quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Tomada de posse






Ambiente denso e tenso. Terrenos demarcados, trincheiras abertas, contam-se as espingardas e escolhem-se os alvos. Os olhos movem-se à velocidade da corrente sanguínea, com o manual de instruções à mão de semear. O acordo, a estratégia, as ciladas, e a partilha dos despojos. Em política vale tudo, e as alianças de conveniência para quem não fala a mesma lingua não são de confiança, e por isso, quando se esperava que o inquilino mais antigo da Junta saísse deserdado pela porta das traseiras com o casaco pela cabeça, num golpe de asa, e de última hora, reverteu a situação a seu favor com um tiro à queima - roupa. Parecia desarmado e indefeso, mas revelou-se um astuto observador e um hábil negociador. No final mais parecia um quadro de Botticelli: Uns a afagar o ego, outros a arder de indignação, alguns resignados, e muitos perplexos. O que aconteceu aos votos do povo? Baralharam, dividiram e voltaram a dar. A democracia continua a ser um belo ideal, mas insistem em torna-la numa triste realidade.

26 comentários:

  1. Dona Maria Arlapa, será que não teve acesso a nenhuma foto dos secretários da assembleia de freguesia para colocar? ou será que só quis dar destaque ao "Pavão Rosa" em fundo vermelho?

    FUNGÁGÁ da Bicharada

    ResponderEliminar
  2. Não sei o que sucede em Pechão mas, independentemente da cor partidária, tenho que demonstrar o meu apreço pelo melhor ex-presidente de Junta de Freguesia do nosso concelho no que diz respeito à transparência e à capacidade de criar sinergias que foi o Custódio Moreno.

    ResponderEliminar
  3. Um autogolo na própria baliza de um elemento do PSD deu, nos descontos, uma vitória de Pirro ao Prof. Moreno, grandes perdedores a concelhia do PS e o Prof. Salero que vai andar o mandato todo com um emplasto atrás dele.

    ResponderEliminar
  4. Desculpem lá a pergunta mas quem foi que ganhou em Pechão no dia 29?
    O fato de não se ganhar com maioria absoluta, significa que tem que se dar o poder de mão beijada à oposição? Os acordos e as ciladas por baixo da mesa têm mais peso do que a vontade do povo? O Professor Custódio Moreno mostrou durante 20 anos do que é capaz de fazer pela freguesia, tem toda a legitimidade para ocupar o cargo que lhe foi concedido de forma democrática.

    ResponderEliminar
  5. Será que o António Paula Brito conhece Pechão?
    Penso que só conhecerá o ex-presidente da Junta.
    O que conhece este senhor para falar de transparência do ex. ?
    E criar sinergias... só com uma coisa que eu me estou a lembrar.

    ResponderEliminar
  6. Boa tirada "jornalista da CNN", já estou a imaginar o Paulo nos eventos e o emplasto atrás dele como aquele que aprece na TV, vai ser de chorar com rir!!!

    ResponderEliminar
  7. PARABÉNS Zeca! Continua ajudar a nossa terra.

    ResponderEliminar
  8. A D. Arlapa devia ter colocado também as fotografias dos secretários da assembleia de freguesia para a população conhecer a cara do traidor do PSD.

    ResponderEliminar
  9. Amigo jornalista da CNN: Não se preocupe que o Paulo já está habituado a levar a reboque a Misteriosa
    atada aos sapatos. Só que a partir de agora a nova «Misteriosa» é bem menos misteriosa e bastante mais pesada.

    ResponderEliminar
  10. Ao que parece à Junta falta-lhe porta das traseiras por isso o antigo presidente teve de abrir caminho pela porta principal. Mas o que me espanta foi onde ficou os votos do povo? daqueles que foram o veículo de uma eleição democrática...bem talvez esses não fossem para lá chamados porque afinal parece só se ter tratado dos interesses de cada partido e da "estratégia", essa traiçoeira arma que o povo não domina...mas que uns teóricos democratas interpretam a seu belo prazer sobre mascaras de justiceiros contra tudo e... acima da vontade do simplesmente povo...

