segunda-feira, 22 de abril de 2013

Para: Luis Barradas

 
Caro Mister
 
Perdoou-me o atrevimento, mas sou uma velha triste, melancólica, e comove-mo quando vejo o nome do C. O. Pechão nos cabeçalhos. Aquece-me a alma.
É uma verdade elementar. O que tem feito pelo Pechão não passa desapercebido a ninguém. A principal qualidade da paixão é a força, e essa é a sua principal arma. O êxito que temos tido, não é gratuito muito menos fortuito, mas fruto das suas ideias bem delineadas e sabiamente operacionalizadas.
 
Todos assumiram que o objectivo da equipa era fazer um campeonato calmo e tranquilo, você não esteve de acordo e brindou-nos com jogos vibrantes e excitantes. Uma classificação a meio da tabela era a previsão, não se conformou, e deu-nos o pódio. Levantou o rabo do sofá a muitos cépticos e trouxe-os ao Pavilhão. Aos sarcásticos que criticavam a existência de demasiada juventude no plantel, demonstrou-lhes que a qualidade não tem cartão de cidadão. Aos atletas dizia-se que eram vulgares, qual feiticeiro, transformou-os em heróis.

Normalmente os treinadores são remunerados, você paga do seu bolso para treinar. Não o compare à Madre Teresa porque ela deu o seu apoio ao regime do ditador Duvalier, no Haiti, e não quero ofendê-lo.

Sei que entrou na vida do Pechão por acaso, mas não é por acaso que se mantêm sem data para sair. O meu desejo é que o Clube renove o seu contrato por mais 99 anos, sem cláusula de rescisão e com direito de preferência por mais 50 anos. É muito? Não. É apenas o desejo de continuar perto de nós.

 Suponho, que tal como a maioria dos jovens detesta beijos de velhas, mas não pude evitar, e já lhe enviei um, deve estar neste momento a sobrevoar Bela-Curral.

Carinhosamente
Tia Arlapa


6 comentários:

  1. Exma. Senhora "Tia Arlapa",

    Sinto-me lisonjeado com as suas palavras, neste texto que guardarei com carinho...

    É uma verdade que "cheguei" a Pechão, quase que por mero acaso, mas que eu não acredito... Na vida todos temos um caminho e o meu passaria com toda a certeza por essa Aldeia.

    Nestes 4 anos tenho conhecido gente fantástica na vossa - Nossa - Aldeia...

    Tive a felicidade de conhecer duas pessoas extraordinárias que muito têm feito pelo Clube e que sem o apoio incondicional deles dificilmente teriamos conseguido este percurso - o Presidente Vladimiro e o Vice-Presidente Osvaldo. Sem deixar de referir que sempre senti o respeito e amizade da restante direcção.
    Já passei por vários clubes ao longo dos anos e nunca vi duas pessoas completarem-se tão bem... Um é cerebral, metódico o outro é o coração... Tenho muito a agradecer... Serei grato aos dois...
    E desculpe que lhe diga, eu não estou gratuitamente no Clube Oriental de Pechão,tenho sido bem "remunerado" ao longo destes 4 anos... Porque sentir da parte da direcção, dos sócios e dos adeptos carinho e respeito é o melhor pagamento que um ser humano pode receber... E o meu papel no futsal passa por tentar elevar e divulgar esta modalidade o melhor possivel.
    Mas queria aproveitar também para dizer que a maior fatia do que a secção de futsal do clube conseguiu até agora é dos atletas, que passam muitas horas comigo, eles sim são os maiores obreiros, pelo sacrificio, dedicação e esforço... São na realidade uns Heróis...
    E para terminar gostava de referir o meu braço direito, aquele que na sombra trabalha que é de uma dedicação imensurável, o meu adjunto Tiago Bentes.
    Por isso só tenho que agradecer, tudo o que o Clube me tem dado...
    Quanto à Senhora que ainda não tive o prazer de conhecer o meu Bem haja pelas palavras que me dedicou e pelo destaque que tem dado ao nosso trabalho.
    Um Abraço
    Luis Barradas

    ResponderEliminar
  2. Você é o filho que qualquer mãe gostaria de ter. É um humanista. Um espécime em vias de extinção, por isso, é nosso dever acarinhá-lo e preservá-lo. Bem-haja.

