sábado, 4 de julho de 2009

Criticas à Direcção do C.O.P.


Umas mais exacerbadas, outras fleumáticas, as críticas e análises, profundas ou superficiais, sempre estiveram presentes, e conviveram com os sucessivos dirigentes. O Clube é um corpo de sentimentos e rege-se por códigos de cumplicidade e emotividade. Quando existem desavenças entre associados elas extinguem-se sem causar grandes danos. As diferentes convicções que separam os sócios são bem menores do que a paixão que os une.

A crítica quando é construtiva é essencial para melhorar o desempenho de uma Direcção. Sem essa análise o desempenho funciona um pouco incompleto, autocentrado e redutor. Quanto mais assertivo, inteligente e imparcial é o crítico, mais significativo pode ser o seu olhar. Apesar de subjectiva, a crítica deve ser bem fundamenta com aspectos objectivos que validem a argumentação. Mas é evidente que existem críticas e críticas, e elas pressupõe ética. Entre boas e más análises, a pior que se pode fazer ao Clube, é ignorá-lo.

Um bom exemplo de uma análise construtiva feita por um sócio velho, em 25/01/2008. Aqui.

12 comentários:

  1. Meus Senhores
    Afinal o que se passa com o nosso Oriental?
    Pensava que já não havia rapazinhos maus, que os destinos do Oriental estavam bem direccionados.
    Dêem as mãos e façam algo construtivo, acabem com as criticas destrutivas, a lavagem de roupa suja (dizes tu digo eu) "este foi ou é melhor do que aquele", não vão por aí por favor, lembrem-se que o Clube não tem nada para dar a ninguém, antes ao contrário.
    Alguém se lembra do que eram as instalações do clube no inicio dos anos 80, há 27 anos atrás. Alguém se lembra da reestruturação efectuada, das obras que então se fizeram para o efeito, o novo estatuto, o futebol federado, o atletismo federado, o relançamento dos pauliteiros, o teatro as estudantinas, se lerem as actas das direcções na altura era bom, está tudo lá registado. O que foi feito desde então até hoje? Alguém comprou um terreno para a nova sede. As obras efectuadas para relançamento do Oriental foram alargamento das sala, construção do espaço para o disc-jokey, construção dum palco, duma arrecadação atrás do palco, construção do Bar no espaço murado e descoberto que servia de urinol á saída do bufete, construção de duas casas de banho, construção dum gabinete de Direcção, construção do gabinete para o Futebol, junto ao Bar e construção dum gabinete para as outras secções ao lado do gabinete da Direcção e respectivo corredor de acesso. Para efectuar estas obras faseadas, como não dispúnhamos de dinheiro, só havia dividas, os directores de então tiveram que se cotizar com 10 mil escudos cada um e, para avançar com o projecto, e começar a fazer dinheiro, lançamos imediatamente as matines. Esta foi a maior fonte de receita criada, que alimentou as obras e tudo o mais, futebol, atletismo, compra de carrinha, pauliteiros e outras actividades. Agora está tudo mal, não é bem assim, os tempos são difíceis mas naquela data era muito mais difícil, á que saber dar a volta, ter iniciativas discuti-las no lugar certo. Tudo na vida tem o seu tempo temos que ser coerentes. As Assembleias Gerais devem ser utilizadas para discutir os assuntos do Clube quando eles transcendem as competências da Direcção e todos os actos devem ficar registados para constar.
    A direcção deve assumir a sua responsabilidade e o seu plano de actividades deve ser elaborado com base no seu programa previamente estabelecido, têm que ser ambiciosos, perseverantes, exigentes e disciplinados, sem abdicar do estatuto que tanto trabalho deu, tenham ideias e lembrem-se que não podem fazer tudo sozinhos, devem rodear-se de colaboradores especialmente jovens (sem vícios, para desenvolver as actividades, a Direcção fará o papel de orientadora e coordenadora, não é necessário aparecer na frente, deixem isso para o jovem, há que lhe transmitir segurança confiança e responsabilidade para que ele se sinta útil e satisfeito com o seu trabalho é assim que se constrói o futuro pensando no amanhã, o Clube agradece.
    O Oriental já representa 3 gerações e a 4º está despontando.
    Não pensem que foi por acaso que foi lançada as comemorações do aniversário do Clube aos 40 anos. Isso foi mais um evento da direcção na altura (nos anos 80) com o fim de juntar os sócios para os aproximar do Clube, acarinhando-os, de modo a que se sentissem em família, fazia parte da estratégia de então (o Clube teve encerrado durante cerca de 8 meses para obras), por isso entendo que o evento é de continuar e perdurar. VIVA O ORIENTAL DE PECHÃO. UM SOCIO VELHO (25/01/2008)

