domingo, 10 de julho de 2011

Maldonado em grande forma

42º Aniversário do C.O.Pechão

O  Maldonado voltou em grande forma e analisa  de forma fundamentada e   peculiar, mutações relevantes numa determinada  fase da vida do Clube. E, para colorir o seu comentário, mimoseia-nos com conceitos e juízes de valor, sobre assuntos que nem sempre recolhem o consenso geral.  
"Já tinha saudades disto, tanta dor de cotovelo ou corno, o Zeca perturba muita gente, ainda rapazinho, foi convidado para participar na actividade desportiva do COP, há 33 anos, visando a promoção do desporto e associativismo juvenil, face á precariedade existente na altura ele foi escolhido, poderia ter sido qualquer outro, o COP estava destroçado, resultado da política, a luz estava cortada pela EDP, estava ligada com arames, água nada, um processo no Tribunal de Albufeira da Sulbetão, rendas da casa estavam em divida. Foi aí que a direcção então eleita, fez aprovar um novo estatuto, com escritura pública para desenvolver o Associativismo.
Fez as obras na sede que esteve encerrada durante cerca de 6 meses, reabriu com actualização de sócios, e a festa de comemoração do aniversário pela primeira vez.
Foram estabelecidos os planos para lançamento da activada, futebol, atletismo, ciclismo, pesca, teatro, pauliteiros, danças e matinés dançantes (a grande receita impulsionadora para financiar as iniciativas a desenvolver e custear as despesas efectuadas, o COP não tinha dinheiro, ninguém pagava cotas, a direcção teve que se cotizar, emprestando ao Clube, 10 contos por director.
A primeira actividade a desenvolver foi o Atletismo, havia necessidade de ocupar a miudagem para os retirar da rua e o monitor escolhido foi o Zeca. Começou aqui a sua actividade e desenvolvimento, foi-lhe proposta a frequência de um curso de conhecimentos na DGD e através do Prof. Tenazinha, o Zeca começou a desenvolver a sua actividade assessorado pela Direcção do COP que o apoiava, como ele é uma pessoa esperta e inteligente, cheia de speed e vontade, foi tudo fácil e a miudagem começou a praticar atletismo em força. As outras actividades vieram a seguir, o futebol federado, com outros responsáveis, também a pesca, o ciclismo, o teatro as danças os pauliteiros, foram tempos áureos, só existiu uma coisa que falho, a dança dos velhos que tenho atravessada na garganta o Norberto Dias ter ido para Quelfes e começar lá a ensaiar, aquilo era de Pechão, do tio Zé Norte, Quelfes nunca teve dança de velhos.
Entretanto surgiu a politica, o Zeca foi convidado para isso mas foi logo, aconselhado a não misturar à politica, Junta com o Clube, na Junta o Clube ficaria à porta. Depois de muita insistência acabou por aceitar concorrer na lista como independente, quatro anos depois já foi como cabeça de lista embora como independente e ganhou, o Zeca é muito boa pessoa, persistente amigo do amigo pena é que seja constantemente torpedeado, mas quando se mete num projecto não desiste é de homem, vejam o caso da casa da Junta, só foi construída pela persistência do executivo na altura, a Junta não tinha dinheiro, muita vontade e algumas garantias e avançou sem receios e hoje temos o edifício que temos, foi um sonho tornado realidade. Fala-se mas isso é tudo bocas idiotas, ignorância e muita inveja misturada a junta de Pechão é uma Junta pobre os tostões têm que ser bem geridos, divididos, para chegar para contemplar as carências, necessário acordos e muita dinâmica.
Alguns dos que mais falam são emigrantes ou caíram de pára-quedas em Pechão, dizem-se de Pechão, tiveram a felicidade de aqui nascer e acham-se com o direito de dar palpites outros há que a quando do desenvolvimento dos factos ainda se encontravam nos colhonis dos papás, existem ainda os outros que sempre se esconderam na sombra só sabiam e sabem criticar, nunca acreditaram na reviravolta que o COP deu em 1978/9 como também não acreditavam na modernização empreendida pela gente nova que entretanto tomou conta do rumo da Junta, enganaram-se redondamente e ainda bem, hoje reconhecem e enaltecem a actividade do COP e da Junta de Freguesia, antes o presidente levava a pasta com os papeis para casa e só ele e mais ninguém, até atendia as pessoas em casa, hoje existe o atendimento é personalizado todos sabem quem é o substituto do Presidente.
Portem-se bem, estou sempre pronto para esclarecer por esta via, fico por aqui". MALDONADO

9 DE JULHO DE 2011 19:07

8 comentários:

  1. É uma pena que o optimismo do Sr. Maldonado, não seja partilhado pelos fregueses de Pechão, Pechão hoje na realidade é a freguesia mais pobre do concelho não tem infraestruturas de qualquer espécie, resume-se a uma aldeia dormitório.

