domingo, 31 de julho de 2011

Escola sem água

clique para ampliar

"Junto tenho o prazer de enviar uma fotografia cedida pela Sra. Fernanda Ameixeira para fazer o favor de publicar, a foto foi tirada junto a escola primária feminina de Pechão em 1956, situada onde hoje mora a Cristina Cabeleireira, e se reconhece algumas alunas como a Fernanda Ameixeira, Rosa Paté, Rosinda Espanha, e a Odete Chouriça e, ao fundo entre a porta a professora Dona Maria do Ó, o resto dos elementos da foto é para as pessoas as identificarem. A fotografia é da Fernanda Ameixeira."
Um abraço Danilo.

Também frequentei essa escola e também tive como professora a D. Maria dos Prazeres Martins do Ó mas, nos anos 40. E também levei muitas réguadas. A casa de banho e o refeitório eram ao ar livre na rua “Viegas da Quinta” outrora um caminho sombrio, apertado e empestado. Ovo frito no pão ou batatas-doces cozidas, eram os pratos do dia que transportávamos numa bolsa de pano. Para beber água, tínhamos que esperar na esquina do muro do José da Quinta que alguém a tirasse do poço para, nos encher uma pequena enfusa de barro que tínhamos na escola. Coisa que muitos faziam a contragosto, soltando enfadados a expressão: “ Lá vêm as moças da escola!”, ou, fulminavam-nos com um silêncio carregado de hostilidade. Nem sempre éramos bem sucedidas. Mas, felizmente existia um benemérito por perto; o Luciano Barbosa. Que tinha na taberna um pequeno depósito de água em cimento. E nós, por entre copos de vinho e cálices e aguardente, fazíamos fila por um copo de água. E ele, sempre com um sorriso genuíno e uma palavra reconfortante, matava-nos a sede e o estigma pejorativo dos utentes do poço. Na verdade, o verdadeiro mérito que o Luciano Barbosa tinha, é como a água; quanto mais profunda é, menos ruído faz.

Ao Danilo e à Fernanda Ameixeira o meu e o vosso muito obrigado.

3 comentários:

  1. Esta escola não teria agua, mas de certeza que tinha outros valores, que entretanto se perderam, e que eram muito mais valiosos!
    aqui se desenvolveram crianças que se tornaram grandes senhoras, algumas ainda ai estão hoje, como pilares da sociedade do ensino, e da cultura.

    ResponderEliminar
  2. É verdade naquele tempo agua era pouca e tirada do unico poço o da Amendoeira e os bibos brancos lavados com as Arlapas para ficarem mais brancos.tempos dificeis!!!

    ResponderEliminar
  3. Sim eu também sou desse tempo, com todas essas faltas na escola, todos bebiam água e muito chá, coisa que hoje se acabou, Sr.Peixe-FRito você está cheio de razão, tinhamos valores e que valores!muitos hoje têm ainda valores que criaram, o resto de hoje é todo o molho e fé em Deus, Saude
    O Azeite

    ResponderEliminar