sábado, 29 de junho de 2013

64º Aniversário do C. O. Pechão


 
Aviso – Quem não for sócio do C.O.P. aconselho ir navegar por outros mares, porque neste desabafo não vai pescar nada de interessante.

Foi o discurso mais comovedor que o Presidente da Junta proferiu num Aniversário do Clube. O político e  cerebral Custódio Moreno ficou em casa a preparar a lista do PS para a Freguesia nas próximas Autárquicas. No seu lugar apareceu o Zeca. Despido de palavras de ocasião e discursos de plástico,  o Sócio que se contorce nas derrotas e vibra nas vitórias do Atletismo porque ainda não cortou o cordão umbilical, ligou o coração à boca, e inundou a sala com carradas de fervor  embaladas em paletes de afeto e, até eu, cheguei a morder o lábio e tive dificuldade em controlar uma lágrima atrevida. Porra pá! Onde andaste estes anos todos ?

Após 64 anos, foi a primeira vez que um  Presidente do Clube não discursou num aniversário. Prescindiu do microfone, da folha A4 formatada ao centro, com as pausas e ênfases sublinhados e renunciou ás cabulas milagrosas. Em vez de treinar ao espelho os gestos para elevar a oratória, optou por conversar com os associados, numa atmosfera informal, dizendo o que lhe ia na alma, as mãos  nos bolsos, a piada habitual, como se estivesse sentado na antiga parede do Zé da Quinta em frente ao Clube, ou no café  rodeado de amigos. Uma candura que desarma qualquer argumento. Ontem foi de uma simplicidade sublime que me parecia flutuar alguns metros acima do solo, onde nós pobres pecadores patinhava-mos. Parece que foi esventrado  e lhe colocaram um chip de amor eterno na raiz do coração. Já era assim quando tinha 10 anos, levava pontapés no cú  por se meter em assuntos de adultos. Era comer e calar. Não era Patrão?
 Tal como  antigamente de vez em quando, em nome do amor e da estabilidade ainda engole um camião TIR carregado de sapos, para alimentar egos insaciáveis.  E não me venham com essas merdas do Osvaldo isto, ou aquilo porque … apesar de velha ainda sei distinguir perfeitamente um bouquet de flores naturais de um  artificial.
O Clube pode não ter atividades durante a época ou estar moribundo, mas no dia do aniversário  estão sempre presentes  os sócios que pertencem ao grupo sanguíneo cop.(+). É como o almoço anual dos militares que estiveram no ultramar. Passado décadas e mesmo sem armas nem guerra juntam-se todos os anos. Faz parte do ADN.
Há mais para dizer  mas vou ficar por aqui, porque o bolo de aniversário tinha mais açúcar que o numero de vezes que foi prometida a requalificação da  zona ribeirinha, e além disso os diabetes estão assanhados e estou a ficar almareada.

14 comentários:

  1. gostei da comida do ambiente e dos discursos só não sei porque não esteve ninguém da cãmara municipal

    ResponderEliminar
  2. Porque as marchas dão votos e o aniversário do clube não.

    ResponderEliminar
  3. D. Arlapa, por motivos profissionais não pude ir ao jantar de aniversário do COP mas já me disseram que a comida estava muito boa, mas que o bolo era pequeno e que o Osvaldo discursou à Vítor Gaspar o Vladimiro à Poiares Maduro e como sempre o Zeca falou, falou mas não disse nada !!!

    ResponderEliminar
  4. Fui ao jantar e gostei.
    Gostei do serviço do lagar e da comida.
    Gostei de alguns discursos e de um outro não tanto.
    Gostei do convívio entre pessoas que poucas vezes se encontram e só por isso valeu a pena ir ao jantar.
    Não gosto da atitude, daqueles que não foram, por motivos mesquinhos, que nada tem a ver com o clube.
    OBRIGADO CLUBE ORIENTAL DE PECHÃO

    ResponderEliminar
  5. Só estava na sala um futuro candidato a junta de Pechão é aquele que está de costas na foto o resto é paisagem!

    ResponderEliminar
  6. Informação da Lusa: ouve 3 discursos
    1º parecia que estava num funeral
    2º parecia que estava num casamento
    3º parecia que estava no parlamento

    tambem de fonte segura - no próximo aniversário vai estar presente a Assunção Esteves para mandar calar o deputado quando ultrapassar o tempo.

