quarta-feira, 6 de maio de 2009

Hábitos de vitória


Enviaram-me esta foto, sem palavras nem referências. Imagino que seja um teste aos meus conhecimentos e um desafio a uma memória bolorenta. Provavelmente uma foto tirada depois de mais uma vitória a acrescentar ao vasto palmarés do Atletismo.

Pelas feições, deduzo que o nº 10 seja o neto do Paulino. Inconfundível, o neto da Maria Joaquina afamada costureira. Sorridente, o filho da Maria José, e descendente em segundo grau da mais famosa fazedora de alcofas de Pechão. O simpático neto da Lucinda Salera, incansável trabalhadora nas ásperas marinhas. Com algumas reservas, penso que o nº 3 herdou os genes da avó Marçalina, trabalhadora incansável de sol a sol. Os outros são bem-parecidos, mas uns perfeitos desconhecidos para mim

11 comentários:

  1. alguem sabe quantos anos tem esta fotografia ?

    deve ser para ai de 1989 ou 1990 não?

    o curioso

    ResponderEliminar
  2. Pois é foram bons tempos estes... deverá ser de 90 a 92, foi quando o Nica esteve cá com um grupo... todos os atletas em pé são de Faro, a D. Arlapa está enganada sobre o nº 10, belo rapazinho de Faro, em cima reconheço o Carlos Dia (Vilas, nº 4) e o outro Vitor nº532.
    Em baixo (3) Vitor Vitorino, (2) David Sebastião, (8) Paulo Salero e (1) Dimas??? penso que era um brasileiro que tinhamos, um dos 1ºs brasileiros, pois chegamos a ter uns 5 ou 6... todos os atletas em baixo eram treinados pelo Zeca e em cima pelo Nica, penso que deve ter sido num Campeonato Regional de Corta-Mato, juniores e seniores talvez nas açoteias

    ResponderEliminar
  3. Caí na armadilha. Os idosos tem este hábito “dá ares a fulano, ou beltrano”. Peço desculpa ao neto do Tio Paulino. É o que acontece quando a visão embacia e começa-se a dar palpites.

    ResponderEliminar
  4. Felicito a Arlapa por esta foto. Tenho mais algumas que vou tentar recuperar quando for a Pechão para as digitalizar e partilhar aqui.
    Na foto, consigo lembra-me de mais um nome na fila da "Penha" - o Rui (?) Alemão (10).
    João Norte

    ResponderEliminar
  5. Faltam aqui atletas desse tempo não faltam?

    ResponderEliminar
  6. Cara de peixe o meu idolo...

    ResponderEliminar
  7. Bem se faltam eramos mesmo muitos!Michele, Manelito, luís , Gualter, Romba,J.Norte ,Murta, Valter, J.Manel, Orlando, Serginho, Mariano, J.Paulo,J. de Brito,Aranhita,Helder ,P.Tomé...estes são apenas alguns.Então e elas ainda eram mais a lena,Esmeraldinha, Dora,Crist.Norte, Silvia Rodrigues e Salero, Elsa, Paula Dias, Carla Iria, Verónica, Misangala, Manuela,Nery, Mariza,Célia ,Olímpia, Domitilia,Fernanda ,Patricia,Nazaré,Natália, Natalinha e irmã, Sandra... a lista era enorme!Peço DESCULPA aos que não me lembro de momento, O nosso treinador era o Zeca, aquilo era uma Família dava gosto tenho muito a agradecer ao Clube Oriental de Pechão haviam directores só para nós o senhor Charneca, o Eduardo acho que é engenheiro? O Pai do Palinho o senhor Germano levava a carrinha e o João Cesário sempre a fazer perguntas o senhor Laurentino e o Vitor Norte ajudaram muito o Zeca.Eles iam ás provas com o Zeca ele era um "maluco" do atletismo, era mesmo mais que o nosso treinador,era um amigo sempre a dar apoio ao pessoal. Bons tempos tenho muitas saudades desse periodo da minha vida!

    ResponderEliminar
  8. Li este comentário e fiquei a pensar como era Pechão tão diferente, naquele tempo iamos às provas em autocarros cheios para ir ver os atletas correr!Os pais e família toda a acompanhar havia orgulho em ser atleta do Pechão...A malta andava junta depois dos treinos iamos ao cinema, à Matiné ao Domingo,fazia-mos partidas ao Murta e jogavamos às cartas e ao dominó, era um gozo andar de bicicleta,e quando o Fixe atacava as Bikes,e os sermões do Zeca, então e namorar, o cara de peixe era o maior engatatão...

    ResponderEliminar
  9. Bons tempos de verdade Senhor atleta COP.tudo pessoal de pechao e arredores,que ajudaram a por o clube em relevo a nivel regional e nacional.O que nunca seria possivel sem um grande esforco e determinacao dos gerentes e amigos do clube acima mencionados.Como passa o tempo!! tudo isso foi a mais de vinte anos atras e desde o principio do atletismo quase trinta.Pergunto se ha planos de algun dia reunir ou reconhecer todos os envolvidos?

    um velho amigo.

    ResponderEliminar
  10. É bom recordar esses tempos.Quando se corre por gosto nada nos cansa.Nesse tempo foi lançado umprojecto no Oriental de Pechão que foi a Juventude em Marcha. Foi colocada toda a juventude existente na freguesia a praticar atletismo, foi uma aposta quea Direcção da altura presidida pelo Charneca apostou no lançamento da juventude, em boa hora, de tal modo que o projecto tem continuado. Posteriormente foi lançado o Futebol,singrou, mas acabou por falhar e, a fonte de receita que alimentava tudo isso, foi adulterada, não se soube controlar o lado mau e também terminou,(as matinés) sim era esta a fonte de receita, entretanto criada que muito contribuiu para lançamento de tudo, atletismo, matinés, futebol e a compra da carrinha Mirshubitsh que ainda aí anda a circular,foi essa mesma direcção no tempo do Charneca, que laçou pelo primeira vez o aniversário do Clube, afim de juntar as pessoas espessialmente os sócios que se tinham afastado.
    DIRECTOR DESSE TEMPO

    ResponderEliminar
  11. Afinal não foi dificil demover o ZECA das lides do futebol.Convidado para o atletismo aceitou-o no momento certo e terá sido o seu grande lançamento como jovem em prol da juventude e como lançameto da sua realização pessoal como homem.Foi-o em boa hora.Atão eu na sei. ALICE

    ResponderEliminar