    ResponderEliminar
  11. Concordo plenamente, com o senhor anónimo das 20h14 e a vontade do povo? Que deu uma clara maioria na votação ao PS de Pechão, aliás o melhor resultado do PS no concelho quase 40%! Não os justiceiros do burgo (Alcindo , Vladimiro e Herlander) prepararam um negócio a 3 tudo em nome da justiça democrática, isolar o Paulo 4 anos...É para eles a democracia a funcionar! O Alcindo a querer vingar-se do Zeca, o Vladimiro a querer vingar o pai e o Herlander a querer vingar na vida politica local... Tudo parecia perfeito para uma noite triunfal! Mas a gula pela poder quase sempre cega as pessoas...E por vezes quem tudo quer tudo perde!...Agora descarregam a frustração chamando traidor a quem legitimamente votou livre como o vento... sem obedecer a ditaduras partidárias! Pois é amigos porque não fizeram uma reunião a 4 e assim respeitando a vontade do povo davam uma maioria governativa ao PS de Pechão... Isso da vontade do povo são tudo tretas. O povo que se lixe? E as soluções para Pechão podem esperar... Anónimo muito atento

    ResponderEliminar
  12. E o povo? Onde está o povo?
    Deixem-se de tretas cambada de imbecis.
    Sim imbecis. Alguém de algum partido contactou o povo para por lá aqueles cromos ?
    A democracia hoje resume-se á vontade de dirigentes partidários que a troco de favores muitas vezes obscuros nomeiam fulano e beltrano para se intitular representante do povo. Só tretas.
    Que voz tem o povo dentro dos partidos? Os que por lá andam procuram é o que o povo apelida de tacho, isso sim é o povo a falar.
    E em Pechão onde a abstenção ronda os cinquenta por cento, onde o partido vencedor não tem um quarto dos votos dos eleitores inscritos e os outros muito menos, acham-se estas personagens representantes do povo...
    Depois são estes arranjinhos que fazem ou tentam fazer para unicamente protagonizarem vitórias pessoais, esquecendo os interesses do povo da freguesia. Simplesmente ridículo.
    Até me disseram que na reunião de toma da de posse um dos representantes do povo pôs em duvida uma votação que lhe tinha sido desfavorável alegando uma suposta fraude no escrutínio que tinha sido feito naquele momento na frente de todos os presentes. Até custa a creditar.
    Contaram-me também que apos a sua vitória para presidente da assembleia o antigo presidente da junta subiu ao galarim parecendo um pato inchado, em modos provocadores para quem tinha perdido. A ser verdade tudo isto é demonstrativo da pobre moral e cultura cívica destes pseudos representantes do povo.

    A Voz do Povo/ JP

    ResponderEliminar
  13. Para o Sr. Anónimo de 25 de Outubro pelas 11:36.
    Concordo consigo quando refere que os partidos não ouviram o povo para escolher os candidatos.... mas pergunto eu, a quem o Sr. chamou imbecil:
    O que são os partidos? O que é a Democracia? O que é uma ditadura? Qual é o sistema político vigente no nosso país?
    Não duvido que o sistema está caduco, necessita, no mínimo, de uma boa remodelação, necessita de gente fresca, necessita de transparência, necessita que o povo seja ouvido, necessita de ideias novas, necessita… de tanta coisa.
    Mas apesar de todos os problemas o que será melhor? Uma ditadura? Uma Monarquia? Um regime Militar? Ou Religioso?
    Não tenho dúvida alguma que apesar de tudo a Democracia ainda é a que melhor serve os interesses do povo. Não sei se o sistema partidário actual será solução, não tenho poderes mágicos para desenhar uma solução melhor e por isso acredito apenas que se queremos mudar alguma coisa temos de fazer algo para que a mudança aconteça.
    Por isto custa-me ouvir/ler sistematicamente “toda a gente” a denegrir os políticos de forma genérica como se todos fossem iguais…
    Se temos maus políticos é porque nos demitimos de tomar partido por A ou B, preferimos meter a cabeça na areia e não votar, não fazer parte de partidos, não dar opinião sobre os assuntos ou, mais grave ainda, não querer saber como funcionam as coisas…
    No nosso caso repare nos membros do actual executivo da Junta: Paulo, Herlander, Mónica.
    Mais ou menos apego ao partido, não me parece que sobre nenhum se levante qualquer suspeita. Todos são conhecidos do povo, todos são do povo… como Eu ou como o Sr.
    Está na hora de não disparar em todas as direcções, culpar sempre os outros e nunca querer meter a mão na massa (entenda-se fazer para aprender). Quando a nossa equipa falha é mais fácil culpar o arbitro do que ver onde está o problema…
    Ainda assim e sobre esta votação do nosso Executivo diria que a vontade do povo que votou e é esse voto que conta não foi respeitada!
    Um partido que ganha com quase tantos votos quantos os de todos os outros juntos deveria ter condições para gerir o executivo e não ficar amarrado a desejos de vingança (BE), protagonismo (CDU) ou interesses partidários (PSD).
    Não necessitamos de ofender o POVO, necessitamos que o POVO participe porque a política são as pessoas que a fazem e se há ideias frescas então que apareçam. O POVO não pode continuar escondido.
    Aos candidatos eleitos para o Executivo e Assembleia, desejo que façam o melhor que sabem e que durante os próximos 4 anos trabalhem em prol da Freguesia para que foram eleitos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. você diz que não se levantam suspeitas sobre o novo excutivo da junta, eu concordo e assino por baixo. mas mais adiante diz que o (BE) quer vingança a (CDU) protagonismo e o (PSD) interesses partidários, então como é que é? primeiro não são suspeitos e depois já são interesseiros? mas esqueceu-se de definir o (PS) ! serão uns anjos que nos vão salvar ?

