quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

de passagem por Olhão… (1)

…vi os Reis Magos. É bem verdade que nem todas as estrelas indicam caminhos. Nem sei qual a estrela que os guiou até ao jardim, mas pelo caminho que levam e o cansaço que transportam, afigura-se-me que vão ficar ofuscados e hospedados na cabana de cinco estrelas.

5 comentários:

  1. Agora já vejo porque deixaram aquelas casotas junto ao hotel Real, deve ser para os reis magos porem os camelos!

    ResponderEliminar
  2. D.Quixote de la pina7 de janeiro de 2011 às 17:01

    a CMO paga a animação. o hotel traz os clientes dos hoteis do algarve para o hotel de olhão e tude fica feliz.
    à ganda democracia uns paguemm outres ganhem!

    ResponderEliminar
  3. ó Lima voc que ainda se recorda dos reis em olhão conte lá como era? Era na vespera ou era animação de dia ?

    ResponderEliminar
  4. D.Vanda!
    Receio que não haja muito para dizer sobre o dia de Reis em Olhão, nos anos 50,60,70 e 80 do seculo passado, a minha memória apenas reproduz imagens de charolas que andavam de taberna em taberna, e muito especialmente junto aos mercados, cantando a vinda do Deus-menino, e no processo pedindo umas oferendas e uns copos de vinho; é claro que havia um espirito de competição entre as charolas e na tarde do dia de reis (6 de janeiro) dava-se o encontro (combate) de charolas na alfandanga, onde todas mostravam aquilo de que eram capazes, em cima de um palco improvisado, onde um juri (nem sempre isento) encontrava o vencedor. Pechão esteve muito bem representado nestes combates de charolas, onde Vitorino do Vale, josé Hespanha, e Luciano Tanganho assim como outros que agora não me ocorre o nome, elevaram bem alto o nome da nossa Terra.

    ResponderEliminar
  5. O Lima é mesmo um livro aberto com a D.Vanda,faz-lhe as vontadinhas todas mas o meu avô diz que se elmbra de chegare os 3 reis magos na vespera da noite de reis vindos a cavalo,com origem de Quelfes passavam pela patinha vinham pelo c.santos avenida drº Bernadino da Silva abaixo e davam a volta às praças. seguindo para quelfes.e acompanhados pela charola de Quelfes.
    será que o meu avô está ché ché???

    ResponderEliminar