    ResponderEliminar
  2. O problema é que a critica muitas vezes é feita unicamente resultante da maior ou menos simpatia que temos pela pessoa em questão e não com o trabalho efectuado.

    ResponderEliminar
  3. Perfeita a análise do sócio velho sobre o que deve ser o nosso Clube.
    O problema é que continuam a aparecer pessoas a servirem-se do Clube e a darem ao Clube muito pouco.
    para esses casos os sócios , aqueles que amam mesmo o Clube deverão estar atentos.

    Viva O COP.

    ResponderEliminar
  4. Depois de analisar tanto comentário de tantos supostos sócios e de tantos supostos amigos do clube algumas perguntas ficam no ar... como podem dizer que se a direcção faz ou deixa de fazer se nem sequer sabem quem faz parte dela!!! Acho que se fala muito de algo só mesmo por falar e criticar sem fazer a menor duvida do que.
    No mês de Junho a direcção do clube iniciou, já agora para quem quer saber para depois criticar eventos comemorativos dos 60 anos.
    Houveram Passeios de BTT, onde poucos sócios lá estiveram mas se calhar não souberam....depois tivemos colóquios com a Atleta Rosa Mota, Ana Cabecinha, Jorge Costa entre outros...mas poucos sócios tiveram presentes talvez não tenham sabido...tivemos colóquios sobre futebol onde estiveram Cajuda, Bruno Verissimo, Rui Loja entre outros mas também ai os sócios ficaram a ver outros programas que não ir a sede e ouvir ou ver...ha e entretanto tivemos marchas que ao que saiba também fazem parte do Clube que percorreram todo o Concelho e para finalizar o tão discutido almoço de aniversário, em que tantos se preocuparam em criticar onde se sentou e onde não se sentou este ou aquele, que nem vale apena voltar a comentar, e onde outros se preocuparam em gravar para depois poderem mais uma vez criticar o que se disse.
    Até ja ouvi um sócio dizer que não soube do almoço e pergunto será o senhor é mesmo daqui!!! é que foi exposta a informação por toda a aldeia. Em fim deixem se de armar em falsos moralistas e em vez de criticar tudo e todos apareçam nos eventos que o Clube promove e talvez possam assim ajudar mesmo o clube. Já agora e para que possam melhor saber o que se passa no clube e isso não foi dito pelos "espiões" do almoço porque isso não era importante o clube finalmente ja tem o site e o endereço é o seguinte: orientalpechao.com.

    Ha e como está na moda sou também um Sócio do Clube.

    ResponderEliminar
  5. O Sr que tambem é Sócio do Club
    ... ainda se esqueceu a pedir aos críticos (que são e não são sócios) para passarem pelo Clube e ponham as quotas em dia, ou que se façam sócios e aproveitarem para dar algumas sugestões para o bom funcionamento do Clube,que segundo eles, com eles não haveria gafes, falta de actividades, etc, etc-
    Desculpe-me interferir uma vez que não faço parte da Direcçao do Club, mas com certeza que qualquer opinião de um Sócio será sempre bem recebida pela Direcção, em vez da fofoquice à porta do restaurante ou da crítica atrás de um nome ficticio.
    Tambem sou Uma Sócia (sou moderna como você)
    Muito importante - sócia com quotas pagas desde que é sócia e já lá vão...

