quarta-feira, 13 de maio de 2009

Quem me ajuda …


…foi a designação que o Danilo elegeu para esta foto da Ponte Velha. Relembrando e realçando os sinais exteriores de deterioração. Em Outubro de 2007 já tínhamos abordado o assunto. Nada se alterou. Provavelmente as entidades competentes têm pareceres técnicos que permitem garantir a solidez da ponte, não existindo motivo para acções de prevenção.


Recordando os comentários efectuados na altura, destaco o do Maldonado. Escalpeliza o assunto em questão, dá-nos uma profícua lição de história, e elege as prioridades da Freguesia. Tudo salpicado com remoques pertinentes e convincentes. Demagogia para uns. Na mouche para outros.

16 comentários:

  1. A propósito do tema que inicialmente inspirou este debate, " A PONTE VELHA", pelo que me dá para perceber e as fotos não enganam, trata-se da PONTE DE PECHÃO. Aquela que se situa na agora EN2-6, outrora caminho camarário, que faz a ligação de Pechão em direcção a Estoi. Alguém se lembra da estrada que outrora a atravessava, em terra batida, cheia de buracos e muito pó no verão e muita lama no inverso. Sabem Pechão nessa altura tinha 6 pontes, as quais passo a enumerar, Ponte do Torrejão, Ponte de Bela Mandil (hoje 125), Ponte de Ferro (na quinta dos Bivares), Ponte da Contenda, Ponte do Afogaburros, Ponte do Lagar e Ponte de Pechão. Poucos saberão que nas casas junto á Ribeira onde mora o irmão do Álvaro Peruca era um lagar de Azeite, correcto. A Ponte de Pechão que já foi a Ponte mais nova, hoje é a mais velha, existem também alguns pontões uns velhos outros mais novos até alguns recentes, isto tudo sobre a Ribeira de Bela Mandil, que atravessa Pechão.
    A Ponte de Pechão está em ruína, a do lagar foi demolida e construída de novo, bons velhos tempos, a do Afogaburros e da Contenda também foram construídas de novo, num passado bem recente, agora resta tratar da saúde da Ponte de Pechão, outrora mais nova, agora chamam-lhe de velha, são os destinos dos anos que já lá vão. Mas, mesmo sem estar preparada para o trânsito de agora, para os pesos brutos dos veículos que a atravessam e as velocidades que sempre causam vibrações, ela vai resistindo, resignada, silenciosamente, até um dia, não se sabe quando, por colapso possa sucumbir ou pela mão do homem possa ser renovada.
    Parece-me que é por falta de alertas a quem de direito que a situação se vem mantendo, quando a rotura que ela apresenta ceder e ela quebrar como uma nós por falta de consistência em virtude de se tratar duma construção em alvenaria com cal e areia, sujeita às mais variadas vicissitudes de agora, velocidades, pesos de dezenas de toneladas, tendo ela sido concebida para carroças de muares e bois e pouco mais, era o transito que nos anos 20 do século passado por ela transitava.
    Posto isto, há que providenciar os males maiores para que depois não tenha-mos que lhe chorar encima. Bom seria que se pensa-se em criar um desvio da Rua 25 de Abril de modo a dotar esta via com um só sentido, só assim se garantiria uma protecção condigna ao comércio existente na Rua e os perigos do trânsito seriam minimizados. Também aqui os senhores deputados do povo (com letra pequena porque nada valem) e não só, além dos cheiros nauseabundos resultantes do que chamam de progresso e desenvolvimento em Pechão a qualquer preço, devem ter uma palavra a dizer. O facto de não viveram na Rua 25 de Abril, não os deve levar a ignorar os reparos de quem nessa Rua vive e no seu dia-a-dia convive com gentes que aí se deslocam a fazer as suas compras, devem ter respeito pelos que nelas depositaram o seu voto para os eleger ao cargo que ocupam.
    É verdade que o poder de decisão se encontra do outro lado, é verdade que o executivo da freguesia não tem meios para resolver esses e outros problemas, então o que estão a fazer no lugar que ocupam.
    A Câmara só dispõe de verbas para embelezar, camuflar os traumas, o que nós povo pretendem é ver os problemas imergentes resolvidos, a Ponte de Pechão, o Transito na Rua 25 de Abril, as águas Pluviais desviadas do centro da Aldeia. São estes os 3 problemas primários que nos afectam, comércio, moradores e utentes. Não são os transportes, nem cemitério, nem igreja, nem clubes, nem telefones, nem luz nem nada mais. PONTE, TRANSITO, PLUVIAIS. Ponto final. O Povo está mais que farto com todas as promessas e as orelhas mocas, tanto se tem discutido estes assuntos na Ass. de Freguesia, pelos Deputados do povo" como o outro lhes chama". Será que o DEUS da C.M.O. tem ouvidos para nos escutar. Já é tempo. Todos por Pechão, Pechão vencerá e será aquilo que os Pechanenses quiserem, temos que nos unir para sermos dignos da nossa Aldeia. VIVA PECHÃO. MALDONADO
    30 de Janeiro de 2008 22:12