    ResponderEliminar
  7. Quando será que eu vou ouvir falar do COP, sem ser por jantares, e discursos môfos? será que foi para isso que esse clube foi fundado no salão do Sebastião de Vale à quase 70 anos, que até ai dava uns bailes muito interessantes, e que só foi abaixo por causa da concorrência do Amarilio Moleiro, que começou a trazer músicos mais cotados, como a Saudosa Isolina Granja, e seu Pai Manuel Granja, conjunto Marçal etc. Tempos houve em que Pechão tinha a funcionar todos os domingos dois bailes, e que se tornou insustentável, então e agora os mui capacitados diretores apesar dos subsídios dos contribuintes, não são capazes de fazer mais que um jantar anual para promoção pessoal e politica, ainda que com a colaboração do restaurante "o lagar" onde quase todos os dias se gastam enormes quantidades de dinheiro a través do PS?

    ResponderEliminar
  8. Meu deus Dona Arlapa,
    desculpe o meu desabafo, mas eu já não tenho saude para vir aqui ao seu "estabelecimento".
    Tanta é a gente que aqui posta a sua opinião "livre claro" mas ou é doente ou cega. Não consigo perceber os comentários o anónimo do dia 6/7 pelas 15:42 h. Vive noutros tempos, claramente... morreu lá atrás coitado, mas apesar disso saber que a registadora de um restaurante tem na sua caixa dinheiro de um partido. Meu deus, frustado pensamento, que só serve para falar mal, como pode dizer que o COP só se reune 1 vez por ano, quando o mesmo tem tantas actividades, assembleias, bailes, festas, etc... Mas é o rosto do país, nada faz, mas muito escárnio e mal dizer utiliza.
    Dona Arlapa, por aqui me fico, não voltando à fala por aqui, porque gente que só fala mal, estou cheia. A paciência tem limite. Desejo-lhe muita saude, também eu já com algumas primaveras. Mas acima de tudo paciencia para tanta hipocrisia.

    Velha do restelo, mas honesta de pensamentos

    ResponderEliminar
  9. ao Sr. "Velha do Restelo"

    Amigo já pensou que esses seus problemas de saúde a que se refere, podem ser motivados por essas lautas jantaradas, às vezes indigestas, ou então até pode ser o sector de Seguros que não esteja a dar muito bem, mas isso é temporário tenha calma. Como é que o clube tem todas essas atividades, se está sempre fechado? O amigo percebeu mal o dinheiro que vai parar à caixa de "o Lagar", não é do PS, é dos contribuintes Olhanenses, que através do Sr. Francisco Leal, Custódio Moreno, e companhia, toma o rumo de "O Lagar" Quanto a eu ter morrido lá atrás, vou-lhe provar que estou bem "vivinho da silva"!

    ResponderEliminar
  10. D. Arlapa, agredeçemos que nos apresente a prova de vida do anónimo de 6/7 e se possivel peça-lhe também um atestado de sanidade mental.
    Obrigado

    Um adepto do Blenenses

    ResponderEliminar
  11. Eu até podia concordar contigo que já estou morto e Maluco, se não fosse o facto de não estar imune a gente como tu, ofensiva, reles, mesquinha, que quando não tem argumentos, para discutir a mensagem, ataca o mensageiro!

    ResponderEliminar
  12. Informo a D. Arlapa e os bloguista que foram os sócios que pagaram o jantar de aniversário do COP e não os contribuintes de Olhão.

    ResponderEliminar
  13. Haverá necessidade de tanto rancor, numa conversa que deveria ser pautada pela coerência e pela vontade de se elevar a imagem do Clube Oriental de Pechão.
    Que necessidade há de se envolver o nome do Clube com outras instituições?
    Pode-se não gostar das pessoas que dirigem o Clube, o que é aceitável e compreensível, mas enquanto filhos desta terra de Pechão respeitem a história do Clube.

    ResponderEliminar
  14. Perfeita a foto que acompanha este post.
    De costas o candidato, que coitado, de costas irá continuar.
    De frente os presidentes e a esposa do presidente da junta.
    Não haveria mais ninguém para ir para a mesa do presidente do clube?
    A continuarmos assim não vamos a lado nenhum. É sempre tudo do mesmo.
    Razão, alguma, tem o anónimo de 6/7, e depois chamam-lhe maluco.

    J V R

    ResponderEliminar