    ResponderEliminar
  6. Sr. EXPOMAX
    Ninguém gosta de ser criticado, mas á gente que se põem a jeito.

    1- O Sr. lembra os eventos que a Direcção fez até aqui. Fez muitos e bons. E não li nem ouvi alguma critica em relação a isso. Apenas ouvi muitos elogios. Não sei onde foi buscar essa.

    2- Quanto ao episodio do “onde se sentou ou não sentou”, depois de tanto falatório não ouvi uma palavra da direcção pondo agua na fervura e contando a versão verdadeira, deixando assim no ar suspeitas se calhar sem fundamento. Era tão fácil dizer” Não houve intenção de melindrar ninguém e futuramente vamos tomar providencias para que situações destas não se repitam”bastava um pequeno comunicado no site oficial do clube. Não disseram nada e puseram-se a jeito para a critica. E depois queixa-se.

    3- “onde outros se preocuparam em gravar para depois poderem mais uma vez criticar.” Isto é o que você disse. Mais uma vez não li nem ouvi qualquer critica sobre os discursos, apenas elogios. Eu pessoalmente achei os dois muito bons- O do Zeca mais emocionado quando falava do atletismo e o Vladimiro mais racional explicando bem os futuros projectos e com uma voz muito bem timbrada. Não sei onde foi buscar essa história . Quando apareceu o vídeo sobre o colóquio do atletismo e sobre as marchas todos gostaram, agora apareceu o áudio dos discursos e não gostaram ? Se calhar é por não ter imagem. Tanto o Zeca como o Vladimiro devem estar orgulhosos do que disseram. Os “espiões” devem ser os mesmos que tiraram as fotos á uns tempos numa prova de karting.

    4- Sobre o sócio que não sabia do almoço. É natural. Muitos são de Olhão e vivem nas redondezas ,pois o Clube tem muitos sócios e nem todos passam pela rua 25 de Abril. Antigamente mandava-se uma carta a casa a todos os sócios a comunicar o almoço como fazem para as convocatórias das assembleias gerais. Em vez de perguntar “ o sr é mesmo daqui!!” devia dizer :desculpe esta falha mas no próximo ano vamos solucionar esse problema.

    5- Você diz “Já agora e para que possam melhor saber o que se passa no clube e isso não foi dito pelos "espiões" do almoço porque isso não era importante o clube finalmente ja tem o site e o endereço é o seguinte: orientalpechao.com.”
    Parece que informação não falta cada vez que existe uma actividade. A direcção faz bastante publicidade e a arlapa também tem dado uma ajuda . Do que se queixa? Quer-se vitimizar? e quando a ir ao site do clube devia dizer: brevemente vamos lá ter tudo sobre o clube , mas por enquanto estamos em construção.

    6- Para a sócia jovem que faz um apelo para os sócios irem por as cotas em dia, acho muito bem. Não basta falar é preciso ajudar e as cotas são importante para o funcionamento do clube. Por isso a direcção põe-se a jeito quando convida pessoas que não entram no clube nem pagam cotas há mais de 30 anos. Na hora dos discursos bastava um simples explicação e caso morria ali. Não o fizeram e deram asas ás fofoquices, e depois queixam-se.

    O clube sempre viveu com criticas bem piores tipo: agressões físicas, amigos de infância deixarem de falar, discussões acaloradas, pessoas a não entrarem no clube enquanto estivesse lá determinadas pessoas. Foi assim que o clube sempre viveu e cresceu. Não vale a pena ficar indignado com as criticas que fazem a esta direcção, pois comparadas com outras não passam de pancadinhas de amor.

    Penso que o sr. seja director do clube com poucos anos de sócio, sugiro que aprenda a cultura do clube, não queira mudar tudo num dia, saiba ouvir, reconheça quando erra, não tenha vergonha de pedir desculpa, e seja menos agressivo quando fala dos sócios. As pessoas de Pechão são gente humilde e apreciam, quem é simples e simpático. E aqueles a quem aponta o dedo se calhar votaram a favor desta direcção, e gostam tanto ou mais que você do Clube. Mas atenção que gostar do clube não é dizer amem, e fazer de conta que não se passa nada. Esta não é maneira de ser dos sócios , Tente puxa-los para o seu lado e não afasta-los. Afinal todos queremos um Clube grande. E o seu sucesso é o sucesso de todos.