      Eliminar
  14. Este simpatizante do PS, pelos vistos não passa dum «imbecil» como os define o subscritor anterior-
    Porque não se calam ?

    ResponderEliminar
  15. Viva a Voz do Povo.
    Esse que lhes da com o jeito.

    ResponderEliminar
  16. D. Arlapa, permita-me que faça aqui um apelo aos políticos eleitos , deixem-se de guerras politicas e pessoais e façam qualquer em prol da freguesia !!!

    ResponderEliminar
  17. Os cabecilhas destas guerrinhas pessoais deveriam ter vergonha das tristes figuras que fazem.
    As pessoas sensatas já começam a ficar fartas de Zecas e Alcindos.
    E pena ainda andarem pessoas capazes atrás de gente desta.

    ResponderEliminar
  18. Acho que está na altura de deixar de ver coisas onde já nem existem! As guerras e hostilidades muitas vezes estão apenas na cabeça de alguns!

    ResponderEliminar
  19. Anonimo do Dia de Todos os Santos,00,57

    A Paz procura-se, não se pede.

    Evangelho, segundo S. Mateus

    ResponderEliminar
  20. Ao nossos arruaça/políticos, pelos vistos entraram em período sabático.
    Ficaram todos satisfeitos com os resultados eleitorais .
    Viva A DEMOCRACIA.

    A Voz do Povo/ JP

    ResponderEliminar
  21. Chamar imbecis, arruaça/políticos, escondendo-se atrás do anonimato, mostra o calibre de pessoa que és, ou melhor, nem podes ser pessoa, só podes ser uma COISA que veio de um aborto que tem dois olhinhos e vários buraquinhos por onde come, respira e vomita asneiradas ofendendo a quem tenta fazer um trabalho sério para melhorar a sua terra. E ainda por cima intitulando-se "A Voz do Povo". Tem mas é vergonha.
    Alcindo Norte

    ResponderEliminar
  22. Senhor Alcindo
    O senhor enquanto está calado, até acredite que está bem consigo próprio, quando procura replicar a uma critica ou opinião de uma outra pessoa arrota odio por todos os poros do seu corpo.
    É por existirem pessoas como o Senhor, com problemas psicológicos ou má formação intelectual que eu discordo que se autointitule representante do povo.
    O Senhor mais não é do que mais do mesmo, não procure ser diferente pois a pensar e agir como até aqui mo tem feito nunca lá chegará.

    Voz do Povo/ JP

    ResponderEliminar
  23. Srs eleitos do ps se me estão a ver este comentário peço que efetuem deligencias junto da GNR para que exista mais patrulhamento nafreguesia.
    A situação está perigosa e a população anda insegura.

    Eleitor

    ResponderEliminar
  24. Olha, finalmente calaram-se.
    Que bonito.

    Voz do Povo / JP

    ResponderEliminar