segunda-feira, 5 de agosto de 2013

O Protocolo




Na sequência do Protocolo celebrado entre a Paroquia e a Junta de Freguesia ficou decido que durante o ano de 2011, a Junta comprometia-se a pintar a Igreja Paroquial. Prometeu e não cumprir. E faz muito bem ficar em silêncio porque sempre que falhamos uma promessa, as explicações soam pior que os próprios factos. Não julgo, nem critico o Presidente, aliás, tem todo o meu apoio. A decisão para mim é correcta e não passa de uma banalidade mas aos olhos de Deus pode ser um pecado.

Desconheço completamente os motivos, mas se foi pelo perigo do pintor andar a amarinhar pelas paredes da Igreja, assino por baixo, pois lembro-me bem de ficar cheia de cagufo ao ver o Manuel Caiador fazer trapézio sem rede em cima de escadas artesanais atadas por baraços duvidosos. Confesso que prefiro a Igreja como está: Um branco creme, arraiado de cinza, matizado num verde espargo. Tem mais haver connosco, é mais campestre.

Vamos imaginar que o dinheiro da Junta é como a história da Farmácia de Pechão: Já houve, depois desapareceu, agora esperamos que volte. Sendo assim, não podia estar mais concordante, pois existem coisas bem mais prioritárias onde gastar 1.500 euros.

Na remota hipótese do Presidente ter lido estes comentários, e reconsiderar, então proponho um voto de louvor, porque não há nada de mais nobre que ouvir a voz do povo.

E como não se deve subestimar o poder Divino, com o aproximar da Procissão e de um novo Padre, não me admira que  surja um milagre e a cor das paredes da Igreja se alterem para um branco imaculado. 

Quanto ao pecado do Presidente e como sacramento da penitência prevejo: um ano a acompanhar o Sr.Martins na limpeza dos caminhos e limpeza de valetas, levando a marmita e almoçando à sombra das alfarrobeiras. E eu, por o ter apoiado, provavelmente não me vou livrar de ter de plantar 200 árvores até Outubro.

11 comentários:

  1. Eu acho que o prometido é devido! no entanto, o presidente não tinha nada que prometer gastar o dinheiro dos contribuintes numa obra que pertence ao vaticano uma das maiores riquezas do mundo. Eu à pouco fui pagar o meu IMI, e constatei que a taxa de aplicação para a freguesia de Pechão, é a mais alta do concelho,0,08% todas outras são a 0,06, e tenho ando um pouco confuso com este facto, pois as minhas propriedades, nem sequer têm caminhos pavimentados. Portanto Sr. Presidente não prometa ao Vaticano benefícios com o nosso dinheiro!, e se o prometer cumpra!

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que toda a gente já prometeu qualquer coisa e por este ou aquele motivo não cumpriu.O Presidente lá sabe !

    ResponderEliminar
  3. Quanto a mim sou povo, mas não concordo com o protocolo, que a pintura da Igreja, seja eu, contribuinte a pagar através do dinheiro enviado, para a autarquia!!! Hoje em dia, há contribuintes de todas as religiões, portanto quem deve pintar cada Igreja é o responsável, por esta, ou seja o Sr.Padre, que ganha em, casamentos, funerais, baptizados, já não falando das missas, que são uma em 10, ou seja nós encomendamos a reza de uma missa, mas essa missa dá para 10 falecidos! Além de tudo, para mim é o Vaticano ou o padre que tem que pagar a pintura! Imaginem que todas as Igrejas católicas ou não, exigem o pagamento da pintura? Ou temos democracia, porque a era do clero já passou e isso nota-se bem nas escolas, que há várias religiões em cada sala de aula e pintam-se todas as igrejas, ou não se pinta nenhuma! Esta é a opinião de uma católica plebeia! Além do mais jesus pregava a sua palavra em qualquer sítio, de certeza que ele não quereria o luxo existente no Vaticano... distribuam pelos pobres e vivam uma vida simples, como Jesus viveu!!!!Concordo com Lizard....

    ResponderEliminar
  4. Já alguém se deu ao trabalho de ler o que diz o protocolo no link do texto?

    ResponderEliminar
  5. Também não concordo com o protocolo entre a JF e a igreja. Realmente a taxa de IMI do concelho é muito alta, mas se calhar bastava que as pessoas que criticam tudo e todos pagassem o IMI que as suas casas na realidade deveriam pagar e talvez ele baixasse para os tais 0,06%.

    ResponderEliminar
  6. Oh Sr. Gineto Está o Sr. a afirmar que há donos de propriedades que não pagam os seus impostos, e por isso outros têm de pagar mais? então e o pessoal das finanças não sabe disso? no Concelho de Olhão, a única freguesia que tem a taxa a 0,08, é Pechão todas as outras são a 0,06 de acordo com um papelinho que tenho aqui.

    ResponderEliminar
  7. Oh Sr Lizard não entre por aí, porque se as finanças soubessem já tinham multado toda a gente em Pechão que remodelaram casas e não comunicaram para serem reavaliadas.Só um exemplo, se começarem na Quinta João de Ourém e acabarem no Hotel da Quinta dos Poetas encontram um monte delas.

    ResponderEliminar
  8. O Sr.
    Autarca Reformado
    As finanças não precisam de informação de ninguém, para reavaliarem as propriedades, pelo menos eu não lhes passei nenhuma informação, e no entanto algumas propriedades minhas, tiveram o seu imposto atualizado este ano.
    Eu até acho bem que atualizem o valor de todas as propriedades, porque os impostos baixos, tendem a que as propriedades sejam negligenciadas e não se aproveite o seu potencial. temos de rentabilizar todas as propriedades, para que paguem impostos, e produzam riqueza para o país.

    ResponderEliminar
  9. As propriedades estão negligenciadas porque a maioria delas não são rentáveis, porque os custos de produção são muito elevados e os preços de venda dos produtos são muito baixos por causa da importação de alimentos.

    ResponderEliminar
  10. Quem tiver propriedades, e não tiver nenhuma ideia de como as rentabilizar, deve vendê-las a outros que as rentabilizem. Isso acontece se os impostos não forem insignificantes. Eu pessoalmente acho que o problema das terras abondenadas, deve-se ao facto de os pais da geração anterior, mentalizarem os filhos que se fossem estudar, não precisariam de trabalhar (Nas terras) hoje a maior parte desses pais, já faleceram, e os meninos arranjaram meios mais cómodos de ganhar a vida. é claro que apanhar amêndoas e alfarrobas à mão já não é rentável, os tais estudantes que deveriam ter descoberto meios mecânicos, não o fizeram, agora só nos resta converter para turismo rural, campismo, e caravanismo.

    ResponderEliminar
  11. Sr Lizard, o problema é que mesmo que os proprietários as queiram vender não há compradores!!!

    ResponderEliminar