    Sócia mais velha

    ResponderEliminar
  7. Olha! Olha!... a Soiça mais Velha não desiste! Puxa, puxa e puxa,,, e o baraço não parte!!!!
    Descontraia-se! Ou a cadeira não é confortável??? Reparou que a soiça c'apela que paguem as quotas não disse JOVEM? - Disse MODERNA! Já reparou que aiem VELHOS MODERNOS e JOVENS VELHOS. Tambem disse que de soiça já lá vão...(não disse quantos anos...mas são muitos,,,)
    Isto já nada é como antigamente quando os animais falavam e só o ... é que lia.

    ResponderEliminar
  8. 100% de acordo com a socia mais velha

    curioso

    ResponderEliminar
  9. Na qualidade de sócio do clube tenho a dizer que o Pr da junta deveria ter ficado sentado na mesa da presidência, e só não ficou por represália por algo que se passou anteriormente.Acho mal este tipo de procediemnto e quem perde é o clube !!!

    ResponderEliminar
  10. Um bom exemplo de uma analise construtiva dado pela Sócia mais velha, elogia quando tem de elogiar, critica o que tem de criticar, e ainda dá sugestões de como devia ser feito na opinião dela.

    O comentário seguinte de um ou uma anónima que fala de jovens modernos e jovens velhos é conversa de chacha que só baixa o nivel do debate.

    ResponderEliminar
  11. Meus amigos, desculpem mas só hoje tive tempo de vir aqui vasculhar, li e reli, fiquei um tanto triste por muito que se diz que tudo leva a nada se tenha dito. O Clube será sempre o C O P e tudo aquilo que os sócios (maioria) quiserem. Não se esquecem, os mais responsáveis, que o Clube não tem nada para dar a ninguém. No outro dia fiquei muito danado é o termo, por saber que está em falta no Clube o Projector de filmes, mas que há quem saiba quem é que o tem. Meus amigos, isso é um bem que faz parte do património do Clube e não pode ser alienado assim do pé para a mão. Penso mesmo que o inventário do dos bens do Clube deve estar actualizado, como no meu tempo foi elaborado, e não custa nada actualiza-lo todos os anos. Os senhores da Direcção são responsáveis por esses bens e são os seus fiéis garantes. Por isso, aconselho-os a que, se sabem quem tem o projector de cinema, façam o favor de notificar essa pessoa para o devolver o mais rápido possível. Já agora sobre a divulgação dos eventos que a Direcção promove, como nem todos têm internet, ao contrário do que os nossos governantes fazem crer, seria bom voltasse-mos a criar um boletim mensal para informar os sócios mais interessados. VIVA O ORIENTAL. SÓCIO VELHO

    ResponderEliminar
  12. Não me digam que o projector de cinema já foi ávida.Ainda ganhou muito dinheiro para o Clube esse projetor, com o Alcindo a passar o mesmo filme que vinha para Pechão, ia de V5 passar o filme no Rio Seco e na Conceição e outras vezes em Estoi.É uma pena essas coisas acontecerem, ainda o outro dia tomei conhecimento que havia um senhor que tinha uma das carrinhas do Clube registadas em seu nome.Francamente, onde é que isto vai parar, existem parazitas por todo o lado.É preciso não ter vergonha, apoderarem-se das coisas do Clube, isso deve ter um nome próprio para chamar a essa gente, parasita é pouco. Mesmo assim ao que o Clube chegou.Será que não existe m inventário onde conste tudo o que é propriedade do Clube e passe dumas direcções para outras, ou isso é tudo ao monte e fé em deus.Afinal vamos lá portarmo-nos como homenzinhos com um H grande para que o futuro continue risonho para todos. VIVA O ORIENTAL. ALICE

    ResponderEliminar