quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Festa sem Procissão






A Festa de Pechão e a Procissão sempre estiveram umbilicalmente ligadas. Assisti a Festas no mês de Setembro, acompanhei a mudança para Agosto, e sempre conheci a Procissão a sair pelas ruas de Pechão com o S. Bartolomeu de faca em riste a liderar o cortejo, no Domingo da Festa. Não imagino um argumento consistente, nem uma razão irreversível para acabar (ou interromper) uma tradição secular. Mais parece uma má vontade disfarçada de inevitabilidade. Por estar ultrapassada no tempo e presa a preconceitos, tenho dificuldade em aceitar, mas, os novos tempos são terreno fértil para germinarem sentimentos opostos: a indignação e a resignação. Como já me faltam as forças para a revolta, resta-me acender uma velinha à Nossa Senhora. E rezar, aos homens de boa vontade.

3 comentários:

  1. Realmente, haverá alguém que nos explique isto, o dia de São Bartolomeu padroeiro da freguesia ,sempre acompanhou a festa de Pechão em Setembro o dia de S, Bartolomeu sempre foi a 24 de Agosto eu tenho 70 anos e sempre conheci a festa e a procisão fosse qual fosse o dia isto em Setembro como agora na mudança para Agosto a mudança deveu-se aos nossos emigrantes da nossa Aldeia que vinham de férias em Agosto e já não viam a procissão de S. Bartolomeu e a festa em Sua honra, agora é que o dia 24 não coincide com a festa devia ter havido muitos anos a não coincidir o dia 24 com o dia da festa. Espero que a razão seja boa. E é verdade acender uma velha à Nossa Senhora e a S. Bartolomeu e rezar aos homenes de boa vontade. Maria da Fé

    ResponderEliminar
  2. Não tenho comentários para esta mudança, mas a minha 'BOA FÉ' só me leva a pensar que os motivos são DIVINOS

    ResponderEliminar
  3. Os meus parabéms aos diretores do Clube pela Festa que realizaram.
    Tive os meus receios que a Festa fosse fraca,mas felizmente,pelo que vi,julgo que tenha corrido bem.
    Os meus sinceros parabéms aos diretores do Clube pela abnegação e tradição com que fazem a Festa.
    Foi bonito de ver a rua principal da aldeia toda enfeitada,gostei.

    ResponderEliminar