    ResponderEliminar
  2. Afinar sempre existe alguem que repara naquilo que escrevemos,sentimos e presentimos.A Dona Arlapa não passou despercebida esta chamada de atenção para os 3 pontos fundamentais e subejamente prementes para resolução da saúde, bem estar e desenvolvimento de Pechão(na Aldeia)Tudo o mais que se fizer, por acréscimo, é fantasiante.Duvido que além da D. Arlapa, alguém mais, com puder de decisão, tenha lido esse meu reparo da altura que ao fim e ao cabo é um alerta,alerta para quem de direito para que posterirmente não virm dizer que ignoravam.Obrigada pela lembrança D. Arlapa. O MALDONADO DE ENTÃO

    ResponderEliminar
  3. Qual será o dia... Com o transito que passa naquela ponte diariamente. Pechão ficava na historia como Entre os Rios

    ResponderEliminar
  4. Brilhante o comentário do Maldonado.
    Aos três pontos crticos que ele aponta, euacrescentava outro- os esgotos.
    É bom lembrar que a rede de esgotos existente, foi construida á perto, ou mais de trinta anos, quando op numero de fogos existentes seriam uma decima parte dos que hoje existem, daí , principalmente no Verão ser frequente nas zonas mais baixas as tampas dos esgotos saltarem e os mesmos a correrem para o ribeiro.
    Quanto á ponte, parece não haver volta a dar.
    Nem a Junta , nem a Câmara, nem a autoridade que tem a responsabilidade pela conservação da mesma mostram interesse em arranjar solução, que a não sêr encontrada pode finalizar em tragédia.
    Mas infelizmente,neste país, parece que tudo assim funciona.
    Será que terão que ser os moradores da aldeia a organizar-se e vir para a rua tomar uma posição de força de modo a chamar a atenção das pessoas responsáveis para que as situações se resolvam?
    Se assim fôr, contém comigo.

    O Observador

    ResponderEliminar
  5. bom post d. Arlapa,e excelente comentário do Maldonado,infelizmente são muitas as pessoas a pensar dessa maneira,só que não dizem nada e os governantes que temos ,como não são obras de milhões estão borrifando para as populações
    continue com o seu excelente blog pois pechão agradece-lhe.

    ResponderEliminar
  6. Penso , logo existe ...
    Se temos um presidente de junta que não pensa no arranjo da ponte, logo não existe.
    Existirá, por ventura, um individuo vaidoso do lugar que ocupa, obcecado em fazer carreira politica á imagem daqueles que nos passam todos os dia pela frente dos olhos, olhando muito concentrados para o seu umbigo, debitando palavras politicamente correctas, á boa maneira PS, eo resto são espinhos para a população, que tem que os aturar, muitas vezes ouvindo gritarem bem alto o quanto gostam do seu povo.
    Só lérias, meus amigos.
    Primeiro eles gostam de se mostrar, nem que sejam gordos ou magros, feios ou bonitos.
    Primeiro eles, depois o povo,que é quem lhes paga faustosamente no final do mês.
    É assim, são as vicissitudes da democracia, gozadas por aqueles que nada fizeram para a conquistar, porque a maioria deles, desta actual geração,nada lhes faltou na adoloscência, tudo na mesa e vamos papar.
    E a papar continuam, ludribriando o zé povinho com promessas emais promessas.
    Chega, para mim não contam mais, e que nem me venham tentar convencer do contrário.
    Ignorem-me, eu já não existe.

    Um ex- cidadão

    ResponderEliminar
  7. o nivél de comentários deste blog ,e os seus artigos ,estão cada vez melhores,e como eu percebo,o comentador ex.cidadão.
    quem quer ver os responsáveis do ps a discursar,falam do povo,e assim que podem logo estão eles a dar facadas nas costas desse mesmo povo.
    no caso da ponte de pechão se calhar estão à espera do desastre,no caso dos esgotos que correm para a ribeira,gozam com os pechanenses,como gozam com os olhaneneses,com os esgotosque correm para a ria sem tratamento,e com o cheiro a metano que a ETAR de belamadil joga para a atmosfera.
    mas é assim,recebem o voto do povo, e gozam com esse povo.
    até quando?
    Floripes

    ResponderEliminar
  8. Exma Floripes
    Este já foi um blog, que incomodou muito o poder instalado, incomdou tanto que até a Dona Arlapa foi convidada a se reformar das lides na web, tanto que enjunho de 2008 de um dia para o outra o blog original foi apagado, e todo nos deixamos de ter accesso a toda a informação que lá se encontrava, felizmente a don Arlapa guardou tudo num baú e de vez en quando lá ressurge um post interressante, eu pessoalmente gostaria muito que a Dona Arlapa reeditasse um post a proposito de um muro feito fora da lei, muro conra o qual estava toda a équipa da Junta de Freguesia da altura mas que por razões alheias a sua vontade foi licenciado pela CMO.