    ResponderEliminar
  2. Opinião de quem não vive em Pechão e não é de Pechão, mas que tem amigos nessa aldeia:
    Conheço poucas aldeias com a vivacidade da vossa aldeia, os Pechanenses são pessoas auto-criticas e para quem vive na aldeia talvez não seja muito agradável, mas é esse poder de análise, correcto ou incorrecto que faz crescer um povo.
    As actividades culturais e desportivas que existem na aldeia através do clube que todos gostam, são um grande motor de dinamismo, a Junta de Freguesia, quer se goste de quem a governa é reconhecida "fora de fronteiras" como uma junta activa...
    Claro que se fizermos uma análise mais rigorosa, verificamos que têm algumas necessidades, mas nos dias de hoje, o poder económico fica sempre acima de qualquer necessidade real...
    Falo por exemplo da farmácia, impensável o que fizeram, o banco, etc...
    Mas digo-vos que quando falo com amigos, vêm sempre Pechão como um povo dinâmico e empenhado... Tenham orgulho em vocês... Mas NÃO SE CALEM... Abraço

    ResponderEliminar
  3. Se temos tido ao longo de todos estes anos um presidente tão eficaz, como é que se justifica todo o atrazo a que a freguesia está votada? ainda existe na freguesia caminhos de cabras para as pessoas passarem, casas sem esgotos, nucleos populacionais, sem recolha de lixo, sem entrega de correio, e isto não são desabafos de imigrante! estou aqui falando de casos concretos, que terei muito prazer em documentar se necessário!

    ResponderEliminar
  4. É verdade que o clube estava moribundo e foi o charneca que o devolveu á vida. mais tarde o zeca deu-lhe dinamismo e foram bons tempos na vida do clube.quando entrou para a junta entrou com o mesmo dinamismo com que tinha entrado no clube, e a construção da casa da junta, embora tenha tido uma boa equipa atrás dele que ele ouvia e respeitava teve nele o grande impulsionador e o primeiro mandato foi excelente. com o passar dos anos as equipas que o acompanhavam foram mudando e, ou não falavam com ele, ou ele não as ouvia, e começou a tornar-se egocêntrico o que lhe retirou alguma popularidade. mas o que de bom fez no clube e nos primeiros mandatos na junta ninguem lhe tira.

    ResponderEliminar
  5. O Senhor Maldonado,que penso que toda as pessoas que mais lêem o que por aqui na arlapa vaí escrito,já terão identificado,conta só parte da historia.Esquece com quem ele esteve na direcção do clube quando ele lá esteve,lembro-me do Eduardo Gago Angelo, do Carlos Calé, do Laurentino Norte e de outros mais.
    Não nego, que o clube na altura estava numa má situação,como ciclicamente acontece,só que na altura a dinãmica aplicada e a conjuntura favoravel, fizeram com que o clube desse um salto qualitativo no seu funcionamento.
    Quando falo na conjuntura favoravel, estou a referir-me ao facto do muito dinheiro vindo do na altura chamado IPJ,que sudsidiava tudo o que o clube organizava.
    Nunca tanto dinheiro entrou no clube vindo do herário público.
    Claro que com tantas flores feitas,pois nessa altura as vacas estavam gordas,não foi de estranhar que o partido do poder no concelho convidasse elementos dessa direcção do clube para integrarem as listas desse partido,o que efectivamente aconteceu.
    Com a saida do nosso actual presidente da junta de delegado do ipj,o clube passa por nova situação de crise,pois durante anos a viver de subsidios, os que depois vieram depararam-se com dificuldades na obtenção dos mesmos e a vaca ia secando ...
    Tambem é um facto que as qustiunculas politica/partidárias sempre tiveram a sua grande cota parte nas crises do clube,assim como a divisão existente entre directores e seccionista,ums a puxar para o futebol e outros para o atletismo.
    Tudo isso levou a criar divisões no clube que em nada beneficiaram o mesmo, assim como o facto de a partir da junta se formarem listas para os orgãos do clube,nada disso foi dignificante para o clube em si,que afinal é de todos os sócios e só a estes cabe o dever de escolher quem quer para dirigir o destino do mesmo.
    Senhor Maldonado, com este breve esclarecimento, julgo têr reposto mais veracidade no conteudo do seu texto.

