terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Partilhar



Pechão na Fonte - Santa


Vem isto a propósito de hoje de manhã, encontrar restos de comida a sair de um saco de plástico dentro do contentor do lixo que dava para alimentar duas pessoas, talvez três se estiverem em dieta.

No tempo da ditadura, a fome era assumida e a pobreza estava em maioria. Os que tinham escassos recursos e viviam com dificuldades, dividiam a comida irmãmente e rapavam o prato até deixá-lo pré - lavado, e os que não tinham nada, andavam de porta em porta a esmolar. Mas sempre que batiam a uma porta, ela abria-se, e recebiam um naco de pão com toucinho, ou um punhado de figos torrados, acompanhado de uma palavra amiga, e temperado com um sorriso complacente, tudo servia para acalmar o estômago assanhado e o espírito embargado. O sofrimento e as dificuldades generalizadas entrelaçaram as pessoas e geraram um enorme sentimento de partilha. (Sim. É o que estão a pensar! Dar sem esperar nada em troca.)  
As pessoas mudaram e os conceitos também. Agora, para gáudio dos Troikanos e angústia da plebe, os pobres silenciam a fome e os esfomeados procuram alimento no lixo, ou seja, ganhou-se vergonha de ser pobre e perdeu-se o sentimento de partilha. Apesar disso e também por isso, um Bom Natal para todos.

3 comentários:

  1. D.Arlapa, foram outros tempos...hoje uma geração que viveu as duas épocas educou erradamente a geração pós 25 de Abril, não lhes soube transmitir o que tinha sido a sua adolescência e juventude, talvez por vergonha de assumirem esse passado.
    Hoje o que verificamos é uma juventude que desconhece o que foi o passado dos seus progenitores e que não sabe o que é os pais não terem dinheiro para alimentar os vícios que adquiriram no tempo em que a crise não existia e que mostram uma relutância enorme em aceitar que este mesmo tempo é de pobreza e não vida remediada.
    Educamos mal os nossos filhos ao não lhes transmitir parte da história das nossas vidas? Talvez.
    Mas isto é cíclico, vamos ter fé que esta época desfavorável irá passar e que esta geração que hoje procura passar ao lado da crise assobiando para o lado, saiba quando na sua vida adulta quando outra crise vier prepare melhor os seus filhos .

    Um leitor atento da Arlapa

    ResponderEliminar
  2. Partilhar, D. Arlapa, é a Senhora nos continuar a brindar com os seus belos textos.
    Fico á espera.

    Um leitor atento

    ResponderEliminar