    ResponderEliminar
  3. D. Arlapa

    Sobre este seu texto, corroboro inteiramente as suas palavras.

    Caro Luis
    Como disseste foi quase por mero acaso que vieste parar a Pechão, mas na minha modesta opinião direi que foi uma teimosia da minha parte, alguma malandrice em desafiar-te para treinar uma equipa de iniciados, de que só havia o projeto e que não tinha jogadores.
    Tu como ser humano sério e que confias nos outros respondeste afirmativamente e cá te temos 4 anos volvidos e como muitas alegrias partilhadas entre nós e todos aqueles que de alguma forma tornaram este sonho presente. Refiro-me naturalemte à restante direção, jogadores, adjunto e adeptos.
    O meu agradecimento, por nunca teres dito que não a qualquer dos desafios que te fizémos, que não inibo de aqui referir.
    1 Ano depois do Luis estar a treinar a equipa de iniciados já com jogadores, desafiámos o Luis a acumular tambem a equipa sénior. Aceitou.
    Lançámos, por ideia sua, o Torneio de Primavera de Iniciados, esteve sempre na 1ª. Linha.
    Quisémos lançar o Torneio Memorial Netinho e lá estava o Luis na linha da frente organizando regulamentos, inscrições e presente em todos os jogos.
    Enfim, o Luis sempre que algo mexer relacionado com a sua paixão, O Futsal, estará lá.
    Resta-me agradecer ao Luis o favor que me fez em ser meu amigo, em colaborar comigo no Clube Oriental de Pechão e por fim lançar-lhe mais um desafio:
    Que continues ligado ao Futsal do nosso Clube Oriental de Pechão,enquanto te sentires feliz.
    Nota Final: Talvez este homem que não é de Pechão, possa servir de exemplo, àqueles que sendo nascidos e criados nesta terra, tão pouco contribuem para a continuidade do sonho desportivo que é o Clube Oriental de Pechão.
    Bem hajam a todos aqueles que dão o seu contributo a associações como o nosso Clube sem olhar a recompensas que não sejam a amizade, o convívio e a alegria de partilhar experiências.

    Vladimiro Sousa

    ResponderEliminar
  4. D. Arlapa,
    A sua prosa mais uma vez me encanta e espero que continuo com a alma quente.isto para lhe dizer que concordo com o que diz sobre o Luís Barradas, não valendo a pena estar a adjectivar mais as qualidades da pessoa em questão e porque ´«defeitos» só lhe conheço um, a situação anímica em que fica quando tem que ser mais duro com um atleta, aí o BOM do Luís fica mesmo constrangido e claro que não é um «defeito» mas sim o seu lado humano a vir ao de cima.
    Conheço o Luís desde que veio para o nosso clube, e hoje posso dizer que conto com ele como um grande amigo, fruto da nossa relação diária, cimentada na sinceridade reciproca, pois só assim, penso eu, as amizades se constroem, e são quatro anos para mim gratificantes por aquilo que também tenho aprendido com o Luís.
    Espero continuar a contar com a colaboração dele neste clube por muitos anos, porque a amizade, essa vai perdurar.
    Um forte abraço para ti Luís e beijinhos para a D. Arlapa.

    Osvaldo Granja

    ResponderEliminar
  5. E a claque feminina não merece beijinhos?

    ResponderEliminar
  6. Merece a admiração e o respeito de todas as pessoas que gostam do clube e do futsal.
    Bem assim como o seu adjunto, pois vir de Faro para Olhão quatro vezes por semana é obra e sem nada ganharem.
    O meu aplauso.

    Um sócio do cop

    ResponderEliminar