    Um Sócio do COP

    ResponderEliminar
  6. Sou um freguês, mais ou menos, habitual da “A Arlapa”, mas até hoje nunca comentei qualquer artigo ali publicado, muito menos respondi a qualquer dos “comentadores”, mesmo quando fui objecto de elogio ou de crítica.
    E sinto-me, como direi, familiarizado com o blogue, já que, nos primeiros tempos da sua existência, o meu nome e o do meu filho, foram ventilados como sendo os seus autores. Daí que tenha ainda mais estima pela A Arlapa, bem escrita, com alguns textos deliciosos e fotografias únicas.
    Mas hoje não resisti, pois como diz o povo, “quem não se sente, não é filho de boa gente”... e fiquei muito magoado, triste e revoltado com um artigo da autoria do Maldonado, que na parte final, de forma despropositada e absolutamente fora de contexto, faz algumas insinuações injustas e maliciosas sobre o anterior Presidente da Junta de Freguesia, ou seja, o meu pai.
    Infelizmente o meu pai já não pode defender-se nem responder ao Maldonado. Eu poderia fazê-lo, com certeza sem a elegância e a ironia da sua prosa, mas sinto-me condicionado a avançar.
    Vou responder a quem? Não sei se conheço o Maldonado; não sei se ele me conhece; se conheceu o meu pai; se privou com ele; se sabe que ele morreu há sete anos ou que deixou a Junta de Freguesia há quase vinte; não sei se é de Pechão; se é jovem ou menos jovem; se é homem ou mulher; se tem ou teve alguma afinidade com a Junta de Freguesia, a Assembleia de Freguesia ou o Clube Oriental de Pechão; não sei se fala do que sabe e sabe do que fala; não sei se, se, se... Nem sei se merece resposta!
    Ainda assim deixo ao Maldonado, “Maldonado em grande forma”, uma recomendação e um pedido pessoal:
    sempre que pretenda elogiar ou homenagear alguém, faça-o de forma a não ofender nem atingir terceiros, é desnecessário, injusto e intelectualmente desonesto.
    Por favor, não ataque quem, de todo, não pode defender-se e não ofenda a memória do meu pai.

    ResponderEliminar
  7. Mea culpa

    “O indivíduo tem o direito de pensar o que quiser, de exprimir o que pensa como quiser, e de pôr em prática o que pensa como quiser, desde que essa expressão ou essa prática não infrinja a igual liberdade de qualquer outro indivíduo.” Fernando Pessoa

    O Vladimiro fez bem em não responder do mesmo tom ao autor do comentário. Eu fiz mal em aceitar o comentário. Pior, transformei-o em assunto de primeira página. Dizer que achei o essencial (a vida do Clube e a ascensão do Zeca) interessante, não serve de desculpa, quando descurei e subvalorizei o acessório. O que não podia, nem devia ter acontecido. E como a introspecção é quase sempre fatal, depois de relê-lo, reconheço que a referência em causa escorreu inevitavelmente para o lodo da minha consciência. Assim, se o Vladimiro concordar apago-o, e não se fala mais nisso. Se não, fica nos arquivos, a criar musgo e erva daninha, só para me embaraçar.

    ResponderEliminar
  8. D. Arlapa, por mim não se fala mais nisso. Respondi ao que devia, nunca pretendi, nem
    pretendo, qualquer tipo de protagonismo ou criar polémica com quem quer que seja. Além disso, a última coisa que eu pretendo, ainda que involuntariamente, é contribuir para o desenvolvimento de qualquer erva daninha que possa prejudicar ou ameaçar a nossa, cada vez mais rara, arlapa.
    Para terminar D.Arlapa, bem a propósito, deixo-lhe uma quadra do meu pai, que encontrei, entre muitas outras, nas pesquisas mais recentes que fiz na sua agenda do ano de 1991:

    Deixem-me estar descansado
    Na minha casa velhinha;
    Que o tempo por mim passado
    Já cansou a vida minha!

    ResponderEliminar