    ResponderEliminar
  9. Sr. Homem Bomba
    Já mencionou várias vezes que fui pressionada a acabar com o blog. Não sei onde foi buscar essa informação, nem a percebo. Pressionada por quê? E por quem? O blog não é contra ninguém. Antes pelo contrário. Existem divergências de opinião o que é salutar. A ideia é agregar não dividir. Os posts antigos serão repostos sempre que se justifiquem. Volte sempre.

    ResponderEliminar
  10. Dona Arlapa
    Parece que o Homem Bomba não está fora da razão, até nesta fase da sua existência já foram apagados "posts" o que só dá a entender que recebeu "convites" interessantes para isso. Se os comentários são filtrados não dá para entender porque, depois de publicados , se apaguem. Não preciso resposta a este meu comentário, e não publicá-lo tambem não me incomoda
    Clarisse

    ResponderEliminar
  11. Exma Dona Arlapa, a senhora agradará sempre que, que publicar qualquer post cujo assunto seja util debater para a melhoria do nivel de vida da freguesia de Pechão, pois Pechão como assunto de debate não se esgota no Clube Oriental de Pechão.
    Há muita coisa de louvar ( a construção da casa Museu, as iniciativas de ambito Cultural, e outras) mas tambem há muita de criticar (os esgotos que volta e meia correm para a ribeira, a falta de manutenção das pontes, a demora em tapar os buracos na estrada, etc...). Eu pessoalmente tenho a convicção que se a Senhora usar o seu blog para nos dar a hipotese tanto de louvar o que está bem como de criticar o que está mal não estará a contribuir para a divisão dos Pechanenses mas antes pelo contrario pela sua união; pois como sabe a maioria das coisa que estão mal em Pechão não são da esféra de actuação da Junta de Freguesia mas sim da da CMO.
    A Snra como pessoa esclarecida que é, já deve ter notado que algumas situações se arrastam durante 2 ou 3 anos mas ao 4º ano são resolvidas, porque será?

    ResponderEliminar
  12. Cara Clarisse

    Quanto ao post retirado mais que pressionada foi uma exigência mas da minha consciência. E você sabe que na minha idade o quão importante é um sono descansado.

    ResponderEliminar
  13. Amigos, o gozo com o Zé Povinho continua.
    Não sei se notaram, mas uns dias antes do passeio de cicloturismo organizado pelo clube, andou uma brigada da câmara a remendar as estradas por onde passava o passeio.
    Chama-se a isto jogar areia para os olhos ...


    The Citizen

    ResponderEliminar
  14. Dona Arlapa...
    ...cada vez entendo menos: tambem é da minha idade. E deve ser por isto que não era essa a explicação que ouvi. De facto a idade tira-nos muita coisa; e uma delas, é o ouvido. Enquanto nos deixar a memória, é muito bom.

    HOMEM-BOMBA
    Tem umas apreciações muito sensates. Gostei.

    THE CITIZEN
    Desculpe-me por não concordar consigo; mas chama-se a isso tapar buracos.

    Clarisse

    ResponderEliminar
  15. tapar buracos,desse género é a solução de quem,só se interresa por votos e não pela população.
    pena que essa marcha não tenha passado pelo sitio ,onde constantemente são descarregados esgotos,para a ribeira.aliás prática muito usual da CMO que,em olhão ao pé do macdonald,permite que um esgoto corra para essa ribeira,sem tratamento.
    D. Arlapa o seu blog faz falta à freguesia de pechão pois os pechanenses (e não só,pois eu sou quelvense)já se habituaram a diariamente consultá-la.mesmo com problema com a idade,não desita,pois eu queixo-me do mesmo mal,e hoje estou mal das cruzes.
    até sempre Floripes

    ResponderEliminar
  16. Já não podemos descuidar uns dias sem vir ler os comentérios, acabamos por ficar desactualizados.Isto agora são tempos de embelesamento e progresso, pelo menos de 4 em 4 anos é assim,já estamos todos habituados. Sabem meus amigos, parece-me que isto agora tem volta a dar, ou agora ou só daqui a 4 anos,o povo é sereno, nada de levantamentos populares. Temos que pensar em acabar devez com o conluiu instalado. Sim, conluiu, existem neste momento duas familias em Portugal. A familia de elite (Politica) PS e todos os bufus acomudados e colaboradores e a outra familia, o povo, explorado, que muitos já nem trabalho teem, vão tirar cursos de formação, para encher mais os bolsos dos formadores que no fundo fazem parte da equipa( familia politica) e depois do curso continuam no desemprego. É tudo um engano neste Portugal pequenino e Pechão, o concelho e Olhão não foge á regra, é tudo o mesmo.Através dos vossos comentarios são visiveis todas as agruras existentes do passado,presente e sem duvida no futuro. Somos nós o povo que temos nas nossas mãos a resolução das anomalias existentes cuja continuidade jamais pode existir.Por agora fico-mo por aqui,mesmo assim penso que a sansura me irá reprimir, mas a vida é assim fico sempre mais aliviado quando escrevo qualquer coisa do que me vai na alma.O MALDO NADO de ENTÂO

    ResponderEliminar