a nós. Podemos e devemos ser críticos, mas sem agressividade, nem ferir susceptibilidades, e se lhe adicionarmos uma pitada de humor fica um primor. Ninguém gosta de ver o seu nome enxovalhado. Afinal a Democracia também é o respeito pelos outros.

    ResponderEliminar
  40. Muito bem Arlapa tem o meu voto assim é que deve ser sempre e ainda bem que a Srª está bem atenta a tudo o que escrevem. Parabéns. António Pepe

    ResponderEliminar